Skip to content

Fevereiro Laranja: mês de conscientização da leucemia

Leucemia, sintomas de leucemia, leucemia sintomas, sintomas de leucemia, sintomas da leucemia, Fevereiro laranja, fevereiro, mês, o que é leucemia, manchas de leucemia, o que causa a leucemia, mes de fevereiro, leucemia manchas, tudo, sobre leucemia, o que leucemia, leucemia prevenção, oque é leucemia, prevenção da leucemia , leucemia exames, como prevenir a leucemia, como são as manchas de leucemia, leucemia pele o que é leucemia no sangue, hematomas de leucemia, leocemia, o sangue, quais os sintomas da leucemia, leucemia o que é, doença no sangue, sinais de leucemia, câncer no sangue, quais os sintomas de leucemia, leucemia é cancer, leucemia no sangue, tipos de cancer no sangue, cancer ministerio da saude, leucemias, leucemia é cancer, leucemia diagnostico, qual a função da medula óssea?, tudo sobre leucemia, causas de leucemia, o que causa a doença leucemia, como saber se estou com leucemia, o que é leucemia no sangue, leucemia sintomas iniciais, sinais de leucemia, tipos de leucemia, o que causa leucemia, leucemia sintomas e sinais, sintomas de leucemia infantil, primeiros sintomas de leucemia, quais são os primeiros sintomas da leucemia, sinais e sintomas de leucemia, leucemia manchas, quais sintomas de leucemia, leucemia sinais e sintomas, sintomas de leocemia, sintomas da leucemia no sangue
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Esse tipo de câncer hematológico pode afetar pessoas de qualquer idade, tem sintoma semelhantes a outras doenças e pode ser diagnosticado no hemograma


Quase 6 mil homens e 5 mil mulheres serão diagnosticados com leucemia no Brasil em 2020, segundo o Inca. Para alertar sobre os sintomas e conscientizar a população sobre esse câncer hematológico, foi aprovada a Campanha Fevereiro Laranja.

A leucemia é uma neoplasia maligna e acontece devido a uma mutação genética que faz com que os glóbulos brancos percam a função de defesa e passem a se reproduzir desordenadamente, causando quatro principais subtipos da doença.

“É importante salientar que dentro da palavra leucemia estão incluídas várias doenças diferentes entre si. De uma maneira geral, elas podem ser agudas ou crônicas. E, dependendo do tipo de linhagem de glóbulo branco afetado, mieloides ou linfoides”, explica o Dr. Nelson Hamerschlak, coordenador da Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Diferentemente de outros tipos de cânceres que acontecem, principalmente, em pessoas de mais idade, as leucemias podem aparecer em qualquer época da vida. Inclusive, dentre os cânceres pediátricos, ela está em primeiro lugar nos mais comuns (28%), seguida pelo câncer do sistema nervoso central (26%).

A leucemia linfoide aguda (LLA) é mais comum em crianças e jovens. Enquanto que as crônicas, sendo elas leucemia linfoide crônica (LLC) e leucemia mieloide crônica (LMC), e a leucemia mieloide aguda (LMA), aparecem mais em pessoas acima de 50 anos.

Não se sabe exatamente porquê das leucemias se desenvolverem, entretanto acredita-se que é devido a uma mutação genética não somática. Ou seja, uma mutação que não pode ser passada de pai para filho.

“Algumas causas que podem determinar essas mutações são conhecidas. Como irradiação, benzeno e outras substâncias químicas em grau de intoxicação. No entanto, de uma forma geral, não sabemos a causa e nem determinar o motivo de alguns tipos serem mais comuns em certa idade”, diz o hematologista.

Sintomas de leucemia

Leucemia, sintomas de leucemia, leucemia sintomas, sintomas de leucemia, sintomas da leucemia, Fevereiro laranja, fevereiro, mês, o que é leucemia, manchas de leucemia, o que causa a leucemia, mes de fevereiro, leucemia manchas, tudo, sobre leucemia, o que leucemia, leucemia prevenção, oque é leucemia, prevenção da leucemia , leucemia exames, como prevenir a leucemia, como são as manchas de leucemia, leucemia pele o que é leucemia no sangue, hematomas de leucemia, leocemia, o sangue, quais os sintomas da leucemia, leucemia o que é, doença no sangue, sinais de leucemia, câncer no sangue, quais os sintomas de leucemia, leucemia é cancer, leucemia no sangue, tipos de cancer no sangue, cancer ministerio da saude, leucemias, leucemia é cancer, leucemia diagnostico, qual a função da medula óssea?, tudo sobre leucemia, causas de leucemia, o que causa a doença leucemia, como saber se estou com leucemia, o que é leucemia no sangue, leucemia sintomas iniciais, sinais de leucemia, tipos de leucemia, o que causa leucemia, leucemia sintomas e sinais, sintomas de leucemia infantil, primeiros sintomas de leucemia, quais são os primeiros sintomas da leucemia, sinais e sintomas de leucemia, leucemia manchas, quais sintomas de leucemia, leucemia sinais e sintomas, sintomas de leocemia, sintomas da leucemia no sangueOs sintomas dessa doença vão variar de acordo com a sua intensidade, sendo que nas agudas, eles são mais visíveis.

Tanto na LLA quanto na LMA, o paciente, normalmente, manifesta sinais de anemia, como palidez, cansaço e sonolência. Além de gânglios aumentados, febre, infecções, sangramentos e hematomas.

“Geralmente, esses hematomas são parecidos com aqueles de trauma onde se formam equimoses (manchas roxas)”, ressalta o Dr. Hamerschlak.

Enquanto que nas leucemias crônicas, LLC e LMC, é possível que os pacientes não apresentem nenhum sinal. Mas, os que desenvolvem, sentem cansaço e aumento dos gânglios e baço.

Sim, esses sintomas podem parecer muito similares a sintomas de doenças mais comuns, como a gripe. Por isso, o especialista indica que “todo paciente com sintomas como febre, palidez, fadiga e manchas roxas devem ser avaliados. O médico pedirá os testes que julgar pertinente”.

Além dos sintomas aparentes, a leucemia também causa alteração nas células sanguíneas que podem ser observadas por meio do hemograma. Por exemplo, o resultado desse exame de sangue de uma pessoa com leucemia apresentará diminuição dos glóbulos vermelhos e plaquetas e aumento ou diminuição dos glóbulos brancos. Entretanto, como outras doenças não malignas também podem ter esse quadro, é necessário pedir exames complementares, como o mielograma, para diagnosticar a leucemia.

Os sintomas e sinais, geralmente, são os mesmos independente se o paciente for jovem ou adulto.

Fevereiro Laranja

Leucemia, sintomas de leucemia, leucemia sintomas, sintomas de leucemia, sintomas da leucemia, Fevereiro laranja, fevereiro, mês, o que é leucemia, manchas de leucemia, o que causa a leucemia, mes de fevereiro, leucemia manchas, tudo, sobre leucemia, o que leucemia, leucemia prevenção, oque é leucemia, prevenção da leucemia , leucemia exames, como prevenir a leucemia, como são as manchas de leucemia, leucemia pele o que é leucemia no sangue, hematomas de leucemia, leocemia, o sangue, quais os sintomas da leucemia, leucemia o que é, doença no sangue, sinais de leucemia, câncer no sangue, quais os sintomas de leucemia, leucemia é cancer, leucemia no sangue, tipos de cancer no sangue, cancer ministerio da saude, leucemias, leucemia é cancer, leucemia diagnostico, qual a função da medula óssea?, tudo sobre leucemia, causas de leucemia, o que causa a doença leucemia, como saber se estou com leucemia, o que é leucemia no sangue, leucemia sintomas iniciais, sinais de leucemia, tipos de leucemia, o que causa leucemia, leucemia sintomas e sinais, sintomas de leucemia infantil, primeiros sintomas de leucemia, quais são os primeiros sintomas da leucemia, sinais e sintomas de leucemia, leucemia manchas, quais sintomas de leucemia, leucemia sinais e sintomas, sintomas de leocemia, sintomas da leucemia no sangueEssa campanha foi sancionada em novembro de 2019 no Estado de São Paulo. Seus principais objetivos são alertar a população sobre importância do diagnóstico precoce e do tratamento da leucemia.

Quando a leucemia infantil é diagnosticada precocemente e a criança submetida ao tratamento adequado, as chances de cura chegam a 80%. Na LMC, a rápida descoberta da doença permite que o paciente tenha uma vida praticamente normal, precisando apenas de uma medicação. Em alguns casos da LLC, é preciso apenas o monitoramento por meio de exames anuais.

Já as leucemias agudas podem precisar de tratamento mais intenso, com quimioterapia, terapia alvo, radioterapia e/ou transplante de medula óssea. Mas também apresentam bons prognósticos se diagnosticadas rapidamente.

O grande problema no transplante de medula óssea, um dos temas abordados pela Campanha, é a compatibilidade. Para que esse procedimento possa ser feito, é preciso que a medula do paciente e do doador sejam compatíveis. Assim como acontece no transplante de órgãos.

Procura-se essa compatibilidade primeiro entre os parentes mais próximos. Caso não seja encontrado ninguém, procura-se nos bancos de medula, como o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Daí vem a importância da doação de medula óssea. Achar alguém compatível é difícil. Entretanto, quanto mais voluntários doando, maior a chance de o paciente encontrar e poder realizar o transplante.

 

Leucemias: as diferenças nas crianças e adultos

Fatores de risco, uma realidade para as leucemias


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] disponibilizado pela Revista Abrale Online – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, em 18 de fevereiro de […]

imuno fenotipagem aparece llc acaso seja inicial

Back To Top