Doe Sangue!
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Ele é produzido na medula óssea e é formado por uma parte líquida (plasma) e uma parte celular (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas). Para entender melhor:
Plasma - com uma coloração amarelo palha, ele é constituído por 90% de água, proteínas e sais minerais. Através deles circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias às células.
Glóbulos vermelhos - também conhecidos como hemácias, eles são chamados assim devido ao alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro. A hemoglobina, por sua vez, capacita os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio a todas as células do organismo.
Glóbulos brancos - também conhecidos por leucócitos, essas células são responsáveis por combaterem as infecções, destruindo diretamente as bactérias e vírus no sangue, além de produzirem globulinas, que fortalecem o sistema imunológico frente às doenças.
Plaquetas - pequenas células que tomam parte no processo de coagulação sanguínea, pois se acumulam ao redor de uma lesão (cortes) e formam um “tampão” para interromper a perda de sangue.
A depender do tipo de câncer, o paciente precisará receber transfusões de sangue (hemácias ou plaquetas) e você é peça chave para salvar esta e outras vidas. Por isso, doe sangue!
Requisitos básicos para doar
· Estar em boas condições de saúde
· Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
· Pesar no mínimo 50kg
· Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
· Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
· Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)
Impedimentos temporários
· Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas
· Gravidez
· 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
· Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
· Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
· Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses
· Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses
Impedimentos definitivos
· Hepatite após os 11 anos de idade
· Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
· Uso de drogas ilícitas injetáveis
· Malária
· Se teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia