skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO Como ajudar DOE AGORA

Anvisa autoriza venda no Brasil de novo produto à base de Cannabis

(Última atualização: 2 de dezembro de 2021)

Medicamento, produzido na Colômbia, é oitavo à base da substância com comercialização permita em farmácias e drogarias no país

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou, nesta quarta-feira (1°), a autorização para a comercialização de um novo produto à base de cannabis. Esse é o oitavo medicamento do tipo a receber o aval sanitário da reguladora, podendo assim ser encontrado nas farmácias e drogarias brasileiras.

O medicamento liberado agora é o Canabidiol Verdemed 23,75 mg/mL, que contém até 0,2% de tetraidrocanabinol (THC). O remédio será produzido na Colômbia e importado pronto para distribuição e comercialização no Brasil.

Para comprá-lo é necessário haver prescrição médica do tipo B (de cor azul). Esse tipo de receituário é utilizado na minitfação de psicotrópicos para tratamento durante 30 dias, com validade de um mês.

A autorização da Anvisa foi formalizada com base na Resolução da Diretoria Colegiada 327/2019, que elenca os critérios para a regularização de produtos derivados de cannabis. Por meio da resolução, outros sete produtos já estavam no rol de comercialização no Brasil.

Os medicamentos são prescritos quando esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro. “A indicação e a forma de uso do produto são de responsabilidade do médico prescritor, sendo que os pacientes devem ser orientados em detalhes sobre o uso do canabidiol”, informou a Anvisa, por meio de nota oficial.

A partir da avaliação do médico, uso de canabidiol geralmente está associado a casos específicos para tratar epilepsia infantil, pacientes em tratamento de câncer e pessoas que sofrem com esclerose múltipla, por exemplo.

Confira os produtos à base de Cannabis já autorizados pela Anvisa:

– Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/mL; 50 mg/mL e 200 mg/mL);

– Canabidiol NuNature (17,18 mg/mL);

– Canabidiol NuNature (34,36 mg/mL);

– Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/mL);

– Canabidiol Verdemed (50 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/mL); e

– Canabidiol Verdemed (23,75 mg/mL).

 

Fonte: R7 Notícias

Back To Top