Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Cirurgias eletivas que precisam de transfusão de sangue são suspensas na Santa Casa de Passos

Medida foi tomada devido ao estoque de sangue dos tipos O+ e O- estar baixo. Não há previsão para retorno

A Santa Casa de Passos paralisou a realização de cirurgias eletivas que precisam de transfusão de sangue. De acordo com o hospital, a medida foi tomada devido ao baixo estoque de sangue, principalmente dos tipos O+ e O-.

O hospital realiza cerca de 250 cirurgias eletivas por mês. Carca de 30 delas, conforme a Santa Casa, precisa de transfusão de sangue. Segundo a Santa Casa, o estoque é considerado crítico e, por isso, um comunicado foi emitido pela agência transfusional recomendando a suspensão dos procedimentos.

O grupo Hemominas de Passos comunicou a Santa Casa de Passos que os estoques de hemocomponentes estão baixos devido a queda de temperatura, aumento de síndromes gripais e redução do número de doadores’, falou Aldir Ribeiro de Abreu Júnior, médico responsável pela Agência Transfusional.

‘Com isso, os estoques, principalmente dos tipos O+ e O- estão baixos, o que levou a Santa Casa a decidir pela suspensão das cirurgias eletivas dos pacientes que sejam O+ e O- que venham a precisam de transfusão de sangue. Precisamos suspender cirurgias ortopédicas, cardíacas, gastrointestinais, neurocirurgias, cirurgias que precisam desses hemocomponentes’, completou.

O médico destacou que não há previsão para que esse tipo de procedimento volte a realizado na Santa Casa. Conforme ele explicou, é necessário que doadores compareçam para doar e, posteriormente, as cirurgias seriam retomadas com a normalização dos estoques.

‘Não temos previsão, trabalhamos com o estoque de segurança e sempre que esse estoque de segurança cai muito abaixo do que a gente espera, precisamos tomar essa atitude para garantir o atendimento das urgências e emergências. Até que o estoque seja retomado, a gente manter suspensas as cirurgias eletivas, visando garantir o estoque. A gente espera que os doadores compareçam para doar e possamos retomar as cirurgias e normalizar os estoques’, comentou.

 

Fonte: G1.Globo

Back To Top