Skip to content

Qual o jeito certo de tomar remédios

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Pode parecer algo simples, mas há algumas regras para que o efeito do medicamento não seja prejudicado

Se há algo muito usual na vida das pessoas é o ato de tomar remédios. E não falamos apenas dos pacientes de cânceres do sangue ou de qualquer outro tipo. Todo mundo fica doente em algum momento, precisa de suplementos ou até mesmo, no caso das mulheres, usa contraceptivos orais para evitar gravidez. O fato é que, seja qual for o objetivo, o medicamento precisa ser ingerido da forma correta para que tenha uma ação realmente eficaz. Para ajudar na missão de como desvendar isso, pedimos a colaboração de duas profissionais muito experientes no assunto: a hematologista Monika Conchon e a enfermeira Eloise Borriel Vieira, docente na Fundação Oswaldo Cruz e coordenadora do Comitê de Enfermagem da Abrale.

Com as dicas a seguir, podemos agir da maneira mais certa na hora de se medicar – mesmo que a gente nem suspeitasse que estava fazendo alguma coisa errada.

1 – É permitido tomar o remédio com leite ou outra bebida?

Nem todos os remédios podem ser tomados com qualquer líquido. Por exemplo, o Sulfato Ferroso não deve ser ingerido com leite e derivados, uma vez que diminuem a biodisponibilidade do ferro. O Mesilato de Imatinibe deve ser tomado apenas com água. Por isso, para não errar, a indicação é tomar sempre com água.

2 – Posso tomar os remédios a seco, sem nenhum líquido?

Não é errado, porém, não é o ideal. Além de ser desconfortável, a absorção pode ser iniciada no esôfago, que possui pH diferente do estômago, podendo levar a alterações na ação.

3 – Melhor tomar antes ou depois de comer (quando é solicitado que não seja tomado em jejum, claro)?

O ideal é depois de se alimentar, mas se for logo antes de começar a comer, não há problema.

4 – Há alguma comida ou bebida que possa intensificar positivamente o efeito de uma medicação? 

Algumas medicações ao serem tomadas com determinado alimento podem ter melhor absorção, como no caso da Ciclosporina quando ingerida junto com alimentos mais ácidos. Um outro exemplo é o da vitamina C, que melhora a absorção do Sulfato Ferroso quando ingeridos ao mesmo tempo.

5 – A comida ingerida junto com os remédios pode prejudicar o efeito?

Alguns alimentos podem, sim, causar alguns prejuízos, como acelerar o metabolismo hepático. É o que acontece com a fruta americana grapefruit, que não deve ser ingerida junto com determinadas medicações (como o Imatinibe). Outro exemplo importante são as bebidas alcoólicas, que podem, de forma muito perigosa, potencializar a ação de calmantes, levando a uma diminuição da atividade dos sistemas nervoso central, cardiovascular e respiratório.

6 – Preciso ter algum cuidado ao tomar mais de um remédio no mesmo dia e horário?

Sim. É interessante que se saiba se ocorrem interações medicamentosas – ou seja, se uma substância influencia na outra. Temos medicações que são melhor absorvidas em meio ácido. O Omeprazol, por exemplo, pode tirar essa acidez do estômago e prejudicar sua absorção. Há também o caso de alguns antibióticos, como a Amoxacilina, que podem reduzir a eficácia dos contraceptivos orais.

7 – Posso cortar um comprimido no meio para ficar mais fácil de engolir?

Depende do comprimido. Cápsulas não devem ser abertas. Os chamados comprimidos de liberação lenta também não. Eles têm um revestimento que for violado fará o remédio ser absorvido mais rapidamente. Por isso, a indicação geral é de que os comprimidos sejam ingeridos integralmente, salvo exceções em crianças ou idosos. Nesses casos, o paciente pode consultar o farmacêutico sobre qual medicamento poderá ser cortado, ou macerado, ou ainda diluído.

8 – Alguns remédios devem ser guardados em geladeira. Qual é o risco que corro se eu não seguir essa indicação?

Algumas substâncias precisam de ambientes frios porque podem sofrer instabilidade química em temperaturas superiores. O risco de não seguir a indicação é perder parte da ação do medicamento.

9 – Qual é a melhor forma de guardar os comprimidos?

Mantê-los em sua embalagem original, que foi pensada e desenhada para armazenar corretamente, preservando toda a sua integridade. Mas não há contraindicação para o uso de caixinhas separadoras de remédios.

10 – Mesmo com a receita médica, é preciso ler a bula?

Sim e sempre! Cada medicamento é diferente, e na bula estão todas as suas especificações e contraindicações. Lê-la é a melhor forma de não errar ao tomar um medicamento.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
81 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Excelente conteúdo… Obrigada pela postagem

Sou farmacêutica e acho muito importante a informação sobre o assunto. Muitas pessoas costumam ingerir medicamentos de forma totalmente inadequada. As interações medicamentosas são completamente ignoradas, embora sejam importantes e algumas vezes até perigosas. Em química, um mais um nem sempre resulta em dois.

Na boa, acho que esse “porém “, deveria ser salientado pelo médico. Os pacientes não sabem!

Tomo dois tipos de medicamentos pela manhã : Losartana e .Ao levantar tomo dois copos de água, .faço um pequeno lanche e ingiro os dois comprimidos. A seguir, tomo café,leite e
outros para completar o “Café da Manhã” .
Está certo ou errado ?

Quero parabenizar pela matéria que é muito esclarecedora e gostaria de saber se o usuário de Quetiapina, Olanzapina e Rosucor pode ingerir os 3 de uma vez só?

Estava aqui pesquisando qual geito certo de tomar medicamento .a preocupação e com meu marido que toma muitos medicamentos de uma só vez .ele tem diabete .pressão alta.insuficiencia.cardiaca.cirrose etc quem eu devo consultar pra separar os medicamentos enfermeira ou farmacêutico .

Olá. É possível que um remédio deixe de fazer efeito se sua dose for aumentada?
Dobrei a dose por prescrição médica mas o efeito foi contrário.

Boa noite!
tenho um filho, Danilo, portador de mucopolissacaridose tipo 3-c, ele faz uso de traqueostomia e sonda gastrica, tendo a necessidade de macerar todos os comprimidos juntos misturar com xarope. Posso misturar tanto remédio assim? são eles: lamotrigina/melleryl/urbanil/quetiapina, todos estes comprimidos macerados juntos e misturo ainda com depakene xarope. é certo? nunca perguntei isso ao medico. aproveito a oportunidade.
agradecido
Thales Santana

Boa noite!
Eu,Darcilene estou tentando engorda mas nao consego eu ja tomei cobavitl mas toda vez que eu tomo ele ataca mei sistema nervoso e acabo ficando nervosa fico sem paciencia pra nada tem outra vitamina que eu possa tomar que nao ataca o sistema nervoso eu quero engorda

Olá, bom dia!
Gostava de saber, quanto tempo esperar, no mínimo, para fazer a medicação após efetuar uma refeição?

Google

One of our visitors not too long ago encouraged the following website.

Posso tomar cloridrato de terbinafina com o xarope mucosolvan?

Google

Just beneath, are several entirely not associated internet sites to ours, nonetheless, they’re surely really worth going over.

Tomo lisador ( dipirona 1 g ) todos os dias por conta de uma dor que sinto na perna e não posso fazer cirurgia por agora pois estou gestante no terceiro trimestre, qual o melhor horário para tomar após a refeições ou antes ? Alguma observação que seria importante! Obrigada

Obrigado pela orientação

Oi boa noite,tomei uma dose única de albendazol e em seguida tomei uma sopa,vai fazer efeito?

Senhores(as), bom dia!
Venho por meio deste canal solicitar uma informação, claro se for possível.
Faço uso das seguintes substancia, veja abaixo;

  • Cloridrato de metformina
  • Atorvastatina cálcica
  • Losartana potássica
  • Bromidrato de citalopram
  • Alprazolam
  • Succinato de solifenacina
  • Cloridrato de tansulosina

Um dia tem 24:00 hs é claro, como devo distribuir todos estes medicamentos, e se possível uma informação que sempre fica sem resposta pelos médicos, alguma substancia dessa não tira a eficácia ou efeito da outra da outra?

Agradeço a quem possa me auxiliar pois; nunca tive a resposta.
atenciosamente:
Rogério G Ramos
Contato:(31)99459-2898

Google

Here are a few of the web pages we recommend for our visitors.

Google

Sites of interest we have a link to.

Gostaria de saber qual a maneira correta de tomar os comprimidos quando na bula indica 2 comprimidos 2vezes ao dia???

Tomo vários medicamentos tem alguma fórmula melhor

Após tomar um tipo de remédio em jejum orientado pelo médico, QUANTO tempo tenho que esperar para tomar outro tipo de remédio, é mais quanto tempo para tomar outro remédio para pressão arterial, são três tipos de remédios diferentes.

Pode da Amoxicilina logo após da janta?

Boa noite caríssima
Pretendo saber se quando a bula diz para tomar o medicamento em jejum e o paciente toma ao deitar, já depois do jantar. O texto anterior não explica como deve ser.
Agradecia.

Cumprimentos.

Obrigado pela informação.
Congratulei lei.

Cumprimentos,

Domingos Veiga.

8l

Muito boa postagem,pois nos falam bem as nossas duvidas.

e o mesmo remedio pode ser admistrado 3 capsulas do mesmo medicamento ao mesmo tempo ?

Boa tarde
Quando bula diz 3 comprimidos às principais refeições, são 3 comprimidos 3x ao dia ou 1×3?
Obrigada

Medico passou remedio de 6/6hs p debre porem se no 2 momento de tomar o remedio nao haver mais a febre pode suspender a medicaçao?
E caso volte a febre da novamente e recontar o horario novamente?

Boa noite! Muito ótimo o esclarecimento, parabéns, e agradeço ao site!

Amoxilina e clavulanato devem ser tomados ao iniciar uma refeição?

Posso Tomar 3 Embonato de Pirvinio No Almoço E Outros 3 Na Janta

Qual a forma de tomar amoxilina e buscopan?

Posso usar quais frutas para ajudar a tomar antibiótico

Google

We came across a cool internet site that you simply could appreciate. Take a look for those who want.

Como diluir o comprimido de amitizá para paciente gastomizado

Estou tomando 2 antibiótico para DIP.porem toda vez que tomo comprimido sinto a sensação de que ele está agarrado na garganta ,isso é normal ou pode ser algum problema ?
Pois ano passado eu me engasguei com nimesulida ele ficou agarrado na minha garganta e comecei a fazer vômito e sem voz e ficando roxa,só desceu quando comi um pedaço de pão que meus pais me deram pra ajudar descer,fiquei semanas com gosto da nimesulida horrível

Bom dia, gostei desse conteúdo, achei bastante esclarecedor, gostaria de tirar uma dúvida,cuido de uma senhora de 95 anos que faz uso dos medicamentos Alois, Quetiapina e Razapina, depois que teve covid está com dificuldade de deglutição,tenho diluído esses medicamentos e ministrado entre o jantar,esses três medicamentos diluídos perdem o efeito?

Uma duvida, quando na bula diz, tomar 3 caps por dia… se eu tomar as 3 capsulas de uma só vez vai ser disperdicio? Ou tanto faz em tomar as 3 ao mesmo tempo ou separando manhã, tarde e noite.. ?

Porque não vem escrito na bula se o medicamento deve ser tomado antes ou após às refeições? Ou se não pode ser tomado com outros medicamentos?

Gostaria de saber ocq fazer p o remédio manipulado, em cápsulas, não causar reação como azia, queimação?

Olá, bom eu sou menor de idade e preciso tomar um remédio de amoxicilina com clavulanato de potássio e esses comprimidos são muito grandes tenho que tomar de 12 em 12 horas, mas já me engasguei com eles uma vez desde então fiquei com medo de tomar de novo, será que alguém pode me ajudar, eu preciso de um jeito que eu não me engasguei com ele por favor me ajudem é urgente.

Boa tarde.
Me tirem uma dúvida, minha médica passou um manipulado, em gotas. Esqueci de perguntar tanto a ela, quanto no local que fiz. Ela passou 3 gotas Sublingual ao dia. Isso quer dizer, 1+1+1, ou 3 gotas de vez?

boa noite eu tomo 10 gotas de neoleuptil pode tomar o remedio neuleoptil depois de comer sanduíche a noite

Back To Top