Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA
logo-projeto-dodoi

Sobre o Projeto

Crianças que passam por longos períodos de internação podem sentir-se deprimidas pelo afastamento dos pais, irmãos, escola, animais de estimação e brinquedos, enfim, de toda a rotina a que estavam acostumadas, sentindo-se infelizes. Esse sentimento resulta frequentemente em uma recuperação mais difícil e prolongada. Além disso, no caso de crianças com câncer, medo, insegurança e solidão, somados ao desconforto físico, acabam tornando as crianças mais debilitadas. Diante dessa realidade, o Instituto Mauricio de Sousa e a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) uniram-se com o objetivo de desenvolver um projeto voltado para crianças hospitalizadas com câncer, cujo tratamento passa por etapas muito prolongadas de internação.

O projeto Dodói

O Projeto Dodói tem a finalidade de promover o bem-estar das crianças hospitalizadas com câncer, prepará-las emocionalmente para o tratamento, promover a integração com a equipe de enfermagem e o corpo médico e, principalmente, com o ambiente hospitalar para que, além de amenizar seu sofrimento e insegurança, leve-as a um restabelecimento mais rápido e confortável.  Aborda de forma clara e objetiva, de um modo que é próprio da infância, os conceitos de linfoma, leucemia, transplante de medula óssea e suas fases de tratamento, facilitando à criança enferma, de forma lúdica, a expressão e compreensão de suas necessidades, sejam elas físicas ou psicológicas.

Além disso, o Projeto Dodói também visa o envolvimento e humanização dos profissionais que estão em contato direto com a realidade diária dessas crianças, assim como o fortalecimento dos familiares que, muitas vezes, desconhecem as fases e procedimentos do tratamento.

Público alvo: Crianças com câncer de 3 a 14 anos

.

Objetivo Geral

Facilitar os processos de expressão de sentimentos e de comunicação e integração entre a criança hospitalizada, vítima de patologia oncológica, e a equipe de cuidados, contribuindo, assim, para seu restabelecimento mais rápido e confortável.

Objetivos Específicos

• Auxiliar o preparo emocional da criança que será submetida a tratamento oncológico hospitalar;

• Contribuir para o bem-estar emocional, físico e mental da criança durante o tratamento;

• Facilitar a comunicação da criança com seus familiares / cuidadores e com a equipe de saúde;

• Integrar a criança e sua família ao ambiente hospitalar;

• Amenizar o sofrimento;

• Informar, de maneira lúdica, por meio de material desenvolvido especificamente para o Projeto, o que são a doença e seus desdobramentos, quais os efeitos do tratamento, o que vai acontecer no hospital, entre outros.

Por que foi criado?

A situação da doença e a necessidade de hospitalização na infância provocam repercussões psicossociais importantes e intensas na vida da criança. Ao brincar, a criança doente pode recuperar capacidades, desenvolver senso de controle, exercitar a flexibilidade e a espontaneidade, reparar frustrações, exercitar mecanismos de adaptação, melhorar seu desempenho e recuperar a capacidade de diversão e motivação. Ou seja, o brincar ajuda a criança em tratamento a recuperar seu equilíbrio, fazendo-a sentir-se mais forte e plena em suas escolhas, mesmo na situação de doença. Ao mesmo tempo em que buscam a cura de crianças e adolescentes com linfoma e leucemia, além de outras doenças oncológicas, todos os profissionais da saúde, com a contribuição de voluntários e de outros membros da equipe hospitalar, buscam amenizar o sofrimento resultante do tratamento agressivo e invasivo e dos longos períodos de internação a que são submetidas as crianças e adolescentes.

Modalidades de Aplicação

  • Facilitação de comunicação e interação entre a criança em tratamento, equipe de saúde e cuidadores / familiares.
  • Recurso para ludoterapia e/ou manejos psicológicos pontuais
  • Pesquisa e aprofundamento do conhecimento e interpretação das reações individuais dos pacientes onco-pediátricos

Assista agora!

Abrale

A ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – foi fundada em 2002 com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento.

Acesse: www.abrale.org.br

Telefone: (11) 3149-5190

Projeto Incentivado

O Projeto Dodói é financiado por meio de doações de pessoa física, empresas e também com leis de incentivo fiscal, como PRONON e CONDECA.

 

Instituído pela Lei nº 12.715/2012, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) é programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia e da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda.

Links Úteis

Todos os direitos reservados © 2020 Desenvolvido por Agência Athos

Back To Top