Skip to content

Inhame, amigo do sangue

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Além de saboroso e versátil, suas propriedades são muitos especiais para os pacientes de câncer

Por menos técnico que pareça, o termo “limpar o sangue” tem lá seu fundo de verdade. Conversando com a Dra. Célia Mara, do Comitê de Nutrição da Abrale, para definirmos a pauta do mês, surgiu a opção “inhame”. Ao perguntar o porquê deste tema, ela simplesmente respondeu: “o inhame limpa o sangue”.

Em bom português, o termo traduz-se por “fazer muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins e do intestino”.

O fato do inhame ser um alimento que deve estar presente na dieta do paciente com imunodeficiência associa-se ao fortalecimento dos gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico (curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios…). Ele é riquíssimo em zinco, que também aumenta nossas defesas.

O inhame pode ser consumido cru, mas desta forma pode apresentar um sabor amargo. Cozido, é substituto da batata em quase todas as versões de pratos mais simples e corriqueiros: sopas, purê, panachê.

Além disto, o inhame tem menos calorias do que a porção equivalente numa batata. E, além de ajudar na nossa defesa, ele ainda dá uma forcinha na autoestima, uma vez que ajuda a manter a boa forma.

Como comprar

É importante saber escolher e armazenar o inhame

Na compra – Os inhames devem estar firmes, sem sinais de brotação, sem áreas amolecidas ou enrugadas e sem sinais de mofo.

Em casa – Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira. Se conservam em condição natural por até 10 semanas, em local arejado, escuro e seco. Quando colocados na geladeira, devem ficar parte inferior, dentro de saco plástico. Se houver informação de gotículas de água dentro da embalagem recomenda-se perfurá-la com um garfo.

Para congelar – Lave-os bem, descasque e cozinhe até que fiquem macios. Amasse até formar um purê. Coloque em vasilha de plástico tampado e leve ao congelador, onde pode ser mantido por até 6 meses.

Para descongelar – Deixe-o em temperatura ambiente ou descongele diretamente durante o preparo do prato.

Já para a cozinha!

Receitas rápidas e fáceis com inhame

Vitamina de inhame

Pode até soar estranho, mas muitos pacientes de câncer tomam, por ser muito forte para a imunidade. Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa e o suco de duas laranjas (ou água). Só bater e beber logo em seguida. inhame; câncer; amigo do sangue

Inhame cozido no vapor

Ponha alguns inhames com casca e tudo na panela de pressão. Depois de meia hora, espete com o garfo para se estão macios. Nessa altura a casca solta com bastante facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso. Pode ser servido assim, em café da manhã, por exemplo, ou como lanche, coberto de mel ou melado.

Purê de inhame

Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo. Junto um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

Para engrossar o caldo

Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

Creme de inhame com agrião – depois de bater no liquidificador, devolva ao fogo, ponha as se for o caso, espere ferver e junte um bom punhado de agrião cru, lavado e cortado. Deixe cozinhar um minuto, apague o fogo e sirva.

 

 

Alívio geladinho, receitas para os efeitos da químio

É hora de tomar sorvete 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] O inhame por exemplo é um tubérculo que fortalece os gânglios linfáticos ajudando na limpeza do sangue. […]

[…] O inhame é um tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos. Eles são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. […]

[…] O inhame é um tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos. Eles são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. […]

QUALQUER PESSOA PODE TOMAR A VITAMINA DO INHAME?

hinhame é bom baixa ferritina

Pra mim foi bom para aumentar a ferritina. Estava 17 e passou para 200

Por favor retirem essa vitamina de inhame das recomendações. Isso pode causar uma reação alérgica que pode levar à morte. Muitas pessoas não podem nem manipular com as mãos o inhame cru. Este alimento cru não pode ser oferecido aos seres humanos.

Back To Top