Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Estadiamento do linfoma determina o tratamento

  

Shutterstock 1314487748
Essa medida mostra quão avançada a doença está e qual é a melhor forma de proceder

Essa medida mostra quão avançada a doença está e qual é a melhor forma de proceder

Por Natália Mancini

Em 15 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre os Linfomas. Esse câncer acomete mais de 12 mil pessoas por ano no Brasil e diagnosticá-lo precocemente é fundamental! Por este motivo, a Abrale criou a campanha #SeToque, que objetiva levar informação sobre os principais sintomas da doença para toda a população.

Ao receber o diagnóstico de linfoma, o paciente precisa saber qual o tipo (Hodgkin ou não-Hodgkin) e o subtipo. Mas não só isso, também é preciso descobrir qual o estadiamento da doença! Essa informação é essencial para definir qual terapia será feita e até se realmente já é preciso iniciar o tratamento.

Sim! São muitas informações e muitas possibilidades do que pode acontecer, por isso, é extremamente importante entender cada conceito e etapa.

O que é estadiamento?

O estadiamento determina em qual fase uma doença está. No caso do câncer, o estadiamento mostra o quanto a doença já se espalhou pelo corpo e onde está localizada.

Quais são os estadiamentos do linfoma?

estadiamento, estadiamento cancer, estadiamento do cancer, o que é estadiamento, estadiamento significado, estadiamento o que é, estadiamento tumoral, o que significa estadiamento, estadiamento clinico, prognóstico definição, significado de cancer estagiamento, sinonimo localizado, cancer estagio 4, cancer estagio 4 tempo de vida, fases do cancer, estágios do cancer, cancer estagio 4 tem cura, estagio do cancer, cancer nivel 4 tem cura, o que significa um câncer no estágio 4?, quantos estagios tem o cancer, estadiamento do cancer, cancer estagio 3 tem cura, etapas do cancer, sintomas b, linfoma de hodgkin estagio 3, estadiamento linfoma, linfoma 4, linfomas de hodgkin, estadiamento linfoma, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma de hodgkin tempo de vida, cancer linfatico tempo de vida, linfoma de hodgkin estagio 3, sistema antigo letra, linfoma de hodgkin pdf, o que significa iv, tradução numeros romanos, sintomas constitucionais, imagem de diafragma, com relaçao ao numero de fases os sistemas, tradutor de números romanos, linfoma em fase terminal, linfoma não hodgkin prognóstico, sintomas linfoma, estadiamento linfoma, linfoma não hodgkin e hodgkin, o que é linfoma e quais os sintomas, linfoma não, hodgkin sintomas, linfoma sintomas iniciais, linfoma intestinal, linfoma na cabeça, sintomas de um linfoma, cancer linfoma sintomas, linfoma sintomas e sinais, linfoma no baço, sintoma linfoma, sintoma de linfoma, linfoma no pescoço sintomas, exame estagios, cancer de linfoma sintomas, estadio ou estagio, estagios exame, diafragma significado, estagio exame, pet ct, pet scan, exame pet, pet ct exame, exame pet scan, pet-ct, pet exame, exame pet ct oncologico, o que é pet ct, tomografia pet, o que é pet ct, exame pet ct onde fazer, qual o objetivo do estadiamento, o que significa o termo estadiamento, o que significa estadiamento clínico, estadiamento de tumores o que é

A Prof.ª Dra. Juliana Pereira, diretora do departamento de Hematologia do ICESP, explica que o estadiamento vai de um a quatro. Porém, para a nomenclatura, são utilizados os algarismos romanos, então pode ser estadio I, II, III ou IV. Sendo I o menos grave e o IV, o mais grave.

Dra. Juliana exemplifica que “se formos pensar em termos de quantidade de doença, no estadio I tem pouquíssima e no IV tem muita”.

Além dessa numeração, também pode ser colocada a letra “A” ou a letra “B”. Utiliza-se “A” quando o paciente não apresenta nenhum dos sintomas constitucionais, ou seja, febre, sudorese noturna e perda de peso. E “B” é para quando o paciente tem esses sintomas.

No estadiamento I, o paciente só tem uma cadeia de linfonodo comprometida, então apenas uma região do corpo está afetada. Pode ser a região cervical ou axilar.

Já no II, que é um pouco mais avançado, o paciente tem duas regiões do corpo comprometidas pelos linfonodos. Porém, essas duas regiões ficam no mesmo lado do diafragma, ou seja, só em cima ou só embaixo. Por exemplo, axilas e pescoço.

No estadiamento III, a pessoa tem comprometimento tanto na região acima quanto na região abaixo do diafragma. Dessa forma, a doença está mais espalhada. Por exemplo, pescoço e virilha.

E no estadio IV, o linfoma já infiltrou não só o tecido linfático, mas também algum outro órgão. Como estômago, fígado, rim ou sistema nervoso central (SNC).

“Podemos dizer que é um III A ou um III B, por exemplo. No III A ele tem linfoma acima e abaixo do diafragma, mas não tem sintomas. Já no III B ele também tem linfoma acima e abaixo, mas apresenta sintomas”, explica a médica.

No linfoma não-Hodgkin, ainda é possível classificar como “indolente” ou “agressivo”. Os indolentes apresentam crescimento lento, enquanto os agressivos se desenvolvem mais rapidamente.

Como é feito o estadiamento?

estadiamento, estadiamento cancer, estadiamento do cancer, o que é estadiamento, estadiamento significado, estadiamento o que é, estadiamento tumoral, o que significa estadiamento, estadiamento clinico, prognóstico definição, significado de cancer estagiamento, sinonimo localizado, cancer estagio 4, cancer estagio 4 tempo de vida, fases do cancer, estágios do cancer, cancer estagio 4 tem cura, estagio do cancer, cancer nivel 4 tem cura, o que significa um câncer no estágio 4?, quantos estagios tem o cancer, estadiamento do cancer, cancer estagio 3 tem cura, etapas do cancer, sintomas b, linfoma de hodgkin estagio 3, estadiamento linfoma, linfoma 4, linfomas de hodgkin, estadiamento linfoma, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma de hodgkin tempo de vida, cancer linfatico tempo de vida, linfoma de hodgkin estagio 3, sistema antigo letra, linfoma de hodgkin pdf, o que significa iv, tradução numeros romanos, sintomas constitucionais, imagem de diafragma, com relaçao ao numero de fases os sistemas, tradutor de números romanos, linfoma em fase terminal, linfoma não hodgkin prognóstico, sintomas linfoma, estadiamento linfoma, linfoma não hodgkin e hodgkin, o que é linfoma e quais os sintomas, linfoma não, hodgkin sintomas, linfoma sintomas iniciais, linfoma intestinal, linfoma na cabeça, sintomas de um linfoma, cancer linfoma sintomas, linfoma sintomas e sinais, linfoma no baço, sintoma linfoma, sintoma de linfoma, linfoma no pescoço sintomas, exame estagios, cancer de linfoma sintomas, estadio ou estagio, estagios exame, diafragma significado, estagio exame, pet ct, pet scan, exame pet, pet ct exame, exame pet scan, pet-ct, pet exame, exame pet ct oncologico, o que é pet ct, tomografia pet, o que é pet ct, exame pet ct onde fazer, qual o objetivo do estadiamento, o que significa o termo estadiamento, o que significa estadiamento clínico, estadiamento de tumores o que éEle pode ser feito de algumas maneiras, mas primeiro é preciso fazer um exame clínico. O médico faz uma análise detalhada do paciente, avaliando a boca, a mama (no caso das mulheres) e o testículo (nos homens), se o baço está aumentado e se há alguma lesão na pele.

O segundo passo são os exames de imagem, que podem ser a tomografia computadorizada ou o PET CT. Enquanto a tomografia é recomendada para os linfomas mais agressivos, o PET CT é indicado para os indolentes. A partir desses exames, o radiologista informa para o hematologista quais locais apresentam linfonodos comprometidos e se o baço, fígado ou SNC foram afetados.

“Em alguns casos, além dos exames clínicos e dos de imagem, é preciso fazer uma biópsia da medula óssea. Ela permite que analisemos se a medula foi comprometida pelo linfoma ou não”, conta a Drª. Juliana. Entretanto, ela explica que esse procedimento só é utilizado nos pacientes que fizeram o estadiamento por meio da tomografia. Já quem fez o estadiamento com o PET CT, não precisa fazer a biópsia porque esse teste é mais sensível.

Nos linfomas não-Hodgkin, caso o paciente apresente algum sintoma relacionado ao SNC, também é indicado fazer ressonância do crânio. Além também de fazer uma punção lombar para ver se o líquor não está afetado com linfoma.

Qual tratamento é mais indicado para cada estadiamento do linfoma?

estadiamento, estadiamento cancer, estadiamento do cancer, o que é estadiamento, estadiamento significado, estadiamento o que é, estadiamento tumoral, o que significa estadiamento, estadiamento clinico, prognóstico definição, significado de cancer estagiamento, sinonimo localizado, cancer estagio 4, cancer estagio 4 tempo de vida, fases do cancer, estágios do cancer, cancer estagio 4 tem cura, estagio do cancer, cancer nivel 4 tem cura, o que significa um câncer no estágio 4?, quantos estagios tem o cancer, estadiamento do cancer, cancer estagio 3 tem cura, etapas do cancer, sintomas b, linfoma de hodgkin estagio 3, estadiamento linfoma, linfoma 4, linfomas de hodgkin, estadiamento linfoma, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma de hodgkin tempo de vida, cancer linfatico tempo de vida, linfoma de hodgkin estagio 3, sistema antigo letra, linfoma de hodgkin pdf, o que significa iv, tradução numeros romanos, sintomas constitucionais, imagem de diafragma, com relaçao ao numero de fases os sistemas, tradutor de números romanos, linfoma em fase terminal, linfoma não hodgkin prognóstico, sintomas linfoma, estadiamento linfoma, linfoma não hodgkin e hodgkin, o que é linfoma e quais os sintomas, linfoma não, hodgkin sintomas, linfoma sintomas iniciais, linfoma intestinal, linfoma na cabeça, sintomas de um linfoma, cancer linfoma sintomas, linfoma sintomas e sinais, linfoma no baço, sintoma linfoma, sintoma de linfoma, linfoma no pescoço sintomas, exame estagios, cancer de linfoma sintomas, estadio ou estagio, estagios exame, diafragma significado, estagio exame, pet ct, pet scan, exame pet, pet ct exame, exame pet scan, pet-ct, pet exame, exame pet ct oncologico, o que é pet ct, tomografia pet, o que é pet ct, exame pet ct onde fazer, qual o objetivo do estadiamento, o que significa o termo estadiamento, o que significa estadiamento clínico, estadiamento de tumores o que éNessa parte que as coisas começam a ficar complexas, pois, como sabemos, são vários os subtipos de linfomas. Dessa forma, precisamos separá-los para entender qual o melhor tratamento e quais linfomas irã precisar, de fato, tratar.

Começando pelo LHN, vamos separar os indolentes e os agressivos.

A Dra. Juliana afirma que se o paciente for diagnosticado com LNH indolente estadiamento 3 ou 4 (mais avançado), mas não apresentar sintomas, ele não precisa ser tratado!

Entretanto, se a doença for sintomática, o tratamento mais indicado é a imunoterapia (Brentuximabe) associada a poliquimioterapia nos linfomas de células B. Já nos de célula T, é administrada apenas a poliquimioterapia CHOP.

No caso dos LNH agressivos, independente do estadiamento, o tratamento é feito com poliquimioterapia sistêmica associada ao Brentuximabe. “Depois da quimioterapia, se sobrar um pouquinho daquela lesão, encaminhamos para o radioterapeuta”, pondera Dra. Juliana.

Já no LH, independente do estadiamento, também é feita a poliquimioterapia, mas com ABVD.

É possível curar um linfoma em qualquer um dos estadiamentos?

estadiamento, estadiamento cancer, estadiamento do cancer, o que é estadiamento, estadiamento significado, estadiamento o que é, estadiamento tumoral, o que significa estadiamento, estadiamento clinico, prognóstico definição, significado de cancer estagiamento, sinonimo localizado, cancer estagio 4, cancer estagio 4 tempo de vida, fases do cancer, estágios do cancer, cancer estagio 4 tem cura, estagio do cancer, cancer nivel 4 tem cura, o que significa um câncer no estágio 4?, quantos estagios tem o cancer, estadiamento do cancer, cancer estagio 3 tem cura, etapas do cancer, sintomas b, linfoma de hodgkin estagio 3, estadiamento linfoma, linfoma 4, linfomas de hodgkin, estadiamento linfoma, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma de hodgkin tempo de vida, cancer linfatico tempo de vida, linfoma de hodgkin estagio 3, sistema antigo letra, linfoma de hodgkin pdf, o que significa iv, tradução numeros romanos, sintomas constitucionais, imagem de diafragma, com relaçao ao numero de fases os sistemas, tradutor de números romanos, linfoma em fase terminal, linfoma não hodgkin prognóstico, sintomas linfoma, estadiamento linfoma, linfoma não hodgkin e hodgkin, o que é linfoma e quais os sintomas, linfoma não, hodgkin sintomas, linfoma sintomas iniciais, linfoma intestinal, linfoma na cabeça, sintomas de um linfoma, cancer linfoma sintomas, linfoma sintomas e sinais, linfoma no baço, sintoma linfoma, sintoma de linfoma, linfoma no pescoço sintomas, exame estagios, cancer de linfoma sintomas, estadio ou estagio, estagios exame, diafragma significado, estagio exame, pet ct, pet scan, exame pet, pet ct exame, exame pet scan, pet-ct, pet exame, exame pet ct oncologico, o que é pet ct, tomografia pet, o que é pet ct, exame pet ct onde fazer, qual o objetivo do estadiamento, o que significa o termo estadiamento, o que significa estadiamento clínico, estadiamento de tumores o que éProvavelmente sim! Mas aqui, de novo, é preciso separar os linfomas em indolentes e agressivos.

O indolente, independente do estadio, é incurável, mas calma, não é o fim do mundo! O tratamento, mesmo após uma recidiva, é possível.

“Com o tratamento após a revidiva, as chances são grandes do paciente ficar novamente sem o linfoma por mais algum tempo. Mas o comportamento deste tipo de linfoma é exatamente esse. Tratamos, ele fica um tempo sem doença, mas acaba voltando. Então chamamos de incurável”, diz a especialista.

Já os agressivos são extremamente curáveis, mesmo em estadio avançado!

Como descobrir o linfoma em estadiamento inicial?

estadiamento, estadiamento cancer, estadiamento do cancer, o que é estadiamento, estadiamento significado, estadiamento o que é, estadiamento tumoral, o que significa estadiamento, estadiamento clinico, prognóstico definição, significado de cancer estagiamento, sinonimo localizado, cancer estagio 4, cancer estagio 4 tempo de vida, fases do cancer, estágios do cancer, cancer estagio 4 tem cura, estagio do cancer, cancer nivel 4 tem cura, o que significa um câncer no estágio 4?, quantos estagios tem o cancer, estadiamento do cancer, cancer estagio 3 tem cura, etapas do cancer, sintomas b, linfoma de hodgkin estagio 3, estadiamento linfoma, linfoma 4, linfomas de hodgkin, estadiamento linfoma, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma de hodgkin tempo de vida, cancer linfatico tempo de vida, linfoma de hodgkin estagio 3, sistema antigo letra, linfoma de hodgkin pdf, o que significa iv, tradução numeros romanos, sintomas constitucionais, imagem de diafragma, com relaçao ao numero de fases os sistemas, tradutor de números romanos, linfoma em fase terminal, linfoma não hodgkin prognóstico, sintomas linfoma, estadiamento linfoma, linfoma não hodgkin e hodgkin, o que é linfoma e quais os sintomas, linfoma não, hodgkin sintomas, linfoma sintomas iniciais, linfoma intestinal, linfoma na cabeça, sintomas de um linfoma, cancer linfoma sintomas, linfoma sintomas e sinais, linfoma no baço, sintoma linfoma, sintoma de linfoma, linfoma no pescoço sintomas, exame estagios, cancer de linfoma sintomas, estadio ou estagio, estagios exame, diafragma significado, estagio exame, pet ct, pet scan, exame pet, pet ct exame, exame pet scan, pet-ct, pet exame, exame pet ct oncologico, o que é pet ct, tomografia pet, o que é pet ct, exame pet ct onde fazer, qual o objetivo do estadiamento, o que significa o termo estadiamento, o que significa estadiamento clínico, estadiamento de tumores o que éA Drª Juliana alerta para os sintomas do linfoma, em especia os linfonodos inchados. “Se uma ‘íngua’ persiste por mais de 4 semanas, cresce ou aparece novas, e estas não estão associadas a uma infecção, é preciso ir rapidamente ao médico!”

Outro ponto que ela ressalta é a demora para conseguir marcar uma consulta na saúde pública. Além também da dificuldade que os médicos têm para reconhecer os sintomas do linfoma e a demora para sair o resultado da biópsia. Isso tudo retarda muito o diagnóstico da doença e o início do tratamento, prejudicando o paciente.

“Então, o paciente tem que ficar alerta para esses sintomas para procurar um médico. E o médico tem que estar atento, desconfiar do linfoma e indicar uma biópsia”, finaliza a Drª. Juliana.

 

Tudo sobre linfomas raros

A cura do câncer já existe?

Deixe um comentário

  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
Me avise quando