Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Anvisa aprova importação de medicamentos para tratamento de câncer

Os critérios e procedimentos temporários são excepcionais para importação de radiofármacos

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou a importação de radiofármacos, medicamentos utilizados no tratamento de câncer, mesmo sem registro definitivo no país.
A decisão foi comunicada em reunião dos diretores da Agência, nessa terça-feira. O diretor-presidente Antonio Barra Torres ressaltou a necessidade da importação urgente dos radiofármacos, para não interromper o tratamento de câncer de pacientes da saúde pública, mesmo sem considerar este o procedimento ideal.
Barra Torres acrescentou que a Agência não controla a fabricação de remédios, e sim cuida da regulação dos produtos farmacêuticos para utilização no país.
Ou seja, se a indústria nacional de algum remédio desiste de fabricá-lo, a Anvisa só tem o poder de informar o Ministério da Saúde e recomendar a importação.
A Anvisa considerou critérios e procedimentos temporários e excepcionais para importação de radiofármacos. Ainda segundo o diretor Antonio Barra Torres, a Agência recomenda que se revise a política de fabricação, no Brasil, de medicamentos que a iniciativa privada não tem interesse em fazer.

 

Fonte: Agência Brasil

Back To Top