Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Sonho da casa própria

  

Shutterstock 1086642287 (1)
Quitação de financiamento imobiliário é um direito para pacientes com câncer

Quitação de financiamento imobiliário é um direito para pacientes com câncer

Por Renata Delcelo Von Eye, Advogada da ABRALE

Nos casos de diagnósticos de neoplasia maligna (câncer), em que o portador não consegue mais trabalhar e necessita de tratamentos especiais, como por exemplo, quimioterapia, ele poderá conseguir quitar o financiamento imobiliário. Dessa forma, é preciso que esteja inapto para o trabalho (aposentado por invalidez permanente em decorrência do câncer).

Funciona assim:

-Seguro prestamista

Quando se adquire um imóvel financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou por outras instituições financeiras, normalmente vem condicionado à contratação de um seguro habitacional cujo prêmio é pago com as parcelas mensais do financiamento, chamado de “seguro prestamista”. Essa modalidade de seguro garante a quitação da dívida do segurado, em caso de morte ou invalidez ou, ainda, em casos de desemprego involuntário. Contudo, essa cláusula deve estar expressa no contrato para que seja acionada a quitação do financiamento.

-Boleto mensal

Outra forma de obter tal informação é por meio do boleto mensal para pagamento da prestação do financiamento. Olhe bem, porque o valor do seguro é pago juntamente com as prestações e vem discriminado na fatura.

-Procedimento da documentação

financiamento imobiliario, santander financiamento imobiliário, simulador de financiamento santander, caixa habitação, consultar fgts, simulador caixa, financiamento caixa, cartao magazine luiza, simulação caixa, bradesco financiamento, simulador habitacional caixa, boleto caixa habitação, caixa habitação boleto, telefone caixa, casa propria, consorcio caixa, telefone caixa economica, modelos de casas, imóvel, boleto habitacional caixa, consultar fgts online, credito imobiliario, negociação caixa, pessoa com cancer tem direito a, direitos da pessoa com cancer, direitos de quem tem cancer, direitos do paciente com cancer, direitos de pessoas com cancer, direitos dos pacientes com cancer, direitos dos portadores de cancer, pessoas com cancer tem direito a algum beneficio, pessoas com cancer, direitos de quem tem cancer de mama, auxilio doença cancer, pessoas com cancer terminal, direitos de quem tem cancer malignoCada instituição financiadora, porém, tem seu procedimento próprio e relação de documentos para análise, pela seguradora. Entretanto, em geral, o beneficiário deve ir à instituição onde foi efetuado o financiamento de seu imóvel (na maioria das vezes trata-se da Caixa Econômica Federal), com os seguintes documentos:

•CPF e RG;

• Contrato do financiamento;

• Laudos médicos, atestados, resultados de exames laboratoriais e biópsias com o código do CID que identifica a neoplasia maligna;

• Requerimento minucioso, em duas vias, do pedido de quitação para futuras comprovações, sendo que uma deve ser protocolada junto à agência financiadora do imóvel, e outra deve permanecer com o requerente.

-Contribuintes de renda

A quitação do financiamento é proporcional à participação da pessoa que falecer ou for declarada inválida, no contrato de financiamento. Isto é, se o portador de câncer consta como único integrante da renda do financiamento, a isenção será total. Se outros membros também constam como contribuintes de renda no contrato, a isenção atingirá apenas o percentual da pessoa inválida, na mesma proporção que sua renda entrou para o financiamento.

-Comprovação de invalidez

A comprovação da condição de invalidez pode ser feita por meio de laudos, exames complementares e perícia médica. No caso de o contratante se aposentar por invalidez, a própria carta de concessão da aposentadoria pode servir como prova para efeito de quitação do financiamento.

-Assinatura do contrato

financiamento imobiliario, santander financiamento imobiliário, simulador de financiamento santander, caixa habitação, consultar fgts, simulador caixa, financiamento caixa, cartao magazine luiza, simulação caixa, bradesco financiamento, simulador habitacional caixa, boleto caixa habitação, caixa habitação boleto, telefone caixa, casa propria, consorcio caixa, telefone caixa economica, modelos de casas, imóvel, boleto habitacional caixa, consultar fgts online, credito imobiliario, negociação caixa, pessoa com cancer tem direito a, direitos da pessoa com cancer, direitos de quem tem cancer, direitos do paciente com cancer, direitos de pessoas com cancer, direitos dos pacientes com cancer, direitos dos portadores de cancer, pessoas com cancer tem direito a algum beneficio, pessoas com cancer, direitos de quem tem cancer de mama, auxilio doença cancer, pessoas com cancer terminal, direitos de quem tem cancer malignoÓbvio, mas muito importante: o contrato de financiamento deverá, obrigatoriamente, ter sido assinado antes de ocorrida a incapacidade.

-Em dia com o pagamento

Mais um ponto fundamental: o beneficiário deve estar em dia com o pagamento das prestações. As parcelas em atraso bloqueiam a quitação.

O que é preciso para quitar o financiamento imobiliário?

financiamento imobiliario, santander financiamento imobiliário, simulador de financiamento santander, caixa habitação, consultar fgts, simulador caixa, financiamento caixa, cartao magazine luiza, simulação caixa, bradesco financiamento, simulador habitacional caixa, boleto caixa habitação, caixa habitação boleto, telefone caixa, casa propria, consorcio caixa, telefone caixa economica, modelos de casas, imóvel, boleto habitacional caixa, consultar fgts online, credito imobiliario, negociação caixa, pessoa com cancer tem direito a, direitos da pessoa com cancer, direitos de quem tem cancer, direitos do paciente com cancer, direitos de pessoas com cancer, direitos dos pacientes com cancer, direitos dos portadores de cancer, pessoas com cancer tem direito a algum beneficio, pessoas com cancer, direitos de quem tem cancer de mama, auxilio doença cancer, pessoas com cancer terminal, direitos de quem tem cancer malignoDireitos e deveres:

> Ter o contrato de financiamento habitacional ou ter renda vinculada ao financiamento na composição da renda familiar, antes da descoberta da doença;

> Conferir se há no contrato a cláusula de quitação por morte ou invalidez permanente decorrente de doença grave;

> Ter o seguro pago junto com as prestações em dia;

> Ser considerado inválido em virtude da doença, comprovado por laudo médico pericial ou pelo INSS;

> Comunicar ao agente financeiro a ocorrência do sinistro (invalidez ou morte).

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Apoio Jurídico da Abrale por meio dos telefones (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973

 

Aposentadoria por invalidez: direito do paciente de câncer

Na Justiça, quem tem câncer é atendido primeiro

Deixe um comentário

  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
Me avise quando