Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Qual a diferença entre terapias alternativa, complementar e integrativa?

  

Imagem Terapia Alternativa
Quando falamos sobre tratamento de câncer, é bastante comum ouvirmos a respeito de terapias alternativas. Mas o que são essas terapias?

Quando falamos sobre tratamento de câncer, é bastante comum ouvirmos a respeito de terapias alternativas. Mas o que são essas terapias?

Por Tatiane Mota

Quando falamos sobre tratamento de câncer, é bastante comum ouvirmos a respeito de terapias alternativas. Mas o que são essas terapias? Elas são a mesma coisa das terapias complementares e integrativas?

A Abrale te explica!

Práticas alternativas

Este termo sugere que o tratamento médico seja substituído por algum tratamento não convencional. Por exemplo, ao invés de seguir os protocolos de quimioterapia indicados pelo, o paciente deixa tudo de lado e começa a tomar apenas suplementos, chás, entre outros. Mas é importante deixar claro que essa é uma opção muito perigosa, afinal estas práticas não têm comprovação científica para a cura do câncer.

Práticas complementares

Elas são usadas em paralelo ao tratamento indicado pelo médico, e de acordo com suas instruções. Como exemplo podemos citar uma dieta balanceada e o uso de florais para melhorar a ansiedade durante todo este processo.

Uma nova maneira de vive, A vida após o câncer , cura do câncer, após o câncer uma nova maneira de viver a vida , câncer, cura, vida nova, prazer emocional , linfomaPráticas integrais

Aqui, há uma integração entre as práticas e o tratamento convencional, em uma abordagem que envolve cuidado com o corpo, mente e espírito.

Tanto as práticas complementares, quanto as práticas integrativas fazem parte da política nacional. Isso quer dizer que a homeopatia, plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia são parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Guerreiros contra a leucemia.

Está na hora de tomar água. 

Energia pura.

5
Deixe um comentário

3 Comentários da postagem
2 Respostas da postagem
2 Pessoas acompanhando a postagem
 
Comentário mais com mais reações
Comentário mais relevante
4 Comentários de autores
  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
recentes antigos
Me avise quando
Ricardo Rodrigues

“Práticas alternativas
Este termo sugere que o tratamento médico seja substituído por algum tratamento não convencional. Por exemplo, ao invés de seguir os protocolos de quimioterapia indicados pelo, o paciente deixa tudo de lado e começa a tomar apenas suplementos, chás, entre outros. Mas é importante deixar claro que essa é uma opção muito perigosa, afinal estas práticas não têm comprovação científica para a cura do câncer.”
TOTALMENTE EQUIVOCADO, NENHUMA TERAPIA EXCLUI O TRATAMENTO MÉDICO MESMO SENDO ALTERNATIVO ANDA PARALELO COM CUIDADOS MÉDICOS.

Revista Abrale

Ricardo, bom dia. As terapias alternativas realmente sugerem que o tratamento médico seja colocado de lado. Um grande exemplo era o uso da fosfoetanolamina, quando vários pacientes deixavam de realizar a quimioterapia ou a radioterapia para tomar apenas estes comprimidos. Com as terapias complementares, sim, o paciente segue utilizando o protocolo médico.

Guilherme Cardoso

A terapia alternativa não é contra a medicina convencional. FALOU BESTEIRA AMIGO.

SÃO APENAS FORMAS DIFERENTES DA RELAÇÃO COM A CURA E TRATAMENTO.

Revista Abrale

Olá Guilherme, tudo bem?

Como o próprio nome “terapia alternativa” sugere, esse tipo de tratamento não é contra a medicina convencional. Ele é apenas uma outra opção de terapia que não segue os padrões da Medicina mais tradicional!
Caso você tenha qualquer outra dúvida, o departamento de Apoio ao Paciente da Abrale está à disposição para conversar por meio do telefone 0800-773-9973. ou e-mail apoioaopaciente@abrale.org.br
Abraços

O que é Detox? - Eu Tenho Saude

[…] um processo que está em evidência, principalmente quando falamos de terapias complementares ou integrativas, mas que processo é esse? O que ele faz no corpo? Para que serve? A palavra detox é a […]