skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO Como ajudar DOE AGORA

Idoso de 76 anos com câncer vence o coronavírus em SP: ‘nosso guerreiro’

jt2 alta cancer covid 19

Um idoso de 76 anos que lutra contra um câncer recebeu alta após vencer a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em Santos, no litoral de São Paulo. Benedito de Sousa e Silva já tinha se curado de um linfoma, mas foi diagnosticado novamente em 2020. Ele recebeu alta, na tarde desta quinta-feira (16), e médicos do hospital fizeram uma homenagem para a família. O momento foi gravado em um vídeo, que mostra os funcionários da unidade aplaudindo o paciente.

Em entrevista ao G1, a neta de Benedito, Letícia Monteiro Garcia, de 31 anos, conta que a saída do hospital foi uma surpresa. “Me falaram que ele só iria sair depois de 14 dias, e recebemos uma ligação na hora do almoço. A gente se assustou, não sabia bem o que ia acontecer, mas chegando lá foi emocionante demais”, declara Letícia.

De acordo com a neta, Benedito superou um linfoma, um tipo de câncer, em 2016. Depois de anos recuperado, o idoso voltou a ter sintomas em 2020, quando descobriram um mieloma, tumor no sangue. O morador de Iguape precisou fazer tratamento em Santos novamente e ficou na casa de parentes para ficar próximo do hospital. Com a pandemia, ele precisou fazer os tratamentos na residência.

“Ele ficou na nossa casa, em Santos, por ser mais próximo do hospital. Ele continuou o tratamento longe, mas sentiu uma dor forte e precisou voltar. Durante um exame, eles perceberam uma baixa oxigenação, e foi quando fizeram o teste e descobriram a Covid-19”, relata a neta. De acordo com ela, o avô não teve sintomas, mas a família se preocupou por ele ser do grupo de risco.

Sem febre ou tosse, a equipe médica decidiu que seria importante que ele continuasse o isolamento em casa. Segundo Letícia, ele precisa continuar em casa, em quarentena com os familiares. Apesar de não ter sintomas fortes da doença, a alta foi motivo de comemoração e alívio, já que ele fazia parte do grupo de risco.

“Eu iria visitá-lo e já estava preparando cartinhas da minha avó para ele, desejando coisas boas. Ela fica muito preocupada. Saber da alta assim, com essa surpresa da equipe médica, foi emocionante. Ele é nosso guerreiro”, conta Letícia, emocionada.

benedito

Após cinco dias internado no hospital Guilherme Álvaro, em isolamento, Benedito pode voltar para casa e comemorou a saída do hospital com familiares. Ao sair, ele fez um alerta para as pessoas durante o momento da pandemia, pedindo que os moradores cumpram a quarentena. “É uma coisa muito séria, e a gente tem que ter a cabeça no lugar e muita fé”, finaliza o idoso.

Fonte: G1 | Santos e região

Back To Top