Tudo sobre a Síndrome Mielodisplásica – SMD.
O que significa Síndrome Mielodisplásica?
Consultoria Dr. Phillip Scheinberg
Mas, enfim, o que é a Síndrome Mielodisplásica? Mielodisplasia ou Síndrome Mielodisplásica acontece quando as células localizadas na medula óssea começam a apresentar problemas em sua produção e em seu amadurecimento, ocasionando uma superpovoação de células jovens.
Essas células jovens, conhecidas como blastos, ficam incapazes de exercerem corretamente suas funções, pois não estão maduras para isso, o que compromete a produção de células saudáveis.
E qual é a importância da Medula Óssea para nosso corpo?
A medula óssea é responsável pela fabricação dos componentes do sangue: glóbulos vermelhos, encarregados pela oxigenação do organismo; glóbulos brancos, que defendem o corpo das infecções; e as plaquetas, que evitam hemorragias. As células-tronco é que dão origem a estes componentes.
Quando o organismo está trabalhando normalmente, as células nascem, amadurecem e são lançadas na corrente sanguínea somente quando já estão maduras (adultas), e aptas para desempenhar as funções citadas.
Qual a classificação da Síndrome Mielodisplásica na OMS?
A mielodisplasia engloba um grupo de doenças, divididas em sete categorias pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São elas:
- Citopenia Refratária com Displasia Unilinhagem (CRDU)
- Anemia Refratária com Sideroblastos em Anel (ARSA)
- Citopenia Refratária com Displasia Múltipla (CRDM)
- Anemia Refratária com Excesso de Blastos-1 (AREB-1)
- Anemia Refratária com Excesso de Blastos-2 (AREB-2)
- Síndrome Mielodisplásica não Classificada (SMD-U)
- Síndrome Mielodisplásica Associada à Deleção Isolada do braço longo de Cromossomo 5
A Síndrome Mielodisplásica pode ser classificada em primária e secundária.
Mielodisplasia primária: é aquela que não se sabe o motivo para as modificações nas células da medula, e corresponde a maior parte dos casos.
Mielodisplasia secundária: é aquela que o paciente já passou por um tratamento com quimioterapia ou radiação, por exemplo, e acaba desenvolvendo a doença por este motivo em específico.
Síndrome Mielodisplásica pode evoluir para uma leucemia?
Sim! em alguns casos, a mielodisplasia pode evoluir para uma leucemia mieloide aguda, quando a medula para completamente de produzir células saudáveis.
O que causa a Síndrome Mielodisplásica?
Ainda não se sabe os reais motivos para o seu surgimento, mas esta não é uma doença hereditária. A mielodisplasia é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, mas também pode ser diagnosticada em crianças (ainda que seja rara nessa faixa etária).
Fui diagnosticado com Síndrome Mielodisplásica, e agora?
Se você foi diagnosticado com mielodisplasia, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com seu médico. O especialista responsável é o onco-hematologista.
-
Tudo sobre a Síndrome Mielodisplásica
Neste vídeo entrevistamos a Dra. Elvira Velloso, médica do Hospital Israelita Albert Einstein, sobre a Síndrome Mielodisplásica - doença também chamada de Mielodisplasia. Falamos dos sintomas, diagnóstico, subtipos, opções de tratamento, e muito mais! Confira!
Se você gostou desse vídeo deixe o seu like ☝️ pra gente e compartilhe! Lembre-se de se inscrever no canal da TV Abrale! Nos ajude a continuar com projetos como este, acesse agora: https://doe.abrale.org.br/ e faça sua contribuição!
Acompanhe todos os nossos conteúdos sobre câncer e doenças do sangue:
Facebook 👉 www.facebook.com/abrale
Instagram 👉 www.instagram.com/abraleoficial
Twitter 👉 https://twitter.com/abraleoficial
Está precisando de alguma ajuda? Entre em contato com o Apoio ao Paciente pelo site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/ ou pelo telefone 0800 773 9973 ou Whatsapp (11) 31495190. -
Síndrome Mielodisplásica: O que é?
A Síndrome Mielodisplásica se refere a um grupo de cânceres do sangue, que normalmente são diagnosticados em pessoas mais idosas. Confira a explicação da Dra. Silvia Magalhães, especialista em SMD, sobre a doença ☝
Se você gostou desse vídeo deixe o seu like 👆 pra gente e compartilhe, não esqueça de se inscrever no canal da TV Abrale!
Nos ajude a continuar com projetos como a TV Abrale, acesse agora:
https://doe.abrale.org.br/ e faça sua contribuição!
Acompanhe todos os nossos conteúdos sobre #câncer e doenças do sangue:
Facebook👉 https://www.facebook.com/abrale/
Instagram👉 https://www.instagram.com/abraleoficial/
Twitter👉 https://twitter.com/abraleoficial
100% de esforço onde houver 1% de chance!
❤ -
Seminário Síndrome Mielodisplásica
Convidados Internacionais:
Dr Lewis Silverman, MD
Icahn School of Medicine at Mount Sinai, New York, USA
Director of the Myelodysplastic Syndrome Disease Center
Erin P. Demakos, RN, CCRN
Icahn School of Medicine at Mount Sinai, New York, USA
Director of the Myelodysplastic Syndrome Disease Center
O Seminário de Síndrome Mielodisplásica é um projeto incialmente implantado no Canadá, que será reproduzido no Brasil. É voltado para pacientes, familiares e profissionais da saúde, que queiram conhecer mais sobre a doença e a evolução do tratamento no cenário internacional, afim de proporcionar mais segurança e incentivar a continuidade do tratamento.