Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Comissão aprova ampliação de recursos para combate ao câncer no SUS

Comissão aprova ampliação de recursos para combate ao câncer no SUS

“É essencial que o SUS tenha recursos par atuar no rastreamento”, diz Flávia Morais

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou projeto de lei do deputado Weliton Prado (Pros-MG) que destina à prevenção e combate ao câncer todos os valores ou bens provenientes de acordo, condenação judicial criminal ou cível que sejam por lei destinados à União.

O Projeto de Lei 4021/21 foi relatado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) , que deu parecer favorável. Segundo ela, o câncer é um dos maiores desafios de saúde pública em todo o mundo, ocupando o posto de segunda causa de morte mais frequente no Brasil.

Em nosso país, mais 600 mil pessoas por ano descobrem alguma neoplasia, e mais de 200 mil morrem em decorrência desta doença. Diante desta magnitude, é essencial que o Sistema Único de Saúde tenha recursos em quantidade suficiente para atuar no rastreamento e combate do câncer’, disse.

Pelo projeto, os valores transferidos à União deverão ser incorporados ao orçamento do Ministério da Saúde, que determinará a alocação dos recursos para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer pelo SUS. Os bens transferidos terão o mesmo destino após transformação em valores por meio do instrumento legal adequado (como licitação).

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

Fonte: Câmara dos Deputados

Back To Top