skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Prêmio Merula Steagall reconhece agentes transformadores e promotores de melhoria em Saúde

Conheça os vencedores da primeira edição!

O Prêmio Merula Steagall é uma homenagem à fundadora da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Em 2002, Merula decidiu criar a Abrale para oferecer apoio gratuito aos milhares de pacientes diagnosticados com cânceres e doenças do sangue. Em 2014, resolveu ampliar os esforços, criando o Movimento TJCC, que reúne os principais atores da Saúde para transformar o cenário do câncer no país.

O Prêmio tem foco na inovação, transformação da realidade na saúde e impacto qualitativo na jornada de cuidados em Oncologia. O público-alvo são profissionais e organizações, públicas, privadas ou ONGs, ativistas, pacientes engajados com atuação reconhecida no enfrentamento ao câncer no Brasil.

O lançamento da premiação foi realizado durante o 10° Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, em setembro de 2023. Na ocasião, foram entregues menções especiais de reconhecimento a agentes transformadores e promotores de melhoria em saúde.

Dr. Antonio Buzaid, oncologista e fundador do Instituto Vencer o Câncer, foi o ganhador na categoria “Médico Engajado”.

“Tem pessoas que vêm ao mundo para fazer a diferença. Merula fez isto. Receber um prêmio com o nome dela genuinamente me tocou. O Prêmio já está na minha sala administrativa, para me inspirar no dia-a-dia”, comentou.

Dr. Luiz Antônio Santini, pesquisador da Fiocruz, foi premiado como “Gestor Engajado” e também se sentiu muito honrado.

“Merula foi a maior líder de movimento social que conheci. É difícil destacar qual das características de um líder predominava em sua personalidade. Tenacidade, conhecimento, firmeza de propósitos, empatia, ela possuía todos. Além disso, exercia uma liderança suave, que envolvia a todos que dela se aproximavam. Ela tinha uma fé inabalável na vida e uma capacidade de trabalho incomum, sem nunca sucumbir às limitações de sua condição clínica. Me orgulho de ter sido seu amigo e, por isso, esse prêmio de certa maneira me permite ter alguma coisa de sua proximidade física, de vez que afetiva está indelevelmente marcada no meu coração. Com muita honra participei de praticamente todos os Congresso TJCC, que considero a melhor e maior iniciativa da sociedade para o controle do câncer do mundo”, descreveu.

Paula Johns, diretora executiva da ACT, recebeu o prêmio de “ONG Engajada”.

“Merula deixa um legado gigante. Tinha uma capacidade ímpar de engajar e inspirar pessoas para atuar em conjunto pela melhora da vida do paciente oncológico. Sempre foi fator de soma na sua forma de liderar o TJCC. Orgulho de ter convivido e aprendido tanto com ela”, disse.

O Prêmio Merula Steagall é uma realização do Movimento TJCC e da Abrale, com o apoio da Gilead – Kite.

 Fonte: Comunicação Abrale

Back To Top