Skip to content

Qual a diferença entre terapias alternativa, complementar e integrativa?

Compartilhe

Última atualização em 3 de agosto de 2021

Quando falamos sobre tratamento de câncer, é bastante comum ouvirmos a respeito de terapias alternativas. Mas o que são essas terapias?


Quando falamos sobre tratamento de câncer, é bastante comum ouvirmos a respeito de terapias alternativas. Mas o que são essas terapias? Elas são a mesma coisa das terapias complementares e integrativas?

A Abrale te explica!

Práticas alternativas

Este termo sugere que o tratamento médico seja substituído por algum tratamento não convencional. Por exemplo, ao invés de seguir os protocolos de quimioterapia indicados pelo, o paciente deixa tudo de lado e começa a tomar apenas suplementos, chás, entre outros. Mas é importante deixar claro que essa é uma opção muito perigosa, afinal estas práticas não têm comprovação científica para a cura do câncer.

Práticas complementares

Elas são usadas em paralelo ao tratamento indicado pelo médico, e de acordo com suas instruções. Como exemplo podemos citar uma dieta balanceada e o uso de florais para melhorar a ansiedade durante todo este processo.

Uma nova maneira de vive, A vida após o câncer , cura do câncer, após o câncer uma nova maneira de viver a vida , câncer, cura, vida nova, prazer emocional , linfomaPráticas integrais

Aqui, há uma integração entre as práticas e o tratamento convencional, em uma abordagem que envolve cuidado com o corpo, mente e espírito.

Tanto as práticas complementares, quanto as práticas integrativas fazem parte da política nacional. Isso quer dizer que a homeopatia, plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia são parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Guerreiros contra a leucemia.

Está na hora de tomar água. 

Energia pura.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

“Práticas alternativas
Este termo sugere que o tratamento médico seja substituído por algum tratamento não convencional. Por exemplo, ao invés de seguir os protocolos de quimioterapia indicados pelo, o paciente deixa tudo de lado e começa a tomar apenas suplementos, chás, entre outros. Mas é importante deixar claro que essa é uma opção muito perigosa, afinal estas práticas não têm comprovação científica para a cura do câncer.”
TOTALMENTE EQUIVOCADO, NENHUMA TERAPIA EXCLUI O TRATAMENTO MÉDICO MESMO SENDO ALTERNATIVO ANDA PARALELO COM CUIDADOS MÉDICOS.

Ricardo, bom dia. As terapias alternativas realmente sugerem que o tratamento médico seja colocado de lado. Um grande exemplo era o uso da fosfoetanolamina, quando vários pacientes deixavam de realizar a quimioterapia ou a radioterapia para tomar apenas estes comprimidos. Com as terapias complementares, sim, o paciente segue utilizando o protocolo médico.

A terapia alternativa não é contra a medicina convencional. FALOU BESTEIRA AMIGO.

SÃO APENAS FORMAS DIFERENTES DA RELAÇÃO COM A CURA E TRATAMENTO.

Olá Guilherme, tudo bem?

Como o próprio nome “terapia alternativa” sugere, esse tipo de tratamento não é contra a medicina convencional. Ele é apenas uma outra opção de terapia que não segue os padrões da Medicina mais tradicional!
Caso você tenha qualquer outra dúvida, o departamento de Apoio ao Paciente da Abrale está à disposição para conversar por meio do telefone 0800-773-9973. ou e-mail [email protected]
Abraços

[…] um processo que está em evidência, principalmente quando falamos de terapias complementares ou integrativas, mas que processo é esse? O que ele faz no corpo? Para que serve? A palavra detox é a […]

[…] um processo que está em evidência, principalmente quando falamos de terapias complementares ou integrativas, mas que processo é esse? O que ele faz no corpo? Para que serve? A palavra detox é a […]

Texto excelente, muito bem explicado. Grata

Olá, Silvia, tudo bem?

Ficamos muito felizes em saber que nosso texto te ajudou! Estamos à disposição em caso de dúvidas.

Abraços!

Eu concordo, algumas técnicas complementares deixaram ser alternativas, existem 29 práticas já posicionado pelo conhecimento científico e comprovada no Sus. https://aps.saude.gov.br/ape/pics
Em países de primeiro mundo você encontra aromaterapeuta trabalhando diariamente em hospitais privados eu vi isso no documentario “A indústria da cura na Netflix”
Hoje esse termo alternativo, considero eu ser mais usual para tratamentos místicos ou para terapeutas que não se atualizaram.
Hoje eu curso uma graduação de Tecnólogo em Terapias integrativas e Complementares e tenho obtido um leque de opções ao tratamento de bem-estar combinado como complemento a medicina tradicional.

Uma duvida, da pra ser terapeuta ocupacional e terapeuta integrativo?

Olá, Maitê, como vai?

Se o profissional de saúde estudar e se especializar nessas terapias, é possível sim.
A senhora está em busca de alguma especialização?

Abraços!

Back To Top