Skip to content

DECH, um possível problema do transplante de medula óssea

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

A doença do enxerto contra o hospedeiro pode acontecer após o transplante de medula óssea e causar alterações na pele e outros órgãos


O transplante de medula óssea é uma das opções de tratamento para os cânceres hematológicos, como linfomas, leucemias e mieloma múltiplo. No chamado transplante alogênico ou haploidêntico, esse procedimento consiste na transferência de células-tronco saudáveis de um doador para o paciente. Após realizado o procedimento, é preciso ficar atento a uma possível reação: a doença do enxerto contra hospedeiro (DECH). Ela pode se manifestar por meio dos olhos, boca, região genital, unha/cabelo, fígado e, mais frequentemente, na pele.

“A doença do enxerto contra hospedeiro é uma reação imunológica desencadeada por linfócitos do doador. Eles reconhecem as células do receptor como estranhas e passam a agredir os órgãos do paciente”, explica o Dr. Celso Massumoto, onco-hematologista e coordenador do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital 9 de Julho.

Ou seja, os linfócitos, células de defesa do corpo do doador, ao serem transplantadas passam a atacar as células do paciente, pois as consideram como uma ameaça. Por isso, a doença só pode acontecer em transplantes alogênicos aparentado e não aparentado, principalmente. Já que no autólogo são utilizadas células do próprio paciente.

“A incidência varia de 40% a 70%, dependendo do tipo de transplante. No transplante alogênico aparentado, a incidência é menor. Já no transplante não-aparentado, vindo de bancos internacionais, a incidência é maior e geralmente mais grave”, explica o Dr. Massumoto.

É possível que ela aconteça na forma aguda, até os 100 primeiros dias após o transplante, ou crônica, após esse período. Entretanto, vale ressaltar que uma DECH aguda pode aparecer de forma leve e depois evoluir para a crônica mais grave.

A DECH quer dizer que o transplante de medula óssea não funcionou?

transplante de medula óssea, o que é medula ossea e para que serve, celulas hematologicas, cancer na medula ossea, transplante autólogo de medula óssea, dech, o hospedeiro, o que é hospedeiro, enxerto enfermagem, hospedeiro significado, enxerto significado, doença do enxerto contra o hospedeiro, doença do enxerto versus hospedeiro, enxerto medicina, doença do enxerto, significado de hospedeiro, medula significado, doença enxerto versus hospedeiro, transplante significado, enxerto de pele rejeição, o que e hospedeiro, definição de hospedeiro, doença na medula, doença do enxerto contra o hospedeiro pdf, doença do enxerto versus, hospedeiro transfusional, significado hospedeiro, significado de enxerto, enxerto de pele, cuidados de enfermagem, oque e medula, linfocitos tipicos 52%, agudo e cronico, concomitância sinonimo, cronico e agudo, doença do enxerto versus hospedeiro, doença imunossupressora, refratário sinonimo, creme para poiquilodermia, doença do enxerto, rash cutâneo fotos, hospedeiro sinonimo, cid 10 onicomicose, olhos secos, lacrimejamento, irritação, irritacao, sensibilidade a luz, lesoes na boca, lesões na boca, lesoes na lingua, lesões na língua, bolinhas na boca, bolinhas na língua, ardor no genital, lesão no genital, lesao no genital, unhas enfraquecidas, diminuição do apetite, nausea, náusea, diarréia, diarreia, tosse, alterações na pele, manchas na pele, vitiligo, medula ossea, medula óssea, transplante de medula, transplante de medula ossea, tmoNão! Esse problema acontece devido a uma resposta inflamatória dos linfócitos do doador. “A reação apenas indica que a medula óssea enxertada está funcionando adequadamente no hospedeiro”, diz o especialista.

Para controlar e curar essas reações, são utilizados corticoides com o intuito de impedir que os linfócitos continuem atacando o paciente. Além de inibidores de calcineurina para as alterações na pele, melhorando os sintomas. Já nas formas mais graves, são utilizadas novas drogas, como ruxolitinibe, fototerapia e pulso de corticoides. Isto é, altas doses do medicamento administradas diretamente na veia por um curto período.

Sinais da DECH

transplante de medula óssea, o que é medula ossea e para que serve, celulas hematologicas, cancer na medula ossea, transplante autólogo de medula óssea, dech, o hospedeiro, o que é hospedeiro, enxerto enfermagem, hospedeiro significado, enxerto significado, doença do enxerto contra o hospedeiro, doença do enxerto versus hospedeiro, enxerto medicina, doença do enxerto, significado de hospedeiro, medula significado, doença enxerto versus hospedeiro, transplante significado, enxerto de pele rejeição, o que e hospedeiro, definição de hospedeiro, doença na medula, doença do enxerto contra o hospedeiro pdf, doença do enxerto versus, hospedeiro transfusional, significado hospedeiro, significado de enxerto, enxerto de pele, cuidados de enfermagem, oque e medula, linfocitos tipicos 52%, agudo e cronico, concomitância sinonimo, cronico e agudo, doença do enxerto versus hospedeiro, doença imunossupressora, refratário sinonimo, creme para poiquilodermia, doença do enxerto, rash cutâneo fotos, hospedeiro sinonimo, cid 10 onicomicose, olhos secos, lacrimejamento, irritação, irritacao, sensibilidade a luz, lesoes na boca, lesões na boca, lesoes na lingua, lesões na língua, bolinhas na boca, bolinhas na língua, ardor no genital, lesão no genital, lesao no genital, unhas enfraquecidas, diminuição do apetite, nausea, náusea, diarréia, diarreia, tosse, alterações na pele, manchas na pele, vitiligo, medula ossea, medula óssea, transplante de medula, transplante de medula ossea, tmo– Olhos secos, lacrimejamento, irritação e sensibilidade à luz;

– Pequenas lesões ou bolinhas na boca e na língua

– Lesões no genital ou ardor na região

– Unhas enfraquecidas e alteração na cor ou diminuição no volume do cabelo

– Diminuição do apetite, náusea e diarreia

– Alterações no fígado que são vistas, principalmente, por meio do exame de sangue

– Tosse e redução da capacidade respiratória

– Alterações na pele

Nem todos esses sinais irão se manifestar e nem sempre eles acontecem ao mesmo tempo.

Sobre as alterações na pele causadas pela DECH

transplante de medula óssea, o que é medula ossea e para que serve, celulas hematologicas, cancer na medula ossea, transplante autólogo de medula óssea, dech, o hospedeiro, o que é hospedeiro, enxerto enfermagem, hospedeiro significado, enxerto significado, doença do enxerto contra o hospedeiro, doença do enxerto versus hospedeiro, enxerto medicina, doença do enxerto, significado de hospedeiro, medula significado, doença enxerto versus hospedeiro, transplante significado, enxerto de pele rejeição, o que e hospedeiro, definição de hospedeiro, doença na medula, doença do enxerto contra o hospedeiro pdf, doença do enxerto versus, hospedeiro transfusional, significado hospedeiro, significado de enxerto, enxerto de pele, cuidados de enfermagem, oque e medula, linfocitos tipicos 52%, agudo e cronico, concomitância sinonimo, cronico e agudo, doença do enxerto versus hospedeiro, doença imunossupressora, refratário sinonimo, creme para poiquilodermia, doença do enxerto, rash cutâneo fotos, hospedeiro sinonimo, cid 10 onicomicose, olhos secos, lacrimejamento, irritação, irritacao, sensibilidade a luz, lesoes na boca, lesões na boca, lesoes na lingua, lesões na língua, bolinhas na boca, bolinhas na língua, ardor no genital, lesão no genital, lesao no genital, unhas enfraquecidas, diminuição do apetite, nausea, náusea, diarréia, diarreia, tosse, alterações na pele, manchas na pele, vitiligo, medula ossea, medula óssea, transplante de medula, transplante de medula ossea, tmoO Dr. Massumoto conta que as principais alterações podem variar de uma vermelhidão (sistema eritema) até o aparecimento de bolhas de água. Entretanto, na forma crônica, aparecem fibroses na pele (esclerodermia), que é um endurecimento do órgão por perda de colágeno.

Outra possibilidade é a alteração na coloração da pele. Na maioria dos casos, há um escurecimento, entretanto ele tende a passar após o tratamento adequado. Já em outros pacientes, esse escurecimento pode evoluir para um vitiligo, branqueamento da pele causado pela perda da melanina.

É preciso tomar muito cuidado em relação a arranhões, batidas e afins, pois a pele pode sangrar e romper espontaneamente, podendo, inclusive, causar infecções.

A melhor forma de tratar essas alterações é com a fototerapia.

“Nesse tratamento, o paciente ingere uma substância (psoralen) e depois é exposto a uma lâmpada de ultravioleta. Essa luz bloqueia a ação dos linfócitos que estão agredindo o receptor”, finaliza o Dr. Celso Massumoto.

 

TMO – de pais para filho

Transplante ou terapia com medicamento?

O que são as famosas células-tronco?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] do TMO alogênico, devido à possibilidade de acontecer a doença do enxerto contra hospedeiro (DECH). Quando o paciente está tomando essa medicação, mesmo após o sexto mês, os médicos precisam […]

Back To Top