Skip to content

Você, homem, cuide de seu corpo!

cancer de prostata, prostata. próstata, câncer de próstata, cancer de prostata sintomas, câncer de próstata, sintomas de cancer de prostata, exame de prostata, sintomas da prostata, sintomas, cancer de prostata, prostata sintomas, sintomas do cancer de prostata, sintomas da, prostata, o que é cancer de prostata, prevenção do cancer de prostata, cancer de próstata, cancer de prostata tratamento, sintomas de cancer na prostata, sintomas cancer prostata, sintomas prostata, cancer de prostata causas, cancer na prostata, tratamento do cancer de prostata, prevenção cancer de prostata, tratamento cancer de prostata, cancer de prostata prevenção, câncer de prostata, exame da próstata, cancer de prostata ministerio da saude, cancer da prostata, sintomas de problemas na prostata, cancer na prostata, causas do cancer de prostata, o que causa cancer de prostata, quais os sintomas de cancer de prostata, quais os, sintomas do cancer de prostata, cancer da prostata, cancer de prostata tem cura, cancer de prostata sintomas iniciais. próstata sintomas, fertilidade masculina, homem estéril
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

O Novembro Azul alerta sobre a importância de fazer os exames de prevenção do câncer, em especial o de próstata. E quem já teve/tem um câncer hematológico também precisa ficar atento


Você, homem, que já enfrentou, ou está enfrentando um câncer do sangue, precisa ficar de olho em outras questões da saúde, como o câncer de próstata. E o inverso também é importante, já que um possível efeito colateral tardio do tratamento oncológico é a leucemia mieloide aguda (LMA)!

A próstata é uma pequena glândula que fica no interior da pélvis e faz parte do sistema reprodutor masculino. Sua função é produzir e armazenar o líquido prostático, que junto com o líquido seminal e os espermatozoides são liberados durante a relação sexual.

O Dr. João Navarro, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que o câncer de próstata é o mais comum em homens acima dos 50 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 68 mil casos são diagnosticados por ano no Brasil.

“Ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino. Fica atrás apenas dos tumores de pulmão e intestino”, conta o Dr. Navarro.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

cancer de prostata, prostata. próstata, câncer de próstata, cancer de prostata sintomas, câncer de próstata, sintomas de cancer de prostata, exame de prostata, sintomas da prostata, sintomas, cancer de prostata, prostata sintomas, sintomas do cancer de prostata, sintomas da, prostata, o que é cancer de prostata, prevenção do cancer de prostata, cancer de próstata, cancer de prostata tratamento, sintomas de cancer na prostata, sintomas cancer prostata, sintomas prostata, cancer de prostata causas, cancer na prostata, tratamento do cancer de prostata, prevenção cancer de prostata, tratamento cancer de prostata, cancer de prostata prevenção, câncer de prostata, exame da próstata, cancer de prostata ministerio da saude, cancer da prostata, sintomas de problemas na prostata, cancer na prostata, causas do cancer de prostata, o que causa cancer de prostata, quais os sintomas de cancer de prostata, quais os, sintomas do cancer de prostata, cancer da prostata, cancer de prostata tem cura, cancer de prostata sintomas iniciais. próstata sintomas, fertilidade masculina, homem estérilOs sinais da doença podem variar de acordo com a área na qual a doença está localizada, ou seja, sua extensão.

“Os sintomas desse câncer podem se manifestar como alterações urinárias, quando a doença se encontra mais localizada. Ou como alterações em outros órgãos, quando já está mais avançada”, explica o oncologista.

Dessa forma, a pessoa pode perceber complicações para urinar – pouco fluxo, retenção ou incontinência e dificuldade para começar a urinar. Caso os linfonodos da região estejam comprometidos, podem surgir dores pélvicas, dor ou sangramento retal e inchaço nas pernas.

Em estágios mais avançados, a doença pode causar perda de peso e apetite, anemia, cansaço, pele amarelada, falta de ar e tosse.

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

cancer de prostata, prostata. próstata, câncer de próstata, cancer de prostata sintomas, câncer de próstata, sintomas de cancer de prostata, exame de prostata, sintomas da prostata, sintomas, cancer de prostata, prostata sintomas, sintomas do cancer de prostata, sintomas da, prostata, o que é cancer de prostata, prevenção do cancer de prostata, cancer de próstata, cancer de prostata tratamento, sintomas de cancer na prostata, sintomas cancer prostata, sintomas prostata, cancer de prostata causas, cancer na prostata, tratamento do cancer de prostata, prevenção cancer de prostata, tratamento cancer de prostata, cancer de prostata prevenção, câncer de prostata, exame da próstata, cancer de prostata ministerio da saude, cancer da prostata, sintomas de problemas na prostata, cancer na prostata, causas do cancer de prostata, o que causa cancer de prostata, quais os sintomas de cancer de prostata, quais os, sintomas do cancer de prostata, cancer da prostata, cancer de prostata tem cura, cancer de prostata sintomas iniciais. próstata sintomas, fertilidade masculina, homem estérilOs médicos devem suspeitar do câncer de próstata quando há aumento dos níveis do antígeno prostático específico (PSA) juntamente com a presença de um nódulo identificado pelo exame de toque retal. Ou ainda alguma alteração na ultrassonografia.

É importante ressaltar que o PSA estar aumentado não significa que o homem está com câncer! Essa substância é uma glicoproteína expressada tanto pelo tecido saudável, quanto pelas células cancerosas. O mesmo vale para o aumento da próstata. Ele não está diretamente ligado ao câncer. É mais comum estar relacionado com o crescimento benigno e natural do órgão.

“Algumas condições benignas da próstata, como a hiperplasia benigna e as inflamações, podem provocar aumento dos níveis de PSA. Contudo, isso não configura o diagnóstico de malignidade. Para se chegar ao diagnóstico do câncer de próstata, a biópsia é o principal exame”, informa o Dr. Navarro

O valor do PSA também pode ser utilizado para avaliar as respostas ao tratamento.

Qual o tratamento do câncer de próstata?

cancer de prostata, prostata. próstata, câncer de próstata, cancer de prostata sintomas, câncer de próstata, sintomas de cancer de prostata, exame de prostata, sintomas da prostata, sintomas, cancer de prostata, prostata sintomas, sintomas do cancer de prostata, sintomas da, prostata, o que é cancer de prostata, prevenção do cancer de prostata, cancer de próstata, cancer de prostata tratamento, sintomas de cancer na prostata, sintomas cancer prostata, sintomas prostata, cancer de prostata causas, cancer na prostata, tratamento do cancer de prostata, prevenção cancer de prostata, tratamento cancer de prostata, cancer de prostata prevenção, câncer de prostata, exame da próstata, cancer de prostata ministerio da saude, cancer da prostata, sintomas de problemas na prostata, cancer na prostata, causas do cancer de prostata, o que causa cancer de prostata, quais os sintomas de cancer de prostata, quais os, sintomas do cancer de prostata, cancer da prostata, cancer de prostata tem cura, cancer de prostata sintomas iniciais. próstata sintomas, fertilidade masculina, homem estérilExistem várias possibilidades de tratamento que variam de acordo com a extensão do câncer. Ou seja, se ele está localizado somente na próstata, ou se ele se espalhou para outras áreas.

Se o câncer estiver localizado, o tratamento realizado terá como base a prostatectomia (retirada da próstata) ou a radioterapia. É possível que os dois tratamentos sejam realizados juntos.

Se a doença já tiver espalhado para outros lugares, a radioterapia é utilizada juntamente com o tratamento hormonal, bloqueando a testosterona.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

cancer de prostata, prostata. próstata, câncer de próstata, cancer de prostata sintomas, câncer de próstata, sintomas de cancer de prostata, exame de prostata, sintomas da prostata, sintomas, cancer de prostata, prostata sintomas, sintomas do cancer de prostata, sintomas da, prostata, o que é cancer de prostata, prevenção do cancer de prostata, cancer de próstata, cancer de prostata tratamento, sintomas de cancer na prostata, sintomas cancer prostata, sintomas prostata, cancer de prostata causas, cancer na prostata, tratamento do cancer de prostata, prevenção cancer de prostata, tratamento cancer de prostata, cancer de prostata prevenção, câncer de prostata, exame da próstata, cancer de prostata ministerio da saude, cancer da prostata, sintomas de problemas na prostata, cancer na prostata, causas do cancer de prostata, o que causa cancer de prostata, quais os sintomas de cancer de prostata, quais os, sintomas do cancer de prostata, cancer da prostata, cancer de prostata tem cura, cancer de prostata sintomas iniciais. próstata sintomas, fertilidade masculina, homem estérilDe acordo com o Dr. Navarro, os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata são:

Idade. A maioria dos pacientes recebem o diagnóstico após os 65 anos, mas a incidência começa a aumentar após os 50. Por isso, é importante começar a realizar o exame de toque com essa idade.

Histórico familiar. Um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata aumenta duas vezes a probabilidade. Principalmente, se o parente foi diagnosticado com câncer de próstata antes dos 60 anos.

Cor da pele. Homens negros correm mais risco e tendem a desenvolver tumores mais agressivos.

Obesidade. Homens obesos estão sob maior risco.

Quem faz cirurgia de próstata pode ter filhos?

cancer de prostata, prostata. próstata, câncer de próstata, cancer de prostata sintomas, câncer de próstata, sintomas de cancer de prostata, exame de prostata, sintomas da prostata, sintomas, cancer de prostata, prostata sintomas, sintomas do cancer de prostata, sintomas da, prostata, o que é cancer de prostata, prevenção do cancer de prostata, cancer de próstata, cancer de prostata tratamento, sintomas de cancer na prostata, sintomas cancer prostata, sintomas prostata, cancer de prostata causas, cancer na prostata, tratamento do cancer de prostata, prevenção cancer de prostata, tratamento cancer de prostata, cancer de prostata prevenção, câncer de prostata, exame da próstata, cancer de prostata ministerio da saude, cancer da prostata, sintomas de problemas na prostata, cancer na prostata, causas do cancer de prostata, o que causa cancer de prostata, quais os sintomas de cancer de prostata, quais os, sintomas do cancer de prostata, cancer da prostata, cancer de prostata tem cura, cancer de prostata sintomas iniciais. próstata sintomas, fertilidade masculina, homem estérilApesar de depender do caso e do método utilizado, o Dr. Navarro explica que, sim, é possível o paciente não conseguir mais ter filhos após o tratamento.

“Caso o paciente tenha sido tratado com prostatectomia, haverá deficiência na produção do sêmen. Isso porque a próstata é responsável por esta produção. Assim, o homem pode tornar-se infértil por não conseguir ejacular durante o ato sexual”, explica o médico. Nesse caso, a fertilização in vitro seria a única possibilidade dessa pessoa conseguir ter um filho.

Se o tratamento for à base de radioterapia ou terapia hormonal, a produção do sêmen ou a mobilidade dos espermatozoides pode ser afetada. Consequentemente, também pode interferir na fertilidade.

Por isso, é essencial que o paciente converse com o médico sobre as possíveis maneiras para preservar a fertilidade antes de iniciar o tratamento oncológico.

Outra possível situação é a disfunção sexual do pênis. Isso pode acontecer devido a uma lesão direta aos pequenos nervos durante a radioterapia ou cirurgia. Ou ainda, no caso do tratamento do câncer de próstata avançado, o bloqueio da testosterona pode causar perda de libido.

“No caso do tratamento do câncer de próstata avançado, por basear-se na deprivação hormonal (bloqueio da testosterona), pode haver perda de libido com disfunção sexual associada”, explica o médico.

Leucemia ligada ao câncer de próstata

O oncologista diz que, apesar de raro, pode acontecer de um paciente que já tratou um câncer de próstata desenvolver uma LMA.

Isso se chama efeito colateral tardio e pode ocorrer anos após o fim do tratamento do câncer de próstata. É mais provável que essa situação aconteça caso a terapia realizada seja a radioterapia.

Como prevenir o câncer de próstata?

cancer de prostata, prostata. próstata, câncer de próstata, cancer de prostata sintomas, câncer de próstata, sintomas de cancer de prostata, exame de prostata, sintomas da prostata, sintomas, cancer de prostata, prostata sintomas, sintomas do cancer de prostata, sintomas da, prostata, o que é cancer de prostata, prevenção do cancer de prostata, cancer de próstata, cancer de prostata tratamento, sintomas de cancer na prostata, sintomas cancer prostata, sintomas prostata, cancer de prostata causas, cancer na prostata, tratamento do cancer de prostata, prevenção cancer de prostata, tratamento cancer de prostata, cancer de prostata prevenção, câncer de prostata, exame da próstata, cancer de prostata ministerio da saude, cancer da prostata, sintomas de problemas na prostata, cancer na prostata, causas do cancer de prostata, o que causa cancer de prostata, quais os sintomas de cancer de prostata, quais os, sintomas do cancer de prostata, cancer da prostata, cancer de prostata tem cura, cancer de prostata sintomas iniciais. próstata sintomas, fertilidade masculina, homem estérilAs principais formas de prevenção incluem manter um peso saudável, praticar atividade física, não fumar e ter uma alimentação balanceada.

Embora não haja consenso, existem alguns tipos de dietas que podem auxiliar na prevenção. Como ter alimentação pobre em gordura e carnes vermelhas, mas ricas em grãos, cereais, frutas e vegetais.

“Nessa linha, tomate cozido, por conter alto teor de licopeno, e soja poderiam oferecer proteção. Por outro lado, dietas ricas em vitamina E e selênio não parecem ser protetoras”, finaliza o Dr. Navarro.

 

Os efeitos do câncer na autoestima masculina

Fazer terapia é “coisa de homem”?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top