Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

SP vacina trabalhadores do transporte, pessoas com Down e doentes crônicos

Dentre as pessoas com doenças crônicas, serão priorizados os pacientes transplantados imunossuprimidos

O governo de São Paulo anunciou hoje que começa em maio a vacinação contra a covid-19 para os trabalhadores do transporte público e indivíduos com doenças crônicas, além de pessoas com síndrome de Down. Os metroviários e ferroviários começam a ser imunizados no dia 11, e motoristas e cobradores de ônibus no dia 18.

Entre as pessoas com doenças crônicas, a gestão do governador João Doria (PSDB) priorizou para iniciar a imunização deste grupo os pacientes renais em terapia e transplantados imunossuprimidos — aqueles que têm o sistema imunológico afetado —, mas também incluiu pessoas com síndrome de Down. Estas não estão entre as pessoas com comorbidades relacionadas à covid-19, mas são mais vulneráveis à doença causada pelo novo coronavírus.

Esse grupo começa a ser vacinado ainda antes dos trabalhadores do transporte público, já em 10 de maio. Serão imunizadas pessoas com idade entre 18 e 59 anos, com previsão de serem vacinadas 120 mil pessoas.

Outro anúncio feio por Doria hoje em entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes foi a antecipação da vacinação para idosos com 64 anos. Antes prevista para 29 de abril, a imunização deste grupo começará seis dias antes, já nesta sexta-feira (23).

Atualmente, o estado vacina idosos com 67 anos, e o cronograma prevê o início da aplicação da primeira dose para pessoas com 65 e 66 anos a partir de amanhã (21).

Os idosos com 63 anos começam a ser vacinados no dia 29, e a faixa etária de 60 a 62 anos tem previsão de início para 6 de maio.

Apesar do planejamento do governo paulista, os municípios têm autonomia para definirem seus próprios calendários, então o cronograma da vacinação contra a covid-19 pode variar entre as cidades do estado.

 

Fonte: Uol – Lucas Borges Teixeira, Rafael Bragança e Letícia Lázaro

Back To Top