Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Trate a leucemia, mas previna o câncer de mama

  

Shutterstock 1500703409
Fazer o autoexame é extremamente importante para todas as pessoas, inclusive para você, paciente de linfoma ou leucemia!

Fazer o autoexame é extremamente importante para todas as pessoas, inclusive para você, paciente de linfoma ou leucemia!

Por Natália Mancini

Mesmo que você já tenha enfrentado – ou esteja enfrentando – um câncer de sangue, é preciso ficar de olho no câncer de mama. De acordo com dados do INCA, esse tipo de câncer é um dos que mais afetam as brasileiras. Porém, isso não é uma doença exclusiva delas, os homens também podem ser acometidos. Para 2019, foram estimados mais de 59 mil novos casos, dessa forma, conhecer essa doença, seus fatores de risco, sintomas e tratamentos tem se tornado cada vez mais essencial. 

Esse tipo de câncer acontece quando as células da mama passam a crescer de maneira desordenada e rápida, causando o aparecimento de um ou mais nódulos. A Drª. Maria Laloni, oncologista e coordenadora do centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, diz que as as glândulas mamárias são as células que estão mais relacionadas com o desenvolvimento do tumor. Mas, qualquer célula que compõe a mama pode sofrer uma mutação e desenvolver a neoplasia.

Ligação do câncer de mama com os cânceres hematológicos

A oncologista lembra que alguns pacientes que tiveram linfoma ou leucemia podem ter maior propensão a desenvolver câncer de mama. Esse risco  maior acontece desde que a pessoa tenha recebido altas doses de radioterapia na área mamária ou algumas outras medicações.

“Isso pode acontecer sim, é um risco que deve ser monitorado ao longo do tempo. Entretanto, hoje, com técnicas mais modernas de radioterapia e tratamentos mais eficazes para leucemia e linfoma, esse quadro é mais raro”, conta a Drª. Maria.

Sintomas do câncer de mama

cancer de mama, câncer de mama, sintomas de cancer de mama, cancer de mama sintomas, sintomas cancer de mama, o que é cancer de mama, sintomas do cancer de mama, cancer de mamá, sintomas de câncer de mama, tudo sobre cancer de mama, o que e cancer de mama, tudo sobre o cancer de mama, cancer de mama o que é, neoplasia de mama, mulheres com cancer de mama, sobre o cancer de mama, como identificar cancer de mama, cance de mama, canser de mama, primeiros sinais cancer mama, causas do cancer de mama, como detectar, cancer de mama, tumor mama, cancer de mama feminino, doenças da mama, cancer no seio, quais são os sintomas de cancer de mama, cancer maligno, caroço na mama, cancer mama, cancer mama, fatores de risco cancer de mama, cancer de mama sintomas iniciais fotos, câncer de mama doi, sinais de cancer, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamentos para câncer de mama, tratamento para o cancer de mama, cirurgia de cancer de mama, estagios do cancer de mama, cancer de mama grau 4, cancer de mama grau 3 tempo de vida, cancer de mama grau 3, cancer mama grau 3 tem cura cancer de mama estagio 4 tempo de vida, cancer mama grau 2 tem cura, cancer de mama estagio 2 tem cura, quimioterapia cancer mama grau 3, cancer de mama grau 3 tem cura, cancer de mama nivel 4, cancer de mama grau 5 tem cura, hormonioterapia cancer de mama, cancer de mama quimioterapia antes da cirurgia, cirurgia conservadora da mama, cirurgia mamaria, tudo sobre mastectomia, reconstrução mamária, reconstrução de mama, reconstrução da mama, expansor de mama, reconstrução mamaria, cirurgia de mama, reconstrução da mama com silicone, reconstrução mamária com retalho abdominal, cirurgia plastica mama, expansor mamário, fotos de reconstrução de mama com expansor, retirada da mama e colocação de protese, reconstrução mamária fotos, reconstrução de mama após mastectomia fotos, tipos demastectomia, reconstrução mamária após mastectomia, cirurgia mamaria, plastica de mama, protese para mastectomia radical, tipos de cirurgias, cirurgia reparadora de mama, retirada de pele da mama, retalho de pele, cirurgia plastica mama antes e depois, cancer de mama em homens, cancer de mama masculino, câncer de mama masculino, câncer de mama em homens, cancer de mama homem, caroço no peito masculino, cancer de mama no homem, cancer de mama em homem, cancer de mama homens, cancer de mama nos homens, câncer de mama no homem, caroço no bico da mama masculino, teste genetico, testes geneticos, testes genéticos, teste genético, testes genéticos, mutação definição, oque e genetica, o que é teste, quanto custa um teste genetico para cancer de mama, teste genetico para cancer de mamaA médica conta que esse câncer, enquanto está em fase inicial, é silencioso. Ou seja, ele não apresenta sintomas. Os sinais só passam a aparecer quando o nódulo cresce e evolui.

“O crescimento da lesão pode provocar a assimetria da mama e descarga papilar – líquido ou sangue expelidos pelo mamilo. Também pode provocar uma retração ou abaulamento da mama, deixando o local com aspecto de casca de laranja”, explica a especialista.

Ela ainda ressalta que realizar o autoexame é importante para a pessoa ficar atenta a qualquer alteração do  corpo. Entretanto, dependendo do tamanho do nódulo e da mama esse exame pode não ser eficiente, já que não seria possível perceber o câncer em fase inicial. Por isso, o autoexame deve estar sempre associado à visitas periódicas ao ginecologista para avaliação com exames de imagem.

“A ausência dos exames de imagem e do exame médico pode fazer com que, no auto-exame, detectemos uma lesão em um tamanho grande. Sendo que o ideal é  fazermos o diagnóstico precoce de lesões pequenas”, diz a Dra. Maria.

Se durante os exames de imagem alguma suspeita for identificada, o médico pode sugerir uma biópsia para analisar as células. O resultado da biópsia vai confirmar ou não o diagnóstico do câncer de mama.

Estadiamento do câncer de mama:

cancer de mama, câncer de mama, sintomas de cancer de mama, cancer de mama sintomas, sintomas cancer de mama, o que é cancer de mama, sintomas do cancer de mama, cancer de mamá, sintomas de câncer de mama, tudo sobre cancer de mama, o que e cancer de mama, tudo sobre o cancer de mama, cancer de mama o que é, neoplasia de mama, mulheres com cancer de mama, sobre o cancer de mama, como identificar cancer de mama, cance de mama, canser de mama, primeiros sinais cancer mama, causas do cancer de mama, como detectar, cancer de mama, tumor mama, cancer de mama feminino, doenças da mama, cancer no seio, quais são os sintomas de cancer de mama, cancer maligno, caroço na mama, cancer mama, cancer mama, fatores de risco cancer de mama, cancer de mama sintomas iniciais fotos, câncer de mama doi, sinais de cancer, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamentos para câncer de mama, tratamento para o cancer de mama, cirurgia de cancer de mama, estagios do cancer de mama, cancer de mama grau 4, cancer de mama grau 3 tempo de vida, cancer de mama grau 3, cancer mama grau 3 tem cura cancer de mama estagio 4 tempo de vida, cancer mama grau 2 tem cura, cancer de mama estagio 2 tem cura, quimioterapia cancer mama grau 3, cancer de mama grau 3 tem cura, cancer de mama nivel 4, cancer de mama grau 5 tem cura, hormonioterapia cancer de mama, cancer de mama quimioterapia antes da cirurgia, cirurgia conservadora da mama, cirurgia mamaria, tudo sobre mastectomia, reconstrução mamária, reconstrução de mama, reconstrução da mama, expansor de mama, reconstrução mamaria, cirurgia de mama, reconstrução da mama com silicone, reconstrução mamária com retalho abdominal, cirurgia plastica mama, expansor mamário, fotos de reconstrução de mama com expansor, retirada da mama e colocação de protese, reconstrução mamária fotos, reconstrução de mama após mastectomia fotos, tipos demastectomia, reconstrução mamária após mastectomia, cirurgia mamaria, plastica de mama, protese para mastectomia radical, tipos de cirurgias, cirurgia reparadora de mama, retirada de pele da mama, retalho de pele, cirurgia plastica mama antes e depois, cancer de mama em homens, cancer de mama masculino, câncer de mama masculino, câncer de mama em homens, cancer de mama homem, caroço no peito masculino, cancer de mama no homem, cancer de mama em homem, cancer de mama homens, cancer de mama nos homens, câncer de mama no homem, caroço no bico da mama masculino, teste genetico, testes geneticos, testes genéticos, teste genético, testes genéticos, mutação definição, oque e genetica, o que é teste, quanto custa um teste genetico para cancer de mama, teste genetico para cancer de mamaO estadiamento determina em qual fase uma doença está. No caso do câncer, o estadiamento mostra o quanto a doença já se espalhou pelo corpo e onde está localizada.

Para esse tipo de câncer, são utilizados números de 0 a 4, em algarismos romanos, acompanhados da letra A, B ou C.

No estágio 0, o tumor está apenas nos ductos e/ou lóbulos da mama.

Já o IA, o tumor tem até 2 cm e não se espalhou para os linfonodos. Enquanto que no IB, o nódulo também tem até 2 cm, mas se espalhou para um linfonodo de forma pequena.

No IIA, o câncer tem até 2 cm e se espalhou para os linfonodos axilares de maneira um pouco maior. Ou então, o nódulo tem de 2 a 5 cm e não está nos linfonodos axilares.

Enquanto que no IIB, o câncer possui de 2 a 5 cm e se disseminou para até três linfonodos axilares. Ou tem mais que 5 cm mas não se disseminou.

Considera-se IIIA, quando a lesão mede até 5 cm e se espalhou para quatro a nove linfonodos, mas não para outras partes do corpo. Ou quando tem mais de 5 cm e disseminou para até três linfonodos axilares.

No IIIB, o tumor está também na parede torácica, causando inchaço ou ulceração da mama. Pode ou não estar nos linfonodos axilares, mas não no resto do corpo.

IIIC o tumor pode ter qualquer tamanho, mas se espalhou para 10 ou mais linfonodos axilares ou outro aglomerado de linfonodos. Porém não está distante da mama.

Estadio IV (metastático), o tumor pode ter qualquer tamanho, mas se disseminou para outros órgãos (ossos, pulmões, cérebro ou fígado).

Qual o tratamento do câncer de mama?

cancer de mama, câncer de mama, sintomas de cancer de mama, cancer de mama sintomas, sintomas cancer de mama, o que é cancer de mama, sintomas do cancer de mama, cancer de mamá, sintomas de câncer de mama, tudo sobre cancer de mama, o que e cancer de mama, tudo sobre o cancer de mama, cancer de mama o que é, neoplasia de mama, mulheres com cancer de mama, sobre o cancer de mama, como identificar cancer de mama, cance de mama, canser de mama, primeiros sinais cancer mama, causas do cancer de mama, como detectar, cancer de mama, tumor mama, cancer de mama feminino, doenças da mama, cancer no seio, quais são os sintomas de cancer de mama, cancer maligno, caroço na mama, cancer mama, cancer mama, fatores de risco cancer de mama, cancer de mama sintomas iniciais fotos, câncer de mama doi, sinais de cancer, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamentos para câncer de mama, tratamento para o cancer de mama, cirurgia de cancer de mama, estagios do cancer de mama, cancer de mama grau 4, cancer de mama grau 3 tempo de vida, cancer de mama grau 3, cancer mama grau 3 tem cura cancer de mama estagio 4 tempo de vida, cancer mama grau 2 tem cura, cancer de mama estagio 2 tem cura, quimioterapia cancer mama grau 3, cancer de mama grau 3 tem cura, cancer de mama nivel 4, cancer de mama grau 5 tem cura, hormonioterapia cancer de mama, cancer de mama quimioterapia antes da cirurgia, cirurgia conservadora da mama, cirurgia mamaria, tudo sobre mastectomia, reconstrução mamária, reconstrução de mama, reconstrução da mama, expansor de mama, reconstrução mamaria, cirurgia de mama, reconstrução da mama com silicone, reconstrução mamária com retalho abdominal, cirurgia plastica mama, expansor mamário, fotos de reconstrução de mama com expansor, retirada da mama e colocação de protese, reconstrução mamária fotos, reconstrução de mama após mastectomia fotos, tipos demastectomia, reconstrução mamária após mastectomia, cirurgia mamaria, plastica de mama, protese para mastectomia radical, tipos de cirurgias, cirurgia reparadora de mama, retirada de pele da mama, retalho de pele, cirurgia plastica mama antes e depois, cancer de mama em homens, cancer de mama masculino, câncer de mama masculino, câncer de mama em homens, cancer de mama homem, caroço no peito masculino, cancer de mama no homem, cancer de mama em homem, cancer de mama homens, cancer de mama nos homens, câncer de mama no homem, caroço no bico da mama masculino, teste genetico, testes geneticos, testes genéticos, teste genético, testes genéticos, mutação definição, oque e genetica, o que é teste, quanto custa um teste genetico para cancer de mama, teste genetico para cancer de mamaA Drª. Maria conta que existem diversos pilares para o tratamento do câncer de mama.

A radioterapia é uma opção para casos em que o câncer não está espalhado. O objetivo desse tratamento é controlar e diminuir o risco de recidivas locais.

Caso a doença tenha se espalhado para outras partes do corpo, pode ser utilizada a quimioterapia ou, para alguns casos com características específicas, o bloqueio hormonal. Além dos bloqueadores de HER2, uma proteína que faz com que as células se proliferem descontroladamente, para os cânceres com essa mutação.

Recentemente, a imunoterapia, uma droga que reativa o nosso sistema imunológico para combater as células doentes, também passou a ser usada como protocolo de tratamento. “Entretanto, até o momento, essa terapia só está indicada para pacientes com câncer de mama triplo negativo”, explica a oncologista.

Outro pilar é a cirurgia que apresenta um caráter curativo importante quando a doença está localizada só na mama. Pode ser realizada uma mastectomia, remoção total, ou uma cirurgia conservadora, retirada de parte da mama.

“A mastectomia é indicada quando o paciente não tem condições de fazer uma cirurgia conservadora do ponto de vista oncológico. Ou seja, não é possível tirar a lesão com uma margem de segurança. Enquanto que a extensão da cirurgia conservadora vai depender do tamanho do tumor e versus tamanho da mama”, explica a Drª.

Ainda de acordo com ela, os homens com câncer de mama são submetidos ao mesmo tipo de tratamento. Porém como eles possuem menos tecido mamário, a doença pode ter um caráter mais agressivo.

Quais pacientes podem fazer a reconstrução mamária?

cancer de mama, câncer de mama, sintomas de cancer de mama, cancer de mama sintomas, sintomas cancer de mama, o que é cancer de mama, sintomas do cancer de mama, cancer de mamá, sintomas de câncer de mama, tudo sobre cancer de mama, o que e cancer de mama, tudo sobre o cancer de mama, cancer de mama o que é, neoplasia de mama, mulheres com cancer de mama, sobre o cancer de mama, como identificar cancer de mama, cance de mama, canser de mama, primeiros sinais cancer mama, causas do cancer de mama, como detectar, cancer de mama, tumor mama, cancer de mama feminino, doenças da mama, cancer no seio, quais são os sintomas de cancer de mama, cancer maligno, caroço na mama, cancer mama, cancer mama, fatores de risco cancer de mama, cancer de mama sintomas iniciais fotos, câncer de mama doi, sinais de cancer, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamentos para câncer de mama, tratamento para o cancer de mama, cirurgia de cancer de mama, estagios do cancer de mama, cancer de mama grau 4, cancer de mama grau 3 tempo de vida, cancer de mama grau 3, cancer mama grau 3 tem cura cancer de mama estagio 4 tempo de vida, cancer mama grau 2 tem cura, cancer de mama estagio 2 tem cura, quimioterapia cancer mama grau 3, cancer de mama grau 3 tem cura, cancer de mama nivel 4, cancer de mama grau 5 tem cura, hormonioterapia cancer de mama, cancer de mama quimioterapia antes da cirurgia, cirurgia conservadora da mama, cirurgia mamaria, tudo sobre mastectomia, reconstrução mamária, reconstrução de mama, reconstrução da mama, expansor de mama, reconstrução mamaria, cirurgia de mama, reconstrução da mama com silicone, reconstrução mamária com retalho abdominal, cirurgia plastica mama, expansor mamário, fotos de reconstrução de mama com expansor, retirada da mama e colocação de protese, reconstrução mamária fotos, reconstrução de mama após mastectomia fotos, tipos demastectomia, reconstrução mamária após mastectomia, cirurgia mamaria, plastica de mama, protese para mastectomia radical, tipos de cirurgias, cirurgia reparadora de mama, retirada de pele da mama, retalho de pele, cirurgia plastica mama antes e depois, cancer de mama em homens, cancer de mama masculino, câncer de mama masculino, câncer de mama em homens, cancer de mama homem, caroço no peito masculino, cancer de mama no homem, cancer de mama em homem, cancer de mama homens, cancer de mama nos homens, câncer de mama no homem, caroço no bico da mama masculino, teste genetico, testes geneticos, testes genéticos, teste genético, testes genéticos, mutação definição, oque e genetica, o que é teste, quanto custa um teste genetico para cancer de mama, teste genetico para cancer de mamaPara a reconstrução mamária ser indicada depende da avaliação técnica do médico para saber qual a condição do tecido mamário.

Algumas pacientes não têm tecido suficiente, ou seja, não têm pele para fazer uma reconstrução logo após a mastectomia. Dessa forma, é preciso expandir a pele para tornar a reconstrução viável.

“Então elas colocam um expansor, que vai ser insuflado progressivamente para que a pele distenda e a reconstrução seja possível. Caso essa técnica não possa ser realizada, fazemos a rotação de retalho. Isto é, tiramos pele de outros lugares para conseguir fazer a reconstrução daquele tecido”, esclarece a Drª. Maria.

Há também a possibilidade da paciente só poder fazer a reconstrução após um tempo da cirurgia. Normalmente, quando isso acontece, a reconstrução é realizada após o tratamento complementar com quimioterapia ou radioterapia. Essa técnica permite que o aspecto estético final da reconstrução seja melhor.

Caso tenha sido necessário retirar a aréola e o mamilo, a paciente pode fazer a reconstrução, ou cobertura da cicatriz, por meio da micro-pigmentação ou de tatuagem.

Fatores de risco para o câncer de mama

Fazer o autoexame é extremamente importante para todas as pessoas, inclusive para você, paciente de linfoma ou leucemia!Os principais fatores de risco para essa doença são: obesidade, sedentarismo, dieta inadequada, tabagismo e, em menor proporção, predisposição genética.

“Os fatores ambientais são os fatores que mais impactam no desenvolvimento de um câncer de mama. E eles são aqueles que conseguimos e devemos combater com mudança de hábitos” alerta a Drª.

Apenas 15% dos cânceres de mama acontecem por fatores genéticos. Isto é, a minoria das pacientes tem herança hereditária de alguma mutação genética que aumenta o risco do desenvolvimento da doença.

Teste genético para câncer de mama

cancer de mama, câncer de mama, sintomas de cancer de mama, cancer de mama sintomas, sintomas cancer de mama, o que é cancer de mama, sintomas do cancer de mama, cancer de mamá, sintomas de câncer de mama, tudo sobre cancer de mama, o que e cancer de mama, tudo sobre o cancer de mama, cancer de mama o que é, neoplasia de mama, mulheres com cancer de mama, sobre o cancer de mama, como identificar cancer de mama, cance de mama, canser de mama, primeiros sinais cancer mama, causas do cancer de mama, como detectar, cancer de mama, tumor mama, cancer de mama feminino, doenças da mama, cancer no seio, quais são os sintomas de cancer de mama, cancer maligno, caroço na mama, cancer mama, cancer mama, fatores de risco cancer de mama, cancer de mama sintomas iniciais fotos, câncer de mama doi, sinais de cancer, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamento do cancer de mama, tratamento cancer de mama, cancer de mama tratamento, tratamentos para câncer de mama, tratamento para o cancer de mama, cirurgia de cancer de mama, estagios do cancer de mama, cancer de mama grau 4, cancer de mama grau 3 tempo de vida, cancer de mama grau 3, cancer mama grau 3 tem cura cancer de mama estagio 4 tempo de vida, cancer mama grau 2 tem cura, cancer de mama estagio 2 tem cura, quimioterapia cancer mama grau 3, cancer de mama grau 3 tem cura, cancer de mama nivel 4, cancer de mama grau 5 tem cura, hormonioterapia cancer de mama, cancer de mama quimioterapia antes da cirurgia, cirurgia conservadora da mama, cirurgia mamaria, tudo sobre mastectomia, reconstrução mamária, reconstrução de mama, reconstrução da mama, expansor de mama, reconstrução mamaria, cirurgia de mama, reconstrução da mama com silicone, reconstrução mamária com retalho abdominal, cirurgia plastica mama, expansor mamário, fotos de reconstrução de mama com expansor, retirada da mama e colocação de protese, reconstrução mamária fotos, reconstrução de mama após mastectomia fotos, tipos demastectomia, reconstrução mamária após mastectomia, cirurgia mamaria, plastica de mama, protese para mastectomia radical, tipos de cirurgias, cirurgia reparadora de mama, retirada de pele da mama, retalho de pele, cirurgia plastica mama antes e depois, cancer de mama em homens, cancer de mama masculino, câncer de mama masculino, câncer de mama em homens, cancer de mama homem, caroço no peito masculino, cancer de mama no homem, cancer de mama em homem, cancer de mama homens, cancer de mama nos homens, câncer de mama no homem, caroço no bico da mama masculino, teste genetico, testes geneticos, testes genéticos, teste genético, testes genéticos, mutação definição, oque e genetica, o que é teste, quanto custa um teste genetico para cancer de mama, teste genetico para cancer de mamaO teste genético descobre alguma alteração genética hereditária e se essa mutação pode aumentar o risco  de ter câncer.

Ele é recomendado quando existe um histórico familiar sugerindo que o paciente possui um risco. 

“Então é muito importante uma avaliação genética do paciente contando com todo o histórico familiar. Inclusive, algumas neoplasias que podem ter relação com o câncer de mama devem ser estudadas. Como o câncer de ovário e pâncreas, para avaliar se aquele paciente tem indicação de fazer o teste genético”, a Drª. exemplifica.

Esse teste não é feito como uma forma de prevenção, mas sim como um mapeamento de risco. Uma vez identificada a mutação, existem algumas recomendações para diminuir o risco do desenvolvimento de um câncer. Por exemplo, retirar a mama para reduzir a quantidade de tecido e consequentemente o risco do câncer.

“Para pacientes com menos de 40 anos e que já tiveram diagnóstico de câncer de mama, o teste genético também está recomendado. Ele pode  verificar o risco de um novo câncer ou de tumores relacionados às mesmas alterações genéticas. Por exemplo, tumor de ovário. Ou ainda, caso identificado o risco do câncer de ovário, fazemos a retirada dos ovários após a mulher ter filhos e completar mais de 40 anos”, finaliza a Drª. Maria.

 

Linfoma raro está associado à prótese de silicone

Neuropatia periférica: fique de olho no formigamento

Além do outubro rosa: cores dos meses do câncer

Deixe um comentário

  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
Me avise quando