Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Coronavírus: fortalecendo o sistema imunológico

  

Shutterstock 1622495458
Apesar de ainda não haver motivo de pânico por conta do coronavírus no Brasil, é importante cuidar do sistema imunológico e se prevenir

Apesar de ainda não haver motivo de pânico por conta do coronavírus no Brasil, é importante cuidar do sistema imunológico e se prevenir

Por Natália Mancini

Devido à quantidade crescente de casos do novo coronavírus, essa doença tem se tornado uma grande preocupação em todo o mundo. As medidas de prevenção incluem tomar alguns cuidados básicos de higiene, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel, ficar em casa – quem não tiver essa opção, evitar aglomerações – e não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca. Além disso, ter alguns hábitos para fortalecer o sistema imunológico pode auxiliar,  principalmente para pacientes oncológicos, que estão no grupo de risco.

Veja algumas dicas!

O coronavírus é uma família de vírus que pode causar infecções respiratórias, algumas delas leves, por exemplo, resfriados e outras mais fortes. O coronavírus que está em alta veio da China e, provavelmente, tem como hospedeiros os morcegos.

Os principais sintomas dessa doença são: febre, tosse, dor muscular, cansaço, falta de ar e início de pneumonia. Os primeiros sintomas costumam aparecer cinco dias após o contato com o vírus. O grande perigo acontece devido aos sintomas serem muito parecidos com os da gripe comum. Dessa forma, a pessoa demora para procurar um hospital e a pneumonia pode se agravar. Isso dificulta a possibilidade de tratamento, podendo levar o paciente a óbito.

Uma pesquisa realizada na cidade de Wuhan, ponto central inicial da doença, mostrou que 55% das pessoas que morreram possuíam algum problema de saúde prévio ou eram idosos.

Então, pessoas com doenças cardiovasculares, no sistema digestivo ou respiratório e com câncer foram consideradas como mais propícias a contrair o coronavírus. O motivo dessa maior probabilidade é que essas doenças fazem com que o sistema imunológico fique debilitado, mais fraco, e encontre dificuldade para combater a infeção.

Os cuidados básicos, como por exemplo lavar frequentemente as mãos, utilizar lenços descartáveis, cobrir a boca ao espirrar e tossir, manter ambientes bem ventilados e evitar multidões e contato com pessoas gripadas, são fundamentais nesse momento.

Além disso, vale a pena investir em hábitos para fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater qualquer doença. Essas dicas valem para todas as pessoas, porém, principalmente, para pessoas que estão em tratamento oncológico.

 Por que é importante que o paciente oncológico cuide do sistema imunológico?

sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, sistema imune, sistema imunitário, o que é sistema imunológico, como funciona o sistema imunologico, tudo sobre sistema imunologico, sistema imonologico, componentes do sistema imunológico, como melhorar o sistema imunologico, como melhorar o sistema imunológico, o que e sistema imunológico, mecanismo de defesa do organismo, como melhorar o sistema imunologico, como aumentar a imunidade, aumentar a imunidade, aumentar imunidade, remedio para aumentar a imunidade, como fortalecer o sistema imunológico, o que fazer para aumentar a imunidade, vitamina para aumentar a imunidade, o que aumenta a imunidade, imunidade baixa o que fazer, como aumentar a imunidade do corpo, como aumentar o sistema imunológico, remedio caseiro para aumentar a imunidade, o que é bom para aumentar a imunidadeDe acordo com o Dr. André Abdo, onco-hematologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, a pessoa com câncer tem mais probabilidade de ter uma infecção mais forte.

“O paciente oncológico, além de maior facilidade em adquirir infecções, também tem mais chance de quando adquirem essas infecções, elas serem muito mais graves”.

Isso acontece porque o tratamento (químio ou radioterapia) tem um grande impacto na imunidade do paciente. Consequentemente, o corpo tem dificuldade em evitar que um vírus entre no organismo e, uma vez dentro do organismo, combater essa ameaça.

 Como melhorar o sistema imunológico?

Cuidar da alimentação é essencial!

sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, sistema imune, sistema imunitário, o que é sistema imunológico, como funciona o sistema imunologico, tudo sobre sistema imunologico, sistema imonologico, componentes do sistema imunológico, como melhorar o sistema imunologico, como melhorar o sistema imunológico, o que e sistema imunológico, mecanismo de defesa do organismo, como melhorar o sistema imunologico, como aumentar a imunidade, aumentar a imunidade, aumentar imunidade, remedio para aumentar a imunidade, como fortalecer o sistema imunológico, o que fazer para aumentar a imunidade, vitamina para aumentar a imunidade, o que aumenta a imunidade, imunidade baixa o que fazer, como aumentar a imunidade do corpo, como aumentar o sistema imunológico, remedio caseiro para aumentar a imunidade, o que é bom para aumentar a imunidadeConsumir todos os tipos de alimentos, especialmente frutas, verduras e legumes, auxiliam no bom funcionamento do corpo.

O inhame é um tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos. Eles são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Vegetais de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores.

Alimentos amarelos e laranjas são ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína que agem no sistema nervoso e influenciam diretamente no sistema linfático. Por exemplo, ameixa, pimentão, laranja, cenoura, mamão etc.

O alho, um dos principais temperos da culinária brasileira, protege o coração além de melhorar o sistema imune. Isso porque ele altera a quantidade de citocinas pró e anti-inflamatórias.

Pratique atividades físicas.

sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, sistema imune, sistema imunitário, o que é sistema imunológico, como funciona o sistema imunologico, tudo sobre sistema imunologico, sistema imonologico, componentes do sistema imunológico, como melhorar o sistema imunologico, como melhorar o sistema imunológico, o que e sistema imunológico, mecanismo de defesa do organismo, como melhorar o sistema imunologico, como aumentar a imunidade, aumentar a imunidade, aumentar imunidade, remedio para aumentar a imunidade, como fortalecer o sistema imunológico, o que fazer para aumentar a imunidade, vitamina para aumentar a imunidade, o que aumenta a imunidade, imunidade baixa o que fazer, como aumentar a imunidade do corpo, como aumentar o sistema imunológico, remedio caseiro para aumentar a imunidade, o que é bom para aumentar a imunidadeAntes de começar qualquer tipo de exercício, deve-se consultar o oncologista responsável para que ele avalie a condição física da pessoa.

Algumas opções de atividade são o yoga, caminhada, pilates, porém o paciente pode escolher qualquer outra opção que o inspire.

Os exercícios podem ajudar no controle do peso, condicionamento físico, incluindo capacidade do coração, regulando o funcionamento do corpo. Além disso, também reduzem o estresse, que está diretamente ligado ao baixo funcionamento do sistema imunológico

Durma bem

sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, sistema imune, sistema imunitário, o que é sistema imunológico, como funciona o sistema imunologico, tudo sobre sistema imunologico, sistema imonologico, componentes do sistema imunológico, como melhorar o sistema imunologico, como melhorar o sistema imunológico, o que e sistema imunológico, mecanismo de defesa do organismo, como melhorar o sistema imunologico, como aumentar a imunidade, aumentar a imunidade, aumentar imunidade, remedio para aumentar a imunidade, como fortalecer o sistema imunológico, o que fazer para aumentar a imunidade, vitamina para aumentar a imunidade, o que aumenta a imunidade, imunidade baixa o que fazer, como aumentar a imunidade do corpo, como aumentar o sistema imunológico, remedio caseiro para aumentar a imunidade, o que é bom para aumentar a imunidadeDormir é essencial para que o corpo descanse, se recupere e regule suas funções, incluindo o sistema imunológico. Por isso, ao dormir pouco, o nível de cortisol no sangue aumenta, reduzindo a capacidade defensiva do corpo.

De acordo com especialistas do sono, o ideal é dormir cerca de sete a nove horas seguidas por noite.

Não beber ou fumar

Essas duas substâncias afetam negativamente todas as células do organismo e interferem em componentes responsáveis por estimular as respostas imunológicas.

Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia

A água funciona como um filtro para o corpo. Dessa forma, ajuda a eliminar as toxinas presentes no corpo por meio do suor e da urina.

Como está a situação do coronavírus no Brasil?

sistema imunologico, sistema imunológico, coronavirus, coronavírus, coronavírus mers, corona virus, coronaviridae, coronavirus humano, virus, virus sars, sars doença, o que é sars, sars sintomas, doença sars, sindrome viral, sindromes respiratorias, resfriado transmissão, coronavírus, corona virus, transmissão do resfriado, doenças humanas virais, asia sindrome, morfologia viral, coronavirus em caes, manifestações pelo brasil, doenças humanas causadas por virus, sindrome asia, síndrome de graves, disseminou significado, sindrome da china, síndrome da china, causam, agente causador do resfriado, oriente médio localização, manifestacoes, virus o que é, primeiros humanos, manifestações são paulo, infecção respiratoria sintomas, infecção respiratória, quanto tempo leva para o vírus se espalhar pelo corpo, os, aeroportos brasileiros serão os primeiros locais, h1n1, china, morcego, epidemia, pneumonia sintomas, sintomas de coronavirus, sintomas de corona virus, sintomas de coronavírus, coronavírus sintomas, coronavirus sintomas, corona virus sintomas, quais os sintomas, gripe, sintomas gripe, quais sao os sintomas, sistema imune, sistema imunitário, o que é sistema imunológico, como funciona o sistema imunologico, tudo sobre sistema imunologico, sistema imonologico, componentes do sistema imunológico, como melhorar o sistema imunologico, como melhorar o sistema imunológico, o que e sistema imunológico, mecanismo de defesa do organismo, como melhorar o sistema imunologico, como aumentar a imunidade, aumentar a imunidade, aumentar imunidade, remedio para aumentar a imunidade, como fortalecer o sistema imunológico, o que fazer para aumentar a imunidade, vitamina para aumentar a imunidade, o que aumenta a imunidade, imunidade baixa o que fazer, como aumentar a imunidade do corpo, como aumentar o sistema imunológico, remedio caseiro para aumentar a imunidade, o que é bom para aumentar a imunidadeO especialista em biossegurança, Edison Durigon, disse, em entrevista ao portal Nexo, que não há motivos para pânico no país!

Até o momento, houve apenas casos de suspeita de coronavírus, entretanto, não há nenhum confirmado. Aliás, caso seja diagnosticado algum caso, é de alguma pessoa que viajou para a fora e foi contaminado lá.

“O coronavírus é motivo de alerta. A imprensa tem que noticiar, avisar a população que está tendo uma doença nova. Entretanto não é motivo para pânico, ela ainda não chegou aqui de verdade. A partir do momento que ela começar a ser retransmitida aqui, aí sim a gente entra em alerta”, disse Durigon.

Ele considera também que a possibilidade desse vírus se espalhar pelo Brasil é muito baixa. Isso porque ele é um vírus que tem preferência por baixas temperaturas e lugares com pouca luz. Ou seja, o fato de estarmos no verão, com muita claridade e altas temperaturas dificulta a propagação da doença.

“Talvez tenhamos um caso ou outro aqui, importado. O indivíduo que veio da China ou de algum país em que se infectou, vai ser tratado aqui, internado aqui. Entretanto, acho que o risco de uma epidemia acontecer, agora, ainda é baixa, por conta do clima”.

Vale ressaltar que essas dicas para fortalecer o sistema imunológico ajudam no bom funcionamento do corpo, aumentando a qualidade da saúde. Entretanto, tomar esses cuidados não significa estar prevenido e nem podem ser considerados como tratamento contra o coronavírus! Eles são apenas métodos para cuidar da saúde como um todo.

Possíveis tratamentos já estão sendo pesquisados, porém ainda não existe nenhum com efeitos cientificamente comprovados.

 

Maiores mentiras sobre o câncer

Cuidado com as vacinas

48
Deixe um comentário

27 Comentários da postagem
21 Respostas da postagem
19 Pessoas acompanhando a postagem
 
Comentário mais com mais reações
Comentário mais relevante
20 Comentários de autores
  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
recentes antigos
Me avise quando
Gervásio Xavier Soares

Relativo ao corona vírus
Penso que seria interessante os meios de comunicação digital, televisivos etc
Alertarem sobre vicios de cigarros, bebidas etc
Já que
Tudo leva a crer a princípio em uma pandemia
E é praticamente certo que a doença ou as doenças provocadas pelo vírus
Serão mais agressivas em sistemas imunológicos debitados
Assim como o fumante inveterado consequentemente tem baixa porcentagem do pulmão em funcionamento
Segundo estudos
O álcool que agride e destrói grande parte do fígado e consequentemente também debilita os rins
Entre outros estragos
Diminui em muito as possibilidades de recuperação de qualquer pessoa que tenha esses hábitos entre outros também prejudiciais a saúde

Barbara

Gerv’asio Xavier Soares, vc foi mais incisivo e pioneiro na sua resposta do que o especialista Edison Durigon. Parab’ens. Tudo que vc comentou est’a acontecendo. Acho que ter’iamos que estar preparados quando o caso ainda estava fora do pa’is pois muitos viajam.
Abs e muita sorte para o nosso pa’is.

Gervásio Xavier Soares

Olá Bárbara
Obrigado!
Que Deus nos proteja e que nossos políticos e grandes empresários tenham discernimento e bom senso
Valororizando em primeiro lugar e acima de tudo a vida!
Assim depois será possível qualquer tipo de recuperação
Até a econômica

Como aumentar a imunidade contra o Coronavírus? - Continental

[…] FONTE: VEJA AQUI […]

Nyqueson

medo viu , Deus proteja Salvador

Coronavírus: como fortalecer a imunidade e prevenir contágios para evitar o drama da quarentena - GreenMe.com.br

[…] várias formas de reforçar e proteger a imunidade como por […]

Ravena

Ola!!! •>•
Bem tem varias formas de proteger a imunidade como: exercicios fisicos (em casa), ter uma alimentaçao saldavel, dormi bem, beber muita agua e etc

Espero ter ajudado °3°

Coronavirus: how to strengthen immunity and prevent infection to avoid the drama of quarantine | Time24 News

[…] are several ways to strengthen and protect immunity such […]

Coronavírus: saiba como se prevenir da epidemia e veja últimos dados oficiais no país e no estado - Cariri Revista

[…] Foto: revista Abrale On-line […]

Dorinha Souza

Uma pessoa que sobreviveu ap vírus continua transmitindo.

Priscilla

anemia ferropriva e por falta de B12 pode agravar o quadro de corona virus?

Joice

Achei muito enganadora a reportagem . O vírus já se espalhou por todo Brasil .

Fortalecendo o sistema imunológico com Herbalife
Rafael

Parabéns ao especialista que disse que não se propaga no calor… senhor… com especialistas assim … aff

Cleyton

Boa noite
Estou com um pouco de dificuldade pra respirar já faz uns 4 dias, durante o dia respiro melhor já a noite fica mais um pouco ruim.
Já fui no hospital no primeiro dia que estava com dificuldade pra respirar, mandaror eu fica em casa, estou bebendo bastante água e tomando chá de limão com gengibre.
Não mim deu febre nem estou tusindo e nem com coriza, só a dificuldade pra respirar.
Vc acha melhor eu ir a um hospital ou continuar em casa?

KATHIA sanTOS

Olá Cleyton vc está melhor ? Espero que sim mais Se tiver falta de ar pode ser síndrome do Pânico. Se continuar depois procure um médico melhoras

Três suspeitos de coronavírus em Colíder (MT) aguardam resultados e permanecem em isolamento social – AltoNorte
MARCELO BION GUASQUE

Então como me explica que um atleta olimpico jovem medalista mundial ficou todo errado com corona virus sendo que era atleta nao fumava nao bebia e digo mais aposto que o mendigo aqui da rua que come comida do lixo e passa fome esse sim nao daria nada. https://www.folhape.com.br/esportes/mais-esportes/coronavirus/2020/03/24/NWS,134717,68,1683,ESPORTES,2191-VIDA-ATLETA-NAO-IMPEDIU-CAMPEAO-OLIMPICO-SOFRER-COM-COVID.aspx

Tânia

Bom dia, o organismo adquire imunidade contra o coronavírus após a pessoa contrair a doença?

4 pilares para uma boa imunidade contra o coronavírus; Pilates pode ajudar | Estúdio André Guzmán

[…] Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) destaca que a maior parte das mortes por Covid-19 é entre pessoas com doenças prévias. […]

Carlos Alberto

ouvir dizer que o corona vírus não resiste aos 40° existe uma fonte de águas termais nossa região que passa desta estatística será que teria êxito ni tratamento?

Carlos Alberto

sim ouvir dizer que o COVID -19 nao resiste alem dos 40° .temos aguas termais nossa região que ultrapassar este número será que nao resolveria pessoas no início da doença utilizando banho e ingerindo estás águas??

Denise

Algum outro vírus corona não patogênico produziria imunidade prévia se usado como vacina? Os anticorpos seriam os mesmos do novo coronavirus, pois a capa é a mesma. Há pesquisas que retiram o rna do vírus para produzir vacina.

Professor Jean » A Campanha Correta Sobre COVID-19.

[…] Eu sou, portanto, crítico da política do isolamento horizontal ou total como tem sido praticado e apoio o isolamento vertical acrescido de uma Campanha imensa e poderosa sobre a verdade única, acerca da cura desta enfermidade: mantenha seu sistema imune saudável com comportamentos adequados e, se alguém tem dúvidas de qual deve ser, este link à seguir poderá responder completamente a dificuldade: https://www.abrale.org.br/revista-online/coronavirus-no-brasil-e-imunidade/ […]

Boa alimentação = imunidade - Papa Rica
Ervin Moretti

Porque sempre 2 litros de água por dia? Não importa o tamanho e peso de cada um? Se é tempo frio ou calor? Se faz exercícios? A alimentação? O que realmente pode dizer se a pessoa está tomando líquidos suficientes é a cor da sua urina. Beber água demais sobrecarrega as atividades renais

CARLOS ANDERSON PAIXAO AQUINO

Tenho gordura no fígado, eu estou no grupo de risco? As vezes me dá falta de ar quando estou com muito gases.

Ravena

O coronavirus foi transmitido mesmo pro um homem quo comeu sopa com morcego???

Imunidade Baixa: como identificar e aumentar naturalmente?
Heluana

Meu esposo está sentindo febre fortes dores musculares e dor de cabeça anciã de vômito oq pode ser

Andreapolicastroangella

Uso de resveratrol ajuda na imunidade preventiva ?