Skip to content

Vacina contra a gripe. Posso tomar?

gripe, vacina, vacinação, campanha, começa, vacina gripe, vacinação gripe, vacina contra a gripe, campanha de vacinação da gripe, testa, novo, vacina 4 anos, vacina da gripe, vacinar, posso, gripe influenza a, vacina contra o cancer, vacina cancer, vacina do cancer, vacina contra o câncer, vacina anti cancer, tipos de vacina, tipos de vacinas, quimioterapia contato com outras pessoas, vacina do cancer, porque não tomar a vacina h1n1, atenuadas, vacina h1n1 virus atenuado, quais sao as vacinas atenuadas, efeitos colaterais da vacina da gripe, vacina causa cancer, coronavírus, coronavirus, corona vírus, corona virus, coronavírus tratamento, coronavirus tratamento, corona vírus tratamento, corona virus tratamento, destaque1
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Entenda como acontece a vacinação para pessoas com câncer

Por Tatiane Mota

Por conta da pandemia do coronavírus, as campanhas para a administração da vacina da gripe foram adiantadas. Essa vacina não protege contra a COVID-19, mas ajuda muito para que as pessoas não contraiam vírus da gripe, que também podem ser bastante perigosos. 

No sistema público de saúde, neste primeiro momento, idosos e profissionais de saúde serão imunizados. A próxima etapa terá início no dia 16 de abril e irá imunizar pacientes crônicos, como os oncológicos. 

Mas qual a diferença entre gripe e resfriado? De acordo com a Dra. Michelle Zicker, infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, são os tipos de vírus que irão determinar se uma pessoa está gripada ou resfriada.

“A gripe é causada pelo vírus Influenza e por qualquer um de seus subtipos. E apenas por ele. Já o resfriado comum pode ser causado por cerca de 200 vírus diferentes, mas o mais comum é o rinovírus. Outro ponto importante que diferencia um do outro são os sintomas que o indivíduo irá apresentar”, explica a médica.

Na gripe o paciente tem um comprometimento em seu estado geral, então fica mais prostrado, desanimado, querendo ficar só na cama, além de apresentar febre alta, dor de cabeça e garganta, tosse e congestão nasal. No resfriado, por sua vez, apresenta sintomas mais amenos, como espirros, nariz escorrendo e até tosse, mas sem comprometer muito o corpo.

Outro ponto que difere é o tratamento. Para o resfriado, geralmente repousar e tomar bastante líquido pode ajudar bastante. Já na gripe, alguns grupos populacionais considerados de risco e que podem desenvolver a forma mais grave da doença são candidatos a tomar a vacina contra o vírus Influenza.

São eles:

– Idosos

– Crianças menores de 5 anos

– Gestantes

– Portadores de doenças crônicas, cardiológicas e pulmonares

– Pacientes imunodeprimidos, como aqueles em tratamento do câncer

“Quando a gripe se complica e torna-se um quadro agudo viral, ela pode predispor o indivíduo a uma infecção bacteriana sobreposta, por toda a questão da baixa imunidade, pela reação inflamatória que o vírus causa nas vias aéreas superiores e inferiores, podendo surgir uma pneumonia, que necessitará de um tratamento específico, com antibióticos. E por isso a importância de se vacinar”, ressalta a doutora.

Como funciona a vacina contra a gripe para pacientes oncológicos

gripe, vacina, vacinação, campanha, começa, vacina gripe, vacinação gripe, vacina contra a gripe, campanha de vacinação da gripe, testa, novo, vacina 4 anos, vacina da gripe, vacinar, posso, gripe influenza a, vacina contra o cancer, vacina cancer, vacina do cancer, vacina contra o câncer, vacina anti cancer, tipos de vacina, tipos de vacinas, quimioterapia contato com outras pessoas, vacina do cancer, porque não tomar a vacina h1n1, atenuadas, vacina h1n1 virus atenuado, quais sao as vacinas atenuadas, efeitos colaterais da vacina da gripe, vacina causa cancer, coronavírus, coronavirus, corona vírus, corona virus, coronavírus tratamento, coronavirus tratamento, corona vírus tratamento, corona virus tratamento, destaque1Ela é feita por meio de vírus inativado, com base na proteína do ovo. E é justamente por isso que, diferente da vacina da febre amarela, está LIBERADA aos pacientes com câncer.

“O que recomendamos é tomar a vacina sempre entre os ciclos de quimio, já que neste momento a imunidade está um pouco melhor, com neutrófilos acima de mil. Assim, o paciente terá uma melhor resposta à vacina. E todos podem e devem ficar tranquilos, pois diferente do que vemos por aí, a vacina não causa gripe. Ela é bem segura”, explica a Dra. Michelle.

A vacinação protege por cerca de 8 meses o paciente da gripe, mas é importante ter em mente que os vírus sofrem mutações em sua estrutura a cada ano. Então, todos os anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) realiza um rastreamento dos vírus que estão circulando no hemisfério norte e no hemisfério sul, e criam uma vacina específica. Por isso, é importante se vacinar todos os anos.

Outras armas contra os vírus da gripe e resfriado:

gripe, vacina, vacinação, campanha, começa, vacina gripe, vacinação gripe, vacina contra a gripe, campanha de vacinação da gripe, testa, novo, vacina 4 anos, vacina da gripe, vacinar, posso, gripe influenza a, vacina contra o cancer, vacina cancer, vacina do cancer, vacina contra o câncer, vacina anti cancer, tipos de vacina, tipos de vacinas, quimioterapia contato com outras pessoas, vacina do cancer, porque não tomar a vacina h1n1, atenuadas, vacina h1n1 virus atenuado, quais sao as vacinas atenuadas, efeitos colaterais da vacina da gripe, vacina causa cancer, coronavírus, coronavirus, corona vírus, corona virus, coronavírus tratamento, coronavirus tratamento, corona vírus tratamento, corona virus tratamento, destaque1

– Higienização das mãos frequente, seja com água e sabão ou com o uso do álcool em gel

– Evitar locais fechados, com muita aglomeração

– Utilizar lenço descartável para assoar o nariz

– Evitar compartilhar utensílios individuais, como talheres e copo

– Cobrir a boca e nariz quando for tossir ou espirrar

– Evitar ficar perto de pessoas que estejam gripadas ou resfriadas

– Utilizar máscaras também é uma dica importante

 

Se proteja do coronavírus e dos boatos sobre ele

Cuidado com as vacinas


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Boa noite, achei o artigo sobre a vacina muito bom, mas tenho duvidas, meu esposo tem LMC faz 3 anos e esta em remissão, ele toma Mesilato de Imatinibe 400mg, e ele tem 60 anos preciso saber se devo levar ele pra tomar a vacina.

Olá, Dalva, tudo bem?

Ficamos felizes em saber que gostou da matéria!
Sim, é recomendado que ele tome a vacina sim! Lembre-se de ligar para marcar um horário e assim evitar aglomerações.

Você e seu marido já conhecem o trabalho da Abrale? Nós somos uma Associação que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres hematológicos, oferecendo vários serviços totalmente gratuitos! Além da Revista Online, nós entregamos a cada três meses a revista impressa na casa dos pacientes ou cuidadores e atendimento psicológico, jurídico e de apoio ao paciente (para solucionar duvidas relacionadas à doença e tratamento).
Caso vocês tenham interesse, é só ligar no Apoio ao Paciente da Abrale e fazer o cadastro. Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973

Abraços

OLA BOA TARDE, TENHO HEMANGIOMA GIGANTE NO FÍGADO ,POSSO TOMAR A VACINA ,A DA FEBRE AMARELA NÃO PUDE TOMAR..

Olá, Aparecida, tudo bem?

No geral, é altamente recomendado que pacientes oncológicos tomem a vacina da gripe! Diferentemente da vacina da febre amarela, que utiliza o vírus atenuado, a da gripe utiliza o vírus inativado, então não oferece perigo para vocês! De qualquer forma, tente entrar em contato com o seu médico para confirmar se ele indica essa imunização para o seu caso especificamente.

Abraços

Muito obrigado.

Boa noite!
Fiz a vacina da gripe a 1 mês e comecei com uma tosse que não passa, ja fiz tratamento com azitromicina, dexametasona e outros xaropes e não passa nunca, o que poderia ser, não sei mais o que tomar.

Olá, Adriana, tudo bem?

Recomendamos que a senhora procure um pronto atendimento ou um pneumologista para que a senhora seja submetida a alguns exames e o especialista faça a prescrição do medicamento correto.

Abraços!

Tive Pneumonia a 3 meses posso tomar a vacina da gripe ?

Olá, Regina, tudo bem?

Se a senhora não apresentar mais sinais da pneumonia, pode sim.

Abraços

Estou gripado, como chamei laboratorio para dar vacina em todos aqui em casa aproveitei e perguntei se poderia tomar mesmo gripado, a menina do laboratório falou que sim. Tomei, porem em tempos de covid, se tiver com covid a vacina pode agravar?

Olá, Luis, tudo bem?

O ideal, na verdade, seria não tomar a vacina estando gripado, justamente porque o sistema imunológico está focado em combater a gripe e, por mais que a vacina da gripe seja feita com o vírus atenuado e não apresenta nenhum risco, a vacina poderia sobrecarregar o corpo. O mesmo vale para o covid-19, apesar da vacina não proteger contra essa doença, ela poderia sobrecarregar o sistema imunológico.
Fique atento para ver se o senhor desenvolve algum sintoma mais intenso e, nesse caso, tente entrar em contato com algum médico que o senhor tenha confiança ou, se possuir, convênio, procure o serviço de telemedicina!

Abraços

Bom dia eu queria saber quando que vai começecar as vacinas pras todas As pessoas em geral sem exessao pra tomaren a vacina

Olá, Vania, tudo bem?

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a última etapa da campanha acaba hoje (05/06), então, provavelmente, a partir de segunda-feira, ela já deve estar disponível para o público geral. Porém, essa data pode variar de acordo com a sua cidade, então o pedimos para que você entre no site da prefeitura da sua cidade, procure pela parte da secretaria da saúde que lá, provavelmente, vai ter o calendário certinho, os postos que estão fazendo a vacinação e a orientação para agendamento!

Abraços!

Back To Top