Skip to content

Como cuidar da sua pele

Compartilhe

Última atualização em 30 de julho de 2021

Ela fica prejudicada com os tratamentos contra o câncer. Mas o uso de produtos adequados e alguns cuidados ajudam a deixá-la mais bonita e saudável

Não tem jeito: a quimioterapia e a radioterapia, que são os tratamentos mais eficazes contra os cânceres do sangue, causam uma série de efeitos colaterais enquanto fazem o seu trabalho de combater a doença. E a pele dos pacientes é uma das áreas que mais sofrem com esses efeitos. “A quimio pode desencadear uma série de problemas na pele. Como, por exemplo, o ressecamento; reações alérgicas; fissuras nas pontas dos dedos; mudança da coloração; erupções em forma de acne e queda de cabelo. Já a radioterapia provoca uma reação inflamatória importante na área irradiada, deixando o local muito sensível e predisposto a lesões degenerativas ao longo dos anos que se seguirem”, explica a dermatologista Celina Ponte, que atua na Corium Dermatologia, em São Paulo.

Segunda ela, todas essas manifestações podem acontecer em menor ou maior intensidade. Por isso, todo o cuidado com a pele nesse período é essencial. “O importante é mantê-la sempre hidratada e protegida”.

PORTA DE ENTRADA

A dermatologista lembra que geralmente esses pacientes já estão com o organismo em situação de baixa imunidade, por causa da própria doença ou das medicações fortes. Portanto, são pessoas mais susceptíveis a infecções secundárias. “ A pele pode ser uma porta de entrada para essas infecções por meio de fungos, bactérias ou vírus”, diz a dra. Celina, que aconselha como primeiro e principal cuidado, o uso de filtro solar com alto fator protetor. “Quanto mais sensibilizada e menos protegida a pele estiver, maior é a chance de ocorrerem reações alérgicas, manifestações hemorrágicas e até alterações da cor”.

SEM IRRITAÇÃO câncer; cuidados pele

Por isso é tão importante o uso, durante esses tratamentos, dos chamados produtos neutros. “Aqueles que contêm ingredientes ativos que não causam nenhum tipo de irritação para a maioria da população e têm a principal finalidade de hidratar a pele”, explica a dermatologista.

Há muitas opções desse tipo de produto no mercado, a maioria feita por marcas especializadas em dermatológicos. Mas a escolha de quais usar deve ser feita apenas após a indicação de um médico dermatologista. Ele vai receitar os cremes mais apropriados para a condição da pele do paciente naquele momento, levando em consideração o tratamento ao qual está sendo submetido. Isso porque, explica Dra. Celina, os princípios ativos desses produtos neutros e suas ações são bastante variadas, e a indicação, ou não, vai depender completamente do tipo de medicação que o paciente estiver recebendo.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS 

“Se a pele ficar ressacada, por exemplo, será preciso evitar ácidos, esfoliantes e sabonetes que tirem a oleosidade. Mas se, por outro lado, houver erupção em forma de acne, os ácidos podem ser recomendados, associados a antibióticos de uso local”. Ou seja: se você está iniciando agora um desses tratamentos, o primeiro conselho é procurar por um especialista, que irá ajudá-lo a saber exatamente o que sua pele precisa. Depois, sim, é de ir às compras dos produtos neutros mais indicados para o seu caso.

O QUE USAR

  • Shampoo/Condicionador: os shampoos sem sal costumam ser menos agressivos para os cabelos. Se estiver carequinha, procure sempre passar protetor solar e proteger a região com lenços, por exemplo.
  • Sabonete: sabonetes para bebês são os mais indicados durante o tratamento.
  • Hidratante para o corpo: procure utilizar hidratantes neutros e sem álcool.
  • Maquiagens: se a pele estiver muito ressacada, procure utilizar produtos em gel.

 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Olá Boa noite meu filho teve uma íngua na perna esqueda fui ao médico deu infeção no sangue ela passou antibiotico deu uma melhorada mas com duas semana voltou na perna direita como fazer pra cura essa infeção por favor ?

Olá, faço quimioterapia fiz a última sessão essa semana, eu gostaria de saber se posso usar creme antirrugas antissinais?

Back To Top