Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Novo anticorpo biespecifico epcoritamabe, para tratamento de linfoma de grandes células B recidivo/refratário, é submetido à análise da ANVISA

A submissão feita pela AbbVie no Brasil é fundamentada pelos dados do estudo de Fase Ib/II GCT 3013, que avalia a segurança e a eficácia de epcoritamabe, administrado de forma subcutânea

SÃO PAULO, 10 de Fevereiro de 2023 –  A AbbVie (NYSE: ABBV) submeteu à análise da agência regulatória brasileira ANVISA o anticorpo biespecífico epcoritamabe (DuoBody®-CD3xCD20), de administração subcutânea, para o tratamento de pacientes adultos com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) recidivo/refratário (R/R).  O medicamento está em estudo de fase III e também está em processo de análise prioritária/antecipada nos Estados Unidos da América e na Europa.

Os anticorpos biespecíficos podem se ligar a dois epítopos diferentes, no mesmo alvo ou em alvos diferentes. Epítopo é a menor porção de um antígeno, que pode gerar uma resposta imune.

Temos o compromisso com pesquisa e desenvolvimento de terapias inovadoras que ofereçam opções de tratamento para pessoas que vivem com câncer no sangue, como o linfoma difuso de grandes células B, o qual tem limitadas opções terapêuticas quando recidivo/refratário”, afirmou o Diretor Médico da AbbVie Brasil, Marco Paschoalin. “Este marco sinaliza um passo inicial para desenvolver uma terapia fundamental para pessoas que vivem com malignidades de células B”.

Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB)1-3,6

Os linfomas são um tipo de câncer no sangue, assim como a leucemia – mas enquanto a leucemia tem origem na medula óssea, o linfoma surge no sistema linfático. São dois os tipos de linfomas – de Hodgkin e não Hodgkin, este se subdividindo em três outros tipos, conforme as células que atingem. Os linfomas de células B são os mais comuns “não Hodgkin” (NH), respondendo por 85% dos casos – destes, 30% são atribuídos a linfoma difuso de grandes células B (LDGBD).

O LDGBD é de crescimento rápido e começa nos linfonodos assim como em órgãos fora do sistema linfático. A doença acomete principalmente pessoas idosas e é ligeiramente mais prevalente em homens.

Sobre epcoritamabe

Epcoritamabe é um anticorpo biespecífico IgG1, em fase de pesquisa, criado a partir da tecnologia DuoBody de propriedade da Genmab. Esta tecnologia foi desenhada para atuar diretamente nas células T, de forma seletiva para gerar uma resposta imunológica nas células alvo4. CD20 é expressa nas células B e é um alvo clinicamente validado para uso em várias malignidades, incluindo linfoma difuso de grandes células B, linfoma folicular, linfoma de célula manto e leucemia linfocítica crônica. 

Atualmente, o medicamento está em estudo aberto ranzomizado de fase III e está sendo avaliado como monoterapia e em combinação com outros agentes terapêuticos.

O medicamento ainda não está aprovado pela agência regulatória brasileira.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abbvie

Back To Top