Skip to content

Sem medo dos corticoides

Compartilhe

Última atualização em 3 de agosto de 2021

Como lidar com os efeitos colaterais dos corticoides, medicação tão utilizada no tratamento do câncer


Os corticoides são velhos conhecidos dos pacientes com câncer, já que além de fazerem parte da maioria dos protocolos de tratamento, eles também causam efeitos colaterais bem chatos. E então vem a pergunta: eles são mocinhos ou vilões na luta contra o câncer?

Também chamados de corticoesteroides, cortisona ou cortisol, os corticoides têm importante ação anti-inflamatória e são muito utilizados em reações alérgicas, artrite e também no tratamento oncológico. São vários os tipos, como cremes e loções, sprays, comprimidos e até injetáveis.

Alguns tipos de câncer são estimulados por substâncias produzidas nos processos inflamatórios, e estes medicamentos terão papel fundamental para inibir e controlar o crescimento das células doentes.

Mas, como qualquer outra medicação, eles podem causar efeitos adversos, principalmente quando utilizados em doses altas.

“Os corticoides são de extrema utilidade quando bem empregados em várias especialidades médicas, em especial como efeito imunossupressor e anti-inflamatório. Mas é importante avaliarmos sempre a relação benefício/toxicidade com seu uso. Ressalto que quando não há mais benefícios, deve-se evitar o uso continuado”, explicou o Dr. Phillip Scheinberg, chefe de hematologia clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Para aqueles que utilizam estes medicamentos por longos períodos de tempo, os principais efeitos colaterais são cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia e dor de cabeça. Mas é o sobrepeso que mais incomoda os pacientes. Isso pois alguns chegam a ganhar 20kg durante o tratamento.

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr. Phillip.

corticoide, desmame de corticoides, Efeitos colaterais do corticoide, O que são corticoides

Como fazer o desmame do corticoide

Muito utilizado na Oncologia, o corticoide possui algumas especificidades que devem ser consideradas no interrompimento de seu uso. Leia mais sobre!

Não quero mais ganhar peso. Vou parar o tratamento!

Definitivamente, essa não é a melhor opção. Isso porque interromper o uso de corticoides pode atrapalhar todo o andamento terapêutico e prejudicar os bons resultados já conquistados. Infelizmente, ainda não é possível evitar que o inchaço aconteça durante o uso destes medicamentos, mas com uma alimentação adequada é possível evitar que o ganho de peso seja tão elevado.

Isso é o que diz Carlos Basualdo, membro do Comitê de Nutrição da Abrale. “É importante estar consciente e evitar que os alimentos possam interferir durante o tratamento com corticoides. Primeiramente, neste momento, é importante evitar o consumo de açúcar, doces, carboidratos em excesso e uso elevado de sódio, muito comum em alimentos industrializados. Ou seja, Opte por comidas frescas, sem gordura, e tome bastante água”, comenta Carlos.

Chás de hibisco, cidreira, menta e gengibre, e sucos naturais, de frutas que não contenham muito açúcar são excelentes opções para combater a retenção de líquidos, de acordo com o nutricionista.

Se você está em uso dos corticoides e sentiu que ganhou uns quilinhos a mais, veja algumas receitas que podem te ajudar durante este processo:

Suco anti-inchaço

– 5 limões

– 1 pera

– 1 colher (chá) de caldo de gengibre (para obter apenas o caldo, basta ralar o gengibre e depois espremer com apoio de um pano limpo e seco)

– Adoçante: stevia ou sucralose (a gosto)

– Em um espremedor de frutas, esprema os limões. Reserve

– Bata no liquidificador a pera, o suco dos limões, 500 ml de água e o caldo do gengibre

– Coe, adoce e sirva gelado. Pode também ser congelado e usado em cubos de gelo e/ou formato de picolé

3 copos de 300 ml

Wrap de Frango desfiado

– 1 xícara de frango desfiado desfiado (100g)

– 1 massinha de wrap ou pão sírio integral

– 1 punhado de rúcula ou alface americana bem lavadas

– 1 colher de sopa de cream cheese ou hummus

– Espalhe o cream cheese ou hummus sobre o disco, coloque a rúcula e o frango desfiado. Enrole e bom apetite!


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
206 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Muito boas estas informações faço uso do corticoide desde criança pois tenho asma e quando passei pela quimioterapia usei bastante corticoide injetável. Mas Deu tudo certo. Não engordei quase nada é sempre estou em uso .

Eu tomava 4 o médico passou 3 depois pra 2 aí tirei um tomo só um agora eu mesmo tirei tem algum problema eu ficava muito lesado poriso tirei gora tomo 1 todo dia

Fiz quimiuterapia terminei agora mas engordei 15 não sei mais o que fazer

Eliane, os corticoides realmente tem como efeito colateral o inchaço. Nesta matéria colocamos algumas dicas de alimentação que podem te ajudar. Também oferecemos atendimento nutricional gratuito, então se precisar entre em contato com a gente! 0800 773 9973 ou [email protected]

Hj minha filha tem nove anos, usa corticóide desde de q nasceu, tem asma e dermatites e está com sobrepeso desde os 4 anos, agora isso está afetando sua autoestima, não sei mais o q fazer.

Olá Josiane! O uso dos corticoides é essencial no tratamento de algumas doenças e somente o médico é quem pode dizer se é possível descontinuar o uso ou não. É importante ressaltar que estes medicamentos, além de causar inchaço no corpo, por conta da retenção de líquido, também podem abrir o apetite, por conta da ansiedade. É importante que você converse com algum nutricionista para que sua filha possa ter uma alimentação balanceada, evitando o sobrepeso. E com relação à autoestima, o apoio psicológico também pode ser fundamental. Na Abrale oferecemos gratuitamente estes serviços para pacientes com câncer. Entre em contato com nossa equipe de Apoio ao Paciente – [email protected] ou (11) 3149-5190.

Josiane, procure tratamento natural através de plantas medicinais para sua filha. No youtube tem o canal Autor da Própria Saúde do fitoterapeuta clínico Daniel Forjaz que é também biólogo. Eu tenho fibromialgia e artrite reumatoide, e faço tratamento com plantas medicinais há mais de 2 anos quando tenho crises, não tomo anti-inflamatório, nem antibiótico ou antialérgico da indústria farmacêutica.

Olá, Lúcia, tudo bem?

Ressaltamos que é muito importante procurar um especialista pois, assim como não é recomendada a automedicação de remédios tradicionais pois eles podem trazer efeitos colaterais, o mesmo pode acontecer com as plantas medicinais, podendo até causar uma intoxicação. Cada organismo funciona de um jeito, por isso é muito importante ter um acompanhamento para saber como as ervas estão agindo no corpo.

Abraços!

Olá
Poderia me passar o tratamento que vc faz para a fibromialgia e pra artrite? Sofro demais

Olá, Rayane, tudo bem?

Gostaríamos de ressaltar que não é recomendado se automedicar. O ideal é a senhora se consultar com o médico que diagnosticou a sua fibromialgia e artrite para que ele possa orientar qual a melhor medicação para o seu caso!

Abraços

Eu consegui me livrar de anos de sofrimento de dor medicamentos com o uso de MAGNESIO QUELADO…Parece inacreditável né
Graças a minha mãe insistis c isto e eu não achava possível .passei 10 dias na casa dela e ela me dava duas cápsulas no almoço.. qdo passei a perceber w não estava acordando mau ou recorrendo a medicação
Hoje só tomo ele para controla_la
Se parar volta c tudo
Espero que tente

Oi por favor entre em contato comigo…tenho fibromialgia depressão ansiedade, bipolar , pânico a 4 anos tomo remédio controlado Quero para 2196824 1463

Olá, Rosângela, tudo bem?

Gostaríamos de ressaltar que não é indicado se automedicar, mesmo que seja por meio de plantas medicinais, pois cada organismo reage de um jeito e é preciso saber como essas substâncias vão interagir com os medicamentos que a senhora já utiliza e também com as patologias.
Recomendamos que converse com os médicos que fazem seu acompanhamento para ver se a senhora pode fazer uso desse medicamento.

Abraços!

Ola! Gostaria de saber quais sao as plantas medicinais que se refere? grata

Eu engordei 20 kg , comecei drenagem + n fez diferença. Já aceitei q nunca + vou ser magra

Tem como voltar sim dedicação e dieta.
Caminhadas, dieta com peixe, frango, cereais e etcs você consegue voltar.

Nao desanime Laura, toma em jejum 1 copo grande de suco verde ( uma folha de couve, 1 fatia de abacaxi e 1 pedaço de gengibre) ajuda muito. E substitua alguns aliimentos que engordam…pão, arroz, macarrão, açucar e td q é industrializado….vc troca por batata doce, inhame, mandioca …carnes magras, muitas frutas e tds verduras… Fiz isso deu muito certo. Vc consegue!

Olá, Elizete, tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar essa dica!!
Só lembramos que é importante ter um acompanhamento médico para garantir que o suco (ou dieta) esteja de acordo com as necessidades do seu corpo.

Abraços!

Alimentação e dieta são prescritos pelo Nutricionista, não por médicos.

Olá, Lúcia, tudo bem?

“Acompanhamento médico” quer dizer acompanhamento de um especialista que, nesse caso, é um nutricionista, como a senhora mencionou!

Abraços!

Eu também!!! Eu era super magra, com saboneteira e tudo. Sou cadeirante e aos 18 anos tive internação hospitalar de 2 meses com uso de corticóides e saí do hospital sem saboneteiras e com papada!!! A partir daí comecei só a engordar!!! Fiz dieta radical com nutricionista ficando internada por 5 semanas com exercícios intensos para cadeirante: academia, natação, tocar cadeira, basquete além da dieta e perdi só 3kg!!! O que acontece? 16 anos depois! Essa semana fiz tratamento com corticoide para celulite facial mas foi dosagem pequena: 4 comprimidos. É normal nunca mais emagrecer? Não saio dos 68kg, que é muito para mim, que só tenho musculatura nos braços: não tenho nem controle de tronco… O que fazer no meu caso? Seria alta se andasse, tenho toda a estrutura de pessoa alta mas 68kg é tanto para mim que tenho dobras de gordura nas costas e laterais, braços largos e papada

Eu tb, engordei muito depois do tratamento do câncer…. Márcia

Faço uso de corticóides,desde que comecei o tratamento com quimioterapia.
Já engordei 15 quilos e me vejo muito inchada isso me incomoda muito,e sinto muita fome.

Estou com cis (Síndrome clínica Isolada)e para prevenção de um EM, esclerose múltipla o doutor me recomendou usar corticoide 20mg, 3 durante 15 dias e depoiis ir diminuído o tratamento vai durar cerca de 3 meses.o que posso fazer pra conter o efeito o tentar amenizar?

Marilza, uma importante opção para ajudar a amenizar os efeitos colaterais é a nutrição. Alguns alimentos ajudam na prevenção de retenção de líquidos, por isso procure conversar com um nutricionista de seu centro de tratamento. Obrigada!

Procure se informar sobre protocolo Coimbra

Queria receber mais informações sobre o que não devo comer durante o tratamento. Uso corticoide a 2 meses e já sofro com os efeitos colaterais da medição

Alimentos muito gordurosos e que contenham alto teor de sódio não são indicados durante o tratamento com corticoides, pois podem causar ainda uma maior retenção de líquidos.

Oque vc sentiu ??

Boa tarde. Tomei predisin durante 5 semanas 20 mg por dia e quando eu ja havia descontinuado o uso comecei a sentir o inchaço. Em 2 semanas a balança subiu 3 kg e me sinto extremamente inchada. Estou tomando muita água, cha diurético porem continuo retendo muito liquido. Na internet as informações dizem que o corticoide demora muitos meses para sair do corpo. Gostaria de saber quanto tempo é necessário para que o nivel de sodio volte a normal no corpo???? Meses? Semanas? obrigada.

Eu tomei corticoide quando criança e nao sao meses e sim anos pra sair completamente do organismo.No meu caso demorei quase 5 anos pra voltar ao meu peso normal meus braços incharam demais e foram quase 5 anos pensei em ate desistir mais vai muito de alimentação e academia que ajuda mais demora um pouco… depois de adulta tive que voltar a tomar em um tratamento de 5 meses engordei 7kilos e agora ja estou com medo

Eu tomei 20mg de preddinisona todos os dias por mais de 6 meses. Fique bem inchada chagando a 58 quilos, depois diminui gradativamente a pedido do médico e há 6 meses não tomo mais. Já perdi 11 kilos, mas provavelmente vou voltar a tomar pq meus sintomas estão voltando e piorando. Ainda não sei ao certo o que tenho, mas fui ao médico hoje e ele pediu para investigar Lúpus, estou bem preocupada 😟 se for isso além de ter que conviver com a Doença ainda vou ter que me sentir gordinha e eu não gosto, sempre me preferi magrela.

Olá, Paloma, como vai?

Se o ganho de peso é uma preocupação em relação ao tratamento, nós indicamos que a senhora busque uma nutricionista, além de ver com o médico, para saber como você pode ter hábitos que ajudem a evitar esse efeito colateral.

Abraços!

Também gostaria de saber se existe um percentual médio de aumento de peso corporal esperado pelo uso de corticoide.
Pode-se utilizar diurético em comprimidos para diminuir a retenção?

Maura, bom dia! Não há um tempo certo para que o sódio chegue a um nível normal e nem um percentual de ganho de peso. Sugiro que converse com o seu médico a respeito para verificar a necessidade de realização de outros exames e necessidade de uso de diurético.

Boa nte!!
TENHO TOMADO CORTICÓIDE HA QUASE 1 ANO,NO INTERVALO DE 2 OU MAIS MESES,MINHA QUALIDADE DE VIDA MELHOROU MUITO,NA TENTATIVA DE NAO CONTINUAR C ELE,OS MÉDICOS ME RECEITARAM OUTROS MEDICAMENTOS ENTRE ELES UM NOVO AGRA Q SE CHAMA A L E K T O S ..bilastina,o efeito colateral foi mto mais grave o montelukaste tbem efeito horrivel…..BEM E COM O CORTICOIDE NAO ENGORDEI E TENHO UM POUQUINHO DE INCHAÇO MAS NAO MTO,MAS TENHO QUALIDADE DE VIDA…
ACHO Q ELE É MAIS CRITICADO E CONSENADO POR SER UM MEDICAMENTO EFICAZ E DE BAIXO CUSTO.
ABÇOS
ADOREI A REPOARTAGEM!!

Olá, Zoila!

Ficamos muito felizes de saber que você gostou da nossa reportagem e, principalmente, que o seu tratamento está dando certo!
Estamos sempre trabalhando para levar muito conteúdo de qualidade para vocês!

Abraços

Adoraria ter o mesmo depoimento, mas infelizmente comigo não foi assim.. estou com corticoide há 3 meses e foram 2 kg por mês… muito triste.. também tenho indicação de Montelucaste, mas sequer ainda consegui o medicamento, visto o preço… quais são os efeitos do Montelucaste a que você se refere? Fiquei até preocupada agora.. Alektos não tem nenhum efetio negativo em mim… só não está mais contendo a doença…

Pra mim é a mesma coisa. Venho há 2 anos tomando de 40 em 40 dias.

Apenas há 2 meses aceitei o medo mando sem medo e VOLTEI A VIVER.

Não tenho mais dores

Se quebra minha alergia sumiu

Não engordei

Tudo melhorou

Dermatite

Não tenho o mais caspa (que ia até ao eh acelga (

To entusiasmado que posso voltar a viver e ir para a academia novamente (com acompanhamento para não ir além do limite e não ter lesão )

Só depois que aceitei o medicamente consegui ser livre e me sentir bem .

Você tá completamente certa.

Medicamento eficiente e baixo custo.

Por isso propaganda contra.

Sou outra pessoa .

DICA: o DIPROSPAN , eh o que funciona pra mim

Mesma coisa com os medicamentos da família do torsilax, a única coisa que funciona pra mim eh tandrilax PERFEITO. Qualquer outra coisa não alivia dor. Nem mesmo torsilax. Eu não mudo de DIPROSPAN . Busco algo melhor, se souberem , avisem Z

Obrigado.

Escalem te reportagem e ótimo comentario

Muito obrigada por seu comentário, sinto dores horríveis, tenho hérnia de disco, artrose artrite nós dois joelhos sem cartilagem, bussite no braço e bacia
Único medicamento que tira por total essas dores é injeção de diprospan 😔
Mas muita gente diz que é perigoso
Me responda por favor, qual sua experiência com diprospan?
Meu email
[email protected]
Muito obrigada 🌹

Verdade …
Quando preciso do corticoide fico logo com pescoço inchado o médico quando viu mandou eu fazer exames pois achou que era grave mas eu disse que era do corticoide uns dois meses depois de parar ja diminui o inchaço . Mas o ganho de peso é certo. Aí faço chas e sopa de abóbora com agrião que ajuda muito a diminuir o inchaço. De qq forma ganhei 10 kg desde que iniciei o tratamento há 20 anos atrás . No entanto considero o melhor medicamento para meu caso prefiro ganhar peso do que sentir dores incapacitantes .

Gostaria de saber se dependendo de que tipo de doença a pessoa faça uso de corticoide os efeitos colaterais pode ,se deferente?

Olá Lidijane, boa tarde! Os efeitos colaterais vão depender de cada indivíduo e da maneira como o organismo responderá ao tratamento com corticoides. Então enquanto algumas pessoas podem reter líquidos, pode ser que outras não apresentarão esse efeito.

Todos que fazer quimioterapia tem o uso de coitecoide pois meu filho fez quimioterapia ja engordou 9 kilo

Nem todos que fazem quimioterapia utilizarão corticoides. Mas sim, aqueles que fazem uso podem ter este efeito colateral, bastante comum neste tipo de medicamento. Neste momento, é importante evitar alimentos com muito sódio.

EM 2013 TIVE SARCOMA ESTROMAL DO ENDOMÉTRIO E TOMO MEGESTAT 160MG(06/14) A 4 ANOS. NO 1º ANO ENGORDEI 6KGS E DEPOIS(ATÉ AGORA) GANHEI +/- + 5KGS. ELE TBÉM CONTÉM CORTICÓIDE? SÓ + UMA PERGUNTA :LI EM UM ARTIGO NA INTERNET>É VERDADE QUE O CHÁ DE HIBISCO INTERFERE NO TRATAMENTO DE QUEM TEVE CANCER? OU SEJA CORTA O EFEITO DO TRATAMENTO? OBRIGADA! ANA

Oi Ana! É preciso ter cuidado com o chá de hibisco, porque ele pode apresentar alguns efeitos prejudiciais durante o tratamento. Veja mais informações nesta matéria: https://revista.abrale.org.br/cha-de-hibisco-para-o-cancer-e-bom-ter-cuidado/

Conteúdo muito bom e informativo! Escrevi também sobre o Diprospan, um corticoide muito indicado para várias doenças… Para quem se interessar: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/diprospan-entenda-mais-sobre-o-medicamento

Descobri a necessidade de usar Diprospan após um rápido diagnóstico médico na rede pública de saúde.
A recomendação de 4 injeções até surtiram efeito para tratar um processo inflamatório no corpo,em especial no rosto e pescoço. Após o tratamento tudo desapareceu mas minha imunidade baixou e por acaso contrai catapora. Depois de trata-la voltei aos injetáveis por mais 4 vezes,em intervalos de 15 entre cada uma.
Agora já fazem mais de 30 dias da última dose e o rosto tornou a mostrar suas pequenas protuberâncias de inflamação. Já não sei mais o que fazer , ainda mais agora que li a reportagem e alguns depoimentos.
Me ajudem.

Boa tarde, Sr. Francisco. A Abrale é uma instituição que auxilia pessoas com câncer do sangue e por isso a matéria foi direcionada ao tratamento dessa doença. Como o seu caso é um processo inflamatório, nós recomendamos que o senhor consulte seu médico para que ele indique como proceder nessa situação!
Obrigada por entrar em contato conosco, estimamos sua melhora.

Eu faço quimeu ,posso tomar o corticóide também

Realizei um tratamento por 5dias de predsin,2CP 20MG por dia,depois do tratamento percebi inchaço no rosto,pescoço,barriga,e muita acne rosto e costas,e possível em um período tão curto surgir tantos efeitos colaterais?

Olá, Lidiane.
Sim, é possível que os efeitos colaterais apareçam em pouco tempo.
Recomendamos que você entre em contato com o seu médico para verificar qual a melhor forma de dar continuidade ao seu tratamento.
Caso você queira saber mais sobre reações adversas a um medicamento, nós temos uma matéria falando sobre isso! https://revista.abrale.org.br/se-surgirem-reacoes-negativas-ao-medicamento/

Boa noite. Há um mês e meio tomei uma injeção de Duoflam e até agora estou com a lingua, as palmas das mãos e solas dos pés vermelhadas e com ardor. Já tomei vários anti-alérgicos mas não adiantaram. O Duoflam dá esse efeito? Por favor me esclareçam. Obrigado.

Olá!
Sim, o Duoflam pode apresentar esses efeitos colaterais. Comumente, diminuir a dosagem ou interromper o uso é o suficiente para que os efeitos desapareçam. Mas como no seu caso foi uma dose única, recomendamos que você entre em contato com o seu médico para que ele possa te dizer qual o melhor jeito de proceder!

Bom dia,fadço uso de corticoides,engordei muito;tive problemas de retenção de liquido,pressão alta,mas está controlado graças as plantad que Deus deixou na naturza;não tomo mais remédio de pressão e tão pouco retenção de liquido,tomo muita água e chás;principalmente de folha de louro com canela,gengibre e suco de limão e opto também por usat sal grosso refinado com ervas(eu mesma que preparo)para conzinhar e temperar tudo.

Olá, Marina!
Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Ficamos muito felizes que está tudo controlado!
Caso precise de alguma coisa, o nosso Apoio ao Paciente ficará feliz em ajudar! (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

Estou morrendo de medo tomava 5mg de prednisona e engordei muito estou com73 kg sendo que dois ganhei em um mês após meu médico aumentar para 20 mg diária. Perdi todas as roupas e estou muito preocupada.

Olá, Maria!
O melhor, nessa situação, é levar a sua preocupação até o seu médico e conversar sobre isso! Pode ser interessante também procurar um profissional de nutrição para que ele te passe orientações sobre a alimentação mais adequada para esse momento!

Eu estou driblando o “efeito de engordar” do corticóide (Prednisona) há quase 8 meses!!! Não engordei nem 500 g…
Estou com anemia hemolítica, uma doença autoimune descoberta em dezembro de 2018. Por algum tempo tive que usar 60mg por dia, dose bem alta, depois o médico foi diminuindo, mas os glóbulos começaram novamente a diminuir e tive q voltar aos 60mg. Hoje estou novamente em fase de diminuição, com 20 e 10mg alternadamente. Rezando pra chegar a ZERO CORTICÓIDE!!!!

Esqueci d informar minha receita simples. A cortisona provoca uma fome quase 24 h por dia! Terrível. Além disso, qdo a pessoa se permite comer, a impressão é q não se sacia nunca! Tendo consciência disso, percebi q as pessoas engordam porque comem muito mais que comiam de costume. Não porque a cortisina provoca algum tipo de engorde mágico! Bem, a partir desta conclusão sentida na própria pele, fechei a boca. Me policio 24h por dia há 8 meses além de me exercitar muito. Esteira diariamente por 1 hora, inclusive sábados e domingos. Já aconteceu de um dia, à 1 da madrugada eu ir para cozinha e comer cenouras…

Ana e o seu ciclo menstrual desregulou? minha menstruação está atrasada a 17 dias.

A minha também atrasou.

Ana estou na mesma situação. Parei o predsin há uns 2 meses e fiz um hemograma ontem e a hemoglobina está 11.3. Marquei hoje mesmo a consulta com o Hemato e estou com medo de ter que voltar a tomar o remédio.

Estou nessa luta a 1 mês… fui diagnosticada com a doença auto imune Púrpura Trombocitopenica… fiquei 40 dias tomando 80mg de Prednisona diariamente para aumentar minhas plaquetas que chegaram a 17mil… com 30 dias minhas plaquetas subiram e a médica me liberou pra fazer minhas atividades normais, que até então estava em repouso absoluto… depois desses 30 dias meu corpo está sentindo o efeito da medicação muito inchaço no rosto e na barriga, acnes no rosto e nas costas e aumento de peso (já aumentei 3kg, isso porque estou fazendo caminhada e corrida, e também controlando minha alimentação). Com 40 dias o médico diminuiu 20mg, e irá diminuir mais, mês a mês, até parar por completo. Não aguento mais. Minha cara está redonda. Só pra nível de informação, tive que fazer vários exames por conta dos corticoides, e tudo está dentro do normal. Quero tomar um chá pra ajudar a desinchar.

Olá, Glaucia, tudo bem?

Obrigada por compartilhar a sua experiência!
Nós temos uma matéria falando sobre o desmame do corticoide e da duração dos efeitos colaterais, você já leu? Para ler, clique aqui.

Você já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma Associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue e algumas outras doenças, como a PTI, oferecendo vários serviços totalmente gratuitos! Além da Revista Online, nós entregamos a cada três meses a revista impressa na casa dos pacientes ou cuidadores e atendimento psicológico, jurídico e de apoio ao paciente (para solucionar duvidas relacionadas à doença e tratamento).
Caso você tenha interesse, é só ligar no Apoio ao Paciente da Abrale e fazer o cadastro. Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973

Abraços

Comecei hj com 70mg. Mesmo diagnóstico 😢

Oi, Débora, como vai?

A senhora já conhece a Abrale? Nós somos uma associação que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a PTI, por meio de serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente e, dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso. Assim, podemos conversar melhor e te ajudar a esclarecer qualquer dúvida que você tenha!

Abraços!

Você tomou por quantos meses seguido o corticoide de 60mg?

Oi, eu tomei por uns 2 meses consecutivos 60mg

Você fez algo para driblar os efeitos ou o seu corpo que que reagiu assim por conta? Estou preocupada comecei 60mg por 15 dias depois vai diminuir aos poucos

Estou tomando Decadron 4mg e estou muito inchada e sentindo muito cansaço esse medicamento causa isso mesmo ? Ou será que é o inchaço?

Olá, Priscila.
Sim, esses sintomas que você está se queixando podem ser efeitos colaterais dos corticoides. Converse com o seu médico e digo o que você está sentindo e veja se tem como amenizar o inchaço e o cansaço.

A quanto tempo está tomando decadron?

Você está tomando tem quantos meses e quantas vezes por dia você tomar

Tomei uma injeção de corticoide a um mês atrás e fiquei bastante inchada.
Foi só uma dose recomendada pelo médico.
O inchaço vai passar? Depois de quanto tempo?

Olá, Bruna.
Sim a tendência é que o inchaço passe, mas o tempo varia de organismo para organismo!

Eu engordei 25 k com o tratamento de asma e não sei como perder estou muito inchada

Oi, Patricia, tudo bem?
Na nossa matéria sobre desmame dos corticoides, nos falamos um pouco sobre essa questão do desinchar! Esse é o link para a matéria https://revista.abrale.org.br/corticoide/

Tomei muito corticoide injetável, e meu rosto ficou muito gordo, é possível desinchar? Ou vai ficar pra sempre assim?

Olá, Násla, tudo bem?

Nós temos uma matéria que fala sobre essa questão do desinchar após o tratamento com corticoide! Segue link: https://revista.abrale.org.br/corticoide/

Estou usando corticóide no momento, fiz uso da pulsoterapia e agora tomando o comprimido. Estou em uma investigação de uma doença autoimune, estou me sentindo inchada, principalmente abdômen. Espero não aumentar tanto o peso

Bom dia, uso injetável para fibromialgia, só esse medicamento me tira da crise, os médicos do SUS relutam em me receitar, gostaria de saber se corro algum risco tomando em média de 5 meses ou as vezes depois de 2 meses preciso novamente e sofro com muitas dores e só médico particular receita, isso me ajuda ou me prejudica, por favor me ajudem pq acabo ficando com muitas dorea5e con medo de tomar a injeção. Muito obrigada

Olá, Silvana, tudo bem?

A Abrale é uma Associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso, não conseguimos te oferecer muitas informações.
Recomendamos que a senhora converse com o seu médico particular e o do SUS para entender melhor os benefícios e malefícios que esse medicamento pode te trazer e chegar a uma decisão se é melhor continuar ou parar. Tente entender o porquê do médico do SUS não te receitar, pode ser motivo de custo do medicamento ou algo do tipo.
Caso você continue com dúvida, tente procurar um outro médico para saber o que ele recomenda para o seu caso.

Abraços

Estou em tratamento com predinisona há 5 meses, devido a Plaquetopenia, já ganhei 18kg é muito pra pouco tempo de tratamento, o problema é que sinto muita fome, fome mesmo, não consigo ficar mais de 1h sem comer algo e tô comendo mais é massas, difícil minha situação, pois tento ficar sem comer por mais horas e no consigo pois sinto uma dor, ronco na barriga.

Olá, Aline!

Sim, esse tipo de medicamento tem a tendência a aumentar a ansiedade e a fome mesmo, por isso é muito importante que você fique de olho no que está comendo! Tente ver com uma nutricionista alimentos que possam te manter satisfeita por mais tempo, mas que não sejam tão calóricos!
Veja com o seu médico se você tem restrição a algum tipo de exercício, fazer uma caminhada ou algum outro exercício aeróbico pode ajudar.

Abraços

Ola. Eu já fiz 3 cirurgias na base do crânio, a primeira pra remoção de um tumor meningioma de 3,5cm . A segunda correção de fístula liquorica e a terceira uma sinusectomia. Desde novembro iniciei com prednisona 60mg e fiz desmame. Depois a cada cirurgia voltavam com o uso do prednisona. Então até semana passada tomei 40mg . Mas após a alta da segunda cirurgia, comecei a ganhar muito peso de uma vez só, ganhei 7kg com muita velocidade. Sinto muita fome e ansiedade. Estou em outro Estado, longe de casa e da minha filha já faz 3 meses. Não durmo, apenas entre 2 h e 4 h da manhã. Pior que não estava podendo ainda fazer exercícios. Somente agora dia 31/04 completará 1 mês da última cirurgia. A 3 semanas terei minha alimentação, vitaminas e sopas Detox, não como pão etc….nem bebida alcoólicas por causa do uso do antibiótico que ainda tenho que fazer uso até neste domingo. Provavelmente receberei alta médica na próxima segunda. Mas o que me deixa mais triste, além de estar longe da minha filha, que é infinitamente a pior coisa, é ter engordado tanto, ter dado muita espinha no rosto e costas. Tenho 43 anos, 1,68m e pesava 60kg, mas agora estou com 67kg a 68kg. Estou apavorada. Não consigo emagrecer e nem na gravidez não engordei. Nunca tive problemas com isso pois a vida inteira fui magrinha.

Me indicaram o uso do corticóide 20mg, duas vezes por dia, para 5 dias. Nesse pequeno espaço de tempo, será que irei sentir os efeitos colaterais? Tipo retenção de líquidos e aumento de peso? E quanto tempo em média será que leva para o corpo eliminar o corticoide? Obrigada.

Olá, Scheila, tudo bem?

O aparecimento ou não dos efeitos colaterais vai depender muito do seu organismo. Como você fará uso por pouco tempo, se os efeitos adversos se manifestarem, devem ser mais leves. Mas, qualquer coisa fora do normal ou que esteja te incomodando, converse com o médico que indicou o tratamento!
O medicamento, normalmente, demora 30 dias após a última dose para sair totalmente do corpo!
Temos uma outra matéria sobre corticoides que pode te ajudar! Como fazer o desmame do corticoide

Abraços

Me chamo Lana, faço uso do corticoide pq tenho artrite , estou tão gordinha, q as roupas não me servem mais, será q com uma dieta eu consigo perde alguns quilinhos mesmo tomando corticóide? Tomo 10mg todos os dias.

Olá, Lana!

Antes de qualquer coisa, veja com o seu médico se não há nenhuma contraindicação à dieta! Se ele disser que não, passe com um(a) nutricionista para que ter uma orientação adequada de como essa dieta deve ser. Veja também se você está liberada para fazer algum tipo de exercício, isso pode ajudar!
Temos uma matéria sobre Desmame do corticoide na qual o Dr. Rodrigo Santucci passou uma dica para esse efeito colateral.

Abraços

Estou iniciando um longo processo de quimioterapia aliado ao uso de uma medicacao chamada de Herceptin… estou mto preocupada com o peso, alem da perda dos cabelos… tenho medo de entrar em depressao devido a aparencia e as dores! O que posso fazer nesse caso, uma vez q sinto mta fome!?? Esta mto dificil, nao sei mais o que fazer!! Preciso de ajuda!!

Olá, Scheila, tudo bem?
Primeiramente, é muito importante você lembrar que o tratamento oncológico é temporário, assim como seus efeitos colaterais (como a queda de cabelo). Nesse período, você pode buscar trabalhar a sua beleza e autoestima de outras formas!
Em questão da alimentação, é muito importante que você não deixe de se alimentar, mas é essencial que você encontre alimentos que te forneçam calorias saudáveis, nutrientes e vitaminas e que também te tragam prazer ao comer.
Temos algumas matérias que eu acredito que possam te ajudar com essas questões:
Como evitar a queda de cabelo durante o câncer?
Quando câncer e depressão aparecem juntos
Apesar de comum, emagrecer durante o câncer pede atenção
Cebola e alho apresentam efeito contra o câncer
Manual da boa sopa para a saúde
Sem paladar, gosto de nada
Caso você deseje conversar diretamente com alguém, a Abrale oferece apoio totalmente gratuito! Você pode tirar suas dúvidas quanto ao tratamento, doença e afins com o departamento de Apoio ao Paciente ou ainda receber Apoio Psicológico e Jurídico. Você pode ligar por meio do telefone 0800-773-9973 ou pelo e-mail [email protected]
Nós estamos estamos de braços abertos para te ajudar da melhor forma que pudermos!

Boa noite. Estou com Vasculite dos pequenos vasos. Biópsia acusou POLIANGEITE MICROSCÓPICA GLOMERULONEFRITE PRORIFERATIVA diagnóstico feito em fev 2017. Precisei de 0e dias de pulsoterapia com alta dose de Prednisona e Ciclofosfamida, e 04 mais aplicações de Ciclofosfamida. Daí fiz altas doses de Predinisona com Azatioprina até terminar o desmane do Predinisona em jan. 2019 e Azatioprina em junho 2019. Infelizmente a Vasculite ativou e em 30 de outubro voltei com 60mg de Predinisona e 100 mg de Azatioprina. Os efeitos colaterais são terríveis. Estou com o rosto inchado e todos os demais sinto mais da ingesta tão altas destes medicamentos. Procuro controalr minha alimentação ao máximo, mas é difícil. A insônia é terrível. O cansaço também. Preciso de um especialista nesta área. Pode me informar que pesquisa sobra Vasculite?
Obrigada

Olá, Edina, tudo bem?

A Abrale é uma Associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, infelizmente não tratamos de vasculite. Por isso, os especialistas que nós temos contato são todos relacionados à Oncologia.
Caso a senhora tenha convênio, veja nos médicos cadastrados algum reumatologista ou angiologista. Caso não tenha, no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia apresenta algumas associações que podem te ajudar a achar o reumatologista https://www.reumatologia.org.br/associacao-de-pacientes/associacao-de-pacientes-no-brasil/ e talvez a AMMG possa te ajudar com o angiologista https://ammg.org.br/especialidades/angiologia/

Abraços

Estou apavorada, tonei diprospan pôr 3 meses seguintes, e esngordei, me alimento bem, faço dieta rigorosamente, bebo bastante água, faço atividade física, mesmo assim engordei, pretendo abandonar o tratamento, pois está afetando o meu emocionalmente

Olá, Antonia, tudo bem?

É muito importante que você converse com o especialista que te prescreveu esse tratamento para que ele veja se é seguro interromper. Inclusive, existe uma forma correta de fazer o desmame do corticoide . Converse sobre esses efeitos colaterais que você está apresentando e veja se há alguma maneira de amenizá-los sem que seja preciso interromper o medicamento.

Abraços

Vc tomou quando? Eu também tomei essa injeção a três meses e ainda estou inchada e com outros efeitos colaterais 🙁

Olá, Lizandra!

Recomendamos que a senhora também procure o médico que te prescreveu esse medicamento, relate esses efeitos colaterais e veja com ele se há algo que pode ser feito!

Abraços

Preciso de ajuda, estou ansiosa.

Estou ansiosa , pois tomei diprospan por 3 meses e engordei.

Olá Antonia! Oferecemos apoio psicológico gratuito. Entre em contato conosco pelo [email protected]

Preciso tomar corticóide 1 vez por dia (20mg) por 2 semanas posso ter muitos efeitos colaterais ?

Ana, boa tarde! Sim, é possível que alguns efeitos colaterais surjam, ainda que seja por pouco tempo o uso do medicamento. Neste período, procure comer alimentos não muito calóricos e, se possível, praticar atividades físicas. Se perceber algo diferente em seu corpo, converse com o médico!

Olá, meu esposo está no primeiro ciclo de quimioterapia para um linfoma não- hodgkin de células b. O prednisona está prescrito junto ao protocolo de primeira linha convencional, entretanto, foi prescrito prednisona oral também, estou confusa, pode ser administrado dessa forma, oral e intravenoso ao mesmo tempo?

Olá Vânia! Pode sim. A dosagem intravenosa é diferente da oral e faz parte do protocolo de uso de prednisona. Quando o paciente está internado, faz a aplicação intravenosa. Quando está em casa, utiliza oral. Estamos à disposição!

Boa noite, eu tenho miastenia gravis e tomo corticoide há uns meses, em dois meses eu engordei 20kg oque é bom pra mim porque era muito magrinha, porém eu só sinto meu rosto inchado, estou tomando prednisona e azatioprina porque em abril vão suspender o prednisona, gostaria de saber se esse peso que eu ganhei é inchasso ou ganho de peso mesmo, não me sinto inchada apenas o rosto mesmo, suspendendo o prednisona eu vou emagrecer novamente? Mesmo tomando o azatioprina?

Olá, Daniella, tudo bem?

Cada corpo responde de um jeito ao medicamento, por isso não podemos afirmar em quanto tempo e se esse inchaço vai passar. O comum, é o que os efeitos do corticoide permaneçam no corpo por até 30 dias após a última dose, depois disso, eles passam.
O inchaço pode ser realmente só um inchaço ou peso, variando de paciente para paciente.
Para mais informações, temos uma matéria na qual abordamos essa questão do inchaço pós-tratamento com corticoide! Como fazer o desmame do corticoide

Abraços

Estou vindo p agradecer pela matéria e por cada comentário respondido.
Também sou usuária do Predinisona; Artrite Reumatóide.

Olá, Carol, tudo bem?

Ficamos muito feliz em poder ajudar e estamos sempre à disposição para qualquer dúvida!

Abraços

Informações úteis..
Tirei minhas dúvidas todas aqui.
Muito bacana.

Olá, Helton, tudo bem?

Ficamos muito feliz em saber que nosso conteúdo te ajudou!
Estamos à disposição para o que precisar

Abraços

Olá, tudo bom? Adorei a matéria mas tenho uma dúvida.
Tenho alergia a prednisona mas meu tratamento precisa de um corticoide.
Consigo, será, tomar um dexametasona e conseguir o efeito do prednisona? Ou será que quem tem alergia a cortisol, tem alergia a todos?

Olá, Luís, tudo bem?

Ficamos felizes em saber que o senhor gostou da nossa matéria!
As reações aos medicamentos, no seu caso alergia ao corticoide, variam de pessoa para pessoa. Não necessariamente alguém que tem alergia a um corticoide terá a todos.
Antes de trocar o medicamento, é importante que o senhor vá a um alergista, ou verifique com o especialista que prescreveu esse tratamento, para saber se o dexametasona pode te causar o mesmo efeito colatera.

Abraços

A Prednisona pode causar formigamento nos lábios, ponta da lingua e dedos dos pés e mãos ?

Olá, Ana, tudo bem?

Analisando a bula desse medicamento, eles não colocam esse sintoma como possível efeito colaterai. Entretanto, como cada organismo reage de uma forma ao receber um tratamento, pode ser que você tenha desenvolvido efeitos colaterais não comuns.
É muito importante que você procure o médico que prescreveu esse medicação para verificar com ele se é isso mesmo ou se o formigamento está sendo causado por outro motivo. Caso seja pelo medicamento, verifique com o especialista se há outro que poderia ser utilizado.

Abraços

Eu senti a mesma coisa, fora que sou diabetico e subiu ate 370 durante o terceiro dia de uso. Cortei o medicamento por conta propria

Meu nome é Flávia, estou fazendo uso de corticóide a um ano e três meses, estou no final de um tratamento de nefrite, cortei totalmente o sal e o açúcar durante a semana, somente nos finais de semana me dou como prêmio uma refeição com sal e doce de sobremesa. Quando tenho uma reunião de amigos, levo água com gás e limão para não tomar refrigerante. Faço exercícios físicos diariamente, sempre fiz e os médicos sempre enfatizaram que mesmo sem ânimo, não deixar de fazer. Hj a minha dose diária é de 5 mg, mas já tomei 60mg. No início do tratamento, qdo não havia tomado essas atitudes, engordei, mas hj voltei ao meu peso normal mesmo tomando corticóide! Sim é possível! Com muita determinação! Consegui graças a um comentário que li em um site de uma pessoa que havia dado o depoimento dela e pensei… se ela conseguiu EU TBM VOU CONSEGUIR, e graças a DEUS, eu tbm estou conseguindo!!! Com a graça de Deus eu acredito, que JA ESTOU CURADA!

Olá, Flávia, tudo bem?

Agradecemos muito pelo seu comentário! Com certeza vai servir de inspiração para muitas pessoas!
Ficamos muito felizes em saber que a senhora está curada e bem!!!

Abraços!

Olá tomei predisona por 7 dias e tomo anticoncepcional. Estou na pausa da cartela e minha menstruação veio só com uma borra estou no terceiro dia assim. Ele altera a menstruação?

Olá, Beatriz, tudo bem?

Sim esse medicamento pode interferir na menstruação, tanto no fluxo quanto no ciclo em si.

Abraços!

Tomo prednisona 5mg pois tenho insuficiência adrenal, tenho que tô até para o resto d vida, segundo meu médico, estou tomando desde de novembro, estou engordando, porém meu médico disse que 5mg não engorda. É verdade?

Olá, Gloria, tudo bem?

Cada corpo reage de uma forma, então precisaria avaliar como esse tratamento está atuando no seu caso.
Nós temos uma matéria que fala sobre o ganho de peso durante o tratamento com corticoide e como lidar com isso, se a senhora se interessar! Clique aqui para ler a matéria.

Abraços!

Boa tarde, eu enganei-me na minha medicação, e tomei 2 comprimidos delepicortinolo 20+20, ja liguei ao meu médico, e ja tomei a medicação certa, mas a toma isolada desses 2 comprimidos sozinhos vao fazer-me engordar?
Pff estou muito preocupado ao ponto de querer provocar o vomito
(Usei muito tempo esta medicação para problemas pessoais e tenho medo que estes 2 comprimidos sozinhos façam-me engordar)

Olá, Paulo, tudo bem?

Como o senhor tomou somente dois comprimidos de uma dosagem relativamente baixa, é improvável que eles causem o aumento do seu peso!
O seu corpo vai eliminar esse medicamento de forma natural, não é necessário que o senhor force seu corpo a eliminá-los.

Abraços

Gostaria e uma orientação, fiz um procedimento no rosto, coloquei fios de pdo, de um lado o fio suferficializou e eu estou com um edema e uma infecção, a médica me recomendou tomar prednisona por 27 dias começando por 5 comp de 20mg por dia, por 3 dias e ir diminuindo , paulatinamente, tô um pouco assustada, será que isso não me fará mal??? Além disso tomarei antibiótico…

Olá, Valeria, tudo bem?

Ao prescrever esse tratamento, a médica deve ter levado em consideração a quantidade de medicamento que seria suficiente para resolver o edema e a infecção sem prejudicar a sua saúde!
Caso a senhora apresente algum efeito colateral, entre em contato com a médica para ver qual a melhor forma de proceder! A senhora não deve interromper o tratamento sem conversar com ela, pois isso pode tornar a doença mais resistente aos medicamentos.

Abraços!

Quem faz tratamento para púrpura pode tomar complexo de vitamina pra aumentar a imunidade

Olá, Gabriel, tudo bem?

O ideal é conversar com o médico que está acompanhando o seu tratamento para ver se é recomendado utilizar vitaminas no seu caso, pois, em algumas situações os suplementos e vitaminas podem afetar as plaquetas e aumentar a chance de sangramento.
Nós temos uma matéria sobre tratamentos de PTI que acreditamos que o senhor pode achar interessante! Clique aqui para lê-la.

O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma associação que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a PTI, por meio de vários serviços totalmente gratuitos. Nós temos o Apoio ao Paciente, Apoio Jurídico, Apoio Psicológico e vários materiais informativos! Eu estou encaminhando seu e-mail para o Apoio ao Paciente e dentro de alguns dias devemos entrar em contato com o senhor para explicar melhor o nosso trabalho e também fazer o seu cadastro, caso desejar, para conseguirmos ter um contato mais próximo!

Abraços

Eu tive um Tumor aos 10 anos, hoje tenho 20 anos, eu precisei passar por 5 cirurgias e na última cirurgia foi retirada a minha hipótese, então eu não reproduzo hormônios por isso faço o uso do Corticóide e outros remédios. Depois das cirurgias precisei fazer Radioterapia. Eu queria muito emagrecer !!!

Olá, Evelyn, tudo bem?

Pedimos para que você procure o(s) médico(s) que prescreveu(veram) os medicamentos que a senhora utiliza para verificar qual a melhor forma da senhora perder peso e se esses remédios podem, de alguma forma, dificultar essa perda.
Procure também um profissional da nutrição para ter um acompanhamento e perder peso de forma saudável!

Abraços!

Tenho LES, faço tratamento com corticoide, cheguei a fazer pulso terapia com 3mil mg de corticóide onde engordei 10kg em 3 dias, atualmente tomo 10mg por dia e não consigo eliminar os kilos a mais.

Olá, Larissa, tudo bem?

Pedimos para que você entre em contato com o médico que prescreveu esse tratamento para ver o que pode ser feito a respeito! Esse é um sintoma comum em pessoas que utilizam o corticoide e é preciso analisar se ele está associado ao medicamento ou se tem outra causa.
Veja com ele também se você poderia realizar algum tipo de exercício, quais os mais indicados e intensidade. Procurar uma ajuda nutricional também pode te auxiliar.

Abraços!

Tomei diprospan injetável para um quadro de alergia persistente e bronco espasmo, mesmo usando medicacao para pressão,a PA ficou descompensada e com um pouco de urticaria já a 5 dias…quanto tempo esses efeitos tendem a desaparecer?

Olá, Márcia, como vai?

O corpo, normalmente, leva 30 dias após a última dose do corticoide para eliminar o medicamento. Porém, esse tempo pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, com a dosagem e alguns outros fatores. Recomendamos que a senhora entre em contato com o médico que prescreveu esse medicamento e relate os sintomas apresentados! Assim, o médico conseguirá te orientar qual o melhor caminho a seguir.

Abraços!

Eu tomava 4,20mg o médico tirou 1 ficou três agora tomava 2 tirei 1 tomo só um eu tirei tem algum problema está com ums 6 mesês que tomo esses remédio nesse ritmo eu tirei por que eu ficava muito lesado tem algum problema

Olá, Jean, tudo bom?

Recomendamos que o senhor converse com o médico que prescreveu esse tratamento para verificar se interromper o medicamento não trará nenhum prejuízo para você.

Abraços!

Ola já uns 20 anos que corticóides .Nas eu engordei bastante depois de tomar a injeção betatrinta usei durante 5 messes ganhei 20 quilos a mais e dores no corpo.Hoje não uso mais ela.Agora tomo só o Alenia e não sei mais o que fazer.Nao estou contente com o sobrepeso e isso está mim deixando aflita e desconfortável.

Olá, Fabiana, como vai?

Recomendamos que a senhora converse com o médico que acompanhou o seu tratamento com corticoide para verificar o que pode ser feito e te ajudar com o sobrepeso.

Abraços!

Eu tenho Toxoplasmose ocular
E por erro da oftalmologista que me receitou decadron de 20 mg de 8/8 hs no período de 7 dias. Não notei que estava inchando, no sexto dia passei mal fui ao Pronto Socorro, sendo transferida para hospital fiquei internada por 15 dias com intoxicação severa. Ganhei 23 kls faz 10 anos eu tinha 52kls não perdir nada só almentei hoje tenho 85kls.
Ate hoje não achei um médico que se solidarizase com meu caso.

Olá, iniciei meu tratamento com corticóides, minha médica prescreveu 2 comprimidos de 5mg cada, porém no primeira dia, por engano, tomei errado, pois minha mãe também faz tratamento com corticóides, porém com uma dosagem de 20mg, então por erro, acabei tomando 2 comprimidos de 20mg, gostaria de saber se tem algum problema? fiquei muito preocupada

Olá, Ana, como vai?

Como foi somente uma vez, é possível que não tenha grandes interferências no tratamento. Porém, caso a senhora sinta qualquer desconforto, recomendamos que fale com a médica que prescreveu o tratamento e conte sobre o ocorrido!

Abraços!

Boa noite faço uso do corticóide pra alegia e tenho me sentido mt bem so depois q comecei o uso d corticóide minha alergia melhorou.

Back To Top