Skip to content

Linfoma, um diagnóstico desafiador

linfoma diagnostico, linfoma diagnostico, diagnostico linfoma, diagnostico de linfoma, como detectar linfoma no hemograma, linfoma exame de sangue, biopsia excisional e incisional, linfoma não-hodgkin o que é, linfoma?, linfoma não hodgkin o que é, biopsia medula ossea, pulsão exame, exame citogenético, lcr exame, hemograma linfoma, linfoma hemograma, exame de sangue completo, hemograma completo, como detectar linfoma no hemograma, linfoma diagnostico, linfoma exame de sangue, linfoma no sangue, doença de hodgkin, linfoma de hodgkin sintomas, exame de sangue infecção, diagnostico, diagnóstico, diagnostico precoce, diagnóstico precoce, que significa diagnostico, diagnostico o que é, o que e diagnostico, o que significa diagnóstico, tipos de diagnostico, o que é um diagnóstico, o que diagnostico, conceito de diagnóstico, o que significa precoce, diferença entre diagnostico e prognostico, prognóstico e diagnóstico
Compartilhe

Última atualização em 18 de março de 2022

Pacientes com este câncer chegam a demorar meses e até anos para receber um diagnóstico correto

Receber o diagnóstico de linfoma é difícil, mas não receber diagnóstico nenhum é pior ainda. Essa é a realidade de muitos pacientes com esse tipo de câncer, já que grande parte dos sintomas são comuns à outras doenças benignas e dificultam a descoberta da doença. Por isso, é importante estar alerta e questionar o seu médico em caso de desconfiança.

Por que é tão difícil chegar ao diagnóstico de linfoma?

Dr. Roberto Luiz da Silva, coordenador de Hematologia do IBCC Oncologia, explica que os sintomas do linfoma também podem ocorrer em outras doenças clínicas. Por exemplo, o aumento dos linfonodos pode ocorrer em doenças como toxoplasmose e tuberculose. “Isso pode, parcialmente, explicar a dificuldade no diagnóstico”, considera ele.

Outra possibilidade para essa dificuldade em chegar ao diagnóstico de linfoma é a demora para indicar uma biópsia e avaliar adequadamente os anátomos-patológicos.

“Existem diversos subtipos de linfoma não-Hodgkin e para a identificação correta é necessário um laboratório que tenha especialistas em Onco-Hematologia. A identificação desses subtipos também passa, muitas vezes, pela necessidade de exames complementares, aumentando a demora”, conta o Dr.

Em geral, os médicos que acompanham esses pacientes são os clínicos gerais, cirurgiões de cabeça e pescoço, otorrinos e infectologistas. Entretanto, como o linfoma pode se manifestar em locais mais ocultos, como a cavidade abdominal, pode ser um gastroenterologista também.

Agora, pode acontecer de a pessoa passar por várias especialidades médicas e nenhuma desconfiar do linfoma. Por isso, o Dr. Silva orienta que os médicos mais treinados para avaliar a necessidade de uma biópsia são os hematologistas e oncologistas.

Fatores que alertam para o diagnóstico de linfoma

O Dr. Silva ressalta que “existem diversas causas para aumento dos gânglios, e, na sua maioria, são causados por doenças benignas. Entretanto, observar o paciente e as características dos linfonodos leva o médico a definir o momento de realizar a biópsia”.

Qualquer aumento ganglionar deve ser altamente monitorado pelos médicos, principalmente se não houver uma infecção/inflamação que justifique o crescimento. “Um gânglio que seja indolor e que tenha mais de 2,5 cm deve sempre ser suspeito”, alerta o especialista.

Leia também:

Depoimento

Alexandra Alves tem 38 anos e precisou passar por quatro médicos diferentes para descobrir ter um linfoma

“Em junho de 2015, senti uma bolinha no meu pescoço enquanto passava a mão na cervical, por acaso. Comecei a procurar nas pessoas de casa para ver se elas também tinham, mas não encontrei. Só achei em mim e isso me deixou com medo!

Fui para o Hospital Santa Marcelina, passei com um médico e relatei para ele. Cheguei até a contar que sentia muita dor muscular nas costas, além de estar com uma tosse forte, e ele respondeu que a dor era normal, mas que eu precisava investigar a tosse. E assim, me encaminhou para uma outra médica.

linfoma, diagnóstico de linfoma, sintoma de linfoma, linfoma sintomas, caroço no corpo

Ela me pediu para fazer uma tomografia e um raio-X de tórax, só que os dois deram negativo. Contei que estava com febre há mais de 15 dias e ela achou que poderia ser tuberculose por conta dos exames. Fui, então, encaminhada para um posto de saúde perto da minha casa. A médica até chegou a escrever no papel “tuberculose ganglionar”. Para mim, tuberculose só dava no pulmão, então foi uma surpresa. Ela mandou fazer aquele exame da secreção para confirmar se era mesmo.

Fiz esse exame e passei com outro médico. Esse era o terceiro médico. Ele descartou a possibilidade de ser uma tuberculose. Depois, pediu uma tomografia do pulmão, que deu negativa. Todos os exames de sangue deram normais. Porém, ele começou a investigar a possibilidade de outras doenças. Como toxoplasmose, infecção de garganta, dentária, mas meus exames não estavam alterados”.

Mais de um ano, e nada…

“Fiquei nas mãos deste médico um ano e dois meses, sem descobrir o que eu tinha. Ele começou a pedir outros exames, como biópsia de punção fina, que também deu negativo.

Só que durante esse tempo, eu comecei a apresentar outros sintomas. Como coceira, febre e as bolinhas que estavam de um lado do pescoço começaram a aparecer do outro lado também, e depois debaixo da minha axila. Com tudo isso, o médico começou a se preocupar.

Mas eu já tinha entrado no Google e vi que esses sintomas eram de linfoma e comentei com esse médico. Eu sempre falei para ele que era linfoma de Hodgkin (LH), parecido com aquele do Gianecchini, porque os sintomas eram iguais. Ele falava que não era para eu por isso na minha cabeça.

Então, me encaminhou para o Hospital Brigadeiro para passar com um hematologista, porque ele não sabia mais quais exames pedir”.

Finalmente, o diagnóstico de linfoma

“Em agosto 2016, já no Hospital Brigadeiro, me consultei com a quarta médica. Levei todos os meus exames e ela pediu novos: de sangue, uma tomografia e uma biópsia. Em setembro veio o resultado: um linfoma de Hodgkin clássico.

Para iniciar o tratamento, tive que esperar mais 15 dias. Assim que abriu uma vaga, fui internada e fiz dois ciclos de quimio. Precisei fazer transplante de medula óssea e o PET Scan já mostrou remissão completa. No dia 20 de setembro deste ano, fiz o oitavo ciclo de Brentuximab de manutenção.

Graças à Deus deu tudo certo. Agradeço muito pela ajuda da Abrale e por tudo o que vocês fizeram por mim.

linfoma, diagnóstico de linfoma, sintoma de linfoma, linfoma sintomas, caroço no corpo

Dia Mundial da Conscientização sobre os Linfomas

Em 15 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre os Linfomas. Esse câncer acomete mais de 12 mil pessoas por ano no Brasil e diagnosticá-lo precocemente é fundamental! Por este motivo, a Abrale criou a campanha #SeToque, que objetiva levar informação sobre os principais sintomas da doença para toda a população.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
251 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

eu tambem estou assim mas pra quem esta normal é facil falar que nao é nada .eu pensava ser llc mas é linfoma de hodgkin

Estou passando pelo mesmos problemas só que os caroços só dão em baixo das axilas mais os sintomas é os mesmos hoje dia 14 /02 vou fazer uma pulsão espero que os médicos encontrem logo qual é o motivo disso tudo

Cê tá bem hj??

Como faço pra minha começar o tratamento estou perdida e sem chão . a medica wsta em sustpeita de linfoma na Hodgkin mas vai ter o resultado final daqui a duas semanas mas a 2 anos estão nessa luta me sinto perdida e frágil pq ou muito enérgica e minha mae sempre duvidou de algo assim e eu desde o início sempre fui muito firme em relação a pressa e ela ignorou agora tenho medo me ajudem

Não tenha medo. Tudo vai dar certo! Meu filho também passou por isso é levamos quase um ano para descobrir o linfoma. Fez quimioterapia e hoje está muito bem. Sei que com vc vai acontecer a mesma coisa. Tenha fé! A medicina atualmente tem muitas possibilidades!!! Deus estará com vc!!!

Entrarei em contato. Obrigada!

Meu nome é Claudiana tenho suspeita de linfoma no início, por causa de um processo inflamatório crônico. É um linfonodo epitroclear no braço. Com reação gigantocelular do tipo corpo estranho. Tecido de granulação. Hiperplasia linfoide reacional. O que será? Pesquisei e tenho desconfiança de linfoma.

dra paola foi muito clara biopsias por agulha na da diagnostico de linfomas iniciais pois alguns deles se camufla entre celulas normais passam desapercebido somente biopsia cirurgica retirar o linfonodo fazer imuno histoquimica .

Tem que ser punção por agulha grossa, a core biopsy; a análise é histopatológica, a que não deve ser indicada é a punção por agulha fina, pois dá muito falso-negativo.

verdade

to mesmo dilema pois li que precisa histoquimica e pacientes me disseram que é linfoma lnh camuflado disfarçado de inflamacoes baixo risco e indolente mas é preciso acompanhar com medico e tratar

sim muito grata a voces estou confusa qual proximo passo após a paff porque essa biopsia não me trás tranquilidade nenhuma preciso de tirar linfonodo para ter certeza

oi abrale fiz a paff deu hiperplasia linfoide reacional sem neoplasias metastica e sem neoplasia de alto grau mas todos sabemos que neoplasias nao começa metastica e nem de alto grau entao o medico disse que era para eu ir para o posto que nao é nada mas eu esperava que ele devesse pedir biopsia retirar os linfonodos para histoquimica pelo que tenho visto esse é o protocolo correto de diagnostico estou errada?

mudou n 11954012942.medicos do hospital gilsom marques pediram tomografia abdômen hemograma completo imunofenotipagem e pet ct mas nao me explicaram oque seria as alterações do pet e nao fez biopsia do linfonodos nao disseram doque se trata meus sintomas e disse que devo acompanhar lá no hospital falei da biopsia a medica disse que devido estado do meu pulmão dpoc melhor esperar mais más se esqueceu estou sofrendo com sintomas gastricos pinicacao inflamações tubo gastrico inespecificos como trato isso oque fazer preciso de um socorro com medicacoes para controlar essa tortura pode me ajudar conversar com medico

oi abrale devo um parecer a voces fui para hospital gilson marques VILA Santa Catarina pediram hemogramas imufenotipagem paff pet ct e me disseram nao ha linfomas e que nao e conveniente fazer biopsia esxisional em linfonodo de dois cm pois cirurgião pode errar cortar a carotida pelo linfondo de 2 cm é muito pequeno e que exames feitos nao leva a suspeita para linfomas ou llc.tudo bem já compreendi vou deixar isso pra lá e viver mas saiba que meu coração diz para eu relaxar nao me preocupar mas jamais desistir

meu linfonodos o maior de 1,6 cm, estou preocupada, você ta bem?

oi abrale fiz exames investigativos incluindo pet ct . no hospital santa Catarina a uns 9 meses em dezembro foi minha ultima vez que fui lá pois ouve uma desorganização entre medicos e nao senti mais confiança entao nao fui mais cheguei na consulta dois medicos disseram que eu nao tinha neoplasias então pedi que fizessem um relatorio declarando exames feitos e negativo para neoplasia pois os exames nao estao claros isso então hospital desconversou disse que eu tenho que acompanhar nao sou preparada para olhar imagens e dizer oque tenho mas sou informada sobre como funciona pet ct ele mostra evidez na garganta dos dois lados amarelo sol exatamente onde tenho dois caroço o laudo diz nao ha evides metabolicas nos linfonodos conclusivos para neoplasia de alto grau ou metastica mas medicos deveriam me explicar oque há na minha garganta porque se eles nao falam com gante tiramos nossas conclusões e isso gera um sofrimento terrivel e tambem explicar porque os caroço estão aqui e crescendo muito e porque nasceu um tipo de tumor rosado no meu braço nao explicam nada me ajude

meu estava assim processo inflamatorio cronico agregados linfoide de aspecto reacional em visicula tudo bem tirei a visicula pensei tava curada livre feliz da vida passei mao no pescoço tres nodulo com crescimento lento nao sai por nada mal estar geral nao sei explicar onde e oque é sei que é geral quando como piora vou fazer biopsia graças a Deus consegui

parece que estao combinados para laudar hiperplasia linfoide reacional .meu deu celulas linfocitos pequenos linfoglanduleres

Conseguiu descobrir??

Acabei de fazer a biópsia excisional de gânglio cervical sinto dor de garganta estou muito apreensiva ,com medo do que pode ser.

Provavelmente ela deveria ter um linfoma indolente de crescimento lente porque se fosse de crescimento rápido não teria resistido por 1 ano já que os agresivos destrói o sistema imunológico

meu caso tambem acho isso pois faz quase 2 anos eles cresce lento aumenta diminui nao doi sintomas gastricos tipo intolerancia alimentar mas com a diferenca que tudo me faz mal.acredito que é algo indolente benigno ou maligno só por Deus

Oi meu nome e sonia estou desesperada faz 6 meses que estou nesta situação estava tendo febre perdi 4 kilos muita fraqueza e passando 2 meses apareceu caroços no meu pescoço e axila e virilha fiz tomografia na tomografia mostrava linfonodos fiz biopsia e o resultado diz que não tem malignidade mas os caroços do pescoço não estão visíveis mais .mas a 2 meses estou sentindo dor na barriga fiz tomografia e apareceram linfonodos na região do abdome e virilha e ja fiz tantos exames de sangue dão normal so um que da problema sempre diz que estou com uma infecção mas não sabe onde ao repetir biopsia estou mal e não descobre o que tenho

Obrigado vou fazer isso

Estou com alguns linfonodos cervicais há alguns meses, hoje notei mais um na supraclavicular esquerda. Farei um ultrassom na próxima semana. Uma tia paterna morreu de leucemia e minha filha também faleceu de leucemia aos 3 anos.

nossa minha familia tambem parte pai leucemias cronica parte mae adenocarcioma perdi irmao 24 março 2021 adenocarcioma figado

poe do safiador nisso estou com linfonodos a um ano mas eles sumia voltava achava ser da intubação que passei deixei pra lá voltou grande inchado sem dor fui no medico disseram que eu sou doida .esqueci de novo pensei devo estar loka mesmo .quando medico do inss em pericia me examinou e disse sra precisa biópsia avise seu medico como seeu já nao estou avisando. meus sintomas sao aos poucos o primeiro foi ingua coceira achei ser alergias intolerância alimentar quando percebi que tomando antibióticos nao atacava coceiras .voltou fantasma linfoma pelo que ouvi e vi na abrale preciso a biopsia pelo comportamento do linfonodo é algo lento meu fisico nao tem anemias .

Ja descobriu o que é querida?

Como precisamos estar bem informados!!!! E encontrar o medico certo é o X da questão. Em dezembro de 2019 comecei a ter febre alta , náuseas, dor abdominal etc. Passei três vezes na emergência de um hospital e após vários exames sérios e bem feitos, nada . Até que fui hospitalizada e a infectologista se empenhou em refazer os exames e não descartou nenhuma linha de investigação. Por fim, em 20 dias o diagnostico foi fechado : Linfoma de Hodking clássico, esvaziamento IV. Logo iniciei a quimioterapia, estou na fase final, já não há mais evidencia na medula e os linfonodo( da cavidade abdominal) regrediram. Sou muito grata a boa equipe do Núcleo de Oncologia do Agreste ( Caruaru – Pernambuco). Todos, uma equipe multidisciplinar, têm propriedade no que fazem.Parabéns!! Dr. Alexandre Sales e equipe. E um carinho especial à Dra Carolina Militão , minha onco hematologista.

verdade meu caso alguns exames considerados padrao ouro deu tudo negativo as infecções benignas sorologia tudo negativo mas o linfonodo está lá crescendo lento tudo que pedi foi uma biopsia tirar o linfonodo avaliar por histoquimica fizeram bilhoes de exames deram negativos mas a biopsia exisional negaram como sabemos aqui na abrale nao existe só o agressivo avançado más hospitais publicos só se importa se for grave .alto risco

Na mensagem acima, digo estadiamento, não esvaziamento. E o que muito me ajudou foi entrar no site da ABRALE. Perfeito!!! Mesmo sem utilizar nenhum serviço da Abrale mas as informações estão sendo muito esclarecedoras..

Olá, estava tomando omeprazol e começou me dá alergia na pele e fiquei com o tórax cheio de erupção, faz 1 semana e a alergia está indo embora porém percebi ontem um caroço pequeno embaixo da minha axilia, duro, que se move e indolor e também um pequeno no pescoço quase impalpável.

Estou preocupado por ser duro e indolor, devo me preocupar? Estou com receio de hospital devido ao covid

Em 2013 apareceu o primeiro caroço no meu pescoço fiz alguns exames indicaram a punsao mas o médico falou q ñ precisava, em 2015 ja com fortes dores remedio nenhum passava sem movimento em uma das pernas e muita fraqueza diagnóstico com cirurgias e metástase td corpo e ossos fiz quimios e hj graças a Deus estou no meu último ano de acompanhamento.
Porém tenho uma duvido acompanho pelo sus fazendo um exa hemograma de 6 em 6 meses assim é possível identificar a volta da doença? Pois sinto muitas dores nas costa perto da cirurgia e os medicos so dizem q no exame ta td certo.

no sus voce pode estar com um carcioma no meio da testa que vao dizer quue nao é nada ta tudo certo

Olá, a sete meses descobrir um caroço na minha axila direita, não dei importância, achei que fosse uma íngua, só que começou a crescer.e a quinze dias eu sinto febre sempre no finalzinho da tarde falta de ar a noite e tosse seca a tenho sentido também muita canseira fadiga mal estar dor nas costas e a noite também sinto coceira piniqueira no corpo fico mal até para serviços leves como varrer a casa fui ontem a médica e ela mim pediu um raio x do tórax hemograma completo e um exame chamado baar, na verdade eu estou com muito medo porque moro numa cidade pequena sem muito recurso e o caroço não doia não sei se é porque a médica mexeu muito nele ontem, hoje amanheceu dolorido e mais inchado. Não sou médica e nem tenho estudo, mas lá no fundo eu tenho quase certeza porque nunca mim sentir tão mal como estou sentindo agora é muita fraqueza e não tenho nem com quem conversar sobre isso.

Obrigada fiquei muito feliz em receber seu email, já fiz os exames hoje, e agora é só esperar para retonar a médica. Se Deus quiser vai dá tudo certo, porque essa pressão psicológica de não saber o que tá acontecendo mata a gente . Abraços

Olá, me chamo usleane ,há uma semana tenho percebido vários lifonodos com tamanho alterado na parte direita do pescoço esses são móvel e indolor, tbm um abaixo do queixo é indolor tbm só que maior o tamanho, estou muito preocupada?
Se não fosse minha fé em DEUS já estava depressiva, pois tem me tirado o sono esse medo, e essa imaginação.

alerta linfomas nem sempre apresenta sintomas classicos muitas vezes só linfonodo .e pode engordar nao emagrecer está na hora de atualizar esse conceito

Olá eu percebi algumas inguas no pescoço é embaixo do queixo elas não doem não crese e se movem ao tocar, eu fiz uma utrasonografia já o médico falou que eu tô com lifonodos aumentados só que ainda não sei o que causou isso em mim, o médico passou pra mim um exame de hiv1 + hiv2 não sei pra que o exame eu tenho certeza que hiv eu não tenho mais mesmo assim fiz o exame, o meu medo e qui eu não sei oq causou as inguas inflamadas em mim , eu não sinto febre nem sinto sudores noturo. só deus sabe o que eu tenho si é alguma doença grave ou não

Oi Roberto, conseguiu descobrir o que é?

To com vários linfonodos aumentados no pescoço a uns 4 anos.ja fiz vários exames biópsia etcs não dava nda.agora fui num hemato ela me disse q tem certeza q é linfoma.dai pediu tomografia e outros exames.to mal com isso tenho filhos pq os e me preocupo cm eles.

A frase no início da leitura diz tudo: receber o diagnóstico é difícil, é duro; mas ficar meses ou anos sem confirmação também é. Estou nessa situação. Desde 2018 os exames de imagem mostram linfonodos aumentados, fiz duas biopsias completas, além de uma de punção por agulha fina, estudo imuno-histoquímica e nada…agora o material foi para pesquisa de clonalidade de células B por PCR…nada. Sugerem linfoma NH indolente de zona marginal. Como não tenho sintomas, menos mal. Mas o desespero, a angústia se mantem. Força a todos. A Abrale ajuda muito com informação, orientação. São espetaculares.

to igual sintomas inespecificos gastrico exames negativos

Olá! Tive um final de semana difícil, porque na sexta-feira fiz uma ultrassonografia da tireóide e descobri que tenho vários linfonodos supraclaviculares esquerdo, hipoecogenicos, sem hilo definido. Hoje fiz um hemograma que deu tudo certo. Mas estou muito preocupada e sem saber qual profissional procurar. O ultrassom foi pedido pelo otorrino porque cheguei lá me queixando de desconforto na região no pescoço e tórax há mais de dois meses.

esquerdo clavicula é gastrico

Como?

Eu também estou com dois linfonofos aumentados na supraclavicular um é oval e outro redondo e com microcalcificacoes e hipoteco…. Fiz a punção paaf e resultado está assim:
– revelou escasso material proteináceo e hemácias. Notam-se numerosos linfócitos e alguns histiócitos.
SUGESTIVOS DE HIPERPLASIA
LINFOIDE EM LINFONODO.
Mas já faz um ano que tinha alguns sintomas e de uns 6 meses para cá senti o nódulo no pescoço acima da clavícula lado esquerdo e desconforto que extende ao peito, fiz uma tomografia com contraste é somente apareceu micronodulo pulmonar calcificado de 3mm. Já não sei o que fazer pois não é nada de inflamação de garganta e tem noites que fico suada como nunca fiquei e fora um cansaço as vezes sem explicação

Olá, Boa noite!

Eu estou sentindo dores na mama esquerda, no braço e pescoço.
Meu pescoço está com inchaço e já fiz exames de hemograma, ultrassom mamária e das axilas e até ultra do abdômen. Não deu nada.
Estou com muito medo, pois minha mãe faleceu com metástase há 4 anos. Muito triste e fico com medo.

Boa noite, estou com três inguas na cervical, tenho dor de cabeça e dor nos olhos. Em outubro o meu siso inflamou e tive q extrair. Já fiz vários exames, incluse já fiz 10 exames de HIV e todos deram não reagente.
A minha preocupação consiste se o linfona não hodking esta relacionado com o hiv?

meus também sao negativos

Eu estou passando por isso, quarta feira meu filho fez uma ultrassonografia, e apareceram vários linfonodos no pescoço dele, eu estou apreensiva, a médica pediu vários exames até de HIV, estamos aguardando o resultado desses. Meu filho tem apenas 3 aninhos de idade.

IMG-20201225-WA0025.jpeg

Oi Nivea, conseguiu descobrir o que é?

Oi vc descobriu tô na mesma situação só w vou passar com meu filho por cirurgião pra ele avaliar

Olá! Estava lendo os relatos e as resposta que vcs tem dado as pessoas que tem dúvidas sobre os linfomas que aparecem em lugares diversos. Minha filha tem linfomas aumentado há mais de anos, era pequeno caroco achamos na época q fosse língua o tempo passou e hoje aumentaram dos dois lados, levei a um clinico fez vários exames pra ver se era vírus, ou bactéria fez exame endometriose, orvario, torax, na buscar de encontrar o motivo do aumento pra combater alguma infecção, e por fim a a retirada com agulha do líquido do linfoma pra encontrar o diagnóstico que deu quadro sugestivo de linfoproliferativo sendo necessário a retirada do linfonodo pra confirmar, a cirurgia está marcada pra janeiro, mas a angústia só aumenta, porém ela não tem nenhum sintoma os exames de sangue deram normal, mas os caroços estão lá, depois da punção enrijeceu, gostaria de ter a opinião de vcs sobre a possível causa.

Eu estou com um tumor na faringe meu olvido tampo colocarão cano de respiro meu olvido vaza sinto dor de garganta crônica q não sara tosse catarro dor de cabeça barulho na cabeça muita cancera fizerao 2 biopcia é deu inconclusiva eu ti assim há 1 ano e não fazem nada porfavor alguém me ajuda tenho 3 filhos pequenos pra cuida eu estou pensando em por um fim nisso pq não aguento mais fica na mão do sus e nunca pelo menos diagnósticame fica me jogando pra ematologista é otorrino é ninguém sabe q fazer eu não tenho ninguém me ajuda tem q dia q não consigo Nei levanta tô desempregada não posso neo comora remédio se vc q está lendo puder me ajuda me ajude antes que seja tarde pq não to suportando mais só quer q isso acaba

Ha mas ou menos 2 anos, senti uma dor no pescoço, lado direito levei a mão e senti um caroço duro, que não se movia, fui ao médico para uma consulta, e ela me passou um medicamentos pra dor muscular, me relatando que poderia ser um nervo que enbolou…ok fiz o tratamento, mas o caroço nada de sumir, sentir dor mas pensava bom é o nervo enbolado claro que vai ficar doendo, passando quase 2 anos, a dor foi aumento travando todo meu pescoço, me tirando mobilidade dos braços, e até mesmo a movimentação da cabeça, passando a me doer td do tórax pra cima…Dezembro fui novamente tentar saber que tipo de nervo era capaz de me dar tanta dor, agora ja outro médico, me passando outro tratamento para o mesmo tal nervo que embolou e estava inchado e inflamado, por isso esta comprimindo td na volta, e fazendo com quw a dor enradiasse td…ok uma semana após voltei com exames, mostrando inflamação em alguma parte do corpo, mas diagnóstico preciso nada…a dor que so aulmenta…fui para a ultrassonografia, que apareceu 9 lunfonodomegalias lado direito e 3 esquerdo….estou sobre investigação para saber qual o problema…isso me assusta pq demora tanto pra se ter o diagnóstico, a anciedade ta me consumindo, estou sobre tratamento sem diagnóstico, tem dias que parece que vou infantar de tanta pressão da dor…so queria que tivesse algo que pudéssemos fazer pra descobrirmos logo o que pode ser?

Apareceu uma íngua na minha virilha, dolorida e meio vermelha. Tenho dor nas costas e prurido no corpo. Minha hematologista pediu tomografia de tórax e não deu nada. A Core biópsia por agulha grossa não acusou malignidade.
Queria saber se este tipo de biópsia é confiável?

Olá, vejo poucas pessoas com ‘linfomas’ na virilha.
Eu tenho 1 gânglio na virilha , apenas 1 que pouco a pouco tem crescido, minha médica de família não deu importância, análises normais. Não é visível na pele , apenas se sente ao toque deve medir uns 2cm e pouco. Não me dói, apenas incomoda por ser na virilha e a andar sinto.

Não sei se devo ignorar ou ir a outro médico.
Falam que quando é grave crescem mais do que 1..
Por isso que não sei.

Last edited 3 anos atrás by llnC

Olá , obrigado pela resposta, eu fiz um exame scan e não acusou nada de gânglio, acho estranho , nem sequer escreveu no relatório o que pode ser. Já tenho desde Agosto 2020 nunca desapareceu , apenas aumenta tamanho aos pouquinhos. Talvez seja um nódulo ou outra coisa qualquer.

Estou nessa também

Também estou com alguns carocinhos na virilha, já havia comentado com meu ginecologista e ele disse ser normal. Porém, aparecem outros pequenos, sinto só no toque também.
Estou preocupada!
Não tenho nenhum outro sintoma, apenas emagreci nós últimos meses mas como amamento pode ser por isso.

Tbm estou com linfonodos na virilha. Comecei a investigar por conta de queda de cabelo,unhas fracas e muito cansaço.fiz hemograma e deu ferritina baixa, fiz ultrassom da virilha pq sinto um caroço do lado direito bem grandinho, sem dor ao ser apalpado e a mais de 6 meses. No ultrassom deu que do lado direito tenho 2 linfonodos, um com mais de 2cm, e no lado esquerdo, tenho 3. Passei pela ginecologista que disse ser normal, pois não tenho febre. Que se caso dê febre, aí sim devo me preocupar. É correto essa direção da médica? Tomei ferro por 3 meses e não pediu outro exame pra poder ver se estou normal… tenho tantas dúvidas.

Olá, eu vou bem, preocupada com esses linfonodos na virilha. No exame consta:
O estudo ecografico da região inguinal evidenciou bilateralmente:

Planos musculares preservados, não observamos herniaçoes.

Grandes vasos regionais pérsios, veias compressivos, trajeto e calibre preservados.

Observamos alguns linfonodos com aspecto ecográfico preservado, medindo a direita 2,0×0,4cm e 1,1×0,4cm a esquerda 1,0×0,4cm 0,8×0,4cm e 1,3×0,4cm.

Não evidenciamos lesões expansivas ou coleções líquidas.

Passei pela ginecologista que disse que só preciso observar se irá aumentar e que não devo me preocupar pq não tenho febre, só se houver febre. Mas pesquisando vi que linfonodos surgem quando o corpo está enfrentando alguma inflamação ou infecção, e não estou com nenhuma infecção. Fiz exame de sangue e a médica disse estar normal, só a ferritina baixa e plaquetas tbm. Já estou com esses linfonodos a mais de 6meses, tenho muito cansaço, meus cabelos estão caindo e minhas unhas escamando. Já passei por duas dermatologistas, que me receitam as mesmas coisas, um polivitaminico, neutrofer (que já fiz uso por 3 meses), biotina, esmalte específico untral nails. Mas não melhoro.

Olá há mais ou menos tive uma crise de coluna e com veio uma inflamação no meu pescoço do do lado esquerdo com muitas dores fui ao médico e foi constato varios linfomas ao mesmo tempo estou muita assusta pois as informações são poucas o médico garantiu q não é câncer mas pesquisando descobrindo sim. E agora?

Olá,

Desde dez/2020 percebi que estava com uma íngua na virilha, bem pequena, mais ou menos 1 cm. É até difícil de achar. Na época achei que era por causa da musculação. Mas até agora não sumiu. Consultei em fevereiro com ginecologista e ele disse que era pra ficar observando se ia crescer, mas que era bem pequeno e que eu não estava com nenhuma infecção na área. Também não tenho nenhum outro sintoma. Esse mês percebi que estou com outra íngua, mas do outro lado da virilha. Bem pequena também. Não sinto nada. Não sei o que faço. Se marco novamente uma consulta ou se só fico observando. Em todos os lugares onde leio diz que a íngua deve desaparecer em 30 dias. E que se não desaparecer e aumentar mais de 2 cm devo procurar um médico. Provavelmente se eu procurar ele vai só dizer para eu observar. O que vcs recomendam?

Como anda sua situação

Vou fazer uma punção devido aumento ganglios axilar, será que a punção é suficiente pra diagnosticar linfoma?
Ou melhor seria retirar um ganglio?
Alguem me ajuda …

Tenho um carocinho do lado do pescoço, a uns 3 anos ele não altera e fica sempre do mesmo tamanho. Fui ao médico recentemente e ele apenas passou um PCR que não deu nada e por isso me mandou embora. Não sinto nada, nenhum outro sintoma exceto esse do carocinho

Alguma novidade?

tenho linfonodos aumentado na virilha a mais de 6 anos não sinto absolutamente nada, a mais de 6 anos também tenho uma elevação minuscula( quase nao tem para ver em olho nu ) no pescoço, porém a 6 anos atrás fiz todos os tipos de exame, sangue etc e deu tudo normal, uma infectologista famosa de minha cidade disse que pelo exame de sangue eu não teria linfoma e pediu pra eu esquecer isso, minha duvida é, tem como um linfoma ficar pro resto da vida? linfomos cicatriais? que ficam pra sempre etc?

eu errei ali na minha perguntakkkk a pergunta era pra ser. Tem como um linfonodo durar anos? minha familia é medica e falaram que sim, tem como um linfonodo benignos ficar para sempre com a pessoa

Olá meu querido! Acho que você não entendeu minha pergunta, acho que não me expressei bem… Minha dúvida era, se é normal uma pessoa ter linfonodos aumentados(bem pequenos, não tem como ver, so se tocar, e so eu vejo sempre kkkk ninguem da minha familia percebe, porém é bem pequeno, parece mais uma extensao da veia) por muitos anos. Eu por exemplo, fica muito doente quando era criança, ja tive suspeita de hernia inguinal, e desde 2016, eu tenho os mesmos linfonodos( um no pescoço e outro na virilha) porém eu sempre fui normal, meus exames de sangue deram normais, até fui pra uma medica infectologista, relatei que estava com medo de ter linfoma, ela olhou meus exames e disse que tudo estava normal, meus linfocitos estavam normalissimos, esses meus linfonodos aumentados eram normais, ela disse que algumas pessoas tem esses linfonodos mais amostras que outras pessoas etc. Eu sou um pouco hipocondriaco e se você desse seu parecer eu iria ficar bastante feliz,

Conseguiu descobrir

Ploriferação linfóide apítica sem ausência de figuras mitóticas e necrose pode ser linfoma

Eu tenho 2 linfonodos aumentados a mas de 9 anos nunca senti nada nunca cresceram porém agora em dezembro de 2022 resolvi fazer a biópsia cirúrgica e deu positivo pra linfoma agora estou com muito medo pois nunca pensei que um câncer podesse passar tanto tempo assim sem sinal algum

Eu comecei a sentir dores abdominais e logo notei a presença de dois caroços, um em cada lado do pescoço, eles doem, estou tendo febre a noite, dor no rim e no baço, bastante dor pélvica, falta de fome, fadiga, notei um inchaço na região do estômago, estou preocupada com o que pode ser, alguns lugares como meu ombro começou a doer, e tive manchas roxas nas pernas, alguém sabe o que pode ser?

Olá,desde de Marco a abril comecei a perceber que estava perdendo peso ,de março ate agora no mês de junho já perdir quase 04 quilos fui em um clínico e ele passou todos os exames deram todos normais mas comecei a sentir uma alergia no corpo tipo coceira e uma dor no estômago recentemente fui em um hematologista ele fez um exame de toque pra ver se tinha algum linfonodo inchado disse não tinha e que poderia ser ansiedade passou todos os exames de sangue pra mim fazer endoscopia do estômago e uma mamografia estou mto apreensiva

Olá tenho 22 anos e desde de 2017 notei um caroço ao lado do pescoço bem pequeno e que não é duro e quando toca ele se move um pouco. Não apresento nenhum dos sintomas que geralmente é ligado a linfoma…exceto o linfonodo aumentado é apenas um. Fui a um clínico geral e ele pediu hemograma e um pcr, fiz é não deu alteração segundo ele. Mas tenho medo de estar com algo e por negligência médica piorar.

Estou a 2 meses com caroços na cervical e supra clavicular esquerda e na última semana apareceu outro na axila esquerda, tenho sudorese noturna deste o aparecimento dos primeiros caroços, o clínico geral pede exames que dão resultados inconclusivos, mas reluta em pedir uma biópsia, não tenho convênio médico, estou fazendo as consultas pelo SUS, em um posto de saúde, não sei porque não pedem logo uma biópsia se é o único exame que pode confirmar se é câncer ou não, e começar logo um tratamento se necessário. Sem contar que pelo SUS tudo é mais demorado, diminuindo as chances de tratamento.

Estou com leishmaniose deu uma ferida no braço deu dois caroços no cotovelo e 3 na axila um deve ter 2 cm acabei de fazer o tratamento da leishmaniose ja tem dez dias to com um pouco de coceira na cara e as inguas não diminuíram ainda são duras mais se movem estou com a cabeça a mil minha esposa ta grávida nem consigo ficar feliz medo de não poder ver meu filho nascer ou crescer e deixar os dois desamparados preciso de um filho de Deus que ver e essa mensagem pq estou com o psicológico abalado por favor me ajudem obrigado . (44) 998244091.

Eu descobri um nódulo no lado direito da cervical e outro próximo a orelha, junto com sintomas mudança na voz, engasgos frequente suor noturno, muita diarréia febre e desconforto na garganta , fiz exames de sangue para descartar algumas doenças e não deu nada médica pediu uma ultra onde 1 nódulo está com 1,07 cm e o outro com 2,3 cm de comprimento x 1,3 de altura. Fui encaminhada médico cabeça e pescoço onde ele me avaliou olhou minha garganta e disse não parecer nada preocupante mas pediu uma biópsia feita com agulha fina guiada por ultra fiz ontem dia 21/07/21 sai o resultado com 10 dias mas tenho notado um nódulo no meu braço perto do ombro e outro no meu seio e sinto muita dor no lado direito da barriga que chega faltar o ar. Espero que todos esses sintomas tenha uma explicação pq tô com medo dia 02 /08 volto no médico para saber o resultado da biópsia

Punção aspirativa guiada por usg

À um ano e meio comecei com dores semelhantes à ciatica mas nada tratou apareceu uma massa na clavícula esquerda indolor nao visível em rx disseram ser contratura muscular. Hoje tenho mais bolinhas nos dois lados cansaço dificuldade em engolir e sensacao de estar cheia sem comer nada de jeito. Análises normais com alturas com glóbulos brancos a 20 mil e depois 7 mil sem causa aparente. Dei positivo para doença auto imune e passado uns meses negativo. Vou para Medicina interna porque ninguém faz nada e ando cheia de dores horríveis será linfoma?

Começou a aparecer umas manchas para alem daa petequias que dao comichão mas a aparencia é igual apenas maior. Estou a ficar preocupada cada vez tenho mais carocos no pescoco e claviculas e um na
virilha que parece um osso nao dói nem mexe

Oi tudo bem? Você já conseguiu descobrir o problema? Estou perguntando pois tive e ainda tenho alguns dos mesmos sintomas cheia de dores, dificuldade para engolir e fui diagnosticada com HIPOTIREOIDISMO doença da tireoide, tireoide aumentada causa dificuldade de engolir quando não tratada acaba com a gente parece que todos os sintomas possíveis está nisso falo por experiência… e além do mais vc diz positivo para alguma doença auto imune, existe a tireoide de hashimoto doença AUTO IMUNE da tireoide!!! Um conselho procure um endocrinologista… a gente pensa ser tudo, mas quanndo descobre ser a tireoide e toma o remédio certo, tudo volta ao normal!!! Espero ser isso… nunca deixe de fazer exames, procure um médico sempre e a melhor escolha

Meu amigo esta no hospital de lageado com linfoma nos intestinos não consegue comer se come vomita tudo esta muito fraco ja a medica dele no tem feito medicação eu não sei mais oque fazer estou aqui com ele vendo todo este sofrimento se agente chama leva mais de 1 hora pra uma infermeira vim aqui ainda tenho que ir 2 vezes ou mais CHAMAR

Tem como uma ter linfoma indolente a mas de 8 anos e não sentir nada

Olá….passei Mais ou menos um mês com carocinhos doloridos nas axilas. Só que eles somem e voltam novamente. Agora sinto como se tivesse um nervo inflamado e dolorido. Um ultrassom da axila pode dizer algo sobre isso?

Bom dia, estou com linfonodolos aumentados na submandibular, eles são móveis e indolores fui ao clínico geral e ele me disse que era meus glândulas salivares e isso está me deixando muito preocupada. Qual cuidado devo ter com isso?

Olá. Há 1 ano comecei a perceber um pequeno caroço no meu pescoço, mas ninguém mais sentia ele e eu deixei pra lá. Em julho desse ano resolvi procurar um médico e saber se era algo preocupante. Fiz exames de sangue e deram normais. Fiz um ultrassom cervical e apareceram 7 linfonodos aumentados, um até com 3.7 cm (o submandibular). Fui encaminhada pro médico cirurgião de cabeça e pescoço e ele pediu uma biopsia aspirativa com agulha fina. Fiz biopsia de 4 linfonodos e todos deram relacionais. Desde criança convivo com dermatite atopica, então sentir coceira sempre foi algo comum para mim. Além disso, não tenho nenhum outro sintoma. Devo me preocupar?

Foi a punção dos 4, com agulha fina. Eu descobri o caroço após o diagnóstico de liquen plano bucal. Só que tratei o liquen e ele está controlado. Minha família sentiu que o caroço aumentou após eu pegar covid, no final do ano passado. Meu quadro de covid foi apenas com sintomas neurológicos, muita dor de cabeça e como sequela tive muita tontura e desmaios. Hoje em dia já estou melhor, mas o carocinho continua ali. Não sinto que ele cresce, mas fico preocupada. O médico pediu pra eu refazer o ultrassom em 3 meses, mas depois de ler os comentários aqui, não sei se nao procuro uma hematologista antes disso. Ele no momento acredita ser uma linfonodomegalia cervical pós covid.

conseguiu descobrir o que é?

Last edited 1 ano atrás by GUILHERME

Olá, aproximadamente 1 mês e 15 dias surgiu um nódulo grande de aproximadamente uns 4cm no lado direito da virilha, nao tive infecção nenhuma. A ginecologista pediu uma US inguinal, a qual mostrei 3 nódulos solidos hipoecogenico com vascularização central, e dá mesma forma 1 no lado esquerdo, o maior deles é de 2, 5 de altura e 3 , 1 de comprimento. Ela me encaminhou para o hospital Luxemburgo e pediu a biopsia com urgência. Devo procurar outro médico?

Boa noite. Farei sim, estou estou aguardando o retorno do médico do posto, pois estive no hospital Luxemburgo a pedido da médica, no entanto se recusaram ae atender por não ter um encaminhamento do sus.

Olá dayla, recebeu os diagnóstico da biópsia? Estou com sintomas parecidos

Olá, bom dia.
Há um mes percebi um linfonodo em região supraclavicular. Fui ao médico que me pediu um ultrassom e a realização de PAAF. Ultrassom com resultado : linfonodo de aspecto habitual. PAAF com resultado: Negativo para células neoplásicas. Vendo os comentários aqui, a PAAF não seria o procedimento correto e sim uma biópsia? Poderiam por gentileza me esclarecer? O linfonodo ainda permanece palpável mas sem nenhuma alteração. Só estou confusa com relação a essa questão da PAAF.

Olá, em maio desse ano (2021) descobri um “caroço” na virilha do lado esquerdo e continua presente até hoje, mas aparentemente está um pouquinho menor. Sem marcas na pele, só sinto ao apalpar. Fiz diversos exames de sangue, inclusive o hemograma completo, e não deu em nada. Também fiz ultrassom inguinal e o resultado foi de Linfonodomegalia reacional, a médica disse que o crescimento é devido a uma inflamação próxima, mas não descobri exatamente o que é, nem de onde vem. Ele tem 2,2cm, de conteúdo homogêneo e contornos regulares, com hilo habitual. “Pele e tecido adiposo subcutâneo de aspecto preservado”. O que isso significa? Estou muito preocupada.

estou meio parecida com alexandra diferença é com a evolução dos linfonodos dela parecia mais agressivo meu é lentidao alguns exames negativos outros inespecificos outros cofirma reacoes que vai de benigno a maligno como se fosse pre cancer porque pelo tempo que tento investigar nem benigno pode mais ser pois em caso de infecção teria virado sepse estaria morta malignos só se for indolentes tipo tne ou linfomas baixo grau pois meus sintomas estao generalizado moderado pet ct alterado mas nao para grave emograma e imunofenotipagem alterados policional cronico medicos se recusa pedir biopsia do linfonodo onde já esta me causando dores entre as mandibulas e face pele deu espongiose e acantose descartado linfomas cutaneo mas tudo isso nao me curou apenas me enlouqueceu mais oque faço me sinto com um cansada fisicamente nao to aguentando mais ir ate as consultas gostaria de poder ficar em hospital para ser finalizado esse diagnostico pois hoje posso dizer tenho sintomas gastricos intestinal cronico com reação na pele os linfonodos muita coceira ao comer e nao comer também dor face continua oque eu faço ?

Olá, boa tarde! A alguns anos tive um câncer de pele na região cervical. Uma usg apontou linfonodos aumentados. O fato é que anos após senti um caroço atrás da orelha e dores na região do pescoço e ao fazer uma usg apareceu diversos linfonodos aumentados na região cervical e atras da orelha tinha um. Como eu não havia tido nenhuma inflamação recente a médica dermatologista resolveu investigar e me pediu diversos exames de sangue, raio x e todos deram normais. Em janeiro de 2020 apareceram umas manchas vermelhas em meus braços que coçavam um pouco. Essas manchas desapareceram depois de alguns dias e voltaram um tempo depois e desapareceram novamente em alguns dias. Atualmente (Setembro de 2021) sinto muita dor de cabeça, praticamente todos os dias, dor na região cervical e nuca e um cansaço muito grande. Sinto também uma espécie de fraqueza muscular pois alguns dias até lavando o cabelo meus braços doem. Sei que tem algo errado acontecendo comigo. Fui em uma oftalmologista que ao fazer o exame de fundo de olho me disse que viu uma anormalidade em meus vasos ou veias dos olhos que poderiam indicar alguma doença no sangue. Nunca tinha ouvido falar nisso…ela me encaminhou para uma hematologista e fui. A profissional não gostou de uma oftalmologista ter me encaminhado e estava mais preocupada com isso do que em ouvir meus relatos. Pediu alguns exames só por pedir, como ela mesma falou e a unica alteração na epoca foi na minha vitamina B12 que deu 1500. Continuo com os linfonodos aumentados sem explicação, um cansaço absurdo, falta de força muscular e a alguns dias após a segunda dose da vacina da pfizer acordei no dia seguinte com um volume inchado entre a axila e o seio no braço da vacina.Hoje, uma semana depois o volume diminuiu mas sinto dor na axila. Uma dor leve e a axila do outro lado também começou a doer levemente. De vez em quando sinto também uma dor na região do pescoço próxima a garganta. Poderiam me dar alguma orientação? Desde ja agradeço.

Oie, meu nome é Claudemir Sales, há mais de 6 meses notei 3 bolinhas no meus pescoço, não são visíveis, só quando eu toco que dá pra sentir, pelo que eu percebi até hoje elas não crescem, mais continuam lá. Já fui no clínico geral ele fez o pedido do hemograma completo, incluindo o de HIV, fiz e retornei a ele, graças a Deus deu tu normal. Mais nada de os caroços desaparecer totalmente, e isso tá destruindo o meu psicológico, aí marquei a consulta com um cirurgião de cabeça e pescoço, ele fez a palpação na região do pescoço, falou que estava tudo normal, aí expliquei que estava pensando que era limfoma, aí ele explicou que limfoma era bem diferente, e falou que eu poderia ficar despreocupado e seguir a minha vida em frente, aí perguntei para o doutor em relação dos caroços não sumirem totalmente, ele falou que esses caroços eram normais e todo mundo tem, e que pode acontecer de eles não diminuírem totalmente, mais é que é normal. Eu estou meio que sem saber o que fazer, tento esquecer esses caroços, mais sempre acabo pensando nisso, estou mais nem conseguindo dormir direto.

Só uma dúvida, um linfonodo considerado normal pode ser palpável?, caso a pessoa tenha um poste físico magro.

Olá, meu marido sente um incomodo no pescoço como se fosse um caroço, não sabe explicar o tipo de dor, mas é continua. Já tem uns dois anos isso é o médico não descobre o que é, fez exames e não aparece nada.

Raio-x e tomografia, mas não encontram nada lá. Recentemente, fez uma ressonância, mas ainda não saiu o resultado. Ele sente um incômodo constante em uma parte do lado esquerdo do pescoço, como se fosse algo pressionando, não sabe explicar direito. Nenhum outro sintoma.

Tenho um linfonodo aumentado há 10 meses. Dores na axila esquerda, ombro e torax lado esquerdo. Ambos apresentando inchaco. Fiz tomografias, PET-CT,exames de sangue e ecografia. Nenhum deles apontou suspeita de linfoma, também nem suspeita de câncer de mama, por não apresentar caroço mamário. A única alteração foi de resquícios timicos, o que é normal segundo o oncologista que consultei. Continuo com as dores, e não sei qual médico procurar ou o que pode estar causando essas dores.
OBS: tenho lipoma no ombro.

Eu comecei com dor no lado esquerdo e tive febre,fiquei internada 37dias,o meu baço estava crescendo,fiz biopsia da medula e não apareceu nada mas eu sentia muita dor e meu baço só crescia depois de um ano eu tive que fazer cirurgia e retirar o baço e um linfonodo daí a médica me disse que eu estava com linfoma não hodgkin e agora estou fazendo quimioterapia,já estou na quarta sessão,depois vou fazer exames para ver o resultado,creio que vou ficar bem.

Back To Top