Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Se surgirem reações negativas ao medicamento

  

Capa Alergia
É importante ficar atento, porque as reações podem ser perigosas e levar a um mal-estar ou até algo mais sério

É importante ficar atento, porque as reações podem ser perigosas e levar a um mal-estar ou até algo mais sério

Por Natália Mancini

Algumas pessoas declaram que determinado medicamento não apresenta efeito algum. Outras, podem achar o mesmo remédio muito forte. Também é possível que um indivíduo apresente uma reação adversa ao fármaco, enquanto para outro não tenha problema algum. Mas a verdade é que as reações aos medicamentos podem, sim, acontecer e se apresentarem de maneiras bem diferentes entre os pacientes.

reações adversas aos medicamentos, reações medicamentosas, reações adversas, reações a medicamentos, reações adversas medicamentos, estudos clínicos, alergia, medicamento, remédio não faz efeito, reações medicamentos, reação adversa, intolerância, metabolismo

O que é uma reação adversa? 

Reação adversa a um medicamento é qualquer efeito indesejável que ocorre quando uma pessoa faz uso de um remédio. O Dr. Marcelo Vivolo Aun, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e coordenador do Departamento Científico de Alergia a Drogas da ASBAI explica que as reações podem ser consideradas previsíveis ou imprevisíveis.

As previsíveis são os efeitos colaterais previstos nos estudos clínicos, como overdose, interação entre medicamentos e toxicidades. Já as imprevisíveis são as intolerâncias, as reações individuais particulares e a hipersensibilidade na qual estão inseridas as alergias.

“O segundo grupo de reações são, por definição, imprevisíveis e podem estar relacionadas com a associação entre a predisposição genética do indivíduo e as condições do meio ambiente”, diz o Dr. Marcelo.

Ele ainda conta que justamente por conta dessa associação é possível que a pessoa adquira uma reação adversa ao longo da vida. Ou seja, inicialmente, ela faz uso de um medicamento e não apresenta nenhuma resposta indesejável. Porém, em um outro momento que fizer uso desse mesmo medicamento, pode vir a apresentar reações.

reações adversas aos medicamentos, reações medicamentosas, reações adversas, reações a medicamentos, reações adversas medicamentos, estudos clínicos, alergia, medicamento, remédio não faz efeito, reações medicamentos, reação adversa, intolerância, metabolismoReações a um medicamento: intolerância x alergia

De acordo com o Dr. Marcelo, esses dois tipos de reações não são a mesma coisa!

A intolerância pode ser apenas um “passar mal”, como vômito, diarreia e dor de cabeça. Já as alergias costumam aparecer como erupções na pele, podendo interferir no funcionamento do pulmão, fígado, células sanguíneas, hipertensão arterial etc.

As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.

O Dr. Aun considera que quanto às alergias existem classes de medicamentos que causam mais reações do que outras. “Dentre os exemplos estão  os anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos. Mas mesmo essas classes causam reações em menos de 2% dos casos. São muito incomuns”.

Ele ainda ressalta que não é possível prever a quais medicamentos uma pessoa é alérgica. “Infelizmente a ocorrência da primeira reação é imprevisível. Portanto, uma pessoa só vai saber que é alérgica a algo depois que apresentar os sintomas pela primeira vez”, diz o coordenador da ASBAI.

reações adversas aos medicamentos, reações medicamentosas, reações adversas, reações a medicamentos, reações adversas medicamentos, estudos clínicos, alergia, medicamento, remédio não faz efeito, reações medicamentos, reação adversa, intolerância, metabolismo

Por que um medicamento não faz efeito em mim?

Apesar de um medicamento passar por vários testes durante a pesquisa clínica, cada pessoa tem um metabolismo próprio. Como resultado disso, cada indivíduo tem reações ao medicamento diferenciadas quando faz uso de um fármaco.

Segundo o Dr. Aun, o metabolismo de uma pessoa pode não responder aos estímulos do meio ambiente, incluindo os medicamentos. Por isso, pode ser que ela sinta que o medicamento não está fazendo efeito. Ou ainda, pode ser que o paciente responda demais aos estímulos e ache que o efeito é muito forte.

O mesmo vale para as reações adversas. Elas podem se manifestar de forma e intensidade diferenciadas, dependendo do organismo de cada um.

Veja mais sobre o Uso Correto dos Medicamentos

Por que o preço dos medicamentos é tão alto?

Os medicamentos vencera, e agora?

87
Deixe um comentário

41 Comentários da postagem
46 Respostas da postagem
43 Pessoas acompanhando a postagem
 
Comentário mais com mais reações
Comentário mais relevante
44 Comentários de autores
  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
recentes antigos
Me avise quando
Marisa Silva

Boa tarde!
Estou com excesso de corticoide no organismo…. Principalmente nas pernas e pés do lado esquerdo… Porque quando incham dói tanto, principalmente no osso da perna?
Existem algum medicamento, chá, suco,etc para eliminá-la mais rápido do organismo???
Quanto tempo ficarei livre dessa droga em meu organismo?
Muito obrigada pela atenção…

Pablo

Boa tarde…Estou fazendo uso de escitalopram, e há alguns dias tenho notado algumas petequias na pele e na mucosa da boca…É normal esse tipo de reação com o uso de escitalopram???
Li na bula que pode causar plaquetas baixas…

Gisele

Olá. Comecei fazer o uso do Digedrat, fazem 5 dias e hoje estou no segundo dia que não aguento de dor no estômago, inchado e com diarréia. Preciso saber se devo suspender o uso ou se tem outra solução para não dar essas reações? Já que o tratamento é para refluxo que tem me incomodado muito.
Obrigada.

Ana Maria R Vargas

Sou hipertensa é alérgica a medicamentos que têm efeitos colaterais como rins, mal estar, tonteira, dor de cabeça, fígado, nervo central é tão difícil me tratar como devo agir .
Tose medicamento que tomo me dá alergia.
Obrigada!

Alefe

Olá meu bebê de um mês está fazendo uso de cefalexina a 2 dias e apareceram bolinhas na pele, devo suspender o uso?

Glaucia

Faz 3 meses que faço uso de prednisona, devido a PTI que fui diagnosticada, fiquei 40 dias tomando 80mg, e fui diminuindo a cada semana como indicação do médico. Hoje tomando 30mg, há 1 mês mais ou menos, comecei com uma retenção de líquido terrível, que se concentra principalmente no rosto e na barriga. Minha barriga está tão alta que pareço estar grávida. E pra piorar a situação, meu ciclo menstrual está mais de 1 mês atrasado. Tudo isso é normal?

Fátima Marcondes

Mandei manipular os suplementos que o nutrólogo me passou. Dos três, dois deram efeito colateral. Tomei uma cápsula e passei mal. Quem deve pagar isso, já que os dois foram R$600,00?

Erika Natalia

Oi Fátima, quais foram as medicações receitadas pelo nutrólogo, pois estou tomando também, e estou passando muito mal, os meus foram, bromazepam e anfepramona, até às atividades do meu dia a dia é difícil de realizar, me sinto fraca, com uma moleza imensa, fora as dores no estômago.
Se poderem me responder, fico grata.

Thamires cristina

O quer posso fazer deu reação movimento anormal na criança de 3 anos depois que usou primorosa gotas.

Welton

Boa noite terminei de tomar o remédio ibip..e estou tendo tontura, aceleração,falta de apetite, e vontade de vomitar,e muito sono .. é normal isso?

Magali Menezes Pinheiro das Neves Prezada

Tomei 2 comprimidos de paroxítona quero parar de tomar posso?

Tomo divena 40mg . E normal sentir dor de cabeça ?

Tomo Divena 40mg
1x dia 1x a noite
Estou no segundo Dia e normal sentir dor de Cabeça?

Atenilde Santos

Boa tarde!
Minha mãe iniciou tratamento com Impere para incontinência urinária. Ela tomou apenas nove comprimidos e como sentiu muito incômodo no estômago e intestino, suspendeu o uso. Fazem três meses e ela relata sentir um abafamento no peito, mal estar, a cabeça pesada, vez ou outra. Ela faz tratamento para depressão e com essa pandemia pensamos q pode ser ansiedade. Ela está querendo fazer um eletrocardiograma. Seria possível o remédio ter causado alguma alteração no coração?

Luzineide

Bom dia! A endocrinologista passou um remédio Pyloritrat IBP p/ minha mãe tomar 4 comprimidos de uma vez de manhã e 4 a noite. Que sao: lansoprazol 30mg, claritromicina 500mg mas duas amoxilina tri-hidratada de 500 mg cada. Tomar tudo na parte da manhã e repetir os 4 comprimidos a noite. P/ matar a bactéria no estômago H.Pylori. será que minha mãe não vai passar mal com tantos comprimidos??????

Larissa Santos

Meu filho de 8 anos estava tomando cefalexina a quatro dias aí a médica achou melhor trocar por amoxicilina clavulanato de potássio, pois é mais forte com 400 mg/5ml+57 mg/5ml. Ele tá tomando a amoxicilina a 5 dias e no 5 dia ele iniciou um quadro de diarreia. A diarreia pode ser dos antibióticos administrados a vários dias? O que eu faço?

Rayllane

Comecei hj a tomar ultra lipo , estou com dor de cabeça , calafrios , vômitos , fraqueza , tonteira , coração acelerado , oq pode ser ??

Flavia

Olá boa noite, fui diagnosticada com hérnia de disco e a neura receitou VELIJA 30mg, no primeiro comprimido senti muito enjoo, tontura, passei o dia grogue e aumentou minha pressão sanguínea, Não consigo entrar em contato com ela, pergunto é recomendado eu interromper o uso ou posso ir utilizando ele até conseguir falar com ela, fiquei com medo por conta da pressão ficar alterada já que sou hipertensa . Obrigada

Rosiclea

Boa noite!
Quando sentimos alguns dos efeitos colaterais incados na bula de medicamento significa que temos que parar de tomar o mesmo?
Estou tomando amoxilina com clavulin e estou tendo muita dor de cabeça e dor no estômago. E também a pressão tem subido a noite. Será que devo parar de tomar?

Marizete Pereira Rodrigues

Oi o inibidor de apetite que tomei e me fez mal,me deixou com tontura,e vomito,foi comprado no mercado livre,e da Bella forma,eles falam que não tem problema nenhum,não dá reação adversas mas eu tô assim,já faz 4 dias que suspendi o remédio,mas ainda sinto muita tontura e vomito,não tô mais vomitando pq tô tomando um remédio p corta o vomito,o que devo fazer

Rosalaine

Eu tomei no valgina inflalax deprovenid passei mt mal tive bromco pasmo e sobe minha presak sera que tou cm presao alta e mao vou pode toma mas remedios isso bombinha

MONICA

Boa noite tomei vários antibióticos e agora estou com muito mal estar enjoo e incômodos pelo corpo. O que posso fazer para voltar ao normal?

Marijara Fernandes de Oliveira

Meu marido tem 69 anos ele tomou ivermectina para prevenção do covid,ele já vinha em estado febril a 11 dias no primeiro dia da febre tomou a ivermectina e depois de três dias começou com prisão de ventre, sonolência,dores abdominais e falta de apetite,pode ser efeito do remédio ou são sintomas do covid?

Rosemary Rigoni

Estou usando antidepressivo Exodus e a noite somalium, faz 5 dias e estou sem comer e sem dormir c ataques de Pânico frequentes, estou enlouquecendo pq o médico disse p não parar, mas desse jeito não viu aguentar, me ajuda por favor

Eduardo Henrique dornelas

Ola toda vez que tomo Paracetamol ou Dorflex me da uma alergia no.meu corpo tanto nas dobras do joelho como nos cotovelos na cabeça sai como se fosse bolhas de água o que poderia tomar para acabar com está alergia quando isto acontecer

Ricardo Linhares

Tomei ibuprofeno e agora estou com o estômago muito inchado e com fortes dores na boca do estômago. Seria uma reação do medicamento?

Mirian

Boa noite,meu irmão contraiu covid,após 15 dias o médico receitou hidroxicloroquina, 8 dias depois q ele terminou de tomar,ele está sentindo dores no peito,está fatigado, está com crises de ansiedade e perda de memória constante,quanto tempo pra sair esses efeitos?ou ele pode ficar assim muito tempo?o que devemos fazer?

Estela Maria Moraes Sobral

Oi boa noite fiz uso de umas medicações manipuladas para depressão e tomei por 40 dias , desde o início não me fizeram bem , enjoo, dor de cabeça, confusão .. e o médico disse que era o organismo, até melhorou um.pouco mais logo depois os sintomas voltaram e tem exatos 32 dias que parei de tomar e tem duas semanas que não paro de sentir dores muito forte de cabeça de ir parar na emergência. Será reação adversas tardia dessas medicações e o que faço por favor.

Alexandro

Olá. Tenho alergia a enxofre e polímero e justamente trabalho com isso. Tomo antialérgico mas mesmo tomando sempre, continuo tendo reações alérgicas. Parece que o remédio não faz mais efeito.
O que poder ser?

Felipe Bruno

olá ,há 15 dias estava com sintomas de covid-19,cujo foi constatado que não era posteriormente,porém a medica receitou antes de fazer o t,este,azitromicina 500 durante 5 dias ,na falta ,a farmacêutica passou 3 dias de azitromicina 1000, e garantiu que não causaria superdosagem,na segunda dose passei mal,fui para emergência com dores no peito ,falta de ar,inchaço no abdômen e vermelhidão no corpo,como se queimaduras,lábios inchados.Mesmo após medicamentos na veia e comprimidos anti alérgicos,que tomei durante 10 dias , ainda aparecem sintomas da reação alérgica,febre baixa ,dor muscular,alguns pontos vermelhos no corpo ainda persistem ,devo me preocupar?quantos dias demoram para sair… Read more »

Evila

olá, minha mãe toma remédio “betadine” na dosagem máxima (24mg) faz alguns anos por causa de uma síndrome pouco conhecida que ela tem e que ocasiona tonturas (síndrome de menierre) só que faz alguns dias que o remédio não faz mais efeito e ela fica tonta mesmo tomando ele de maneira correta, o que pode ser e como é possível resolver?

Vanessa

Fiz a bobagem de tomar invermectina para prevenção do covid me ajude estou com aceleramento no coração estou fraca estou com medo tem 2 dias que tomei 2 comprimidos em dose única me ajude devo ir para o hospital estou resfriada me ajude

Robson

Boa noite! Tô com um super problema!!
Por conta do covid19 eu acabei dando o Ivermectina pra minha mãe por conta própria como prevenção…vendo apenas médicos indicando….infelizmente não deu coisa boa, Ela está com alguns efeitos colaterais, tremor, dor de cabeça, diarreia, dor abdominal, cançaco….

O que eu faço?? Levo ao médico??? Teria algum remédio que ajudaria a passar esses efeitos??? O que eu faço estou desesperado!!!! Ela tem 49 anos obesa….??? Me ajudem

Maisa

Estou tomando inilok a 2 semanas. a quase uma semana estou sentindo um desconforto no pescoço, parece formigando ou algo do tipo. será alergia ? é possivel depois de uma semana acontecer isso ?

Gabriele

Ola, comecei um tratamento pra gastrite com pantoprazol, gostaria de saber se ele inibe o efeito do meu anticoncepcional Primera20?

karina

Boa tarde,
Ivermectina pode alterar o ciclo menstrual?
Pois tomei no segundo dia da minha menstruação e a mesma parou. E minha menstruação é bastante intensa e dura por volta de 8 a 10 dias.

Elida

Estou fazendo uso de amoxicilina+clavulanato para tratamento de pielonefrite e estou apresentando diarreia e candidíase. Alguma medicação pode amenizar esses efeitos?

Elicelda

Boa noite! Sinto tonturas depois q comecei tomar um remédio chamado paco para dor. Tem 4 dias q parei mas ainda sinto tonturas fortes. Oq faço para eliminar esse efeito colateral?

maria do Socorro

tenho 60kg 69 anos tomei 2 comprimidos de ivermectina e no outro dia apresentou uma forte diarreia sem dor, pela manhã com 5 episodios,com trtrês dias veio os zumbidos muito forte. e com comitante um chiado no peito sem dispneia, sem febre e sem tosse, sem trtração torácica.Nada foi mudado na dieta, imediatamente ,pensei na IVERMECTINA, Posso acreditar que o organismo se recompõe.,preciso tomar suplementos?

Janaína de Oliveira

Eu tomei prednisolona pela primeira vez e estou tendo mal estar e pressão alta,isso é normal?!

daianne

ola, tomei metade de um comprimido de clonozepan e fiquei tonta com ansia de vomito, tremendo e fraca. Eu tinha parado de tomar remedios dia 27/10/2019 porque tentei suicidio bebendo varios remedios. Isso é uma reação pós trauma?
nao me sinto bem, estou muito mal

Tamires Souza

Olá! Numa segunda feira eu tomei 1 comprimido de ácido mefenamico (acho que e isso ), o Ponstan genérico. Ja tomei várias vezes e nunca senti nada. Na madrugada de terça para quarta, ou seja ja na quarta feira eu tive uma reação alérgica na pele. Ficou avermelhada e muita coceira, depois saiu o avermelhado e fiquei com várias bolinhas vermelhas pelo corpo e com relevo. Mesmo consultando um especialista, não foi identificado exatamente oque era, não sei se foi dermatite de contato, urticária, dermatite atópica ou outro tipo de inflamação. Não tenho respostas para o que pode tee causado,… Read more »

MONICA ALCANTARA

BOA TARDE! ESTOU TOMANDO PURAN T4,E FIQUEI MENSTRUADA JA VAI FAZER UM MÊS,O QUE DEVO FAZER?