skip to Main Content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO Como ajudar DOE AGORA

Púrpura Trombocitopênica Idiopática ou PTI, saiba o que é.

A Trombocitopenia Imune Primária ou Púrpura Trombocitopênica Idiopática (ou Imunológica), conhecidas por PTI, é uma doença hemorrágica, de origem autoimune, caracterizada pela redução da quantidade de plaquetas (trombócitos) presentes no sangue.


PTI DOENÇA QUE ACOMETE MAIS MULHERES

Atinge pequena parcela da população e pode acometer qualquer pessoa, independente de raça ou idade. Sabe-se que as mulheres têm maior risco de apresentar PTI do que os homens. Não é contagiosa nem hereditária, o que significa que não é transmitida de uma pessoa para outra e nem de pai para filho.


Saiba como funciona o sangue e as células sanguíneas no caso da PTI

O sistema imunológico (glóbulos brancos) defende nosso corpo, especialmente contra as infecções. Este sistema utiliza anticorpos para reconhecer e neutralizar os corpos estranhos. Se o sistema imunológico ataca erroneamente alguma parte do próprio corpo de uma pessoa, então isto é chamado de doença autoimune.


DOENÇA AUTOIMUNE PTI

A PTI é uma doença autoimune, isto significa que, o sistema imunológico exagera seu trabalho, e além de produzir anticorpos contra as infecções, ele também gera anticorpos contra as próprias plaquetas, dessa forma, elas são então atacadas pelos anticorpos e prematuramente removidas do sangue.


O QUE SIGNIFICA A DOENÇA PTI

  • A ação combinada do baço (que destrói as plaquetas) e dos anticorpos contra as plaquetas, leva a uma destruição maior das plaquetas;
  • As plaquetas produzidas não são suficientes para compensar a destruição que sofrem pelo sistema imunológico;
  • Haverá a falta de plaquetas (conhecida como trombocitopenia) e a coagulação ficará deficiente.

Outros componentes do sangue, tais como os glóbulos vermelhos e brancos, permanecem normais.


O que causa a PTI?

Não se sabe ao certo o que causa a PTI, mas múltiplos fatores estão provavelmente envolvidos, tais como infecções ou certos medicamentos. Alguns casos aparecem após uma infecção viral ou bacteriana, imunizações, exposição a uma toxina, ou em associação com outra doença, tal como lúpus ou HIV.

A PTI geralmente não é considerada uma doença que pode ser transmitida de uma geração a outra.

Décadas de estudos da resposta imune nos proporcionou um entendimento de que o corpo pode reagir de forma exacerbada após uma infecção e produzir anticorpos que se ligam às plaquetas, marcando-as como “estranhas”. Estas plaquetas são então rapidamente removidas.

causa_da_trombocitopenia_imune_primaria
Não se sabe ao certo o que causa a PTI, mas múltiplos fatores estão provavelmente envolvidos, tais como infecções ou certos medicamentos.

E por quanto tempo a PTI persiste?

No momento do diagnóstico não é possível prever quanto tempo a doença vai durar.

Manual informativo

Tudo o que você precisa saber sobre a PTI.

Vídeos relacionados
Back To Top