Skip to content

Neuropatia periférica: o que é, sintomas e tratamento

Compartilhe

Última atualização em 14 de setembro de 2022

Ela afeta, principalmente, os nervos das mãos e dos pés, podendo gerar formigamento e perda de sensibilidade. Uma das causas para o seu aparecimento é o câncer

A neuropatia periférica é uma condição que atinge os nervos que controlam as sensações de dor, frio e calor e movimentos musculares. Na maioria das vezes, ela surge por conta de outras doenças e seus tratamentos, por exemplo, o câncer e a quimioterapia. É muito importante que ela seja diagnosticada precocemente para ser possível amenizar os sintomas e oferecer uma melhor qualidade de vida para  o paciente.

Os nervos são como canos elétricos revestidos por uma substância isolante e ficam espalhados pelo corpo humano. Eles são responsáveis por transmitir as sensações e inervar os músculos, fazendo com que eles se movimentem, e os órgãos internos.

A neuropatia periférica acontece quando os nervos que saem da medula espinhal e vão para os membros, chamados nervos periféricos, sofrem algum impacto. Com isso, eles não conseguem transmitir as informações corretamente.

A grande preocupação é que essa condição pode evoluir, causando uma piora dos sintomas. Consequentemente, a pessoa corre mais risco de sofrer quedas, ter dificuldade para ficar em pé ou andar e pode até mesmo sentir dor nos membros. Por isso, é importante diagnosticá-la precocemente e encontrar a melhor opção terapêutica.

O Dr. Flávio Sallem, neurologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC Oncologia) pontua que “em alguns casos, a neuropatia é um sintoma do câncer. Saber que existe a neuropatia pode permitir o diagnóstico mais rápido do tumor, e um tratamento mais rápido e completo”.

O que causa a neuropatia periférica?

A neuropatia pode ser causada por fatores externos ou pode ser hereditária, porém o mais comum é que a doença esteja relacionada com a diabetes. “Mas o uso de substâncias, como álcool, algumas medicações, agentes tóxicos, como chumbo ou mercúrio, também podem influenciar”, o neurologista explica.

Outras doenças, como a insuficiência renal, hipotireoidismo e condições específicas dos nervos podem causar as neuropatias periféricas. Além disso, é possível que o tratamento do câncer, especialmente a quimioterapia, também leve ao desenvolvimento do quadro.

“A neuropatia também pode ser influenciada pela desnutrição, perda de massa muscular e alterações de vitaminas”, complementa o Dr. Sallem.

Leia também:

Sintomas

Os sintomas da neuropatia periférica podem variar, mas os mais comuns são:

  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Perda de sensibilidade nas extremidades, principalmente pés e mãos;
  • Perda de força;
  • Perda de massa muscular (atrofia);
  • Dor espontânea;
  • Possível alterações de pele, unhas e pelos.

O neurologista explica que essas manifestações ocorrem porque os nervos atingidos são os responsáveis por levar a sensibilidade e força até a pele e os músculos.

Formigamento nos pés e nas mãos. Sintomas de neuropatia periférica

“Quando eles são lesionados, aparecem alterações na sensibilidade desses órgãos. Mas é interessante ressaltar que esses sintomas são mais distais. Ou seja, mais nas extremidades, pelo menos inicialmente, e mais nos membros inferiores que nos superiores”, ele comenta.

Como detectar a neuropatia periférica?

O diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, por meio da avaliação de um especialista em neuropatia periférica – geralmente, um neurologista. Entretanto, em alguns casos, pode ser feita a eletroneuromiografia para obter uma identificação documentada.

Nervos periféricos

O Dr. Sallem diz que a eletroneuromiografia é um exame que estuda os nervos motores e sensitivos e é realizado em duas etapas. Na primeira, são dados pequenos choques nos nervos periféricos para analisar a velocidade de condução nervosa. Isto é, o tempo que o corpo demora para responder àquele estímulo.

Já na segunda fase, alguns músculos recebem pequenas agulhas para observar a atividade muscular em repouso e durante a contração.

“Mas para solicitar esse exame, o médico precisa montar um histórico e realizar um teste físico direcionado. Desse modo, ele sugere, por meio desses testes, a possibilidade de uma neuropatia periférica”, diz o Dr. Sallem.

Então, nem sempre é fácil solicitar esse exame. Dessa forma, “o ideal é que médicos acostumados a indicar medicamentos que possuem a neuropatia periférica como efeito colateral devem avisar os pacientes dessa possibilidade e devem alertá-los sobre os sintomas”, o Dr. Celso Arrais, hematologista do Hospital Sírio-Libanês e membro do Comitê Médico da Abrale, comenta.

Neuropatia periférica e o câncer

Não são todos os pacientes oncológicos que vão desenvolver esse quadro, mas é possível que ele aconteça em alguns casos. Especialmente quando a pessoa em tratamento está desnutrida, utilizando certos tipos de quimioterapia ou possui um tumor mais agressivo.

O Dr. Sallem conta que é mais comum a neuropatia periférica ser induzida pela quimioterapia que ser causada pelo tumor em si.

Mulher sentada em uma poltrona tomando quimioterapia. A neuropatia periférica pode ser induzida pela quimioterapia

“Mas cânceres, como linfomas, mama, pulmão, mieloma múltiplo  e pacientes que realizam transplante de medula óssea têm mais chance de produzir neuropatia periférica”, diz.

O Dr. Arrais complementa que alguns medicamentos quimioterápicos tradicionais podem causar o quadro. 

“Os mais frequentes são a vincristina e a vimblastina. Entre medicamentos mais novos, o bortezomibe e o brentuximabe vedotin.”, diz o hematologista.  

Nesses casos, o paciente precisa conversar com o seu médico para avaliar qual a melhor solução. Em algumas situações, apenas a diminuição ou o descontinuamento da medicação diminui os sintomas.

A radioterapia também pode levar à neuropatia. “Isso porque esse tipo de terapia pode causar uma lesão no local onde os nervos são formados, os plexos, área que está próxima à medula”, diz o especialista. Aqui, a mesma recomendação é válida: converse com o médico e veja qual é a melhor solução.

Leia também:

Tratamentos para neuropatia periférica

As terapias têm o objetivo de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, pois esse quadro não tem cura. Então, geralmente, são indicados medicamentos para as dores e formigamentos, mas também é importante tratar a causa da neuropatia.

Medicamentos para tratamento da neuropatia periférica

Como dito anteriormente, às vezes, diminuir ou interromper o uso do remédio  que está causando esse efeito colateral já é suficiente. Mas, se o quadro está relacionado com outra doença, é preciso fazer o tratamento dela. Por exemplo, no caso da diabetes, deve-se fazer o controle da glicose. Por outro lado, se está ligado com o consumo de álcool, a pessoa deve reduzir essa ingestão.

Em relação aos medicamentos para a neuropatia periférica, é possível a utilização de “analgésicos; anticonvulsivantes com efeitos analgésicos (como a gabapentina e a pregabalina); tratamentos tópicos como a capsaicina e antidepressivos com efeito analgésico, como a duloxetina, a venlafaxina, a amitriptilina e a doxepina”, explica o Dr. Celso Arrais.

Outras práticas complementares, como a fisioterapia ou a acupuntura, também podem ajudar a amenizar os sintomas.

Lembrando sempre que quem decidirá qual o melhor caminho e tratamento é o neurologista que acompanha o histórico e o caso do paciente.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
523 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Boa tarde Dr. Últimamente venho sentindo algumas pontadas fraca no corpo e as vezes formigamento, se bem que eu venho em uma crise de ansiedade e angustia e tô com hipocondria. Fui até no clínico geral e ele falou que pra ter essa doença seria dores fortes e ardentes, e que eu não estaria com isso. Será que a dor neurópatica pode ser confundida com sitomas fisicos do estresse psicológico? Obs : único medicamento que eu venho utilizando é o poiints para verruga, será que tem alguma influência como efeito colateral pra isso?

Olá… gostaria de saber:

Como prevenir Neuropatias?

Meu pai tem e nenhum tratamento tem adiantado. Tbm, não é diabética e nem por quimioterápicos. Quero saber como prevenir, como se cuidar desde cedo para que esse tipo de doença não sobrevenha. Tbm gostaria de saber se pode ser hereditário.

Att.

Paulo de Assis

Olá, Dr. !
Meu irmão está a 2 anos em tratamento oncológico para Rabdomiossarcoma e já fez uso de vincristina. A cerca de um mês está sentindo uma hipersensibilidade nos dedos anelar e minimo de uma das mãos ao ponto de não poder tocar em nada nem move-los. Infelizmente levamos a uma oncologista e ela disse que se tratava apenas de um “mau jeito”, porém, as dores persistem e se tornam cada vez mais intensas. Diante desse quadro, o que você nos orienta a fazer?

o que acontece patologicamente nesses neuronios para acontecer a neuropatia periferica?

Fotot sinto meu corpo tipo formigar.
Como se eu tivesse longe.sem força pra andar.
Um barulho no meu ouvido quer sera

Minha perna esta dira n consigo movimentar ja tomei varios remedios e não passa a perna trava o que fazer doutor

Ola Mirleide tbm tenho polineuropatia e nossos sintomas são parecidos, estou fazendo tratamento a um mês com o medicamento deflazacorte. Ganhei um pouquinho de força, mas o controle das pernas está difícil. Só Deus p ter misericórdia de nós.
A qto tempo vc faz tratamento?
Se quiser entrar em contato p trocarmos experiências.
67 996319665

Tenho polineuropatia TB não é fácil lidar com isso cada dia tem uma dor nova

Dr sou HIV+ e desenvolvi Herpes Zoster no nervo ciático. Fiquei internado e fiz o tratamento com Aciclovir, e segundo os médicos, o vírus já se foi mas ficou as lesões nos nervos que me causa uma dor tremenda 24hs por dia. Já tentei de tudo (tramadol, Paco, Pregabalina, Carbamazepina, Carbapentina e Capsaicina) e a dor não passa. Me ajuda por favor. O que o senhor me aconselha,? Obrigado

Comecei com uma sensação de quente na panturrilha, depois vieram as caimbras nos pés. Na sequência de tempo minhas mãos começaram travar em alguns movimentos. Hoje acordei com caimbra no tornozelo. As vezes tenho perda urinária. Tenho transtorno de ansiedade e tomo Desvenfalexina e alprazolan. Ja fui no clínico, reumato e vascular. Isso pode ser neuropatia periférica?

com certeza é, vá no neurologista e depois ortopedista

Olá boa noite!
Meu pai foi diagnosticado com neuropatia diabética, sente muitas dores (formigacoes nos pés), porém já fez vários tratamentos (pragabalina, tramadol, aplicações) e nada alivia!
Ele chega até a ferir os pés com objetos pontiagudos pois a dor que lhe causa alivia as formigacoes, pois quando ataca ele fica atordoado. Aquele aparelho de fazer massagem ele coloca nos pés até queimar! Li algo sobre canabidiol ou thc será que seria o caminho para aliviar? Por favor o que o senhor aconselharia, qual número de contato para marcar algum neurologista especializado! Preciso ajudar meu pai!
Rodrigo

sinto muito por sei pai, pela situação em que ele se encontra.
tenho dores, vermelhidão, aumento de temperatura e queimação nos pés, mãos e orelhas a 10 anos, trato com carbamazepina, amitriptilina e zolpiden para dormir, pois sem esse remedio não consigo manter o sono, a queimação é cruel.
sugiro que procure sempre os médicos, nunca desista, fiquei sem tratamento por 5 anos, foi uma fase muito difícil.
Desejo melhoras para seu pai

Boa tarde Rodrigo! Também tenho Neuropatia, e comecei o tratamento com Neurologista esta semana. Porém o que me alivia as dores é um remédio alternativo que se chama: Zera Dor, com ele fico de 48 a 7 horas sem dor e com disposição. Tente encontrar um representante. Qualquer coisa indico o contato aqui de Curitiba.

Preciso muito desse medicamento aonde posso encontrar

não cai nisso, eu comprei, e comprei outros pelo correio, é só pregabalina e outros antidepressivos e antinflamatórios que será nosso remédio e citoneurin

ja usei mas engordei muito. vc nao ergordou? qdo aumento o peso sobrecarego minha coluna e comeca outra historia

Olá, apenas leve em consideração o efeito colateral do Zera dor. Meu cunhado ganhou e tomou, disse que realmente tira a dor, mas deu taquicardia nele, bem forte.

Olá Regis, poderia me dar maiores informações sobre este remédio. Envie por favor o contato do representante. Obrigada.

Onde encontro esse remédio?

Boa tarde rodrigo pode me informar como consigo esse remédio

achei muito sensata e apropriada a resposta da Revista Abrale, se preocuparam em pesquisar antes de te responder, parabens!!!!

Eu tenho neuropatia, e também já senti essas dores, é terrível, mas tem um procedimento caseiro e muito simples, que vai aliviando pouco a pouco a dor, até que após uns dois meses, a dor vai diminuindo, e algum tempo depois, vai desaparecendo completamente, ficando apenas a sensação de dormência.

Use vinagre gelado para banhar os pés, inicialmente a cada 4 horas, e depois conforme a dor for diminuindo, vá aumentando os intervalos, no começo o alívio é pequeno, e pode parecer que não vai adiantar, mas é preciso ter paciência e insistir nos banhos dos pés com o vinagre gelado, pois é certeza, que fazendo o procedimento com continuidade, após uns 90 dias, mais ou menos, o senhor seu pai não sentirá mais nenhuma dor, e também, não precisará tomar qualquer medicação para dor, pois como eu já havia dito, tudo que ficará será apenas uma dormência, que embora seja incômoda, é tolerável.

Olá!
Meu filho está sendo investigado clinicamente, mas através desse fórum já temos quase certeza que é neuropatia, achei interessante seu depoimento e vou usar o vinagre , mas fiquei em dúvida se é diluído em água ou puro, alguém pode me informar? Desde já agradeço.

Olá também tenho como está ? Fez exames?

tambem tenho essa duvida…..

Rodrigo posso usar o mesmo vinagre para banhar os pés ?
Tem que estar gelado em todos os banhos
de 4 em 4 horas não é?
Ou será que tenho que jogar fora o vinagre depois de usado.

Lavar os pés com o vinagre gelado serve para qualquer tipo de dor neuropática?

bom dia,
o vinagre é puro ou com agua em uma bacia???
agradeco se responder

Tive hepatite c , negativei o vírus, depois me deu polineuropatia desminializante inflamatória progressiva, afetou meu equilíbrio, minha marcha ficou comprometida, não consigo caminhar mais e agora começou a dormência nos dedos dos pés, muito significativa, não tenho diabetes, não tenho colesterol alto, enfim . Não sei o que fazer para me exercitar pois ganhei 10 kilos em um ano, e não consigo fazer atividade nenhuma, agora estou muito preocupado com a dormência nos pés. Queria saber se é na circulação tbm.

Boa noite! Estou com uma hipersensibilidade muito grande na sola dos 2 pés queima muito a uns 6 meses. Depois de um problema que tive nos pés devido ao excesso de atividades físicas na esteira com tênis inadequado meus pés incharam muito fui ao médico ele m passou remédio bora desinchar e mando fazer repouso , depois do ocorrido e os pés desinchados começou esse problema nos pés, essa hipersensibilidade está muito forte será q pode ser neuropatia periférica ? Estou muito aflito com essa dor Dr

Preciso ajuda
..tenho neuropatia periférica. .e não consigo andar. ..pés incham. .

Bom dia!!! Parabéns ao site, tantas perguntas e todas respondidas.

Oi gostaria de saber se é possivel eu ter Neuropatia eu tomo muitos medicamentos e sinto formigar do nada meu pé minhas pernas meu corpo todo tenho trabstorno da ansiedade sou muito estressada tenho também eplepsia insônia demoro pra dormir só cm medicamentos tenho também síndrome do pânico tenho depressão só queria saber pq antes qndo me dava as crises que eu sentia formigando meu corpo todo agora sempre começa formigar meu pé do nada queria saber se pode ser por causa de muitos medicamentos ou pode ser que tenho Neuropatia os medicamentos que tomo é gardenal oxcarbazepina quetros e fluoxetina

Olá, Dr. tudo bem? Tenho 35 anos, não bebo e não tenho diabetes. Fui diagnosticado com neuropatia periférica onde não tenho ninguém da família com esse sintoma o que pode ter causado isso?

A Hanseniase é uma das principais causas de neuropatia periferica. Pode causar espessamento dos nervos perifericos, formigamentos, dor e perda de sensibilidade. Se for a forma neural pura não vai ter lesoes em pele, o que dificulta o diagnóstico. O Brasil é o segundo pais no mundo em casos de hanseníase e esta doença pouco referida atinge todas as classes sociais. Tem cura, o tratamento é pelo sus. Procure o centro de tratamento de hanseníase da sua cidade.

Boa noite! Fui diagnosticada com neuroptatia periférica há 5 anos. Fiz vários exames de sangue para possível causa e todos negativos. Faço eletroneuromiografia há 4 anos. Da primeira vez o neurologista receitou 15 injeções do complexo Bom e Lyrica. Me senti muito bem. Com o tempo perdido massa muscular na mão esquerda e sinto dores. Procurei outro neurologista e ele pediu uma ressonância da cervical dorsal e lombar . Algumas alterações foram avaliadas como “normais” devido a desgaste natural. A médica que fez a eletroneuromiografia pediu para investigar possível hanseniase. Já fui ao sus e farei o exame na próxima quarta feira 19.

Olá como está? O seu problema era na coluna?

Boa tarde! Após um procedimento estou tomando o Lyrica e sinto um certo formigamento no braço .seria alguma reação do medicamemento?

Meu nome e Abadia…
Eu neuropatia periférica !!
Tenho sofrido muito , com dor formigamento sensibilidade nos pés muita dores nos braços e mãos.
De manhã demoro por os pés no chão devido a dor
Dr tem dó de mim
Estou com 67 anos , não aguento mais de dor.

eu tenho dó de vc!!!!!! sei o que é sentir isso, não desanime minha cara, a medicina esta sempre evoluindo, procure ajuda sempre, não desista
eu me trato com carbamazepina, amitriptilina e zolpidem, este ultimo para dormir

Bom dia!
Já tenho o diagnóstico que tenho neuropatia periférica. Não encontrei tratamento adequado. Já fiz os exames necessários. Estou a procura de um bom especialista. Causa não encontrada desta neuropatia. Um médico achou que tenho todas as causas. Gostaria da indicação de um especialista. Moro no Rio de janeiro. Vou a qualquer Estado para a minha cura.

Boa noite!
Já fiz tratamento com vários neurologistas da minha cidade, sem nenhum êxito! Tenho plano de saúde, mas já consultei vários médicos particulares. Moro em Niterói, Rio de Janeiro, se puder me indicar algum médico do meu Estado especialista em neuropatia periferica, ficarei muito grata. Não tenho câncer. Mesmo no hospital Sírio-libanês, se tiver um especialista já estou disposta a fazer uma consulta.
Obrigada

Dulce vc já foi na Rede Sarah na Barra da Tijuca ? Lá é referência em neurologia no Rio

Olá, Dulce! Minha irmã disse que funcionou pra ela a ACUPUNTURA, por três anos, pois preferiu um tratamento mais natural. É preciso ter paciência porque mais demorado do que usar medicamento. Abraço e boa sorte!

Bom dia, até exames fez?

Olá como está melhorou?

Oi Dulce . Fui ao Rio de Janeiro por apresentar sintomas desconhecidos. Consultei o neurologista Dr. Felipe Schmidt — Fone 21 2267-5384 . Depois d fazer inúmeros exames durante 1 mês, fui diagnosticada com Neuropatia motora multifuncional com bloqueio de indução. Iniciei o tratamento com imunoterapia com Imunoterapia com Imunoglobina Humana e fisioterapia e a atrofia de minha mão já apresenta melhora.

Teresa Braga , vc tem dormencia ou formigamento na mão?

Oi, eu fui diagnosticada com polineuropatia depois de 3 anos sofrendo. O médico que me atendeu é o Dr. Victor Rossetto Barbosa, neurocirurgião da Regeneratti em São Paulo. Ele faz tele atendimento. Eu gostei e estou em tratamento. Recomendo.

[…] neuropatia periférica pode ser causada por deficiência de vitaminas (em especial, a tiamina e a vitamina […]

Tenho neoropatia já faz 4 anos fiquei em coma por 17 dias quando acordei meus pés já não era o mesmo agora dói muito mesmo já tive pior . Gostaria de saber se o consumo de doce influência nas dores . Me exercito todos os dias pra não piorar mas é muita dor Mesmo no meu caso acho que foi decorrente ao coma e pelas lesões que sofri

EU FIZ O EXAME ELETRONEUMIOGRAFIA NOS MEMBROS INFERIORES DEU NEUROPATIA SENSITIVA SIMÉTRICA COM PADRÃO AXONAL DE GRAVIDADE LEVE. O NEREOLIGISTA RECEITOU VITAMINA B12 DURANTE UM MÊS (RENOVI B)… 3 COMPRIMIDOS AO DIA DE NADA ADIANTOU. VOLTEI A CONSULTA E RECEITOU GABAPENTINA ESTOU NO SEXTO COMPRIMIDO MAS ATÉ AGORA TUDO NA MESMA. NÃO TENHO DORES NA PERNA SÓ FORMIGAMENTO OU DORMÊNCIA DOS PÉS ATE´A METADE DA PERNA TA ME INCOMODANDO ESSA DORMÊNCIA.

Bom dia ! A semanas que venhovenha sentindo formigamentos nas mãos e pés mais nao e só isso sinto uma queimação que vai do coração a nuca as vezes costas e agora ta tá na cabeça e sinto como se tivesse escorrendo algo no meu crânio e sem contar que toda vez que acontece meu 2 ouvidos tampam e meu nariz sinto como se passou algo nele e sinto um gosto esquisito. Por favor se alguém poder puder me ajudar a descobrir .

Estou com uma dúvida parecida. Encontrou alguma resposta?

Olá melhorou?tenho igual

Filipa vc melhorou?

Boa noite tenho 36 anos tenho lupus desde os 15 e a um ano atras fiz tratamento para um linfoma n hoding celula t e fiz o transplante de medula autologo! Comecei com mtas cãibras nas panturrilha e mãos, agora sinto uma dor uma queimação nos braços e pernas insuportáveis, fui diagnosticado com neuropatia periférica! Pode me indicar um bom profissional? Sou do RJ

Olá, sofri um acidente automotivo fiz uma cirurgia do colo do femo e agora sinto dores formigamento e dormência na parte lateral da coxa e nádegas.
Pode ser neuropatia?? Como faço pra ter minha pergunta respondida ??

Ano passado descobri que tenho uma anemia por nome de anemia megaloblástica, e foi descoberto tarde demais, fiquei muito debilitada não andava pq chegou em um extremo e minha hematologista disse que esse formigamento qe tenho mas mãos e nos pés nunca vai sarar mais. Mas é muito incômodo principalmente nos pés as vezes parece qe meus pés estão ligados na tomada. Voltei a andar mas ainda sinto muita dificuldade. O qe devo fazer.

Erinalda Rosa da Costa como vc está^? melhorou?

meu esposo e diabetico.tem todos esses
sintomas.o que fazer?

Bom dia, tenho diabetes há exatos 25 anos e ultimamente tenho tido muita câimbra na panturrilha, formigamento , dormência e dor nos pés , isso é neuropatia periférica ? Qual o tratamento adequado pra mim…

Boa explicação sou diabético, porém, não faço tratamento uso apenas TIamina como.que mais devo fazer?

Boa tarde Dr. Meu esposo em fevereiro de 2019 foi diagnosticado com adenocarcinona gástrico. Em abril começou sessões de quimioterapia inicialmente foram 12 com intervalos de duas semanas, na 10 começou a apresentar sintomas de toxicidade com neuropatia periférica (mãos e pés). Terminada as 12, deveriam ser ministradas mais 04 Flot (sem oxiliplatina, devido a toxicidade), porem ele só aguentou duas (agosto), foi parar na UTI com protocolo de sepse. As mãos e pés incharam e ficaram vermelhas. Foram suspensas as quimios e fez uma gastrectomia total em outubro. Ele está bem da cirurgia. As biopsias deram negativas, porém a neuropatia está acabando com ele. Faz tratamento com amitriptilina e pregabalina porem não estamos vendo resultados. Já fez quatro sessões de Bloqueio simpático nervoso , também sem resultados. Não tem dor, mas tem formigamento e choque nas mãos e pés. Não tem força na mão e esta semana esta reclamando que o pulso começou a formigar. O senhor me orienta a procurar que especialidade médica? Será que ficará permanente?

Bom dia Dr!
Eu tenho já alguns anos esses sintomas já fiz ressonância e tomografia da lombar e cervical eletroneuromiografia umas duas vezes e o resultado deu normal.
Não tenho mais firmeza na perna esquerda, não consigo andar com chinelo de dedo pq não fica preso no meu pé e fico puxando a perna ao caminhar. Não sei mais o que fazer e em quem procurar. Não sou diabética não bebo . Eu queria só aliviar esses sintomas e voltar a andar direito .

sinto muito que vc não consiga um diagnostico Alessandra.
venho passando por isso a 10 anos, apesar de apresentar todos os sintomas, e de vários exames, não consigo também um diagnostico, e me entristeço ao ouvir os medidos dizendo que pode ser psicológico. atualmente me trato com neurologista e tomo carbamazepina, amitriptilina e zolpidem para dormir, semana que vem farei novamente a eletroneuromiografia

Boa tarde”! sofro de neuropatia e uso gabapentina 300 mg. gostaria de saber se posso usar o antidepressivo duloxetina 30 mg. Fico no aguardo.

Tenho neuropatia sensitiva comprovadaFiquei sem movimentos das pernas . Não consigo levantar para a marcha. Tem possibilidade de voltar andar normal?

Olá Dora, será que pode me ajudar, estou passando pelo mesmo. Tenho 23 anos, ainda não fecharam meu diagnóstico, parei de andar tem cinco meses. Meu email é [email protected]

Boa tarde.
Meu diagnóstico se deu em 2005, e desde essa data já fiz5 eletroneumiografia com diagnóstico semelhantes.
– Neuropatia sensitivo motora com envolvimento múltiplos do nervo ulnar.
– Neuropatia sensitivo motora com envolvimento de uma radiculopatia na coluna cervical.
– Neuropatia Desmilializante.

Fiz uso da pregabalina mas não resolveu.
Passou para o Velija e Venlaflexina com alprazolan 2 mg, benerva, Tioctacid. Ajudaram muito, mas ainda sinto meus pés formigando e meu braço esquerdo do punho até o cotovelo está dormente e com um caroço parece que um nervo está com lesão.
Não sei mais o que fazer. A sensação que tenho é que cada dia aparece algo diferente.
Já faz tempo 1 ano que não vou ao médico.
Gostaria de saber se o tratamento está certo ou se deve ser feito alguma mudança. Visto que tenho fraqueza muscular e algumas vezes sinto uma dor muito aguda na sola dos pés.

Olá melhorou?

Tenho choque nas penas e nós braços após uma cirugia no braço já vários remédios e nós deu certo queria uma melhora tem hora que meu coração acelera queria saber o que faser

Tive túnel do carpo mas agora sindo choque nos braços e penas e ansiedade o que fasso como se minha pele tivesse ressecada

Tenho diabetes II, e comecei em janeiro/2020 academia e nos últimos 20 dias estou com formigamento apenas nas extremidades dos dedos da mão direita apenas. Será o caso de Neuropatia periférica?

Sinto uma queimação em todo pé no período pré menstrual piora, não é circulatório,sou corredora amadora,pode ser algo relacionado? obrigada

Oi comigo começou com uma dor no calcanhar,fui ao médico me disseram que era fascite plantar.Depois começou me dar choque no pé esquerdo mas era muito forte a ponto de chorar e gritar isso de madrugada,no dia seguinte até hoje formiga os dois pés o tempo todo, fui ao médico na upa ,no postinho ,só me dão remedio pra dor ,daí tem umas 3 semana começou dar pequenos choques na mão direita ,começa do cotovelo pra baixo até a mão, isso tem me deixado ansiosa com medo de dar choque forte igual deu,se fosse fascite já tinha melhorado com tanto remedio, e tida hora da pontadas dolorida no braço perna pé mão eu não aguento mais a

Sabrina, vc melhorou?

Boa noite, Fiz uma Eletroneumiografia e fui diagnosticada com Radiculopatia. Gostaria de saber se a Neuropatia Periférica pode ser causada pela Radiculopatia .

Boa tarde Dr., Meu marido teve uma internação de 7 meses em CTI com infecção hospitalar, após sofrer um infarto e precisar ser entubado. Após esse período, depois de muitas recaídas e 2 paradas cardíacas, passou 1 mês na enfermaria e recebeu alta, sem fazer cateterismo. Muito debilitado, desde então vem fazendo fisioterapia, passados 6 meses já anda de andador. Foi diagnosticado após eletroneuromiografia, com polineuropatia periférica de membros inferiores. Já foi usuário de álcool e diabético, hoje controlada. Faz uso de Duloxetina 30mg, Cloridrato de tiamina 300mg e às vezes Tramadol 50mg, devido a grande dor que sente, mais remédios para o coração. Gostaria de saber se tem algum tratamento mais eficaz, ele reclama muito de dor na panturrilha diariamente, após ficar um tempo em repouso, como se a musculatura tivesse encolhido, fora os outros sintomas conhecidos da neuropatia, tem o pé caído, faz uso de calha ortopédica no pé direito. Já o levei a 3 neurologistas, nenhum foi objetivo em explicar o que é e o que fazer para ter uma melhora nas panturrilhas, que hoje é o que o impede de se manter em pé por mais tempo, já que não consegue manter as pernas esticadas. Agradeço muito se puder me dar alguma sugestão do que fazer, algum outro especialista, outro tipo de exame, algo que possa melhorar e até mesmo fazê-lo a voltar a andar mais normalmente. Obrigado.

Bom dia meu nome e Cristina fui acometida por essa doença do século covid 19 fiquei hospitalizada durante 64 dias em estado gravissimo tive muitas complicações passei 42 dias entubada tive 3 parada e assim desenganada pelos médicos e entre elas eu fiquei com essa dormência nos meus pés e na lateral da perna . Quando cheguei do hospital minha perna queimava igual fogo e estou até hoje assim me disseram q e neuropatia esse acontecimento começou em 11/03/2021 e até hoje a dormência a queimação continua oq devo fazer

Dr me ajude faço tratamento de câncer de mama fiz mastectomia e fiz esvaziamento da axila.e depois de 4anos não consigo dormir bem pois sinto formigamento constante no braço todo e nas mãos adormeci muito deixo eles livres mais não melhora

Boa noite Dr. Há uns 8 meses atrás os dedos dos meus pés começaram a ficar dormentes. Isso me deu crise de Pânico e hj sofro de ansiedade por causa da dormência nos pés. Fui num psiquiatra q disse q essa dormência é devida a muito estresse da escola (sou professor), comecei tratamento com pregabalina e sulpirida, mas a dormência permanece. Um médico pediu q fizesse a eletroneuromiografia q deu que eu tenho polineuropatia sensitivo motora. Meu emocional está muito abalado me dando crise de ansiedade direto por medo dessa dormência atacar meu corpo todo.. sou estremamente sedentário. Exercícios físicos podem ajudar a combater a polineuropatia?

Boa noite Dr estou com formigamento no indicador e polegar ,já fiz o exame eletroneuromiografia não deu nada ,mas ainda continua a formigar , por favor o Sr poderia me ajudar ?

Eu, por experiência própria acredito que um reumatologista é mais recomendável do que um ortopedista ou clínico.

Boa tarde , todos os dias sinto mau braço esquerdo dormente na madrugada quando estou dormindo e também minha perna esquerda que quando levando sinto fisgada e demora um pouco para volta a normal , será que são sintomas ?

Boa tarde. Tenho polineuropatia, é normal ao acordar o formigamento ser maior do que o formigamento durante o dia?

Olá Felipe, melhorou?

Boa tarde, tenho 52 anos, fiz um exame, eletroneuromiográfico a cerca de 7 anos dos membros inferiores, tenho dormência no pé direito que vem piorando muito nos últimos anos, a conclusão foi polineuropatia sensitivo motora, padrão axonal. Qual a diferença para neuropatia periférica. Onde posso me informar mais sobre o assunto?

Bom dia, minha mãe começou a sentir formigamento na mão direita a duas semanas atrás, em determinado dia ela sentiu em todo o lado direito, nem conseguia ficar em pé, aí levei ela ao médico e o mesmo disse que poderia. Ser um avc, mas pediu uma tomografia que não deu nada, só que agora ela vive dizendo que está com a mão e braço formigando é nem consegue segurar nada com essa mão, pois perde a força nesse braço, ela tem 84 e não tem câncer ,somente cardíaca safenada. Obrigado.

Olá doutor, meu nome é Sheila, meu pai está a um mês e meio sem andar ou mover um músculo inferior, eu o levei ao neuro e realizamos exames, acusou Polineuroraquilopatia sensitiva e motora de caráter misto axonal e desmielinizante, irei levar esse resultado novamente ao neuro, ele tb e hipertenso E diabético, gostaria de saber se com tratamentos ele poderá voltar a andar. Fico no aguardo.

Boa noite!
Tenho AR e a alguns dias tenho sentido muito formigamento nos pés e nas mãos ,e também dormência na ponta do pé direito,isso tem algo a ver com AR?

Boa tarde,
Minha esposa é diabética e sofre com estas dores da neuropatia diabética, já foi em alguns médicos mas ainda não acertou um medicamento para alívio das dores,

Como proceder neste caso

Boa Noite Dr.
Só deixar meu relato sofro de Neuropatia periferica
Meu nome e Nayara sofri um acidente de moto e tive esmagamento de nervo
Fiz o exame de Eletroneuromiografia e estou no grau 3… Faço acompanhamento com o Neurologista ótimo por sinal excelência em pessoa aqui em BH MG faço uso do gabapentina + amitriptilina
Minhas dores aliviaram bastante mais meu pé e dormente 24hs… Apesar das dores ser leve não consigo apoiar o pé totalmente do chão como antes e nem andar descalço.
Tive uma evolução enorme e hj já tenho quase 40% de dorsiflexão…
Faço fisioterapia com eletroestimulação…
E descobriram porq sentia todos esses sintomas dormência nos pés não aguentava que ninguém encostava nele e uma dor insuportável no dedão do pé.

Ei Nayara, eu tbm sofro de neuropatia, meus pés e canela tbm ficam dormentes 24h. Com esse medicamento q vc ta tomando as dormências aliviaram?

Bom dia! Minha amiga tem diagnóstico de polineuropatia periférica. Mas nunca fez tratamento de outras doenças ou tem maus hábitos. Já está com sintomas graves, sem conseguir andar. A doença apareceu do nada

Olá heleni a sua amiga melhorou?

Olá
Boa tarde
Tem uns 3 dias que sinto formigamento e dormência nos meus pés e sinto fraqueza, pode ser neuropatia periférica?

Meu pai tem polineuroraquilopatia diabetica e perdeu os movimentos da coluna e das pernas ele faz controle da diabetes e pressão, e toma Gabapenrina e usa medicamento para dor, faz fisioterapia, mas sinto que só quer ficar deitado, não se esforça para sair da cama. Quero saber se com dietas e exercícios ele poderá recuperar os movimentos. Grata!

Oi, eu sou Claudineia e tenho neuropatia periférica nos membros inferiores congênita, e a alguns meses estou com dificuldades para segurar as coisas, minhas mãos, pés, pernas, coluna, e braços estram tremendo subitamente, com uma formigaçao insistênte, seris possível minha patologia ter piorado e irradiado para os membros superiores?

Bom dia tenho formigamento dores dormência algumas vezes parece ter agulha nós dois braços principalmente o esquerdo e não importa o que esteja fazendo até dormindo acordo com dor e dormência agora estou digitando e com formigamento nas pontas dos dedos da mão esquerda já passei por três ortopedista e nada.
Tem alguma dica para procurar outro profissional
Obrigado

Back To Top