Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Vitamina B17 não cura câncer!

  

Shutterstock 1462025987
Mensagem que sugere a cura do câncer pelo uso da vitamina B17 é falsa e coloca a vida dos pacientes em risco, pois a substância pode causar intoxicação

Mensagem que sugere a cura do câncer pelo uso da vitamina B17 é falsa e coloca a vida dos pacientes em risco, pois a substância pode causar intoxicação

Por Natália Mancini

A falta de vitamina B17, segundo um texto que circula em aplicativos de mensagem, seria responsável pelo aparecimento do câncer. Por isso, para curar a doença seria necessário apenas compensar essa falta ingerindo ou injetando essa vitamina no corpo. Porém, isso tudo não passa de mais uma fake news. Além de não ser uma vitamina de verdade, esse composto pode causar sintomas semelhantes aos de envenenamento, levando à morte.

A vitamina B17 não é uma vitamina, é um composto vegetal glicosídeo cianogênico, chamado amigdalina, encontrado em grãos de muitas frutas, entre elas o damasco”, explica Andrea Pereira, nutróloga da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Dessa forma, já temos a primeira informação falsa! O nome “vitamina B17” é totalmente errado, já que a substância não é reconhecida como vitamina, nem faz parte do complexo B. Essa é apenas uma forma popular e não correta de chamar a amigdalina.

A nutróloga conta que a amigdalina foi isolada, pela primeira vez, em 1830 por dois químicos franceses, Robiquet e Boutron-Chalard. Anos depois, em 1950, foi criado um produto industrializado derivado da amigdalina, chamado laetrile. Ele passou a ser utilizado como tratamento contra o câncer. Porém, quando o laetrile foi submetido a testes, os resultados mostraram que ele não tinha nenhuma eficácia no combate à doença e, na verdade, poderia ser tóxico para os pacientes.

Ou seja, dizer que a cura do câncer pode ser alcançada por meio da “vitamina B17” também é falso. 

“A literatura científica não comprova esse efeito, pois não existe nenhuma evidência científica para isso”, Andrea afirma. Portanto, pode-se considerar a mensagem como fake news.

A “vitamina B17” traz algum benefício para o corpo?

vitamina b17, b17, vitamina b 17, vitamina b15, amigdalina, vitamina b17 onde encontrar, b17 vitamina, vitamina b17 para que serve, vitamina b17 onde encontrar nos alimentos, vitamina b17 alimentos, vitamina b17 cancer, semente de pessego, vitamina b17 existe, vitamina b17 e cancer, vitamina b17 beneficios, vitamina b17 e cancer, posologia complexo b, damasco propriedades, onde encontrar vitamina b17, para que serve damasco, laetrile, damasco fruta origem, caroço de pessego, vitamina b preço, vitamina b17 onde comprar, vitamina b17 como tomar, damasco para que serve, vitamina b17 comprar, alimentos com vitamina b17, dr. harold w, para que serve o damasco, vitamina b17 cura cancer, fontes de vitamina b17, sementes de damasco, semente de pêssego, vitamina e cura , broto de trigo, onde encontrar vitamina b17, vitaminas para pessoas com cancer, cancer doenca, amigdalina b17, amigdalina, cura cancer vitamina b17, cura do cancer com vitamina b17, amigdalina beneficiosm amigdalina alimentos, amigdalina b17 para que sirve, amigdalina cancer, amigdalina o que éDe acordo com a nutróloga, não, não existem benefícios específicos dessa substância no organismo. O que acontece é devido a amigdalina ser encontrada, naturalmente, em frutas e plantas, há um impacto positivo causado por esses alimentos. Entretanto, a amigdalina em si, não é benéfica para a saúde.

Porém, quando a amigdalina é digerida, ela libera cianeto, uma toxina formada por carbono e nitrogênio, o que pode ser muito perigoso. Isso acontece porque, tanto o uso direto da amigdalina, quanto o uso de laetrile pode causar sintomas semelhantes ao de envenenamento por cianeto. Como, coloração azul da pele, confusão, dificuldade para caminhar, tontura, pálpebras caídas, dor de cabeça, lesão hepática, pressão arterial baixa, náusea, lesão nervosa e vômito.

A “vitamina b17” cura câncer?

vitamina b17, b17, vitamina b 17, vitamina b15, amigdalina, vitamina b17 onde encontrar, b17 vitamina, vitamina b17 para que serve, vitamina b17 onde encontrar nos alimentos, vitamina b17 alimentos, vitamina b17 cancer, semente de pessego, vitamina b17 existe, vitamina b17 e cancer, vitamina b17 beneficios, vitamina b17 e cancer, posologia complexo b, damasco propriedades, onde encontrar vitamina b17, para que serve damasco, laetrile, damasco fruta origem, caroço de pessego, vitamina b preço, vitamina b17 onde comprar, vitamina b17 como tomar, damasco para que serve, vitamina b17 comprar, alimentos com vitamina b17, dr. harold w, para que serve o damasco, vitamina b17 cura cancer, fontes de vitamina b17, sementes de damasco, semente de pêssego, vitamina e cura , broto de trigo, onde encontrar vitamina b17, vitaminas para pessoas com cancer, cancer doenca, amigdalina b17, amigdalina, cura cancer vitamina b17, cura do cancer com vitamina b17, amigdalina beneficiosm amigdalina alimentos, amigdalina b17 para que sirve, amigdalina cancer, amigdalina o que éUma revisão de 2015 da Cochrane, uma rede independente de pesquisas, mostrou que não há nenhum benefício no uso da amigdalina no câncer. Portanto nenhuma dose deve ser indicada ou recomendada”, Andrea alerta. 

Porém, não há contraindicação do consumo de alimentos que contém amigdalina para os pacientes oncológicos. Assim como outras frutas, verduras e legumes, eles são bem-vindos na dieta dos pacientes durante o tratamento. Só é preciso ficar atento à quantidade consumida e balancear a dieta.

Onde encontrar “vitamina B17” nos alimentos?

Os principais alimentos com amigdalina são:

  • Nozes cruas: como amêndoas amargas, amêndoas cruas e nozes de macadâmia.
  • Legumes: cenoura, aipo, broto de feijão, feijão mungo, feijão e manteiga.
  • Sementes: Milho, linhaça, trigo sarraceno, maçãs, ameixas, damascos, cerejas e peras.

 

Água quente de abacaxi cura o câncer? É fake

Água de coco quente não cura câncer

Deixe um comentário

  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
Me avise quando