Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Terapia com células T pode ter curado dois pacientes com leucemia, diz estudo

Procedimento modifica células de defesa em laboratório e devolve ao paciente

Duas pessoas com leucemia alcançaram a remissão ao longo de uma década após serem tratadas com células CAR-T, células imunes que foram modificadas em laboratório, de acordo com um novo estudo. As descobertas sugerem que essa abordagem pode ser uma terapia de longo prazo para o câncer sanguíneo – e alguns pesquisadores a descrevem como uma possível cura.

Receptor de antígeno quimérico ou terapia com células CAR-T pode ser um ‘regime curativo’ para a leucemia linfocítica crônica (LLC), tipo de câncer que começa a partir de glóbulos brancos na medula óssea, de acordo com cientistas, que anunciaram suas descobertas em uma entrevista coletiva nesta semana. A LLC é responsável por cerca de um quarto dos novos casos de leucemia.

O novo artigo descreve ‘um acompanhamento de 10 anos dos primeiros pacientes que tratamos com células CAR-T, células T modificadas pelo receptor de antígeno quimérico’, que é a ‘primeira terapia celular feita a partir do próprio sistema imunológico do paciente’, disse Carl June, imunologista de câncer da Universidade da Pensilvânia e um dos autores da pesquisa.

Com base nos resultados do estudo, ‘agora podemos concluir que as células CAR-T podem realmente curar pacientes com leucemia’, apontou June.

As células CAR-T são um tratamento de imunoterapia projetado para tratar a leucemia, aproveitando o próprio sistema imunológico do corpo para atacar o câncer. A terapia envia as células imunes de um paciente para um laboratório para serem geneticamente modificadas usando um vírus e dá às células a capacidade de reconhecer e matar a fonte do câncer.

‘Remissão sustentada’

O novo estudo, publicado nesta quarta-feira (2) na revista Nature, descreve duas fases distintas pelas quais os pacientes passaram. Eles tiveram uma fase inicial representada por células CD8+ ou CD4-CD8 CAR-T expressando um marcador chamado Helios e, em seguida, uma mudança para uma fase de remissão de longo prazo dominada pela população de células CD4+ CAR-T.

As células CAR-T permaneceram detectáveis mais de dez anos após a infusão, com remissão sustentada em ambos os pacientes’, escreveram os pesquisadores.

Os cientistas da Universidade da Pensilvânia e do Instituto Novartis de Pesquisa Biomédica em Cambridge, Massachusetts, estudaram as células T de longa duração em duas pessoas com leucemia que estavam em remissão completa em 2010 após terem sido infundidas com o células como parte de um ensaio clínico de Fase 1. Os dois permanecem em remissão mais de 10 anos após a infusão, observaram os pesquisadores.

O oncologista David Porter, um dos autores do estudo, disse que esse tipo de imunoterapia pode ter sérios efeitos colaterais, embora ele tenha dito que essas terapias se tornaram mais seguras ao longo dos anos e são administradas a centenas ou milhares de pessoas anualmente.

Um efeito colateral é a síndrome de lise tumoral, ‘um fenômeno em que você mata um grande número de células cancerígenas ao mesmo tempo e elas derramam seu conteúdo no sangue, e isso pode deixar as pessoas bastante doentes’, disse ele.

A síndrome de lise tumoral pode causar anormalidades eletrolíticas (deficiência nos minerais encontrados no sangue) e danos aos rins.

Outro efeito colateral é a síndrome de liberação de citocinas, que dá às pessoas uma síndrome semelhante à gripe grave, com febre muito alta, náuseas, vômitos e dores musculares e articulares.

‘Pode evoluir para pressão arterial muito perigosamente baixa, dificuldade para respirar com vazamento de fluido nos pulmões’, disse Porter.

O terceiro efeito colateral importante é uma toxicidade neurológica, levando à dificuldade em falar ou pensar com clareza. Em algumas situações, as pessoas podem entrar em coma ou desenvolver convulsões, de acordo com Porter, mas a maioria dos casos se resolve por conta própria.

Para a nova pesquisa, June recrutou o Joseph Melenhorst para estabelecer um laboratório que estudasse pessoas que haviam sido tratadas com células CAR-T.

Na verdade, construímos um mapa com as etapas e uma compreensão mais profunda da biologia das células que foram infundidas’, disse Melenhorst, da Universidade da Pensilvânia, autor do novo artigo. ‘Conseguimos isolar e analisar células com novas tecnologias, e isso nos deu uma visão muito boa de alguns dos mecanismos de persistência e resposta tumoral em ambos os assuntos’.

Doug Olson foi um dos pacientes estudados ao longo de uma década. Ele foi diagnosticado com leucemia linfocítica crônica aos 49 anos.

‘Embora tenha sido aterrorizante ouvir que eu tinha câncer, eu realmente não precisei de muito tratamento por cerca de seis anos’, disse Olson na coletiva.

Então ‘a quimioterapia me deixou em remissão por mais cinco anos, e então as coisas começaram a piorar rapidamente depois disso, e em 2010, cerca de 50% da minha medula óssea era LLC’, comentou Olson.

Ele disse que recebeu sua primeira infusão de células CAR-T em setembro de 2010 e logo depois ficou muito doente e hospitalizado por cerca de três dias – e na semana seguinte, seu oncologista lhe disse que nenhuma célula cancerosa foi detectada em seu corpo.

‘Nós não pensamos que isso seria uma terapia curativa em 2010’, disse June.

‘Mas com isso, agora que eu acho que podemos dizer que isso é uma cura Olson – do ponto de vista científico – é, quero dizer, esses são os resultados mais maduros, os mais duradouros disponíveis relatados na literatura científica, uma vez que foi o primeiro tratado’, disse ele.

‘Então, neste ponto, 10 anos depois, não conseguimos encontrar nenhuma célula de leucemia e, novamente, ainda temos as células CAR-T que estão em patrulha e vigilância para caso a leucemia volte’.

 

Fonte: CNN Brasil

Back To Top