Tudo sobre a Síndrome Mielodisplásica – SMD.
Última atualização em 21 de dezembro de 2022
O que significa Síndrome Mielodisplásica?
Consultoria Dr. Phillip Scheinberg
Mas, enfim, o que é a Síndrome Mielodisplásica? Mielodisplasia ou Síndrome Mielodisplásica acontece quando as células localizadas na medula óssea começam a apresentar problemas em sua produção e em seu amadurecimento, ocasionando uma superpovoação de células jovens.
Essas células jovens, conhecidas como blastos, ficam incapazes de exercerem corretamente suas funções, pois não estão maduras para isso, o que compromete a produção de células saudáveis.
E qual é a importância da Medula Óssea para nosso corpo?
A medula óssea é responsável pela fabricação dos componentes do sangue: glóbulos vermelhos, encarregados pela oxigenação do organismo; glóbulos brancos, que defendem o corpo das infecções; e as plaquetas, que evitam hemorragias. As células-tronco é que dão origem a estes componentes.
Quando o organismo está trabalhando normalmente, as células nascem, amadurecem e são lançadas na corrente sanguínea somente quando já estão maduras (adultas), e aptas para desempenhar as funções citadas.
Qual a classificação da Síndrome Mielodisplásica na OMS?
A mielodisplasia engloba um grupo de doenças, divididas em sete categorias pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São elas:
- Citopenia Refratária com Displasia Unilinhagem (CRDU)
- Anemia Refratária com Sideroblastos em Anel (ARSA)
- Citopenia Refratária com Displasia Múltipla (CRDM)
- Anemia Refratária com Excesso de Blastos-1 (AREB-1)
- Anemia Refratária com Excesso de Blastos-2 (AREB-2)
- Síndrome Mielodisplásica não Classificada (SMD-U)
- Síndrome Mielodisplásica Associada à Deleção Isolada do braço longo de Cromossomo 5
A Síndrome Mielodisplásica pode ser classificada em primária e secundária.
Mielodisplasia primária: é aquela que não se sabe o motivo para as modificações nas células da medula, e corresponde a maior parte dos casos.
Mielodisplasia secundária: é aquela que o paciente já passou por um tratamento com quimioterapia ou radiação, por exemplo, e acaba desenvolvendo a doença por este motivo em específico.
Síndrome Mielodisplásica pode evoluir para uma leucemia?
Sim! em alguns casos, a mielodisplasia pode evoluir para uma leucemia mieloide aguda, quando a medula para completamente de produzir células saudáveis.
O que causa a Síndrome Mielodisplásica?
Ainda não se sabe os reais motivos para o seu surgimento, mas esta não é uma doença hereditária. A mielodisplasia é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, mas também pode ser diagnosticada em crianças (ainda que seja rara nessa faixa etária).
Fui diagnosticado com Síndrome Mielodisplásica, e agora?
Se você foi diagnosticado com mielodisplasia, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com seu médico. O especialista responsável é o onco-hematologista.
-
Dia Mundial de Conscientização da Mielodisplasia
Em 25 de outubro é comemorado o Dia Internacional de Conscientização da Mielodisplasia.
Para falar sobre esse tipo de câncer, que pode se transformar em leucemia mieloide aguda, faremos uma live no Facebook e Youtube da Abrale, no dia 24 de outubro, a partir das 18h.
Confira os participantes:
📌 Dr. Breno Moreno Gusmão, médico hematologista da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Grupo Oncoclínicas de Brasília.
📌 Tatiane Mota, Coordenadora de Comunicação da Abrale. -
Tudo sobre Mielodisplasia
Em outubro é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da #Mielodisplasia, também chamada de SMD (Síndrome Mielodisplásica).
Nesta #TVAbrale esclarecemos sobre sintomas, tratamento e cuidados acerca da doença. Confira nossa entrevista com a Dra. Silvia Magalhães, médica hematologista e professora titular da Universidade Federal do Ceará e especialista em SMD.
Se você gostou desse vídeo deixe o seu like 👆 pra gente e compartilhe, não esqueça de se inscrever no canal da TV Abrale!
Nos ajude a continuar com projetos como a #TVAbrale, acesse agora:
https://doe.abrale.org.br/ e faça sua contribuição!
Acompanhe todos os nossos conteúdos sobre #câncer e doenças do sangue:
Facebook👉 https://www.facebook.com/abrale/
Instagram👉 https://www.instagram.com/abraleoficial/
Twitter👉 https://twitter.com/abraleoficial
100% de esforço onde houver 1% de chance! -
Tudo sobre a Síndrome Mielodisplásica
Neste vídeo entrevistamos a Dra. Elvira Velloso, médica do Hospital Israelita Albert Einstein, sobre a Síndrome Mielodisplásica - doença também chamada de Mielodisplasia. Falamos dos sintomas, diagnóstico, subtipos, opções de tratamento, e muito mais! Confira!
Se você gostou desse vídeo deixe o seu like ☝️ pra gente e compartilhe! Lembre-se de se inscrever no canal da TV Abrale! Nos ajude a continuar com projetos como este, acesse agora: https://doe.abrale.org.br/ e faça sua contribuição!
Acompanhe todos os nossos conteúdos sobre câncer e doenças do sangue:
Facebook 👉 www.facebook.com/abrale
Instagram 👉 www.instagram.com/abraleoficial
Twitter 👉 https://twitter.com/abraleoficial
Está precisando de alguma ajuda? Entre em contato com o Apoio ao Paciente pelo site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/ ou pelo telefone 0800 773 9973 ou Whatsapp (11) 31495190.