Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Coletivo de empresas e organizações mapeia dados da Covid-19 e garante doações

No final de abril, após a pandemia da Covid-19 no Brasil mostrar que não seria tão passageira quanto se imaginava, empresas e organizações se articularam em um só coletivo, o Covid Radar, a fim de elaborar iniciativas de auxílio à sociedade brasileira no enfrentamento à doença.

São mais de 60 entidades integrando o coletivo, liderado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU —parceiro do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19.

Além do Pacto Global, estão entre os membros as empresas Amazon, Microsoft e Natura e as organizações Abrale e Agenda Pública, integrantes da Rede Folha. A Folha também apoia e utiliza os dados fornecidos pela iniciativa.

Uma das principais iniciativas do coletivo é o Painel Covid Radar, que disponibiliza informações sobre a pandemia em tempo real e de forma gratuita, com base em dados fornecidos por fontes oficiais. Essas informações permitem que o visitante acompanhe o avanço do coronavírus pelas regiões do país.

Os usuários do Painel podem ser empresas, organizações, sociedade, academia, mídia. É possível simular diferentes combinações por meio da base de dados da plataforma, podendo acessar cenários amplos, como estados e cidades, e restritos, como bairros. Tal estratégia permite que governos e agentes de mudança social criem ações e adotem medidas mais assertivas no combate à pandemia.

Foi utilizando os dados dessa plataforma que o BCG (Boston Consulting Group) concluiu que a taxa de subnotificação dos casos de Covid-19 chega a 62 vezes na Rocinha. Essa análise leva em conta estudos e cenários do mundo todo, inclusive do Brasil, e busca entender o nível de imunização da população e o grau de subnotificação de casos de coronavírus.

O estudo também aponta, com base nos dados do Painel, que o grau de imunização no Brasil está entre 1 e 2% da população. Mas áreas mais atingidas pelo vírus já possuem taxas melhores. Em bairros altamente expostos de São Paulo, por exemplo, esse percentual chega a 10%. Na Rocinha, o número é ainda maior: 25% da população do bairro já pode estar imunizada.

Segundo Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, o coletivo está preocupado com a recuperação econômica sustentável e se coloca a serviço da sociedade para atender suas principais necessidades no momento.

“Quando a pandemia da Covid-19 estourou, percebemos que respostas individuais não seriam suficientes, e que seria necessário atuar em rede com diversas instituições para responder à crise. O resultado foi muito positivo, com trocas de experiências, auxílio a grupos mais vulneráveis e compartilhamento de dados que mostraram o efeito real da pandemia”, afirma.

Além do Painel Covid Radar, o coletivo também está à frente das plataformas Conexão Covid Radar e a Saúde Covid Radar.

O Conexão Covid Radar coloca em contato empresas que queiram fazer doações e instituições que precisam de ajuda por meio de um market place, nos moldes de sites de compra e venda de produtos.

Estão cadastradas nessa plataforma todas as secretarias de saúde do Brasil, mais de 5.000, que por sua vez solicitam desde equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde a ventiladores pulmonares.

Por meio do Conexão Covid Radar, já foram doados 132 mil frascos de álcool gel, 180 caixas de acrílico para respiradores, 24 mil unidades de cosméticos para profissionais de saúde, 30 mil face shields, 2 toneladas de alimentos, 605 mil máscaras cirúrgicas, 1 milhão de máscaras de tecido, 380 mil pares de havaianas e 85 ventiladores pulmonares.

Já a segunda, Saúde Covid Radar, consiste em um espaço para aplicativos de saúde e mobilidade capazes de monitorar, mapear e conter o avanço da Covid-19 no país. A população pode contribuir diariamente com a plataforma, enviando informações anônimas principalmente sobre sintomas.

De acordo com Sergio Andrade, diretor da Agenda Pública e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, há um repertório de soluções muito interessante que o Covid Radar produziu e colocou à disposição da sociedade.

“O impacto pode ser medido tanto pelo volume de doações, extremamente significativo, que foi mobilizado por meio da plataforma Conexões do Covid Radar, mas também pelas diretrizes econômicas que têm sido construídas principalmente para pequenas e médias empresas, com uma série de orientações para que elas possam se recuperar nesse momento”, diz Andrade.

O Covid Radar também tem em seu site uma área voltada à retomada econômica das empresas no país, área esta na qual a Agenda Pública tenta disseminar o tema da recuperação inclusiva.

A organização integrante da Rede Folha também está à frente de pesquisa voltada à temática, com o objetivo de mostrar às organizações do coletivo a importância de incluir e não deixar ninguém para trás na recuperação econômica. Os resultados da pesquisa estão previstos para serem divulgados em setembro e a plataforma do Covid Radar servirá para a disseminação deste conhecimento.

Fonte: Folha de S. Paulo

Back To Top