Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Estudo avalia nova combinação de tratamento para a LLC 

Foi demonstrado que  venetoclax+obinutuzumabe apresentam bons resultados e são seguros para tratamento de primeira linha

De acordo com um estudo clínico CLL14 publicado no The Lancet Oncology, pacientes de leucemia linfóide crônica (LLC) tratados, em primeira linha, com uma combinação de venetoclax e obinutuzumabe apresentam altas taxa de Sobrevida Livre de Progressão da Doença (SLPD). Este resultado foi consistente em todos os grupos de risco, clínico e biológico, incluindo pacientes com mutação/deleção do gene TP53 e IGHV não-mutado.

SLPD é o nome dado ao período entre o fim do tratamento e a progressão da doença ou morte do paciente.

O estudo comparou a combinação venetoclax+obinutuzumabe com clorambucil+obinutuzumabe. 81,9% dos pacientes que foram tratados com o primeiro arranjo alcançaram SLPD de, pelo menos, 24 meses. Já aqueles que foram tratados com o segundo, apenas 49,5% tiveram a mesma resposta.

Em relação à Doença Residual Mínima (DRM), a análise também mostrou que quem recebeu venetoclax+obinutuzumab obteve maiores taxas de DRM indetectável no sangue periférico 18 meses após a conclusão do tratamento. A taxa foi de 47,2% para esse grupo, e 7,4%, para o que recebeu clorambucil+obinutuzumabe.

A sobrevida global (SG) foi semelhante nos dois grupos, com óbito de 27 pacientes (12,5%) em cada combinação.

As reações adversas comuns (> 20 por cento) de qualquer grau nos pacientes que receberam venetoclax nos estudos combinados foram neutropenia, diarreia e infecção do trato respiratório superior. As reações adversas graves mais frequentes (> 2 por cento) nos pacientes que receberam venetoclax em combinação com obinutuzumabe ou rituximabe foram pneumonia, sepse, neutropenia febril e SLT (síndrome de lise tumoral)

Os tratamentos duraram 12 meses (um ano), com 12 ciclos de venetoclax em combinação com seis ciclos de  obinutuzumabe. Cada ciclo durou 28 dias. Após isso, foi feito um acompanhamento de três anos, cerca de 40 meses.

O objetivo era observar a eficácia e a durabilidade de um tratamento de primeira linha para LLC, com ênfase na DRM, utilizando a combinação venetoclax-obinutuzumab. A segurança dos medicamentos combinados, em geral, se assemelha com a segurança dos dois medicamentos utilizados isoladamente.

 No Brasil, venetoclax está aprovado para LLC e leucemia mieloide aguda (LMA), sendo a mais recente indicação de LLC aprovada em 27 de janeiro de 2020, tendo com base o estudo CLL145, com análise de 3 anos agora publicada pelo The Lancet Oncology.

Sobre LLC

A LLC é um câncer no sangue e na medula óssea de progressão lenta, em que algumas células brancas do sangue, chamadas linfócitos B, se tornam cancerosas e se multiplicam de forma anormal. A LLC é a forma mais comum de leucemia no Ocidente, sendo responsável aproximadamente por um terço de novos casos de leucemia.  No Brasil, segundo informações do INCA 2018, são 10.800 novos casos de leucemias no ano.

 

Fonte: Comunicação Abrale

Back To Top