Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Avanços no tratamento da PTI!

banner impureza

 

Medicamento entra para os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas 

 

Segundo o Ministério da Saúde, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico e os caminhos do tratamento de cada doença, com as doses adequadas dos medicamentos e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade e supervisão de possíveis reações adversas. Os PCDT também objetivam criar mecanismos para a promoção do Uso Racional de Medicamentos, além de facilitarem para o médico a melhor escolha de terapia. 

É importante ressaltar que os medicamentos apenas são dispensados aos pacientes que se enquadrarem nos critérios estabelecidos no respectivo Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica.

 

Eltrombopague é principal novidade no PCDT

A PTI é autoimune, caracterizada pela destruição das plaquetas. Os principais sintomas incluem o surgimento de manchas avermelhadas na pele, hematomas que não tenham sido motivados por pancadas, sangramentos espontâneos na gengiva, narinas, urina e fezes; e, especificamente nas mulheres, quadro de menstruação intensa.

É apresentada como principal atualização do PCDT a inclusão do medicamento eltrombopague olamina para o tratamento da doença refratária, ou seja, se apresenta como alternativa quando todos os tratamentos prescritos não apresentarem resultados satisfatórios. Segundo o Ministério da Saúde, o eltrombopague olamina demonstrou eficácia na redução do risco de sangramentos.

Confira na íntegra a proposta de consulta pública, clicando aqui.

Fonte: Políticas Públicas Abrale 

Back To Top