Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Caminhadas leves podem reduzir efeito colateral comum na quimioterapia

Uma pesquisa realizada no Instituto do Câncer da Universidade Rochester Wilmot, nos Estados Unidos, descobriu que atividades físicas podem reduzir as dores nos pés e mãos — um problema muito comum entre quem está passando por tratamento com quimioterapia e chamado de neuropatia.

O estudo foi feito com 300 pacientes com câncer, que foram divididos em dois grupos: um não tinha atividades físicas na rotina e o outro realizou, durante seis semanas, um treinamento de caminhada leve. Ao fim do período, os pesquisadores examinaram os participantes e identificaram que quem se exercitou durante o tratamento com quimioterapia teve os sintomas de neuropatia significativamente reduzidos.

“Os benefícios pareceram ser ainda maiores nos pacientes idosos”, explicou o autor do estudo,Ian Kleckner,biofísico e professor de controle do câncer.

Pelo estudo, o pesquisador recebeu um importante prêmio na American Society of Clinical Oncology (Asco) e foi convidado para dar uma palestra sobre o trabalho no encontro anual da instituição. A neuropatia gera efeitos como queimação, formigamento, dormência e sensibilidade ao frio. Até hoje, não foi desenvolvido algum medicamento capaz de prevenir ou tratar o problema induzido por alguns tipos de quimioterapia.

Kleckner afirmou que está empenhado em compreender ainda mais os benefícios do exercícios para quem têm câncer:

“Atividades físicas afeta caminhos biológicos e psicossociais ao mesmo tempo. Seus efeitos passam por circuitos cerebrais, inflamações e até por interações sociais, enquanto drogas têm um alvo específico. Nosso próximo estudo é sobre os efeitos dos exercícios no cérebro e no corpo do paciente diagnosticado com câncer.”

Fonte: Zero Hora

Back To Top