Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Saiba tudo sobre a Policitemia Vera.

Última atualização em 21 de dezembro de 2022

POLICITEMIA VERA É CÂNCER?

A Policitemia Vera é um tipo de doença do sangue.


O QUE É POLICITEMIA VERA?

Ela pertence ao grupo das doenças mieloproliferativas.


O QUE CAUSA A POLICITEMIA VERA?

Ainda não se sabe o que causa, mas a Policitemia Vera acontece devido a uma mutação das células tronco, afetando os glóbulos vermelhos. Eles passam a se multiplicar de forma descontrolada, e o resultado dessas altas taxas de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea é o espessamento do sangue, o que pode provocar alterações no seu fluxo, como problemas circulatórios.


QUAL A IMPORTÂNCIA DA MEDULA ÓSSEA PARA NOSSO ORGANISMO?

A medula óssea é a responsável pela fabricação dos componentes do sangue: glóbulos vermelhos, encarregados pela oxigenação do organismo; glóbulos brancos, que defendem o corpo das infecções; e as plaquetas, que evitam hemorragias. Ela é formada por células-tronco, que dão origem a estes componentes.

Quando o organismo está trabalhando normalmente, as células nascem, amadurecem e são lançadas na corrente sanguínea somente quando já estão maduras (adultas), e aptas para desempenhar as funções citadas.


GENE JAK2

Estudiosos já descobriram que 90% dos pacientes apresenta anormalidade no gene JAK2, a chamada mutação V617F – esse dado é muito importante no momento do diagnóstico.


A POLICITEMIA VERA É HEREDITÁRIA?

A Policitemia Vera não é hereditária,  é uma doença rara mais comum em pessoas acima dos 60 anos de idade. A longo prazo, ela também pode evoluir para doenças mais graves, como a Mielofibrose e a Leucemia Mieloide Aguda, embora isso não seja muito comum. Judeus descendentes da Europa Oriental são mais propensos a receberem o diagnóstico.


FUI DIAGNOSTICADO COM POLICITEMIA VERA, E AGORA?

Se você foi diagnosticado com Policitemia Vera, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com seu médico. O especialista responsável por tratá-la é o hematologista.

 

Vídeos relacionados
Back To Top