Skip to content

Os nomes do câncer

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Os especialistas usam várias formas para defini-lo. E nós precisamos conhecê-las

Por Tatiane Mota

Câncer. Tumor. Neoplasia. Esses são alguns dos termos que encontramos quando buscamos informações sobre doenças oncológicas. Mas, será que todos significam a mesma coisa? Na verdade, não. Quem nos ajuda a explicar essa “confusão” é o Dr. Ronald Pallotta, onco-hematologista do Hospital Estadual Mário Covas e membro do Comitê Científico Médico da ABRALE.

Os tumores, por exemplo, podem ser malignos ou benignos. Os benignos, que também podem ser chamados de neoplasias benignas, se caracterizam por um crescimento anormal de células maduras, que crescem mais lentamente, não conseguem invadir outros tipos de tecidos e por isso apresentam bom prognóstico.

É o caso do lipoma, tipo de “carocinho” de gordura que aparece geralmente na pele, e também do adenoma (pólipo), que causa o crescimento desordenado das células do tecido de diferentes órgãos, como fígado, intestino, pulmão e mama.

Já os tumores malignos, que também podem ser chamados de neoplasias malignas ou câncer, têm proliferação de células malignas. Essas células são, na maior parte dos casos, imaturas, crescem mais rápido e podem invadir outros tecidos.

Como exemplo podemos citar os linfomas, leucemias, carcinomas. Nos tumores malignos, ou cânceres, as células que se proliferam sofreram alterações genéticas e/ou moleculares que mudaram suas características, não só alterando sua proliferação, mas também permitindo invadir tecidos adjacentes e se disseminar pelo corpo, por meio da circulação sanguínea ou linfática, e até mesmo crescer em locais distantes da sua origem, as chamadas metástases.

Tumor, só se for sólido?

Essa é uma outra dúvida bastante comum. Muitos entendem que o tumor só pode ser considerado assim se for sólido, ou seja, caso esteja especificamente localizado em um órgão.

Na verdade, as leucemias, por exemplo, também são consideradas tumores. A definição de tumor maligno não está associada à sua característica morfológica e sim à biologia da célula. Há quem denomine as neoplasias de mama, próstata, cólon e até os linfomas como tumores sólidos malignos, e as leucemias, mieloma múltiplo e mielodisplasia como tumores líquidos malignos. Mas todos são tumores.

Eu devo me preocupar com um tumor benigno?

Em geral, os tumores benignos não são motivo de preocupação. Mas é importante estabelecer um acompanhamento médico, para observar o comportamento desse tumor.

Algumas dessas lesões podem determinar um risco de aparecimento para uma neoplasia maligna, ou seja, um câncer. Isso não significa uma evolução, e sim, uma predisposição genética ou até mesmo ambiental.

LMC fora da lei

Há uma equivocada discussão sobre a definição da doença

Descobrir um câncer gera diversas mudanças na vida do paciente e de todos aqueles que estão à sua volta, e a nova rotina, com visitas constantes aos hospitais ou até mesmo com períodos longos de internação podem causar o afastamento do trabalho, dos estudos. E aí vem aquela preocupação: “o que farei agora para me manter e realizar meu tratamento?”

De fato, a legislação brasileira assegura importantes benefícios aos portadores de neoplasias malignas, que facilitam essa jornada. Dentre eles estão: auxílio-doença, saque do FGTS, transporte gratuito e quitação do financiamento da casa própria.

Na prática, porém, não é bem assim que vem acontecendo. Ao menos para os pacientes com leucemia mieloide crônica. A LMC é um tipo de câncer crônico, que se diferencia dos outros tipos de leucemia pela presença de uma anormalidade genética nos glóbulos brancos, denominada cromossomo Philadelphia – Ph+.

Os cromossomos das células humanas compreendem 22 pares, numerados de 1 a 22 e dois cromossomos sexuais, num total de 46 cromossomos. Nos pacientes com a doença, há uma translocação em dois cromossomos, os de número 9 e 22, fazendo com que apareça um novo gene, o BCR/ABL, que por sua vez irá criar uma nova proteína defeituosa, do tipo tirosina quinase. E de acordo com o Dr. Ronald Pallotta, todo esse processo torna, sim, a LMC uma neoplasia maligna. Saiba mais sobre a LMC! 

A lei deixa claro que, para receber alguns benefícios, é obrigatório que o paciente esteja incapacitado. A aposentadoria por invalidez é um deles. Porém, para outros direitos não há essa obrigatoriedade e, ainda assim, temos recebido reclamações de pacientes que não conseguem obtê-los.

Com os avanços da ciência, medicamentos como o Imatinibe, Nilotinibe e Dasatinibe – inibidores da tirosina quinase – revolucionaram o tratamento desse tipo de leucemia, possibilitando ao paciente sobrevida longa e com qualidade. E aí, os órgãos do governo passaram a entender que o paciente não precisa de determinados benefícios para se manter.

A lei é aberta a interpretações. Cada caso é um caso, o juiz irá avaliar o relatório médico do paciente para entender se há, ou não, necessidade de receber o benefício.

Se você tiver qualquer dúvida ou dificuldade com relação aos seus direitos, entre em contato com o Departamento Jurídico da ABRALE pelo telefone (11) 3149-5190 ou pelo email [email protected].


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Boa noite me chamo Adalto Meireles Rodrigues , sou transplantado a 17 anos com diagnóstico LMC , hj com meus exatos 5.0 , sou corretor de imóveis , meu público ” pessoas ” aglomeração e crime de saúde pública , o que fazer eu tenho que fazer quanto a isso , como trabalhar , gostaria de informações centralizadas nesses casos .

Olá, Adalto, tudo bem?

Recomendamos que o senhor converse com o médico que faz o seu acompanhamento para que ele te oriente de acordo com o seu quadro!
A princípio, o ideal seria o senhor permanecer em casa, porém, caso isso não seja possível, é extremamente importante que o senhor siga alguns cuidados básicos como, pedir para que clientes que tenham qualquer sintoma adiem a visita, evitar grupos de pessoas, higienizar muito bem as mãos frequentemente, você e seus clientes devem utilizar máscara, evitar tocar os olhos, nariz e boca e manter os ambientes bem arejados.
Nós temos uma página que explica tudo sobre o coronavírus e também a relação dessa doença com o os cânceres do sangue, como a LMC. Para acessá-la, basta clicar aqui.
Para mais informações, o senhor também pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente! Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973

Abraços!

5 mes o cancer é maligno ou benigno

Olá, Marcelo, como vai?

O tempo em si não é um fator que indique se o tumor é maligno ou benigno. Somente é possível ter essa resposta após realizar uma biópsia do local e estudar as características da célula, principalmente a velocidade que ela se replica.

Abraços!

Oi boa tarde pòs bem, minha mãe se encontra enternada, ela antes de se enferma e descobrir esse diagnóstico, vinha sentindo dores, e não defecava e muito mal urinava, ela não falava pós pensava que era apenas uma prisão de ventre pelo fato de não evacuar. Aí trocamos ela ao hospital, e aqui se encontra até o dia de hj, aqui descubrimos com um pouco de demora, aí falaram que tinha essa suspeita de câncer, aí passava dias e dias, até um mês depôs eles vim dar a certeza que realmente e um câncer e já está em estado grave, pós o caso dela segundo eles essa doença tá gerando muito liguido e esse líquido tá inchando a sua barriga e está comprimindo seu pulmão e assim dificulta a respiração dela, mais a uns 2 dias atrás com muita insistência vinheiram a trena um pouco desse liguido e ela ainda continua com a dificuldade mais melhor um pouco, pós ela já tinha dois dias dormindo sentada na maca pelo fato de eles fala que essa era melhor posição, pós bem segundo os cirurgiões que fizeram essa drenagem, falaram que pela experiência concordada com o laudo dos médicos dela, mais a nem um momento médicos dela falaram pra nós como era a gravidade, pós bem! Até agora minha mãe se encontra enterrada sofrendo em cima de uma maçã, e eles depôs desses dias todos nem fizeram essa biópsia, que falaram a bem dizer um mês atrás que iria Fazer. E esse câncer segundo eles se localiza entre a bichiga e o ultero. Oque devo fazer ?

Last edited 2 anos atrás by Jonathan.

Olá, Jonathan, como vai?

O senhor já ouviu falar da Lei dos 30 dias? Ela determina que, caso haja uma suspeita de câncer, os exames para confirmar o diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias. Como o senhor comentou que a sua mãe está internada e com suspeita há mais de um mês, vocês podem recorrer a essa Lei para que ela receba o diagnóstico oficialmente e possa dar início ao tratamento.
Como a Abrale não trabalha com esse tipo de câncer, não conseguimos te ajudar, por isso, recomendamos que o senhor procure a Instituição Oncoguia para que eles possam te orientar como vocês podem fazer uso dessa lei e conseguir o diagnóstico. O contato deles é 0800 773 1666

Abraços!

Back To Top