Skip to content

Xô, fantasma da recidiva

remissão, recidiva, cura, o que é remissão, o que é recivida, cura do câncer, cancer 5 anos, 5 anos da cura, caura do cancer apos 5 anos, novas perspectivas, fantasma, medo, cancer, meu cancer voltou, psicologia, ansiedade, depressão, tratamento do cancer, vida, viver com serenidade, força, forte, resultado dos exames
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Aprendendo a lidar com ele, a gente vive muito melhor

O diagnóstico do câncer, sabemos, costuma ser o momento mais crítico da doença. Nós perdemos o chão, mas levantamos a cabeça, respiramos fundo, e vamos em frente. Vamos para a luta! Então, vem o tratamento e a força para lidarmos com os efeitos colaterais. Buscamos todos os tipos de ajuda, colocamos a cabeça no lugar, vamos evoluindo até chegarmos a tão sonhada remissão. Claro, é uma alegria. Dá um alívio danado. M, para alguns, as a luta pode continuar já que há a possibilidade da recidiva.

Durante o período do tratamento, a vida mudou demais e agora precisamos no adaptar a uma nova fase. Por mais que ela gere ansiedade e insegurança, aliás, como tudo o que é novo.

A psicóloga e psico-oncologista Flávia Sayegh, coordenadora do Comitê de Saúde Mental da ABRALE, reconhece que é um momento delicado e importante. Segundo ela, a gente fica por algum tempo sob os cuidados de uma equipe médica, de familiares, e aí se vê tendo alta, deixando de ter a obrigação de ficar num leito, sente um vazio, e tem o aval para voltar à vida de antes, a vida normal – o que pode ser assustador. Mas não é, né? Ainda mais para quem, inicialmente, venceu um câncer

remissão, recidiva, cura, o que é remissão, o que é recivida, cura do câncer, cancer 5 anos, 5 anos da cura, caura do cancer apos 5 anos, novas perspectivas, fantasma, medo, cancer, meu cancer voltou, psicologia, ansiedade, depressão, tratamento do cancer, vida, viver com serenidade, força, forte, resultado dos exames

Precisamos de ajuda para nos mantermos fortes

Primeiramente, é preciso entender a diferença entre alguns conceitos: cura, remissão e recidiva

A remissão acontece quando a pessoa não apresenta mais nenhum sinal ou sintoma da doença, ou seja, durante aquele período não é mais possível detectá-la através de exames. Porém, apesar de não apresentar qualquer evidência da doença, ainda não é possível considerar o indivíduo como curado. Isso porque, ainda existe o risco da doença voltar ou há a necessidade de fazer um controle por meio de remédios.

É possível considerar que a cura foi alcançada após cinco anos de recidiva. Portanto, se durante esse tempo não for apresentado nenhum sinal da doença, ai sim é possível utilizar o conceito de cura.

Enquanto que a recidiva significa “está acontecendo novamente”, por isso é falado que o paciente teve uma recidiva quando a doença reaparece. Ela pode acontecer pouco ou muito tempo depois do fim do tratamento do primeiro tumor e faz com que a equipe médica tenha um novo olhar sobre à doença e ao tratamento.

Durante esse período dos cinco anos, são feitos exames periódicos e os dedos são cruzados até vir o resultado. É agradável? Definitivamente não é. Mas faz parte do processo, faz parte da luta. E vamos vencer porque é para isso que estamos aqui. Claro, buscaremos a ajuda necessária para nos mantermos fortes.

O apoio psicológico é bem importante nesse processo. Diz a psicóloga da ABRALE, Flávia Sayegh: “Como nos organizamos? Que atividade queremos, podemos e precisamos fazer? Como retomamos a vida social? Como lidamos com os exames?”.

É muito importante procurar viver com serenidade

remissão, recidiva, cura, o que é remissão, o que é recivida, cura do câncer, cancer 5 anos, 5 anos da cura, caura do cancer apos 5 anos, novas perspectivas, fantasma, medo, cancer, meu cancer voltou, psicologia, ansiedade, depressão, tratamento do cancer, vida, viver com serenidade, força, forte, resultado dos exames

A psicologia nos ajuda a encontrar essas respostas e seguir em frente, com menos angústia. Há ainda outros aspectos importantes: devemos procurar viver com serenidade, buscando situações que nos deem calma e conforto. Aqui, não tem regras. Prefere fazer o exame acompanhado? Ok. Prefere não abrir o envelope do -resultado e levar direto para o médico? Ok. Quer marcar uma sessão de psicoterapia antes ou depois do exame? Sim, claro.

Cada um sabe qual é a melhor estratégia para lidar com a própria ansiedade. Mas importante: é preciso uma estratégia, de novo, respeitando os próprios sentimentos
e as emoções. Convenhamos, não há necessidade alguma de se mostrar forte, otimista, mesmo que no íntimo estejamos aflitos, inseguros e angustiados. A fragilidade é parte do ser humano. E não é demérito nenhum se sentir frágil, combinado? “É muito cruel não mostrar a própria dor, o medo…”, diz Sayegh, “Temos de externar. Otimismo vem quando se respeita o medo e a angústia. Há momento para tudo, até mesmo para viver o luto.”

Veio a recidiva? é hora de reconsiderar as nossas perspectivas

Sim, existe um luto que não tem a ver com a morte e sim com o processo de adoecimento. Acontece, sim, de perdermos a saúde e abandonarmos (provisoriamente) o
nosso plano de vida. Então é hora de reconsiderar as perspectivas e elaborar o novo momento de vida.

É fácil? Claro que não. Mas o que foi fácil até agora? Quando vem a recidiva, o que era medo vira realidade e temos que lidar com tudo de novo. Meu Deus, como
lidar com isso? A resposta está em suporte emocional e acolhimento para combater a insegurança. Não importa de onde venha esse acolhimento: há quem se apegue à fé, há quem se cerque de pessoas amadas, há quem foque em se dedicar a seguir o tratamento à risca – que, afinal, é o que podemos controlar.

Há também quem prefira ficar mais recolhido (mas sem se isolar, por favor!); há quem siga em frente e siga

Em todos os casos, vamos, sim, falar sem medo do medo de morrer. Afinal, a recidiva reacende a possibilidade de perdermos a luta contra a doença. “Todo ser humano vivo sabe que a morte vai chegar um dia, mas evitamos olhar para ela. Só que diante de um diagnóstico de câncer, temos de enfrentar essa questão e a morte assusta. Por isso falar sobre ela pode ajudar a lidar com a ansiedade”, ensina Flávia Sayegh.a vida normal.

A orientação vale para a família também. Quem está ao nosso redor vive o drama junto, tem que lidar com a alta do tratamento, que não é a alta da doença, e tudo o que isso significa. Ou seja, quem está ao lado do paciente também pode precisar de ajuda. Precisa? O que foi dito para quem tem câncer, também é dito para quem luta junto.

Nem sempre é fácil retomar os planos depois de passar meses absorvido pelo tratamento de câncer. É preciso se reorganizar. “O vazio e a ansiedade valem para todos e os familiares, muitas vezes, também precisam de ajuda”, diz Flávia.

 

A cura do câncer já existe? 

Não tenha medo do medo

A Abrale oferece apoio psicológico gratuito. Para saber mais, clique aqui


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top