Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Como fazer o desmame do corticoide

  

Shutterstock 504336472
Muito utilizado na Oncologia, o corticoide possui algumas especificidades que devem ser consideradas no interrompimento de seu uso

Muito utilizado na Oncologia, o corticoide possui algumas especificidades que devem ser consideradas no interrompimento de seu uso

Por Natália Mancini

O uso prolongado dos corticoides pode obrigar o paciente a ter alguns cuidados específicos. Tanto durante o tratamento, já que eles podem apresentar efeitos colaterais, quanto no momento de realizar o “desmame” do medicamento.

O que são corticoides?

Corticoide é o nome dado a um grupo de hormônios produzido pelas glândulas suprarrenais do corpo humano. Porém, esses hormônios também podem ser produzidos sinteticamente, dando origem a um tipo de medicamento.

Esses medicamentos são muito conhecidos no meio da Oncologia devido aos benefícios que podem trazer para o tratamento.  Isso acontece por dois motivos:

1º – Os corticoides possuem ação anti-inflamatória, por isso podem atacar algumas células cancerosas que são estimuladas por processos inflamatórios.

2º – Outro efeito dos corticoides é o imunossupressor. Ou seja, eles minimizam os mecanismos de defesa, servindo de tratamento para cânceres originados das células do sistema imunológico. Por exemplo: leucemia, linfoma e mieloma múltiplo.

corticoide, desmame de corticoides, Efeitos colaterais do corticoide, O que são corticoides, efeito colateral corticoide, corticoide efeito colateral, inchaço, inchaço corticoide

Efeitos colaterais do corticoide

Por não ser uma terapia-alvo, o tratamento com corticoides acaba atingindo não só as células doentes, mas também as saudáveis. Dessa forma, é possível que os famosos efeitos colaterais se desenvolvam.

Os mais conhecidos, nesse caso, são: cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas do corpo, agitação, insônia e, principalmente, inchaço.

O Dr. Rodrigo Santucci, diretor médico do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, aponta que esse inchaço acontece porque o corticoide ajuda a reter líquido e sódio. Porém, esse inchaço no uso prolongado do medicamento tem outros motivos.

“O uso prolongado pode aumentar a ansiedade e, consequentemente, o aumento da dieta. Isso pode levar o paciente a ganhar peso, por isso a dificuldade de desinchar após o término do tratamento”, diz o Dr. Santucci.

Além desse cuidado, quem fez uso do corticoide por um longo tempo precisa ter algumas cautelas no término do tratamento.

Como fazer o desmame de corticoides?corticoide, desmame de corticoides, Efeitos colaterais do corticoide, O que são corticoides, efeito colateral corticoide, corticoide efeito colateral, inchaço, inchaço corticoide

O Dr. Santucci explica que em certos casos não se deve interromper o uso de modo abrupto. “Se o corticoide foi consumido em dose alta por mais de 5 dias, é preciso retirá-lo aos poucos. Pois assim, evitamos que o corpo do paciente  sinta falta da cortisona”, diz ele.

Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose. Sendo que quanto mais longo foi o tratamento, mais vai demorar para que os efeitos colaterais desapareçam. Ou seja, um paciente cujo tratamento demorou um ano pode apresentar efeitos colaterais por mais tempo que quem fez o tratamento durante seis meses.

Para a questão do inchaço, o Dr. Santucci conta que tomar um diurético pode ajudar. Porém, isso nunca deve ser feito sem a supervisão e recomendação do médico.

Tanto durante o tratamento, quanto depois, recomenda-se uma dieta hipocalórica e hipossódica, isto é, diminuir massas, frituras, doces, álcool e sal. Além de realizar um controle da glicemia e do potássio.

Após finalizado o tratamento, o Dr. Santucci sugere que a pessoa faça “exercícios aeróbicos quatro vezes por semana, durante 45 minutos”.

Quanto a questão da queda da defesa do corpo, o tempo para que ela retorne ao normal varia de paciente para paciente.

“A pessoa deve checar por meio de exames de sangue mais aprofundados como a imunidade está. Por exemplo, pela dosagem de CD4 e as imunoglobulinas pode ser feita essa checagem!”, afirma Dr. Santucci.

 

Sem medo dos corticoides

Se surgirem reações negativas ao medicamento

30
Deixe um comentário

14 Comentários da postagem
16 Respostas da postagem
18 Pessoas acompanhando a postagem
 
Comentário mais com mais reações
Comentário mais relevante
17 Comentários de autores
  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
recentes antigos
Me avise quando
ELIANA JESUS EVANGELISTA DE ASSIS

Uso predsin 5mg diariamente há 9 anos. Artrite Reumatoide. Queria muito parar de usar. Mas passo mal se ficar 2 dias sem. Não sei o que fazer.

Iara maria Vilela

Olá! Uso a 8 meses prednisona comecei com 60 mg, agora diminuiu o 20 mg, sinto que com a diminuição mesmo sendo gradativo meu corpo tremer,seria abstinência.?

Livia Sales

Usei corticoide por mais de dois meses,minha pele ressecou e tambem estou com algumas arlegias no corpo alguns medicos dizem que e pelo corticoide !!Isso e normal??

Belinha Rodrigues

Uso predinisona 20 msg por 10 dias..
É preciso desmame???
A cada 20/ 23dias tenho fortes crises de artrite reumatoide..
Aguardo retorno…obrigada

Priscilla

Oi Eu usei o fernegan durante mais de dez anos estou querendo perder peso e desinchar…NAO SEI POR ONDE.COMECAR….

Luciano Rodrigues de Melo

Bom dia
Fiz uso de daxametasona 2 mg por dia, durante 4 anos..
Estou me sentindo muito mal mesmo. Aponto de não conseguir mais trabalhar.. sinto muita fraqueza,cansaco,suador,falta de concentracao nao tenho mais ânimo e felicidade p nada..
E não consigo parar de tomar.. quando eu paro fico 3 dias no máximo ,depois os sintomas piora.. oque eu faço??
Obrigado

Mary

Bom dia, meu nome é Mary! Luciano eu tb estava me sentindo assim. Não sei qual o problema q vc teve, mas eu tomei corticoide por causa da chicunguya. O que está me ajudando é o INFRALAX. ele não tem corticoide. É um anti.inflamatorio. E isso resolve meu problema com as dores fortes nas articulações.

JOSELIA

Ola Mary vou tentar esse medicamente , pois a 3 anos tomo corticoides por causa da chicungunya .

Priscila

Usei Decadron 4mg 3X ao dia é me sentia muito inchada e muito cansaço para tudo para caminhar até serviços de casa me cansa isso pode ser reação da cortisona?

Vaniele

Tomei corticóide por 15 dias 60mg estou inchada quanto tempo leva pra desinchar

Márcia

Minha filha tem púrpura a três anos sempre tomou corticoides agora tá tomando 40 magras a hematologista sugeriu a retirada do baço o não ficar tomando corticoide estou com medo, ela nunca teve hemorragia e nunca tomou outro remédio é recomendado à cirurgia neste caso

Lucas Marques

Bom dia!
Fiz uso de Prednisolona por dois dias, é necessário desmame?

Erik

Olá terminei de tomar corticoide tem um mês pós meu médico retirou ele auxiliava o remédio do meu coração por que fiz transplante usei durante 6 meses será que vai demora muito pra sair ?

Tatiane

Meu filho de 4 anos está fazendo uso de Clenil A inalatorio a 4 meses seguidos, isso pode ser prejudicial p saúde dele? Posso tirar de uma vez?

Bruna

Oi, eu comecei a usar o corticóide há 6 meses. Comecei com 60mg, e hoje estou com 10mg. Eu ja usei uma vez uma quantia de 10 mg por muito tempo, e não inchou nada, acredito por ser uma dose baixa. Acontece, que já fez 1 mês q eu estou usando 10mg e ainda estou inchada! Claro, bem menos que antes.. Meu braço parece q foi oq menos desinchou.. Gostaria de saber se é possível eu desinchar com 10mg e se meu braço vai ficar assim pra sempre.?

Fábio

Tomei corticoide 20mg por dois dias, ao todo 3 comprimidos, a cada 12 hs. Preciso fazer desmame?