skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO Como ajudar DOE AGORA

Dificuldades para conseguir o Hydrea?

A Abrale te explica a situação atual do medicamento

O tratamento do câncer e doenças do sangue envolve diferentes terapias. O Hidroxiureia é indicado para pacientes com leucemia mieloide crônica (resistente), leucemia mieloide aguda, mielofibrose, policetemia vera e trombocitemia essencial. Este é um medicamento oral e tem por objetivo inibir a estrutura básica da célula sanguínea, não permitindo o reparo posterior e a matando. 

Hydrea foi descontinuado

Primeiro é importante salientar que Hidroxiureia é o composto do medicamento e Hydrea® a marca utilizada pelo laboratório farmacêutico Bristol. 

Bem, com isso posto, o Hydrea® foi descontinuado em setembro de 2020. Ou seja, este medicamento não está mais disponível para compras e nem para o uso hospitalar. E você pode estar se perguntando: e como vou dar continuidade ao meu tratamento?

Bem, há uma outra empresa que produz e distribui o Hidroxiureia no Brasil: a EMS fabrica o TEPEV®.

Como adquirir o medicamento?

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de planos de saúde têm três opções para adquirir o TEPEV®: 

  1. Via compra particular em redes de drogarias
  2. Via hospitalar, na farmácia do centro de tratamento
  3. Via plano de saúde (aqui, somente para os pacientes com leucemia mieloide crônica)

As compras em redes de drogarias são bem comuns, mas temos recebido relatos de pacientes com dificuldade na hora de comprá-lo. De fato, por um tempo, a distribuição era feita diretamente entre EMS e redes de hospitais. Mas isso mudou, e agora o medicamento também pode ser encontrado nas principais farmácias do Brasil. 

Por ser algo recente, é possível que alguns estabelecimentos ainda não tenham recebido o fármaco. Se isso acontecer, você deve falar com a EMS, por meio do SAC, e dizer que na farmácia onde frequenta não há o TEPEV®. Eles vão poder informar cidades e estados vizinhos que possam fazer a venda online. Neste link estão todos os contatos: https://www.ems.com.br/contato-ems-farmaceutica.html

É momento de mudar o nome do medicamento

Por muito tempo, os pacientes se acostumaram a referir-se ao Hidroxiureia como Hydrea. Mas, como esta marca não existe mais, é preciso mudar a maneira de pedir. Para facilitar seu atendimento, peça ao farmacêutico pelo TEPEV – Hidroxiureia. 

Se precisar, acione a Abrale!

Qualquer dúvida que tiver com relação à Hidroxiureia, ou qualquer outro medicamento, entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente pelo (11) 3149-5190 ou pelo nosso Fale Conosco, em https://www.abrale.org.br/fale-conosco/

 

Fonte: Comunicação Abrale

Back To Top