Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Espiritualidade, uma importante aliada do paciente

  

Shutterstock 685220398
Cada vez mais a espiritualidade e a ciência estão se aproximando. Juntas, elas podem tornar o processo do tratamento oncológico menos desconfortável

Cada vez mais a espiritualidade e a ciência estão se aproximando. Juntas, elas podem tornar o processo do tratamento oncológico menos desconfortável

Por Natália Mancini

Antes de mais nada, é muito importante saber que espiritualidade e religião não estão, necessariamente, ligadas. Espiritualidade tem a ver com o propósito e sentido que a pessoa encontra para a sua vida. Algumas encontram essa conexão com a religião, ou com o divino. Enquanto outras, podem achar com eles mesmas, na convivência com pessoas queridas, arte, natureza etc. Isso vai variar de acordo com a crença e os valores de cada um.

De acordo com o Dr. Tiago Pugliese Branco, médico geriatra da equipe de cuidados paliativos do Icesp, “existe a pessoa espiritualizada que não necessariamente é religiosa, entretanto a religiosidade está dentro do escopo da espiritualidade”.

O Dr. Branco conta que, na sua experiência, o brasileiro acaba por recorrer muito à religião quando se trata de espiritualidade. Mesmo que antes do diagnóstico da doença o paciente não tinha contato frequente com a prática religiosa ou estava afastado dela, é comum que ele se conecte a ela nesse momento. Ou, pelo menos, fique mais próximo de um ser superior, mesmo sem se inserir em uma tradição religiosa específica.

“Às vezes, a espiritualidade está pautada nessas questões de vínculos familiares, prática de alguma atividade e contato com a natureza. Mas, essencialmente, a questão religiosa aparece forte na sociedade brasileira, na maioria das vezes, as pessoas recorrem à religião”, diz o geriatra.

A espiritualidade pode influenciar na saúde

espiritualidade, cancer e espiritualidade, o que é espiritualidade, beneficência significado, doença espiritual, dimensão espiritual, causa espiritual do cancer, bem estar espiritual, significado da palavra espiritualidade, transcender significado, propicia significado, espiritualidade o que é, espiritualidade conceito, conceito de espiritualidade, transcender espiritualmente, religião x espiritualidade, espiritualidades, cancer e espiritismo, religiosidade x espiritualidade, espiritual, dimensão espiritual, o que é vida espiritual, religiao, ateu, espirituais, a espiritualidade, o que espiritualidade, significado da palavra espiritualidade, o que é espiritualidade para você, tipos de espiritualidade, saúde espiritual, ser espiritual, o que é religiao, esperitualidade, como desenvolver a espiritualidade, musica e espiritualidade, saude e espiritualidade, o poder da espiritualidade, espiritual, corpo espiritual, tipos de espiritualidade, cancer na visão espirita, como cuidar da espiritualidade, cancer espiritismo Essa prática, primeiramente, tem impacto nos costumes da pessoa. Por exemplo, a religião prega hábitos de vida saudáveis, não ter vícios e exercícios de caridade. Isso tudo promove a saúde emocional do indivíduo, auxiliando, consequentemente, na parte física.

“Existem estudos observacionais – que não estabelecem uma relação de causa e consequência, só constatam fatos – que mostram que quem frequenta lugares religiosos com uma certa periodicidade tem um tempo de sobrevida mais longo em comparação com aqueles que não frequentam”, conta o Dr. Branco.

Espiritualidade e o câncer

espiritualidade, cancer e espiritualidade, o que é espiritualidade, beneficência significado, doença espiritual, dimensão espiritual, causa espiritual do cancer, bem estar espiritual, significado da palavra espiritualidade, transcender significado, propicia significado, espiritualidade o que é, espiritualidade conceito, conceito de espiritualidade, transcender espiritualmente, religião x espiritualidade, espiritualidades, cancer e espiritismo, religiosidade x espiritualidade, espiritual, dimensão espiritual, o que é vida espiritual, religiao, ateu, espirituais, a espiritualidade, o que espiritualidade, significado da palavra espiritualidade, o que é espiritualidade para você, tipos de espiritualidade, saúde espiritual, ser espiritual, o que é religiao, esperitualidade, como desenvolver a espiritualidade, musica e espiritualidade, saude e espiritualidade, o poder da espiritualidade, espiritual, corpo espiritual, tipos de espiritualidade, cancer na visão espirita, como cuidar da espiritualidade, cancer espiritismoTanto a religiosidade quanto a espiritualidade podem servir como ponto de apoio e enfrentamento durante a doença. Essas práticas ajudariam a pessoa a entender o câncer como uma etapa da vida e trariam conforto. Inclusive, a questão da finitude pode ser redefinida pelas religiões, por meio da crença da vida após a morte.

A espiritualidade de um paciente pode ajudar também na sua aproximação com o médico.  Assim, de acordo com estudos, o paciente fica mais propenso a aceitar os tratamentos propostos pela equipe médica.

“Quando os médicos questionam sobre espiritualidade, os pacientes se surpreendem. Isso aprofunda muito o vínculo e a relação médico-paciente. Costumamos dizer que, por si só, isso já costuma ter um impacto positivo, já tem um caráter terapêutico”, o Dr. ressalta.

Isso não quer dizer que todas as pessoas devem estar ligadas à questão da espiritualidade. Entretanto, se ela tiver, isso pode ser resgatado de acordo com os valores e histórico daquela pessoa para integrar no tratamento.

“É importante termos contato com essas crenças e saber abordar isso no sentido de validar e mostrar que é importante sim. Tanto para enfrentar quanto para lidar com as situações que vão acontecer ao longo da doença. Além, também, de mostrar que achamos isso importante”, explica o médico.

Por outro lado, para algumas pessoas religiosas o diagnóstico do câncer é um momento de questionamento. Elas passam a perguntar o porquê da doença estar acontecendo com elas. Por isso, é importante ter um profissional específico que saiba lidar com esse tipo de situação ou até mesmo um sacerdote daquela tradição. Assim, essa pessoa pode acolher e tentar trazer respostas espirituais para o paciente, evitando que ele tenha um sofrimento emocional adicional.

“Essa conversa não é algo ensinado nos currículos de Saúde. Então tentamos promovê-la, ensinando aos profissionais a perguntarem para o paciente se ele tem religião e se isso tem importância para ele. Ou ainda, o que é importante para ele naquele momento”, finaliza o Dr. Tiago Pugliese Branco.

 

Yoga, um grande aliado contra o câncer

Vida nova após o câncer

1
Deixe um comentário

1 Comentários da postagem
0 Respostas da postagem
1 Pessoas acompanhando a postagem
 
Comentário mais com mais reações
Comentário mais relevante
0 Comentários de autores
  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
recentes antigos
Me avise quando
Como alimentar sua fé e espiritualidade - e porque isso é tão importante - Plenae

[…] ganha amplo apoio de médicos e dos estudos da medicina como um todo. Ela já se provou benéfica para pacientes com câncer, por exemplo, e até agora, em tempos de pandemia, a espiritualidade foi forte aliada dos […]