Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Se surgirem reações negativas ao medicamento

  

Capa Alergia
É importante ficar atento, porque as reações podem ser perigosas e levar a um mal-estar ou até algo mais sério

É importante ficar atento, porque as reações podem ser perigosas e levar a um mal-estar ou até algo mais sério

Por Natália Mancini

Algumas pessoas declaram que determinado medicamento não apresenta efeito algum. Outras, podem achar o mesmo remédio muito forte. Também é possível que um indivíduo apresente uma reação adversa ao fármaco, enquanto para outro não tenha problema algum. Mas a verdade é que as reações aos medicamentos podem, sim, acontecer e se apresentarem de maneiras bem diferentes entre os pacientes.

reações adversas aos medicamentos, reações medicamentosas, reações adversas, reações a medicamentos, reações adversas medicamentos, estudos clínicos, alergia, medicamento, remédio não faz efeito, reações medicamentos, reação adversa, intolerância, metabolismo

O que é uma reação adversa? 

Reação adversa a um medicamento é qualquer efeito indesejável que ocorre quando uma pessoa faz uso de um remédio. O Dr. Marcelo Vivolo Aun, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e coordenador do Departamento Científico de Alergia a Drogas da ASBAI explica que as reações podem ser consideradas previsíveis ou imprevisíveis.

As previsíveis são os efeitos colaterais previstos nos estudos clínicos, como overdose, interação entre medicamentos e toxicidades. Já as imprevisíveis são as intolerâncias, as reações individuais particulares e a hipersensibilidade na qual estão inseridas as alergias.

“O segundo grupo de reações são, por definição, imprevisíveis e podem estar relacionadas com a associação entre a predisposição genética do indivíduo e as condições do meio ambiente”, diz o Dr. Marcelo.

Ele ainda conta que justamente por conta dessa associação é possível que a pessoa adquira uma reação adversa ao longo da vida. Ou seja, inicialmente, ela faz uso de um medicamento e não apresenta nenhuma resposta indesejável. Porém, em um outro momento que fizer uso desse mesmo medicamento, pode vir a apresentar reações.

reações adversas aos medicamentos, reações medicamentosas, reações adversas, reações a medicamentos, reações adversas medicamentos, estudos clínicos, alergia, medicamento, remédio não faz efeito, reações medicamentos, reação adversa, intolerância, metabolismoReações a um medicamento: intolerância x alergia

De acordo com o Dr. Marcelo, esses dois tipos de reações não são a mesma coisa!

A intolerância pode ser apenas um “passar mal”, como vômito, diarreia e dor de cabeça. Já as alergias costumam aparecer como erupções na pele, podendo interferir no funcionamento do pulmão, fígado, células sanguíneas, hipertensão arterial etc.

As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.

O Dr. Aun considera que quanto às alergias existem classes de medicamentos que causam mais reações do que outras. “Dentre os exemplos estão  os anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos. Mas mesmo essas classes causam reações em menos de 2% dos casos. São muito incomuns”.

Ele ainda ressalta que não é possível prever a quais medicamentos uma pessoa é alérgica. “Infelizmente a ocorrência da primeira reação é imprevisível. Portanto, uma pessoa só vai saber que é alérgica a algo depois que apresentar os sintomas pela primeira vez”, diz o coordenador da ASBAI.

reações adversas aos medicamentos, reações medicamentosas, reações adversas, reações a medicamentos, reações adversas medicamentos, estudos clínicos, alergia, medicamento, remédio não faz efeito, reações medicamentos, reação adversa, intolerância, metabolismo

Por que um medicamento não faz efeito em mim?

Apesar de um medicamento passar por vários testes durante a pesquisa clínica, cada pessoa tem um metabolismo próprio. Como resultado disso, cada indivíduo tem reações ao medicamento diferenciadas quando faz uso de um fármaco.

Segundo o Dr. Aun, o metabolismo de uma pessoa pode não responder aos estímulos do meio ambiente, incluindo os medicamentos. Por isso, pode ser que ela sinta que o medicamento não está fazendo efeito. Ou ainda, pode ser que o paciente responda demais aos estímulos e ache que o efeito é muito forte.

O mesmo vale para as reações adversas. Elas podem se manifestar de forma e intensidade diferenciadas, dependendo do organismo de cada um.

Veja mais sobre o Uso Correto dos Medicamentos

Por que o preço dos medicamentos é tão alto?

Os medicamentos vencera, e agora?

2
Deixe um comentário

1 Comentários da postagem
1 Respostas da postagem
1 Pessoas acompanhando a postagem
 
Comentário mais com mais reações
Comentário mais relevante
2 Comentários de autores
  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
recentes antigos
Me avise quando
Marisa Silva

Boa tarde!
Estou com excesso de corticoide no organismo…. Principalmente nas pernas e pés do lado esquerdo… Porque quando incham dói tanto, principalmente no osso da perna?
Existem algum medicamento, chá, suco,etc para eliminá-la mais rápido do organismo???
Quanto tempo ficarei livre dessa droga em meu organismo?
Muito obrigada pela atenção…