skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO Como ajudar DOE AGORA

COMO É VIVER SENDO PORTADOR DE PTI?

Quando o paciente, ou pais de paciente, recebem o diagnóstico da PTI, é importante entender o que é a doença, quais são os cuidados necessários e se manter atualizado sobre os tratamentos. Conhecer histórias de outros pacientes, que fazem o acompanhamento e tratamento, também pode ser interessante.


É possível curtir uma vida normalmente com PTI.

No entanto, a doença (especialmente se ela se tornar crônica) pode ter um impacto na rotina diária do paciente. É importante conversar a esse respeito com a equipe médica, pois é possível que o médico modifique o esquema de acompanhamento e tratamento, adaptando-os às necessidades individuais.


VEJA ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA VIVER BEM COM A PTI

Hábitos:

  • Conheça o histórico médico de sua família e forneça uma cópia ao seu médico;
  • Mantenha uma lista detalhada sobre seus sintomas e sobre quando você os teve (muitos sintomas vêm e vão, não são constantes, ou acontecem com pouca frequência em doenças autoimunes);
  • Obtenha a opinião de mais de um médico caso você sinta que seus problemas de saúde não estão sendo tratados adequadamente;
  • Mantenha uma dieta e um estilo de vida saudável;
  • Mantenha um sistema digestivo saudável, comendo principalmente frutas e legumes e mastigando bem;
  • Mantenha níveis saudáveis de vitamina B12, ácido fólico e vitamina D, que podem reforçar o sistema imune em uma tentativa de evitar infecções graves – uma causa conhecida de plaquetas baixas;
  • Faça um esforço para reduzir o nível de estresse – atividades redutoras de estresse incluem Yoga, Meditação e técnicas de relaxamento
  • Evite as toxinas ambientais;
  • Entenda os efeitos potenciais de causas ambientais.

Interferência de outros medicamentos

Os medicamentos que interferem na coagulação são contraindicados para pacientes com PTI, pois podem aumentar o risco de sangramentos. Alguns desses medicamentos são de uso comum, tais como: a aspirina (ácido acetil salicílico), os anti-inflamatórios e os anticoagulantes (varfarina, heparinas, etc). Converse sempre com sua equipe de saúde sobre os medicamentos que você pode tomar ou que já está tomando.


Vacinas

Se você precisar de uma vacina, como reforço ou para viajar a algum país, você deve seguir algumas regras. Geralmente as vacinas não são recomendadas se a PTI não for estável, porém se ela estiver controlada (com ou sem tratamento) então a vacinação é permitida.

Entretanto, as vacinas conhecidas como “atenuadas” (por exemplo, a vacina da febre amarela) são contraindicadas se você tomar medicamentos chamados de imunossupressores. Antes de receber alguma vacina, converse com seu médico!


Atividades físicas

Os esportes de alto risco não são recomendáveis para pessoas com contagens de plaquetas abaixo de 50.000/mm3, pois quedas e golpes potenciais podem provocar hemorragias. Isto inclui esportes de contato (esgrima, boxe, judô, etc.) ou esportes radicais (escaladas, alpinismo, esqui, mergulho, etc.) pelo risco de causarem lesões.

Outros esportes podem ser praticados com qualquer contagem de plaquetas.

Back To Top