Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

LNH em pauta

Entenda o linfoma não-Hodgkin de grandes células B e seus tratamentos

 

1539713024 paulallen

Paul Allen – Cofundador da Microsoft

 

Esta semana, o mundo todo noticiou o falecimento de Paul Allen, cofundador da Microsoft, em decorrência de complicações do tratamento do linfoma não-Hodgkin (LNH) difuso de grandes células B. Não sabemos quais foram essas complicações.

Sua trajetória de vida é marcada por momentos de superação. Em 1982, quando tinha 29 anos de idade, teve diagnóstico de linfoma de Hodgkin, na época tratado com radioterapia e alcançando a cura – o paciente que fica 5 anos sem a volta do câncer é considerado curado. Em 2009, aos 56 anos de idade e após 27 anos da cura do linfoma de Hodgkin, Paul Allen teve outro diagnóstico de câncer, desta vez LNH difuso de grandes células B, tratado com quimioterapia e também conseguindo a remissão desta patologia.

Em 2018, aos 65 anos de idade e depois de 9 anos da remissão do segundo linfoma que teve, voltou a ter diagnóstico de LNH difuso de grandes células B. Este o tipo mais comum da doença em todo o mundo. Mais prevalente em idosos, também acomete adultos jovens e raramente crianças. Geralmente pacientes com menos de 60 anos de idade tem prognóstico melhor, sendo o tratamento mais indicado com R-CHOP (rituximabe, ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina, prednisona), o que fornece uma sobrevida global de 90,1% e sobrevida livre de progressão de 80,2%.

Já o tratamento em primeira linha para pacientes entre 60 e 80 anos com R-CHOP, ainda considerado o mais indicado, leva, após seguimento mediano de cinco anos, a sobrevida global de 58% e sobrevida livre de progressão de 54%.

Para a recidiva ou refratariedade existem diferentes esquemas terapêuticos, com ou sem transplante autólogo de células tronco hematopoiéticas, o popular transplante de medula óssea, incluindo vários esquemas terapêuticos.

Se você é paciente e recebeu o diagnóstico deste tipo de LNH, saiba que pode contar com o apoio gratuito da Abrale! Entre em contato conosco pelo 0800 773 9973 ou [email protected]

 

Fonte: ABRALE

 

Back To Top