Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Comissão aprova inclusão de imunoterapia em protocolos clínicos do câncer

Prática deverá ser aplicada quando se mostrar superior ou mais segura que as opções tradicionais

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui a imunoterapia em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do câncer quando se mostrar superior ou mais segura que as opções tradicionais.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) , ao Projeto de Lei 2371/21 , do deputado Bibo Nunes (PSL-RS) . A redação original previa a inclusão da imunoterapia quando fosse ‘a opção de tratamento comprovadamente mais eficaz’.

A imunoterapia é uma modalidade terapêutica que auxilia o próprio sistema imunológico do paciente a identificar e combater as células cancerígenas. Atualmente, a técnica é aplicada em alguns tipos de tumor, como renal e de pele (melanoma).

‘A inclusão da imunoterapia no SUS [Sistema Único de Saúde] é benéfica aos usuários, especialmente considerando que a prática fará parte de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, e que não será dispensada a avaliação de novas tecnologias’, diz a relatora.

A proposta altera Lei Orgânica da Saúde .

Tramitação

O texto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

Fonte: Câmara dos Deputados

Back To Top