Skip to content

Policitemia vera: sangue em excesso

policitemia vera, hemoglobina alta, policitemia, hemacias altas, eritrocitos altos, eritrócitos alto, hemacias alta, hemácias alta, policetemia, plaquetocitose, hemoglobina alta no sangue, policitemia o que é, o que é policitemia, eritrocitos alto, hemácias altas, globulos vermelhos altos, eritrócitos altos, o que é hemácias altas?, sintomas de sangue grosso , sangue grosso, policetemia vera, hemoglobina alto, hemacias altas no sangue, hemacias acima do normal, eritrocitos aumentados, eritrocitos aumentados, hemacia alta, policitemias, sangue viscoso, hemacias aumentadas, policitemia vera sintomas, sangue grosso o que pode ser, hemacias alteradas, excesso de hemacias, glóbulos vermelhos alto, policitemia sintomas, hemoglobina alta o que significa, o que é policitemia vera, excesso de sangue no corpo, policitemia vera é cancer, glóbulos vermelhos, hemacias baixas, o que causa leucemia, anemia pode virar leucemia, doenças do sangue, células do sangue, câncer no sangue, leucemia causas, doenças no sangue, sangue grosso sintomas, trombose pode matar, sangue escuro e grosso, doença hematologica, mielofibrose tem cura
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

A policitemia vera produz células sanguíneas demais e afeta o bom funcionamento do sistema circulatório

A policitemia vera pertence à categoria das chamadas doenças mieloproliferativas, que se manifestam na medula óssea e provocam uma produção excessiva de células sanguíneas. Não se trata de um câncer. É diferente do que acontece com as leucemias, que afetam células-tronco jovens da medula – e não adultas. A policitemia vera faz com que o corpo produza mais glóbulos vermelhos do que precisa, deixando o sangue “grosso”. Esse espessamento pode provocar alterações no fluxo da corrente sanguínea, levando a problemas circulatórios.

O que você precisa saber?  Fatos importantes sobre a policitemia vera.

  • Não tem cura e é grave.
  • Requer acompanhamento e tratamento, pois pode causar infarto, AVC e trombose.
  • Transplante de medula óssea não é uma opção de tratamento.
  • Pode virar LMA, leucemia mieloide aguda, em 5% a 10% dos casos.
  • Também há risco de evoluir para mielofibrose.

Como a medula óssea funciona?

policitemia vera, hemoglobina alta, policitemia, hemacias altas, eritrocitos altos, eritrócitos alto, hemacias alta, hemácias alta, policetemia, plaquetocitose, hemoglobina alta no sangue, policitemia o que é, o que é policitemia, eritrocitos alto, hemácias altas, globulos vermelhos altos, eritrócitos altos, o que é hemácias altas?, sintomas de sangue grosso , sangue grosso, policetemia vera, hemoglobina alto, hemacias altas no sangue, hemacias acima do normal, eritrocitos aumentados, eritrocitos aumentados, hemacia alta, policitemias, sangue viscoso, hemacias aumentadas, policitemia vera sintomas, sangue grosso o que pode ser, hemacias alteradas, excesso de hemacias, glóbulos vermelhos alto, policitemia sintomas, hemoglobina alta o que significa, o que é policitemia vera, excesso de sangue no corpo, policitemia vera é cancer, glóbulos vermelhos, hemacias baixas, o que causa leucemia, anemia pode virar leucemia, doenças do sangue, células do sangue, câncer no sangue, leucemia causas, doenças no sangue, sangue grosso sintomas, trombose pode matar, sangue escuro e grosso, doença hematologica, mielofibrose tem cura5 pontos importantes que precisam ser analisados.

  • Ela fabrica os componentes do sangue.
  • As responsáveis por essa linha de produção são as células-tronco.
  • Os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio, os glóbulos brancos defendem o corpo de infecções e as plaquetas atuam na coagulação.
  • Em condições normais, essas células sanguíneas nascem, amadurecem e são liberadas na corrente sanguínea quando estão prontas (maduras) para desempenhar suas funções.
  • As doenças mieloproliferativas, como a policitemia vera, descontrolam justamente esse ritmo de produção e inundam o sangue com mais células do que o necessário.

O que causa a policitemia vera?

policitemia vera, hemoglobina alta, policitemia, hemacias altas, eritrocitos altos, eritrócitos alto, hemacias alta, hemácias alta, policetemia, plaquetocitose, hemoglobina alta no sangue, policitemia o que é, o que é policitemia, eritrocitos alto, hemácias altas, globulos vermelhos altos, eritrócitos altos, o que é hemácias altas?, sintomas de sangue grosso , sangue grosso, policetemia vera, hemoglobina alto, hemacias altas no sangue, hemacias acima do normal, eritrocitos aumentados, eritrocitos aumentados, hemacia alta, policitemias, sangue viscoso, hemacias aumentadas, policitemia vera sintomas, sangue grosso o que pode ser, hemacias alteradas, excesso de hemacias, glóbulos vermelhos alto, policitemia sintomas, hemoglobina alta o que significa, o que é policitemia vera, excesso de sangue no corpo, policitemia vera é cancer, glóbulos vermelhos, hemacias baixas, o que causa leucemia, anemia pode virar leucemia, doenças do sangue, células do sangue, câncer no sangue, leucemia causas, doenças no sangue, sangue grosso sintomas, trombose pode matar, sangue escuro e grosso, doença hematologica, mielofibrose tem curaEmbora as causas não estejam totalmente esclarecidas, pesquisas mostram que 90% dos portadores da doença apresentam anormalidade no gene JAK2 (uma mutação conhecida por V617F). “Trata-se de um erro no código genético que mexe nas regras de produção das células do sangue”, explica o hematologista Fábio Pires, do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Beneficência Portuguesa.

Segundo o médico, é uma doença sem cura, rara e não hereditária, mais comum entre idosos, embora hajam casos diagnosticados em jovens de até 12 anos de idade. Pelas estatísticas, há 0,5 a 1 caso por 100 mil habitantes por ano, com média de idade de 70 anos. O diagnóstico requer exames minuciosos.

De olho nos sintomas

Os sintomas da policitemia vera nem sempre se manifestam. Entre os mais leves estão: tontura, dor de cabeça, visão turva, cansaço, vermelhidão, coceira e queimação em mãos e pés, além de perda de apetite (e peso), suor noturno, sangramento de nariz e febre. Nos casos mais graves, pode gerar obstruções circulatórias, causar infarto (coração), AVC (cérebro) e diferentes tromboses.

Todos os sintomas estão associados à consistência mais espessa do sangue pela maior concentração de glóbulos vermelhos. “O trabalho do médico é avaliar o risco de
obstrução vascular e controlar a doença”, esclarece Fábio Pires. “Entre os tratamentos, estão a administração de aspirina, que ‘afina o sangue’, e a sangria, que elimina células do sangue. Há ainda a aplicação de um quimioterápico que diminui a produção de glóbulos vermelhos. Como se trata de uma doença crônica, o paciente que precisar tomar medicamentos terá de fazê-lo para sempre, a não ser em caso de efeitos colaterais mais graves”.

 

Saiba tudo sobre as doenças mieloproliferativas

Equipe multidisciplinar, direito de todos os pacientes


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

O meu médico que cuida da minha testosterona viu meus exames e aconselhou eu fazer uma sangria, ele é de BH ,qual medico que é especialista desse ramo,para que leve meus exames esses exames foram pedido pela minha médica endrocrilologista mais ela não me horientou devo levar esses exames para o especislista , precisaria do nome da especialazao para que eu possa marcar uma consulta e levar os exames,fico no segurado da resposta uma boa noite.

Bom dia, ontem fui pegar meus exames… Vi que meus Eritrocitos estão alterados, tô em pânico pq minha mãe tem policistemia Vera – Eu não sei o que fazer, me ajudem ?

Fiquei na dúvida. Muitos dizem que PV é câncer. Nessa matéria da Abrale, diz que Policitemia Vera, assim com TROMBOCITEMIA ESSENCIAL não é câncer. É ou não? Obrigado.

Ola boa noite preciso faser 2 exames de sangue para o diaguinostico se e ou nao pv sera q consigo faser esse exames com vcs ou vcs me ajudam a faser esses exames aguardo

Back To Top