Skip to content

Eu só quero chocolate

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Dentre seus benefícios está a capacidade de amenizar os efeitos de um dia carregado de ansiedades

A Páscoa acabou, mas a vontade de comer chocolate continua, certo? Pois é, embora muitos se sintam culpados por abusar do consumo neste período, não devemos colocar este produto como um vilão.Do mesmo modo que tudo na vida, é importante termos controle tanto para a quantidade, quando pela qualidade dos alimentos.

É gostoso e faz bem

Conversamos com a nutricionista Aline Leitão, especializada em criações para livros de gastronomia, e ela nos aponta os principais trunfos dos defensores do chocolate: o chocolate amargo auxilia no combate às doenças do coração, da pressão alta e, pasmem, no controle da diabetes, já que diminui a capacidade do organismo em absorver os monossacarídeos, açúcares simples e refinado. Também é verdade que o chocolate reduz alguns sintomas da TPM, como depressão, além de contribuir para suprir eventuais carências de minerais, como magnésio.

Aumenta a imunidade e previne o câncer

Além de tudo isso, é um amigo na prevenção ao câncer. Sabe-se que muitos tipos de câncer são causados por conta da ação de radicais livres nas células, que causam sua oxidação e consequente transformação em células cancerígenas.

A boa notícia aos chocólatras: os flavonoides presentes no cacau, principal matéria-prima do chocolate, tem efeito antioxidante e neutraliza os radicais livres. Justamente aqueles que são responsáveis pelos danos às células e pelo desenvolvimento do câncer. Também ajuda o sistema imunológico, estimulando a produção de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias.

O bom chocolate

A depender da quantidade de pasta x manteiga de cacau saberemos se o produto é de qualidade ou não. Quanto mais pasta e menos manteiga, maior a porcentagem de cacau descrita na embalagem e mais bem conceituado é o produto. Assim, o bom chocolate é o que vem com alta concentração de cacau, e o que deve ser evitado é o branco, que não possui pasta de cacau (apenas a manteiga) e não tem, portanto, os antioxidantes importantíssimos na prevenção ao câncer.

Durante o tratamento do câncer, por ser rico em gorduras, é possível que o chocolate contribua para a sensação de enjoo e náusea. Por isso, converse com seu médico antes de consumi-lo!

Antidepressivo natural

O que mais chama a atenção no chocolate é que sempre fica uma sensação calma e apaziguadora após seu consumo. O cacau age direto na produção de serotonina, que estimula o combate à depressão e à ansiedade. Além disso, também age na produção da feniletilamina, que é um antidepressivo natural. Sendo assim, a textura de um pedacinho de chocolate derretendo embaixo da língua pode ser um momento de calmaria numa tarde após um dia cheio de ansiedade. Aliás, o infalível leitinho morno à noite, com uma dose de achocolato em pó diluído, pode ser um excelente indutor ao sono tranquilo.

A dose ideal para um adulto comer sem culpa é o equivalente a um bombom por dia, ou uma barra de 30 gramas dia sim, dia não. Se for consumida pela manhã, em jejum, ainda melhor: vai tirar a fome exagerada que pode ocorrer neste período.

Receita

Empada de Chocolate

Rendimento: 10 porções 

Ingredientes

Massa
• 150 gr de gordura vegetal hidrogenada
• 100 gr de manteiga
• 500 gr de farinha de trigo
• 2 ovos

Recheio
• 500 gr de chocolate
• 1 lata de creme de leite sem o soro

 Modo de preparo

Massa
• Misture todos os ingredientes na batedeira ou com as mãos, até formar uma massa homogênea. Para saber o ponto certo, preste atenção no momento em que ela não colar mais nos dedos
• Forre as formas de tamanho médio com a massa. Em seguida, leve ao forno médio (180 graus) por aproximadamente 30 minutos

Recheio
• Rale o chocolate e misture ao creme de leite. Coloque em banho-maria, para dissolver e depois forrar a empada com o chocolate

 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top