Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Pesquisa mostra como o mercado de trabalho vem se adaptando ao aumento da incidência de câncer no país

Levantamento coordenado pelo Go All, em parceria com a ABRH, mostra que práticas aplicadas pelas organizações ainda são genéricas e desarticuladas 

 

dna-1811955_1920.jpg

 

Pesquisa realizada com profissionais da área de Recursos Humanos revela que 58% das empresas brasileiras não possuem práticas de prevenção, acompanhamento e tratamento de câncer junto a seus colaboradores.

Os dados compõem levantamento coordenado pelo Go All (coalizão composta por ONGs e empresas do setor farmacêutico em prol do acesso a tratamentos oncológicos), em parceria com a ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos), e teve como objetivo detectar como o mercado de trabalho está se adequando diante do aumento da incidência da doença.

“Hoje em dia, qualquer pessoa pode estar sujeita ao câncer e esta é uma realidade com a qual as empresas terão que lidar. A pesquisa nos permitiu definir iniciativas prioritárias para que as organizações possam se adequar a este cenário, como a criação de programas de saúde com foco em prevenção e diagnóstico precoce, programas para colaboradores e familiares com câncer e iniciativas para reinserção no mercado de trabalho dos profissionais que já passaram por tratamento”, afirma Mônica Gregori, do Go All.

O estudo ainda mostra que somente 9% das companhias mantém práticas consolidadas em relação à doença, enquanto 11% aplicam iniciativas incipientes, que demandam aprimoramento. Neste cenário, somente 17% realizam campanhas ou disseminam informações sobre o câncer entre seus colabores com frequência, enquanto somente 10% dos líderes de recursos humanos possuem pleno conhecimento sobre seu contexto e incidência no país.

“Devido ao avanço das tecnologias de tratamento, a sobrevida dos pacientes aumenta consideravelmente, portanto, saber lidar com o câncer torna-se cada vez mais relevante para os empregadores. Com o levantamento que fizemos, foi possível perceber que as práticas aplicadas atualmente são ainda um tanto genéricas e desarticuladas”, comenta Mônica.

Sobre o Go All

O Go All é um movimento sem fins lucrativos, composto por organizações de diversos setores da sociedade especialistas em saúde, como organizações não governamentais, indústria, academia, empresas e profissionais do setor, que se unem para criar uma agenda de trabalho colaborativa em torno de um propósito comum: trabalhar para que cada cidadão brasileiro tenha acesso aos avanços da oncologia contemporânea. goalloficial.com.br/

Fonte: segs.com.br

Back To Top