Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Programa de computador pode identificar câncer usando uma amostra de sangue

Projeto identifica localização da doença, aumento a possibilidade de tratamento precoce

sangue

Imagem de microscópio de cor fluorescente mostra uma cultura de células de câncer de mama – AP

 

RIO – Cientistas americanos desenvolveram um programa de computador que pode simultaneamente detectar o câncer e identificar sua localização no organismo através de uma amostra de sangue.

– O diagnóstico não-invasivo de câncer é importante, porque permite o seu diagnóstico precoce e, quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de combater a doença – explica a professora Jasmine Zhou, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, e coautora do relatório. – Nossa tecnologia ainda é incipiente, mas os benefícios potenciais são enormes.

O programa procura padrões moleculares no DNA do câncer, que está fluindo no sangue dos pacientes, e compara seus padrões com os de um banco de dados de engloba diferentes tipos de câncer.

O DNA das células tumorais penetra na corrente sanguínea nos estágios iniciais do câncer, constituindo, assim, em um alvo para a detecção precoce da doença.

– Construímos um banco de dados de marcadores epigenéticos que são comuns em muitos tipos de câncer e outros específicos para cânceres originários de tecido específico, como o pulmão ou fígado. Também compilamos a “pegada molecular” de amostras sem câncer, e assim ganhamos uma base para comparar as amostras de câncer.

Os testes foram realizados com 29 pacientes com câncer de fígado. Vinte e cinco participaram do estudo quando a doença estava em estágio inicial, e o programa conseguiu detectá-la em 80% dos casos.

Fonte: Site | O Globo

Back To Top