Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Hospital de Niterói realiza terapia celular inédita no Brasil

Após aprovação da Anvisa, o tratamento chamado CAR-T Cell foi feito em paciente portador de linfoma

Essa semana, o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), pertencente à Dasa, realizou, de forma pioneira no país, a 1ª infusão de um medicamento de células CAR-T (sigla em inglês para Chimeric Antigen Receptor T-Cell Therapy), o primeiro aprovado no Brasil, realizado pela Novartis.

Segundo o médico Jacques Kaufman, coordenador de Hematologia do CHN, o medicamento utiliza os linfócitos T, que compõem o sistema imunológico e que, ao serem geneticamente modificados, tornam-se mais ativos contra as neoplasias do sangue. No Brasil, o tratamento já foi aprovado pela Anvisa para patologias como leucemia linfoblástica aguda em pacientes de até 25 anos e linfomas difusos de grandes células B em pacientes adultos.

Luciana Conti, médica hematologista, e a médica Jordana Ramires, responsáveis pelo primeiro paciente no Brasil, um homem de 74 anos, portador de linfoma difuso de grandes células B, contam que, depois de passar por três diferentes tipos de tratamento sem sucesso, ele ganha mais uma chance, com possibilidade de cura com a chegada do CAR-T ao Brasil.

 

Fonte: O Globo Online

Back To Top