Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

A importância do oncologista no aumento das chances de cura do câncer

Os avanços da medicina especializada asseguram maiores chances de cura e aumento da sobrevida mesmo na doença avançada

O diagnóstico de câncer, por vezes comunicado abertamente aos pacientes, sem rodeios, e outras, de forma velada por alguns familiares devido a reação de uma notícia ruim, vem acompanhado por incertezas e desespero quanto ao caminho a ser tomado.

A neoplasia maligna, como é conhecido o câncer, quando diagnosticado em sua fase inicial, proporciona altos índices de cura. Mas para isso é necessário um enfrentamento pessoal e apoio dos familiares e médicos.

A notícia dada por um profissional não especialista é, muitas vezes, pouco precisa. A livre escolha dos profissionais será sempre respeitada, porém quando é realizada não por generalistas, eventualmente será desprovida de um conhecimento fundamentado e da indicação do melhor caminho a ser trilhado durante o tratamento.

O câncer é uma doença crônica e degenerativa. Mesmo em casos de doença avançada, pode com frequência ser controlada por medicamentos, prolongando o tempo e aumentando a qualidade de vida.

A oncologia é a especialidade médica dedicada ao câncer. É subdividida em oncologia clínica, cirurgia oncológica e radio-oncologia.

Procurar um profissional especializado na área possibilita segurança ao paciente e seus familiares, pois todas as dúvidas serão esclarecidas com fundamento ao longo do caminho. Também é uma especialidade que promove grande vínculo entre os profissionais, pacientes e familiares, com uma interação mais próxima e acolhedora, comparada a outras especialidades médicas.

Neste caminho longo de tratamento e vigília, não é adequado um profissional relâmpago e que não entenda das perspectivas do paciente e as condutas técnicas corretas, pois a notícia de uma recaída e ou retorno da doença, traz desilusão e a perda da esperança. A evolução do conhecimento e as constantes atualizações da oncologia asseguram ao paciente uma mudança de cenário com ganho na sobrevida mesmo com doença em atividade.

A cada ano novas técnicas cirúrgicas, drogas inteligentes, planejamentos radioterápicos, tornam-se disponíveis aos especialistas através de artigos publicados e atualizações audiovisuais; e mesmo com a pandemia da COVID-19, os congressos virtuais e mesas de discussões de temas continuam vibrantes. Estar em constante discussão com os diversos temas na oncologia e em contato com os demais colegas das especialidades afins, promove segurança em novas condutas terapêuticas.

O objetivo da interação entre os profissionais oncologistas na abordagem do câncer é o ganho de qualidade de vida dos pacientes, assim como conforto e segurança para todos os envolvidos nesta luta contra o tempo.

 

Fonte: G1.Globo 

Back To Top