Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Última atualização em 16 de maio de 2023

plantao-psicologico-identidade-visual_Prancheta-1-03

O que é e quem pode participar?

É um modelo de atendimento psicológico pontual, na modalidade on-line, sem agendamento prévio, com vagas limitadas, nos dias e horários pré estabelecidos e informados por nossa equipe, para pessoas com câncer no sangue.

Quando procurar?

Sabemos que o adoecimento por um diagnóstico de câncer traz em toda jornada diversas emoções e impactos a  saúde mental e emocional. Além de desafios de adaptação e enfrentamento as situações do dia a dia.

Às vezes algumas situações específicas e urgentes se apresentam e impactam emocionalmente, como:

Sinais de ansiedade, depressão e dificuldades diante de:

Notícia do diagnóstico; enfrentamento de algumas situações específicas ou intercorrências durante o tratamento,pré e pós transplante; realização e espera do resultado  de exames; adaptação a fase do término do tratamento do  câncer (o pós câncer), tomadas de decisão; retorno ao trabalho;  mudanças diversas, seja na rotina, relacionamentos e corpo, entre outros.

Então, é neste momento que precisamos de um profissional que nos acolha e oriente. Por isso estamos aqui.

Como funciona?

O profissional irá oferecer um ambiente seguro, com uma escuta qualificada para as situações emergentes abordadas pela pessoa. No período do atendimento irá identificar as necessidades envolvidas, os melhores recursos e estratégias  de resolução para a situação pontual que provoca sofrimento. Além disso, o profissional poderá encaminhar a outros serviços e especialidades. Este atendimento não tem caráter de psicoterapia.

Diante de um atendimento que é pontual, a  duração deste atendimento é pré determinada de 30 a 40 minutos. Caso haja necessidade de mais tempo de atendimento e retorno, este será uma decisão conjunta, de acordo com a necessidade levantada pelo profissional, zelando pela segurança e o bem estar de quem o procura.

Onde procurar?

O contato de interessado (a) pode ser feito pelo WhatsApp 11-3149-5190 ou por e-mail [email protected] com o assunto “Plantão Psicológico”. Por favor, aguarde o contato, da equipe do Plantão Psicológico com as informações dos dias e horários. As vagas são limitadas. Lembramos que o contato acontecerá no período de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e 18h00, exceto feriados.

IMPORTANTE: Em casos de URGÊNCIA (risco elevado e que precisa de atendimento imediato, mesmo que não haja ameaça a vida) e EMERGÊNCIA (risco grave que justifica a busca por um atendimento especializado imediato) Ligar para 188 ou acessar https://www.cvv.org.br/chat/ CVV (Centro de Valorização da Vida) que oferece atendimento gratuito de apoio emocional imediato – ou buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Pronto Atendimento do Hospital de referência ou nos links abaixo:

Perguntas frequentes

Pode fazer a solicitação, entretanto, é importante que comunique a pessoa que a equipe entrará em contato direto para informar os horários e disponibilizar o link de acesso do atendimento.

No momento este modelo de atendimento é exclusivamente para pessoas com câncer no sangue, mas como sabemos que também é importante este apoio psicológico para quem cuida, temos nossa Roda de Conversa para familiares e cuidadores, on-line, que acontece uma vez por mês. Caso tenha  interesse, entre em contato pelo Fale Conosco.

Back To Top